O Q4 e-tron representa os interesses da Audi num dos segmentos mais importantes do mercado, precisamente aquele que é liderado pelo Model Y da Tesla. Daí que o construtor germânico tenha decidido refrescar os argumentos comerciais de um dos seus modelos a bateria mais competitivos.
De uma assentada, a Audi incrementou o potencial para atrair clientes do Q4 e-tron e do Q4 e-tron Sportback, a versão normal e coupé do SUV do construtor germânico. A primeira decisão da marca dos quatro anéis concentrou-se na potência dos motores, trocando o Q4 40 e-tron, com 204 cv, pelo novo Q4 45 e-tron, ainda apenas com um só motor no eixo traseiro, mas com a potência a subir para 286 cv, graças ao novo motor apimentado para a plataforma MEB, que permite ir de 0-100 km/h em somente 6,7 segundos.
O topo de gama do Q4 e-tron é o 55, que monta dois motores, um por eixo, perfazendo 340 cv, o que reduz os 0-100 km/h para apenas 5,4 segundos. Entre as diferenças entre os Q4 e-tron com dois motores ou apenas um está igualmente a potência com que conseguem recarregar, com os RWD a aceitar energia até uma potência de 135 kW, enquanto as versões AWD (um motor por eixo) lidam com até 175 kW, o que torna possível ir de 10% a 80% da carga em apenas 28 minutos.
O actual Q4 40 e-tron anuncia uma autonomia de 517 km, com o acumulador de 77 kWh, ao passo que o novo Q4 45 e-tron reivindica 562 km, sempre de acordo com os testes WLTP. Outra das novidades que todos os Q4 passam a poder usufruir é de um processador de som sintético, capaz de reproduzir um ruído de motor mais dinâmico e emocionante. Mas, caso o roncar de forma mais musculada não agrade, esta função pode sempre ser desligada.
O nível de equipamento deste SUV eléctrico foi reforçado e a suspensão do Audi Q4 foi igualmente revista, sobretudo ao nível da altura ao solo, que baixou 15 mm, melhorando assim o comportamento numa utilização mais dinâmica.
A produção do novo Audi Q4 e-tron arranca em Novembro, estando a chegada ao mercado português das primeiras unidades a partir de meados do mês. Segundo o Observador apurou, a substituição do antigo Q4 40 e-tron (204 cv) pelo novo 45 e-tron, com 286 cv e mais equipamento, não deverá implicar um incremento de preço superior a 1,5%, pelo que o value for money melhora substancialmente.