456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Alterações Climáticas

E o vencedor é...

OE atrasado para um país que tem ficado para trás

OE entra em vigor quase em julho, o espelho da apatia das lideranças políticas. Pilotos da TAP e a decisão sensata de não fazer greve e um problema, esse sim, perfeitamente descentralizado: a seca.
Conselho de Estado

John Kerry estará na reunião do Conselho de Estado

John Kerry estará presente na reunião do Conselho de Estado, agendada para esta terça-feira. O enviado presidencial americano está em Portugal no âmbito da Conferência dos Oceanos.
Noticiário

17h. Seca em Portugal é "estrutural"

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, reconhece que a seca em Portugal é um probelam estrutural e não conjuntural. E pede, por isso, aos portugueses que poupem e preservem cada vez mais água.
Oceanos

PR de Angola destaca "grande esforço" da CPLP

João Lourenço considera os oceanos como "uma importante fonte de riquezas para as economias dos países por eles banhados" salientando as iniciativas de Angola face à proteção dos mesmos.
Resposta Pronta

Mar. "Transportar o conhecimento para o mercado"

Filipa Saldanha, diretora-adjunta do Programa Gulbenkian para o Desenvolvimento Sustentável, diz que somos o país europeu "mais rico em biodiversidade marinha" e com "ótimos centros de investigação".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

É a Conferência dos Oceanos ou o “Perdoa-me”?

Guterres pede desculpa, Marcelo aconselha os jovens a não confiarem nos actuais líderes. Há pesos na consciência dos responsáveis políticos das últimas décadas.
Resposta Pronta

Qual o papel do Oceanário na proteção do mar?

Diogo Geraldes, responsável pelo Programa de Educação do Oceanário Lisboa, destaca o papel dos herdeiros do planeta: os jovens. "Recebemos mais de 1 milhão de alunos para falar dos problemas do mar."
E o vencedor é...

De boas intenções também está o Oceano cheio

Desculpas de Guterres são um assumir de culpas por estarmos a perder a batalha pelo mar. Problema do SNS não é um CEO. Com participação especial de Nuno Santos, António José Teixeira e Bernardo Ferrão
Alterações Climáticas

Suspensão da cooperação pode ser "catastrófico"

O conselheiro de Putin defende continuidade da cooperação internacional sobre as questões das alterações climáticas. Edelgeriyev fala num "progresso equilibrado" na solução de problemas globais.
Alterações Climáticas

A União Europeia: líder mundial na descarbonização

Deve ser motivo de orgulho podermos reconhecer que as instituições europeias estão a desempenhar o seu papel de liderança na descarbonização das economias europeias e de países terceiros.
Alterações Climáticas

Adiar emissões zero para 2040 é "prudência"

António Costa justifica proposta apoiada por Portugal de adiar para 2040 a eliminação a 100% das emissões de CO2. Evita uma "excessiva pressão sobre as famílias" e ajuda a indústria automóvel.
Alterações Climáticas

África: disputas por água é uma causa de guerras

O secretário-geral da ONU fala em objetivos "combater as alterações climáticas, defender uma economia verde, é defender a nossa segurança coletiva". Guterres chamou a atenção para a região de Sahel.
Arqueologia

Iraque. Cidade milenar submersa aparece com seca

Submersa desde os anos oitenta do século passado, Zakhiku, ficou durante dois meses disponível para escavações. A água desceu devido à seca extrema do Iraque. E os arqueólogos não perderam tempo.
Fact Check

Temperaturas não mudaram desde 1986?

Dois boletins meteorológicos alegadamente para os anos de 1986 e 2022 comprovam que não houve subida das temperaturas, mas as datas não correspondem à informação partilhada.
Alterações Climáticas

A corrida do clima

As políticas de rigor quanto aos processos de descarbonização que estavam previstas estão a falhar. O que significará a necessidade de reinventar tempo e soluções no combate às alterações climáticas.
Guerra na Ucrânia

Guterres ataca pseudo-ciência da indústria fóssil

Secretário-geral da ONU compara a indústria fóssil às tabaqueiras por promoverem "uma falsa narrativa". Guterres apela a que a guerra na Ucrânia não seja usada para aumentar dependência fóssil.
Alterações Climáticas

Ministra quer "urgência" nas alterações climáticas

A ministra da Ciência pediu “urgência” na descoberta de “alternativas energéticas” para combater o “impacto das alterações climáticas no planeta” no contexto da transição energética europeia.
António Guterres

Guerra e falta de ações agravam "caos climático"

António Guterres disse que o "caos climático" agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra e pela falta de intervenção contra o aquecimento global.
Alterações Climáticas

Estudo conclui que subida da água será moderada

Um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que integrou modelos numéricos de elevada resolução espacial, adaptados a cada local, conclui que o nível da água "vai subir, mas sem catastrofismos".
Alterações Climáticas

Cascais congratula-se com financiamento climático

Vereadora Joana Balsemão referiu que o financiamento europeu vai servir para concluir o plano de ação municipal de adaptação às alterações climáticas e preparar desafios futuros.
Alterações Climáticas

