457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

GES

Noticiário

21h. GES. Decisão inédita na Justiça portuguesa

Trata-se de uma decisão do juiz de instrução Ivo Rosa. Concedeu o estatuto Elisa Sousa, que permite que passe para o topo da lista dos credores a indemnizar, em caso de condenação dos arguidos.
GES

Homem de Salgado começa a ser julgado nos EUA

Ex-diretor do GES ligado aos pagamentos de luvas a ex-responsáveis venezuelanos será julgado em julho no Texas. Estados Unidos apreenderam mais de mil milhões na luta contra a corrupção na Venezuela.
Noticiário

18h. Ivo Rosa promovido a juiz desembargador

Embaixadora dos EUA na ONU acusa a Rússia de ter campos de triagem semelhantes aos nazis. Acusação feita no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde discursou também o presidente ucraniano.
A História do Dia

O que contam os documentos apreendidos a Pinho?

Manuel Pinho tomou notas que acabaram apreendidas. O ex-ministro diz que ficou "admiradissimo" por receber transferências de dinheiro do BES. O que nos dizem estes documentos sobre o caso? 
Ricardo Salgado

Relação de Lisboa rejeita recurso de Salgado

O recurso agora recusado tinha por objeto o despacho proferido pelo Tribunal Central de Instrução Criminal que indeferiu os pedidos formulados por Ricardo Salgado.
Justiça

Ivo Rosa levanta arresto a primo de Salgado

Prédios, carros e pensão estavam bloqueados. Juiz que está à frente da fase de instrução considerou que não há indícios de perigo de venda ou ocultação dos bens.
Ricardo Salgado

Transferências sem assinaturas não eram "surpresa"

"Se Ricardo Salgado dizia que as negociações estavam em curso, fazíamos. Não era de estranhar. Efetivamente, a prática normal dos negócios não é essa", garante o suíço Jean-Luc Schneider.
Ricardo Salgado

Salgado acusado de corromper banqueiro brasileiro

Ricardo Salgado novamente acusado pelo MP de corrupção ativa por alegado suborno de um ex-vice-presidente do Banco do Brasil para obter financiamento para o BES na hora do desespero.
Banco Espírito Santo

Multas de 4,45 milhões para ex-gestores do BES

A venda de papel comercial da ESI e da Rio Forte aos balcões do BES resultou em coimas de 4,45 milhões para seis ex-gestores. Ricardo Salgado foi sancionado pela CMVM em 2 milhões de euros.
GES

Advogado de Salgado considera acusação "infundada"

Advogado de Ricardo Salgado considera acusação no processo do GES "profundamente infundada" e com uma dimensão "monstruosa".
Novo Banco

BES: "Alguns dos créditos tinham péssimo rating"

Carlos Calvário, ex-diretor de risco do BES, diz que créditos (que viriam a ser ruinosos) como a Moniz da Maia, Ongoing e empresas de Luis Filipe Vieira foram dados sem rating (ou com mau rating).
BES

Ricciardi tenta ilibar-se na insolvência do BES

Antigo gestor do BESI lembra que foi ilibado no processo-crime relativo ao universo GES para argumentar que não teve culpas na insolvência. MP e comissão liquidatária não estão convencidos.
GES

Seguradoras investigadas por pagamentos a Salgado

A Tranquilidade e a Europ Assistance estão na mira do Ministério Público, que considera ter havido um esquema financeiro para pagar milhões de euros a Ricardo Salgado e outros decisores do GES.
GES

Sousa Tavares: acusação a Salgado é "sólida"

Não é pelo número de crimes imputados (65) ao ex-banqueiro mas pela "capacidade de os provar" que o escritor considera que a acusação a Salgado é "sólida". O mesmo não acontece, diz, no caso Sócrates.
Caso BES

Caso BES. 8 investigações que vão continuar

Na investigação ao Universo do BES, o Ministério Público encontrou ligações suspeitas que atravessam o Atlântico e que envolvem altos cargos políticos. Estas suspeitas vão ser investigadas à parte.
Ricardo Salgado

Como o MP descreve crimes de Salgado no GES

O rol de alegados crimes de Salgado no GES é imenso: o MP refere-o mais de 2.500 vezes no despacho em que acusa 25 arguidos. Estas são 25 citações do documento, que arrasam o antigo banqueiro.
Ministério Público

