A Câmara de Albergaria-a-Velha revelou nesta quinta-feira que já foram identificadas 10 espécies de morcegos na Pateira de Frossos, onde vai decorrer uma “noite de observação”.
A autarquia associa-se a uma observação dos morcegos da Pateira de Frossos, com a bióloga e investigadora Vanessa Mata, promovida pela associação Bioliving, que decorre sábado, com início às 21h30, integrada na Noite Internacional dos Morcegos.
“A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a importância destes animais nos ecossistemas, em particular na Pateira de Frossos, onde já foram identificadas 10 espécies”, explica uma nota de imprensa.
Segundo o texto, entre as espécies localmente registadas destacam-se o morcego-anão e o morcego-negro, este último com o estatuto de espécie em extinção.
Para a Associação Bioliving, a observação noturna “é uma oportunidade para desconstruir os mitos que envolvem os morcegos e descobrir estes mamíferos que, apesar de serem animais selvagens, são pacíficos, sensíveis e vulneráveis“.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, sendo o ponto de encontro o Parque da Boca do Carreiro, em Frossos.
Localizada no Baixo Vouga Lagunar, a Pateira de Frossos tem uma biodiversidade típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro, que se sustenta na complexidade geográfica e hidrográfica da sua rede de canais, sendo considerada “de elevada importância” como habitat, nomeadamente de aves migradoras.