A Mona Lisa também sofre com alterações climáticas

Não ignore a ciência. Está provado que qualquer assunto em que o eng. Guterres puxe desesperadamente para um lado merece ser puxado para o outro.
Alterações Climáticas

Criptomoedas podem vir a beneficiar ecossistemas

Um investigador do departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto idealizou a criação de uma nova criptomoeda capaz de capaz de ter incidência positiva sobre as alterações climáticas.
Não imprima esta newsletter

Como a guerra pode matar a biodiversidade marinha

No Mar Negro, a biodiversidade marinha está em risco devido aos efeitos da atividade militar na Ucrânia. E o jornal inglês The Guardian começou a escrever os obituários das espécies extintas.
Oceanos

A saúde dos oceanos passa por escolhas pessoais

David Doubilet acredita que "pelo exercício do maior poder que os cidadãos têm" é através destes que os governantes têm de fazer mudanças a fim de combater a degradação ambiental global.
Ambiente

"Não trabalhem para destruidores do clima"

António Guterres defende que estudantes que podem reverter os erros das gerações anteriores ao não aceitarem trabalhar para instituições financeiras que lucram com os combustíveis fósseis.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas. Portugal nos mais afetados

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, diz que Portugal será um dos paises que mais sentirá "os efeitos das alterações climáticas e dos fenómenos extremos e subida do nível de águas".
Alterações Climáticas

Massas de gelo dos Andes encolheram 42% em 30 anos

ONG brasileira revela que o recuo registado nas últimas três décadas equivale a quase metade da extensão das massas de gelo tropicais andinas registada em 1990.
Alterações Climáticas

Níveis das alterações climáticas bateram recordes

O secretário-geral da ONU considera que o documento é "uma ladainha lamentável do fracasso da humanidade em combater as mudanças climáticas" e pede para se acelerar a transição para energia renovável.
Água

Instituições do Norte contra alterações climáticas

Na manhã desta terça-feira foi assinado por câmaras e entidades do Norte, no distrito de Vila Real, um compromisso para a mitigação das alterações climáticas no setor da água.
História

"Viagra" romano vítima de alterações climáticas

Não se sabia o que fez desaparecer silphium, erva de culto dos romanos, até pelas suas qualidades afrodisíacas. Júlio César tinha meia tonelada guardada, por exemplo. Novo estudo desfaz o mistério.
Alterações Climáticas

O tempo é este! Porque não há mais tempo

É essencial transformar desafios em oportunidades, para que a recuperação seja inclusiva e sustentável. Devemo-lo às próximas gerações, mas também a nós. A todos nós, para que ninguém fique para trás.
E o vencedor é...

Veículos elétricos? Mais uma hipocrisia do Estado

Só 1% dos novos veículos do Estado em 2021 são elétricos. E continua a exigir regras rígidas a empresas/cidadãos que não cumpre. Responsável do Vaticano em Lisboa apontou o óbvio sobre os abusos.
Não imprima esta newsletter

Microplásticos nos pulmões e pandemias futuras

A comunidade científica identificou microplásticos nos pulmões de humanos pela primeira vez; e o aquecimento global tem potencial para acelerar a difusão de vírus entre espécies nos próximos 50 anos.
Alterações Climáticas

Ondas de calor assolam Índia e Paquistão

Em zonas do Paquistão e da Índia, os termómetros registaram temperaturas na ordem dos 40 graus. Agricultor paquistanês diz que está a viver "no inferno", já que perdeu parte do seu trabalho agrícola.
Alterações Climáticas

Transição climática: custo ou oportunidade?

As recompensas de uma transição bem-sucedida vão além dos custos imediatos e da prevenção das alterações climáticas, criando oportunidades económicas e ajudando à resolução de desafios políticos.
Ambiente

Cidades portuguesas entre as 100 neutras até 2030

As três cidades portuguesas foram selecionadas em Portugal para participar na missão da União Europeia para ecossistemas de inovação, rumo à neutralidade climática até 2030.
Twitter

Twitter bane anúncios que neguem crise climática

O Twitter anunciou que não permitirá mais anunciantes que neguem o consenso científico sobre as alterações climáticas, ecoando uma política já em vigor na Google.
Alterações Climáticas

ONU: retrocesso ambiental no Brasil é gravíssimo

A degradação ambiental no Brasil é gravíssima, alerta o relator especial da Organização das Nações Unidas para substâncias tóxicas e direitos humanos, Marcos A. Orellana.
Fundo Monetário Internacional

FMI cria fundo para futuras pandemias

O Conselho de Administração da agência vai lançar o novo fundo em 1 de maio. O objetivo é dar aos países vulneráveis financiamento de longo prazo, que lhes permita melhorar a resiliência económica.
Alterações Climáticas

Crise climática está a aumentar chuva nos furacões

O aquecimento global aumentou as taxas de chuva por hora nos furacões em 8% a 11%. As inundações daí resultantes são a segunda causa de morte devido às catástrofes naturais. Impactos podem piorar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.