No início foi algo que passou até despercebido, umas horas depois já era comparado a outro gesto na final de um Campeonato do Mundo ganha pela Espanha quando Iker Casillas, capitão da seleção masculina, acabou uma entrevista na flash interview com um beijo à jornalista Sara Carbonero, assumindo em 2010 a relação que até então desconhecida em termos públicos. Uma coisa é certa: pelos comentários que se multiplicam nas redes sociais e também pelos artigos de opinião que começam a surgir em jornais de referência como o El País, o gesto de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, com a jogadora Jenni Hermoso, com um beijo na boca no meio das celebrações, vai continuar a ser (e muito) falado.

Primeiro foram eles, agora é o tempo delas e com Olga Carmona a vestir o papel de Iniesta (a crónica da final do Mundial feminino)

Apesar das lágrimas de alegria no final da partida da única jogadora que não atua em Espanha depois de trocar o Barcelona pelas mexicanas do Pachuca (Ona Battle também esteve na última época no Manchester United mas já assinou pelo Barça), este não foi um jogo fácil para Jennifer Hermoso, mais conhecida por Jenni. Aos 33 anos, a avançada foi sempre uma peça fundamental no jogo de Jorge Vilda, pela forma como jogava mais na frente ou recuava para o meio-campo ofensivo quando a equipa necessitava (o que voltou a acontecer na final com a Inglaterra), mas teve uma final complicada onde falhou uma grande penalidade que podia ter fechado as contas mais cedo, foi “apanhada” com o dedo do meio no relvado para uma adversária e terminou com queixas na coxa após sofrer uma pisadela involuntária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rubiales entrou em guerra com selecionadores, Liga e Mediapro. Agora, é acusado de falsificação de documento público

Talvez por tudo isso se compreendesse também o abraço mais prolongado de Rubiales a Jenni no palanque quando as novas campeãs mundiais recebiam as medalhas de ouro, tendo em conta também que a jogadora não fez parte do grupo de 15 que criaram uma rebelião contra o selecionador Jorge Vilda que acabou depois por serenar (embora se mostrasse solidário com a atitude das companheiras). No entanto, o gesto que se seguiu, com um beijo na boca inesperado que a jogadora não conseguiu evitar, ficou como “o” momento.

“Não gostei mas o que é que eu podia fazer?”, comentou Jenni Hermoso durante um direto que estava a fazer na sua página do Instagram, naquelas que foram as primeiras declarações após o sucedido. “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela alegria imensa que é ganhar um Mundial. O presidente e eu temos uma grande relação, o seu comportamento com todas nós foi sempre dez em dez e foi um gesto natural de carinho e de agradecimento”, disse depois à Federação, neste caso citada pelo El Confidencial.

“O que tenho a dizer sobre o beijo à Jenni? Idiotas há em toda a parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso a essas idiotices. Somos campeões e é com isso que fico”, comentou Luis Rubiales à Radio Marca, destacando o título alcançado e passando ao lado do “caso” que marcou os momentos depois da final. “Trabalhámos muito apesar de alguns não nos quererem deixar trabalhar. Têm de deixar as pessoas fazerem o seu trabalho e essa pequena percentagem de pessoas com ressentimento deve aprender a não falar sem saber. Este título vai para Espanha, temos o melhor país do mundo. Agora na chegada a Madrid espero que demonstrem tudo às jogadoras porque elas são umas heroínas depois de tudo aquilo que fizeram”, acrescentou ainda o presidente da Federação.

A presença da Rainha Letizia e da Infanta Sofia nas celebrações no relvado foi também um dos destaques da imprensa espanhola, que se mostrou surpreendida pela empatia que houve entre a família real espanhola e todas as jogadoras no momento de celebração. Ainda assim, haveria mais um capítulo no episódio que tinha sido protagonizado por Luis Rubiales: num vídeo gravado em direto no Instagram por Salma Paralluelo, o líder da RFEF mostra a sua total euforia no balneário dizendo que vai pagar alguns dias de férias a todas as jogadoras em Ibiza… e que será aí que vão celebrar a boda entre Jenni Hermoso e Rubiales.