Só dois distritos do país, e as ilhas, escapam aos alertas para o calor este domingo. Depois de já ter emitido avisos laranja para Lisboa e Setúbal, e amarelos para Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Leiria para este sábado, devido ao tempo quente e seco, o IPMA alargou esses avisos.

Assim, quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo por causa do calor no fim de semana, sendo agravado, para laranja, em Lisboa e Setúbal no sábado e em Beja e Évora no domingo.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, estará ativo a partir das 12h00 desta sexta-feira em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, estende-se depois sábado (a partir das 12h00) a Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Évora e, no domingo, a Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Braga.

As persistência de valores elevados da temperatura fará o aviso passar para laranja a partir das 12h00 de sábado em Lisboa e Setúbal e, no domingo (12h00), em Beja e Évora, mantendo-se ativo pelo menos até às 00h00 de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias, devido à previsão de aumento da temperatura, mantendo o país em alerta amarelo para risco de incêndios rurais.

Também por causa do calor, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou na quinta-feira aos peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, que procurem ambientes frescos, bebam água, utilizem protetor solar e optem por refeições leves devido ao aumento das temperaturas.

Para ajudar os peregrinos a enfrentarem o calor, há uma sistema de nebulização que poderá ser acionado em caso de necessidade durante a missa de domingo, no Parque Tejo, assim como será distribuída água extra para que quem participa na JMJ se mantenha hidratado.