Rui Manuel de Jesus Batista, procurador que defende a acusação do Ministério Público no julgamento de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e Ricardo Salgado, ex-banqueiro, é amigo e padrinho da filha mais nova de Margarida Natário. Esta é a juíza que foi casada com um alto quadro do antigo Grupo Espírito Santo e que recentemente apresentou um pedido de escusa para que seja decidido se deve ou não continuar a integrar o coletivo que julga o caso EDP.

A notícia está a ser avançada esta terça-feira pela revista Visão, que apurou que, desde o início do julgamento, o procurador não revelou a sua ligação a Margarida Natário ao coletivo de juízes, nem terá dado indicações que apontem para que o Ministério Público tenha sido informado.

Juíza do caso EDP foi casada com alto quadro do Grupo Espírito Santo

A ligação é conhecida porque Rui Manuel de Jesus Batista foi ouvido como testemunha num processo que opôs Margarida Natário ao ex-marido, António Rio Tinto. Aí, o procurador afirmou ser “amigo” do antigo casal e o “padrinho da filha mais nova de ambos”.

Até ao momento, segundo a Visão, Rui Manuel de Jesus Batista não se pronunciou acerca do pedido de escusa apresentado por Margarida Natário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR