GES
Ministério Público

Comporta. Pinho suspeito de ter favorecido GES

322
Em causa estão os projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN). O Ministério Público suspeita que Manuel Pinho favoreceu o GES na obtenção do selo PIN para a Herdade da Comporta e do Pinheirinho.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois mil milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
GES

GES. Namorada de Marcelo não validou emissões

404
Depois de um primo de Salgado apontar o dedo a comissão a que Ana Rita Amaral Cabral pertencia, a namorada de Marcelo recusa ter validado emissões ruinosas pelo Grupo Espírito Santo.
Brasil

Mais de 400 imóveis do Espírito Santo arrestados

1753
A pedido do Ministério Público português, 416 imóveis do Grupo Espírito Santo (GES) foram arrestados no Brasil, revela um acórdão citado pelo "Correio da Manhã".
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

1363
O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
EDP

Pinho ouvido em comissão parlamentar a 17 de Julho

O ex-ministro vai esclarecer as decisões tomadas enquanto esteve no governo, nomeadamente no setor energético, e o alegado relacionamento com o Grupo Espírito Santo (GES).
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

712
Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
GES

Dinheiro do GES estava em 65 empresas offshore

456
Um documento que consta no processo Marquês, feito por José Castella (controller financeiro do Grupo Espírito Santo), mostra que o grupo tinha em 2008 uma rede de 65 empresas offshore.
Parlamento

PSD formaliza chamada de Pinho ao Parlamento

148
PSD formalizou novo pedido no Parlamento para ouvir Manuel Pinho, tal como Rui Rio tinha anunciado no Conselho Nacional da última quarta-feira. Neste modelo, Manuel Pinho só irá à AR se quiser.
PSD

PSD vai chamar Manuel Pinho ao Parlamento

Líder do PSD disse no Conselho Nacional que a bancada vai já avançar com diligências para ouvir o antigo ministro. Rio defende que, como Pinho já não é arguido, nada o impede de dar explicações.
Banca

"Inaceitável" que Pinho não diga se recebeu do GES

531
António Horta Osório não compreende que "alguém que representou Portugal ao mais alto nível não venha a público" dizer se recebeu ou não quantias do Grupo Espírito Santo enquanto era ministro.
Ministério da Economia

Caldeira Cabral diz que não foi assessor de Pinho

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta quinta-feira estar "muito confortável" com o pedido de auditoria ao ministério que tutela, feito pelo CDS-PP.
GES

Descobertas novas transferências do GES para Pinho

3479
Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
GES

Jerónimo diz que Pinho "não é caso único"

O líder do PCP diz que está de acordo com a comissão de inquérito a Manuel Pinho mas diz não é caso único e pede que se alargue o inquérito parlamentar a outras empresas.
EDP

Mexia sobre Pinho: "Estou absolutamente tranquilo"

533
O presidente executivo da EDP reagiu pela primeira vez à polémica sobre a EDP ao alegado recebimento indevido de fundos do GES por parte de Manuel Pinho. António Mexia garante que está "tranquilo".
Comissão de Inquérito

As 5 perguntas a que Pinho tem de responder /premium

355
Os investigadores do caso EDP querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Os deputados querem fazer perguntas a Manuel Pinho. E os jornalistas querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Há cinco essenciais.
GES

Defesa aconselha Manuel Pinho a ficar em silêncio

771
Ricardo Sá Fernandes aconselha Manuel Pinho a não responder às questões dos deputados sobre as ligações ao universo Espírito Santo, numa eventual comissão de inquérito parlamentar.
EDP

A ordem permanente do 'saco azul' que tramou Pinho

2100
O operacional suíço do 'saco azul' do GES descreveu na sua contabilidade secreta todas as transferências recebidas por Manuel Pinho entre 2002 e 2012. Saiba todos os pormenores.
Corrupção

Caso EDP. "Não tem pés nem cabeça", diz Salgado

250
Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
José Sócrates

Sócrates. Instrução pedida até 3 de setembro

118
Juiz Carlos Alexandre fixa prazo máximo para o início de setembro, quase um ano depois de ter sido conhecida a acusação do Ministério Público contra 28 arguidos.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

436
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Investigação

Duas caras mediáticas e um ex-adjunto de Durão

371
Mais dois nomes dos beneficiários da ES Enterprises: uma empresa de Jaime Nogueira Pinto e Fernando Costa Freire. Patrick Monteiro de Barros foi remunerado por outra offshore do GES.
TAP

