A Marinha resgatou esta quarta-feira um pescador indonésio que foi mordido por um tubarão-azul. O homem estava a cerca de 170 quilómetros da costa a oeste de Vila do Conde, em estado grave, e foi necessário transportá-lo num helicóptero da Força Aérea Portuguesa até ao aeroporto do Porto. Ao início da noite desta quinta-feira, o seu estado de saúde era “estável”, de acordo com a RTP.

O pescador fazia parte da embarcação de pesca “Vila do Infante”, que seguia com a bandeira portuguesa, mas que tem base em Vigo, no norte de Espanha. O alerta foi dado ao final da tarde desta quarta-feira, pelas 19h30, “por chamada telefónica, relatando que havia um tripulante a bordo, de 35 anos”. A mordida aconteceu quando o pescador estava a recolher as redes, noticia a RTP.

No contacto de emergência, foi indicado que o homem “se encontrava com uma perda abundante de sangue”, adianta a Marinha portuguesa num comunicado publicado no site.

Marinha resgatou 12 pescadores de barco que estava a afundar-se ao largo das Flores

A embarcação de pesca efetuou um pedido de auxílio, pelas 19:32 [de quarta-feira], por chamada telefónica, relatando que havia um tripulante a bordo que tinha sido mordido por um tubarão-azul e que se encontrava com uma abundante perda de sangue. De imediato foi informado o CODUMAR que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como um resgate médico urgente

O transporte aéreo até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde aterrou pelas 23h29 foi feito com a aeronave EH-101, da Força Aéra Portuguesa. já ao final da noite, e foi então levado para o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), na cidade do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR