Tribunal Penal Internacional
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Filipinas

Ex-funcionários e pescadores processam Xi Jinping

Os ex-funcionários e pescadores filipinos acusam o Presidente chinês de "crimes que implicam um dano ambiental massivo, quase permanente e devastador em vários países", e crimes contra a humanidade.
Tribunal Penal Internacional

Ex-Presidente da Costa do Marfim foi libertado

A defesa de Gbagbo e Ble Goude tinha pedido a absolvição dos dois homens por falta de provas num julgamento que começou há três anos. A libertação dos acusados foi suspensa até quarta-feira.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Tribunal Penal Internacional

TPI pode vir a investigar crimes de Maduro

Seis países do continente americano solicitaram na quarta-feira ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue alegados crimes contra a humanidade cometidos pelo Governo venezuelano.
Direitos Humanos

Países querem investigação à Venezuela

Cinco países da América Latina vão pedir ao Tribunal Penal Internacional que sejam investigadas alegadas "violações sistemáticas de Direitos Humanos" na Venezuela.
Tribunal Penal Internacional

EUA ameaçam juízes do TPI com sanções

A administração norte-americana classificou o Tribunal Penal Internacional como "ilegítimo" e "perigoso" e ameaçou aplicar sanções contra juízes que decidam investigar os EUA ou Israel.
Rep Democrática do Congo

Jean-Pierre Bemba regressou à RD Congo

O líder da oposição congolesa, Jean-Pierre Bemba, regressou à República Democrática do Congo, depois de 10 anos na prisão, por crimes de guerra e contra a humanidade.
Venezuela

TPI vai investigar denúncias na Venezuela

O Tribunal Penal Internacional vai investigar as denúncias de uso de força excessiva pela polícia em protestos e "graves abusos" sobre os detidos na Venezuela.
Tribunal Penal Internacional

Autoridades investigam suicídio em pleno tribunal

138
Tanto o Tribunal Penal Internacional como as autoridades holandesas estão a investigar o suicídio do general bósnio croata Slobodan Praljak, que ingeriu cianeto durante uma sessão em Haia.
Tribunal Penal Internacional

Condenado morre depois de beber veneno em tribunal

Antigo comandante terá gritado "eu não sou um criminoso de guerra" e ingeriu líquido de um pequeno frasco que se julga ser veneno. Juízes das Nações Unidas suspenderam de imediato a audiência.
Bósnia-Herzegovina

Mladic vai recorrer da sentença

Mladic, o antigo general bósnio sérvio foi condenado a prisão perpétua, mas vai recorrer da sentença.
Tribunal Penal Internacional

Tribunal para ex-Jugoslávia emite último veredito

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia deve emitir esta quarta-feira o último veredito, ao ex-chefe militar sérvio Ratko Mladic. Em 24 anos, foram acusadas 161 pessoas.
Venezuela

Ex-PGR pede ordem de prisão contra Maduro

A ex-Procuradora-Geral da República da Venezuela Luisa Ortega Díaz pediu ao Tribunal Penal Internacional de Haia que emita uma ordem de captura para o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Guiné-Bissau

PAIGC admite queixa contra Presidente da República

O PAIGC admite apresentar queixa contra o Presidente da República guineense no Tribunal Penal Internacional e acusa José Mário Vaz de conhecer ligações criminosas de pessoas que queria nomear.
Tribunal Penal Internacional

Cabo Verde discorda que África abandone TPI

O Presidente de Cabo Verde discorda do apelo da União Africana de abandono coletivo do Tribunal Penal Internacional (TPI), entendendo que a melhor forma de contrariar as críticas é sugerir melhorias.
Palestina

Colonatos. OLP contacta Tribunal Internacional

O secretário-geral da OLP assegurou que os palestinianos vão contactar o Tribunal Penal Internacional após a aprovação no Conselho de Segurança da resolução que condena os colonatos israelitas.
Filipinas

Presidente filipino ameaça abandonar TPI

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, ameaçou imitar a Rússia e abandonar o Tribunal Penal Internacional (TPI), na sequência das críticas internacionais contra a sua violenta guerra contra a droga.
Tribunal Penal Internacional

África do Sul sai do Tribunal Penal Internacional

A África do Sul vai abandonar o Tribunal Penal Internacional, refere o Governo de Pretória numa carta enviada à Organização das Nações Unidas divulgada esta sexta-feira pela televisão pública SABC.
Tribunal Penal Internacional

Delegação internacional visita Israel e Palestina

Uma delegação do único tribunal internacional permanente para os crimes de guerra iniciou uma visita a Israel e aos territórios palestinianos para "promover uma melhor compreensão" do seu trabalho.
Tribunal Penal Internacional

Extremista islâmico admite culpa no Tribunal Penal

Al Mahdi é o primeiro réu a considerar-se culpado num julgamento por crimes de guerra, no Tribunal de Haia. O extremista do Mali ordenou os ataques contra a cidade de Tombuctu no ano de 2012.
Tribunal Penal Internacional

Antigo responsável sérvio bósnio libertado

O Tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) autorizou a libertação antecipada de um antigo responsável policial sérvio da Bósnia, condenado a 17 anos de prisão em 2010 pelo seu envolvimento no massacre de Srebrenica.
Tribunal Penal Internacional

Jean-Pierre Bemba condenado a 18 anos de prisão

O Tribunal Penal Internacional condenou Jean-Pierre Bemba a 18 anos de prisão por violações e mortes brutais na República Centro Africana.
Tribunal Penal Internacional

Karadzic considera monstruoso o seu veredito 

O ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic classificou como monstruoso o veredito de culpado de crimes de guerra, emitido pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.
Terrorismo

Europa quer julgar Estado Islâmico no TPI

Parlamento Europeu aprovou uma resolução que exige à ONU que remeta ao Tribunal Penal Internacional uma queixa contra Estado Islâmico por crimes de guerra.
Tribunal Penal Internacional

UE espera detenção do Presidente do Sudão

A União Europeia afirmou hoje esperar que a África do Sul execute a ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente sudanês, que se encontra naquele país para participar numa cimeira da União Africana.
Tribunal Penal Internacional

Presidente do Sudão não pode deixar África do Sul

530
Omar Al-Bashir está na África do Sul para participar numa cimeira de dois dias da União Africana, mas o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura.
Literatura

Tintin no Tribunal Penal Internacional

2059
Os autores de banda desenhada, tal como outros criadores do passado, começaram a ser escrutinados à luz dos critérios éticos do presente. E Hergé é dos que tem passado mais tempo no banco dos réus.
Tribunal Penal Internacional

EUA condenam investigação a crimes de Israel

"É uma trágica ironia que Israel, que viu lançar mísseis terroristas contra os seus civis e bairros, esteja agora a ser escrutinado pelo Tribunal Penal Internacional", dizem os EUA.
Israel

Israel avisa: soldados não serão julgados em Haia

O primeiro-ministro israelita avisou que se irá opor a que os seus soldados sejam acusados de crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual os palestinianos pediram para aderir.
Conflito na Ucrânia

A história não ensina nada

165
Estamos pois perante mais uma página negra na história da Europa que deve ser esclarecida. Por isso, parece ter chegado a hora da criação de um Tribunal Penal Internacional para a Ucrânia.
Mundo

Começa o julgamento de Ratko Mladic

Defesa alegará que Mladic sofre de um problema de memória que o impede de distinguir realidade de ficção. Crimes dizem respeito a 1995, num dos piores ataques desde a Segunda Guerra Mundial.
A página está a demorar muito tempo.