BE questiona recondução de Frasquilho na TAP

161
Bloco de Esquerda enviou questão ao Governo a pedir satisfações sobre a intenção de reconduzir Miguel Frasquilho na presidência do conselho de administração da TAP.
Lesados do BES

Partidos pedem solução para lesados do BES e Banif

Os partidos querem novas soluções para os lesados do BES/GES e do Banif. Apesar do consenso global, o debate motivou uma dura discussão política entre a esquerda e o PSD.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: “Ricardo, se precisas, faço"

173
O empréstimo de 7,5 milhões ao primo de Sócrates. O pedido de um banco a José Eduardo dos Santos. E as transferências para Carlos Santos Silva. Ouça como Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado.
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Granadeiro achava "chique" ter conta na Suíça

531
Nos interrogatórios do caso Sócrates, Granadeiro justificou pagamentos de 24 milhões de euros. Diz que é amigo de Salgado, "apesar de ele estar leproso", e que "nunca foi cabo de ordens de ninguém".
Crise no GES

Ricciardi admite pressões da PT e de Salgado

158
Primo de Ricardo Salgado conta aos investigadores da Operação Marquês como o antigo dono do BES o empurrou para um "negócio ruinoso". E retrata a "grande intimidade" entre o banqueiro e José Sócrates.
Lesados do BES

Deputados discutem fundo para lesados do BES

Os deputados discutem hoje, em plenário, a legislação que permite enquadrar a solução para os lesados do papel comercial do BES, através da criação do fundo que pagará as indeminizações aos clientes.
Crise no GES

GES. 'Saco azul' movimentou 3,2 mil milhões

878
MP afirma em documento inédito que sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes do Banco Espírito Santo e do GES através de compra de dívida.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
Crédito

GES e Rio Forte. Mais tempo para reclamar créditos

O prazo para a reclamação de créditos na Espírito Santo e Rio Forte, duas das empresas do Grupo Espírito Santo, foi prolongado até 30 de setembro, informaram as companhias.
Operação Marquês

Salgado diz que teria saído do BES. Era só pedirem

319
À entrada do Tribunal de Santarém, Ricardo Salgado, ex-banqueiro e homem forte do BES, nega ter pago "luvas" a José Socrates e garante que teria saido do BES se lho tivessem pedido.
Operação Marquês

DCIAP fez novas buscas nas instalações do GES

O Expresso avança que esta terça-feira a equipa do procurador Rosário Teixeira voltou a fazer buscas no âmbito da Operação Marquês, desta feita nas instalações do Grupo Espírito Santo.
Caso BES

O 'saco azul' e o financiamento fraudulento do GES

564
Salgado terá usado o 'saco azul' para pagar a funcionários do BES que terão implementado esquemas de financiamento fraudulento do GES à custa dos clientes e do próprio banco.
GES

Credores do GES reclamam quase 8.000 milhões

O valor reclamado pelos credores às empresas Espírito Santo International e Rio Forte, do Grupo Espírito Santo (GES), era de cerca de 7.900 milhões no final de agosto.
BES

BES: remetida para junho solução para lesados

O grupo de trabalho criado para compensar os clientes lesados pelo papel comercial do Grupo Espírito Santo acredita que será possível chegar a uma solução em junho.
Panama Papers

O 'saco azul' do GES que diziam não existir

323
A ES Enterprises terá sido um veículo usado pelo Grupo Espírito Santo para pagar comissões e outras despesas não documentadas. Hélder Bataglia foi um dos beneficiários. Está no radar do MP desde 2013
Economia

Minor quer expandir marca Tivoli fora de Portugal

Grupo tailandês está a trabalhar num plano de investimento de 50 milhões de euros para a renovação e upgrade das unidades Tivoli.
Caso BES

Ministério Público interrogou António Ricciardi

Ex-'chairman' da Espírito Santo International teve de prestar declarações sobre a dívida da instituição, noticia o Económico. Autoridades querem apurar responsabilidades pela manipulação das contas.
Lesados do BES

Lesados do BES pedem isenção de custas processuais

Os Lesados de Papel Comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão pedir ao Governo esta semana a isenção de taxas e de custas processuais .
Resolução do BES

