O calor tem estado à espera do Papa. Depois de Portugal ter escapado a três das quatro ondas de temperaturas escaldantes que assolaram os países do Mediterrâneo e a Europa Central, os termómetros ainda se vão manter abaixo do normal para esta altura do ano até meio da próxima semana, mas a partir de quarta-feira é ver subir o mercúrio. Os dias piores coincidem mesmo com os dois últimos de Francisco na Jornada Mundial da Juventude, com 35ºC previstos para sábado em Lisboa e 33ºC no domingo.

Segundo o IPMA, este sábado até pode chover (só uns pingos) no litoral Norte e Centro. Mas a ajuda de S. Pedro ficar-se-á por aqui. A semana depois começa com o tempo seco em todo o país (no Norte pode voltar a chover lá para quinta, mas é ainda cedo para avançar com uma previsão muito rigorosa). Até esse dia, 3 de agosto, um dia depois do Papa chegar a Portugal, as temperaturas devem manter-se muito semelhantes às dos últimos dias, com máximas de 25 a 30 °C no litoral Norte e Centro, de 30 a 38 °C no interior Norte e Centro e de 32 a 37 °C na região Sul. As mínimas andarão entre 12 e 18 °C em todo o território, com exceção do sotavento algarvio, onde serão bem mais amenas, de 19 a 21 °C.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partir de 4 de agosto, sexta-feira, dia da Via Sacra no Parque Eduardo VII em Lisboa, em que se espera a primeira grande mobilização de pessoas para a Jornada, já que é véspera de fim de semana, uma corrente de Leste vem alterar o estado do tempo. Haverá a tal subida das temperaturas, não para valores extremos, mas bastante elevados. As máximas em Lisboa começam com 32ºC nessa sexta e passam para 35ºC e 33ºC no sábado e no domingo, quando os principais eventos da JMJ já estiverem centrados no Altar-Palco do Trancão.

No resto do país, o litoral Norte e Centro deve chegar aos 35 °C, o interior Norte e Centro aos 38 °C e a região Sul aos 40 °C. Serão entre mais 0.25 e 3°C em relação aos valores habituais para nesta altura do ano.

Quanto ao vento, o IPMA prevê que nos primeiros dias de agosto ainda se faça sentir o regime de nortada no litoral oeste, nada que agrade a quem está na praia, uma nortada que será mais intensa no dia 31 de julho, para acabar o mês do vento, com rajadas até 70 km/h,. Mas a partir de 4 de agosto a nortada passa a ser menos provável e levar com areia na praia também.