Comporta. Pinho suspeito de ter favorecido GES

Em causa estão os projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN). O Ministério Público suspeita que Manuel Pinho favoreceu o GES na obtenção do selo PIN para a Herdade da Comporta e do Pinheirinho.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois mil milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
GES

GES. Namorada de Marcelo não validou emissões

Depois de um primo de Salgado apontar o dedo a comissão a que Ana Rita Amaral Cabral pertencia, a namorada de Marcelo recusa ter validado emissões ruinosas pelo Grupo Espírito Santo.
Brasil

Mais de 400 imóveis do Espírito Santo arrestados

A pedido do Ministério Público português, 416 imóveis do Grupo Espírito Santo (GES) foram arrestados no Brasil, revela um acórdão citado pelo "Correio da Manhã".
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
EDP

Pinho ouvido em comissão parlamentar a 17 de Julho

O ex-ministro vai esclarecer as decisões tomadas enquanto esteve no governo, nomeadamente no setor energético, e o alegado relacionamento com o Grupo Espírito Santo (GES).
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
GES

Dinheiro do GES estava em 65 empresas offshore

Um documento que consta no processo Marquês, feito por José Castella (controller financeiro do Grupo Espírito Santo), mostra que o grupo tinha em 2008 uma rede de 65 empresas offshore.
Parlamento

PSD formaliza chamada de Pinho ao Parlamento

PSD formalizou novo pedido no Parlamento para ouvir Manuel Pinho, tal como Rui Rio tinha anunciado no Conselho Nacional da última quarta-feira. Neste modelo, Manuel Pinho só irá à AR se quiser.
PSD

PSD vai chamar Manuel Pinho ao Parlamento

Líder do PSD disse no Conselho Nacional que a bancada vai já avançar com diligências para ouvir o antigo ministro. Rio defende que, como Pinho já não é arguido, nada o impede de dar explicações.
Banca

"Inaceitável" que Pinho não diga se recebeu do GES

António Horta Osório não compreende que "alguém que representou Portugal ao mais alto nível não venha a público" dizer se recebeu ou não quantias do Grupo Espírito Santo enquanto era ministro.
Ministério da Economia

Caldeira Cabral diz que não foi assessor de Pinho

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta quinta-feira estar "muito confortável" com o pedido de auditoria ao ministério que tutela, feito pelo CDS-PP.
GES

Descobertas novas transferências do GES para Pinho

Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
GES

Jerónimo diz que Pinho "não é caso único"

O líder do PCP diz que está de acordo com a comissão de inquérito a Manuel Pinho mas diz não é caso único e pede que se alargue o inquérito parlamentar a outras empresas.
EDP

Mexia sobre Pinho: "Estou absolutamente tranquilo"

O presidente executivo da EDP reagiu pela primeira vez à polémica sobre a EDP ao alegado recebimento indevido de fundos do GES por parte de Manuel Pinho. António Mexia garante que está "tranquilo".
Comissão de Inquérito

As 5 perguntas a que Pinho tem de responder

Os investigadores do caso EDP querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Os deputados querem fazer perguntas a Manuel Pinho. E os jornalistas querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Há cinco essenciais.
GES

Defesa aconselha Manuel Pinho a ficar em silêncio

Ricardo Sá Fernandes aconselha Manuel Pinho a não responder às questões dos deputados sobre as ligações ao universo Espírito Santo, numa eventual comissão de inquérito parlamentar.
EDP

A ordem permanente do 'saco azul' que tramou Pinho

O operacional suíço do 'saco azul' do GES descreveu na sua contabilidade secreta todas as transferências recebidas por Manuel Pinho entre 2002 e 2012. Saiba todos os pormenores.
Corrupção

Caso EDP. "Não tem pés nem cabeça", diz Salgado

Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
José Sócrates

Sócrates. Instrução pedida até 3 de setembro

Juiz Carlos Alexandre fixa prazo máximo para o início de setembro, quase um ano depois de ter sido conhecida a acusação do Ministério Público contra 28 arguidos.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Investigação

Duas caras mediáticas e um ex-adjunto de Durão

Mais dois nomes dos beneficiários da ES Enterprises: uma empresa de Jaime Nogueira Pinto e Fernando Costa Freire. Patrick Monteiro de Barros foi remunerado por outra offshore do GES.
TAP

BE questiona recondução de Frasquilho na TAP

Bloco de Esquerda enviou questão ao Governo a pedir satisfações sobre a intenção de reconduzir Miguel Frasquilho na presidência do conselho de administração da TAP.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.