Uma ilha anexa a Taiwan registou ventos recordes causados pelo tufão Koinu, informou esta quinta-feira o serviço meteorológico central, e foram já cancelados mais de uma centena de voos.
“Rajadas de vento máximas de 95,2 metros por segundo foram medidas na Ilha das Orquídeas na noite passada [quarta-feira], o que é um novo recorde para Taiwan”, disseram os serviços meteorológicos à AFP.
O valor avançado equivale a ventos de 342,72 quilómetros por hora.
As autoridades cancelaram na quarta-feira mais de 100 voos internacionais e domésticos e fecharam escolas em partes do sul da ilha, antes da chegada prevista do tufão Koinu, o segundo a atingir o território em um mês.
Mais de 200 pessoas foram aconselhadas a sair das suas casas por medo de deslizamentos de terra no sul da ilha.
Inicialmente, esperava-se que o tufão atingisse o sul da ilha de Taiwan, mas um meteorologista disse à AFP que esta trajetória era agora “incerta”.
Taiwan sofre tempestades tropicais frequentes de maio a novembro, mas o tufão Haikui, no início de setembro, foi o primeiro a atingir a ilha em quatro anos, provocando chuvas torrenciais e ventos fortes.
Quase 8.000 pessoas tiveram mesmo de sair de casa.
Depois da região de Taiwan, o tufão deverá seguir em direção à costa leste da província chinesa de Guangdong, que inclui a cidade de Guangzhou, segundo o Observatório Meteorológico de Hong Kong.