BES. Um ano depois, cinco problemas por resolver

133
A venda do Novo Banco, decidida nas próximas semanas, será o grande teste à solução encontrada para o Banco Espírito Santo. Mas há mais questões em aberto e algumas vão durar anos a resolver.
Crise no GES

Montepio é maior credor da Espírito Santo Hotéis

170
A holding do GES foi declarada insolvente, apesar de ter vendido o principal ativo, os Hotéis Tivoli. Os credores reclamam uma dívida 106,2 milhões. O Montepio é o maior credor.
Crise no GES

Relatório da SaeR defende Ricardo Salgado

O relatório da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaeR), de um estudo encomendado por Salgado, diz que Governo e Banco de Portugal falharam.
Banco de Portugal

BdP assume que supervisão deve ser mais rápida

Depois da queda do BES, o Banco de Portugal fez uma auditoria interna para melhorar a sua ação. O resultado são 19 recomendações e alguma autocrítica.
Crise no GES

BdP desresponsabiliza quem comprar Novo Banco

Os candidatos ao Novo Banco não terão de pagar papel comercial do GES garante o Banco de Portugal, em resposta a questões de potenciais compradores da instituição.
Crise no GES

BdP deve prestar contas sobre venda do Novo Banco

Depois da comissão de inquérito ao BES, os socialistas querem apertar a malha a administradores bancários, a auditores e obrigar o Banco de Portugal a "prestar contas" sobre a venda do Novo Banco.
Crise no GES

BCE não quer que lesados do GES sejam compensados

179
Entidade liderada por Mario Draghi enviou email ao Banco de Portugal a dizer que as regras europeias que estabelecem hierarquia de credores devem ser respeitadas.
Crise no GES

Hotéis Tivoli. Credores votam venda ao Minor Group

Para o gestão da empresa do GES, a alternativa à venda da empresa ao grupo tailandês é a insolvência. Plano prevê perdão parcial de dívida, mas promete manter os mil postos de trabalho.
País

Lisboa:Câmara acusada de beneficiar projeto do GES

1018
Deputados do PSD e dos Cidadãos por Lisboa acusam a Câmara de estar a favorecer um fundo do Grupo Espírito Santo e lembram ligações do vereador Manuel Salgado à família. Em causa está projeto Matinha.
Comissão de Inquérito BES

BES: PSD tenta consenso no relatório final

Os grupos parlamentares de PSD, PS e CDS-PP não vão apresentar propostas formais de alteração ao relatório final da comissão de inquérito BES/GES.
Comissão de Inquérito BES

Inquérito BES propõe alterações à banca e supervisores

A versão preliminar das conclusões do inquérito ao BES terá recomendações que passam por alterações legislativas à mudança de procedimentos na banca, supervisão e auditoria, segundo o Expresso.
Economia

GES. CMVM diz que Novo Banco deve pagar papel

O parecer da CMVM sublinha que o próprio Banco de Portugal indicou que a provisão para reembolsar os clientes de retalho do papel comercial do GES foi transferida do BES para o Novo Banco
Comissão de Inquérito BES

Ministra: BCE podia ter dado mais tempo

Ministra das Finanças regressa à comissão de inquérito ao "caso" BES/GES para prestar declarações. Siga aqui em direto.
Crise no GES

Gritos de "gatuno" à porta da casa de Carlos Costa

Este sábado teve mais uma manifestação dos lesados do BES. Depois de terem estado a protestar junto ao Centro de Congressos de Lisboa, os manifestantes rumaram ao Parque das Nações.
Crise no GES

Nova manifestação dos lesados do BES

Nas últimas semanas, os clientes do BES que se sentem lesados por terem investido em papel comercial do GES têm feito inúmeras manifestações. A deste sábado é em Lisboa.
Comissão de Inquérito BES

"Chamarem ao BES banco mau é como uma facada"

Salgado voltou para defender a sua razão". Garante que o GES não recebeu dinheiro do BESA. Ele recebeu no passado, mas já declarou. E conta que Gaspar lhe agradeceu duas vezes o apoio do BES ao país
Comissão de Inquérito BES

Salgado só disse a Gaspar que usou perdão fiscal

Vítor Gaspar respondeu às perguntas da Comissão de inquérito ao BES. Da situação no banco só soube em finais de 2013, quando já não era ministro. Mas Salgado falou-lhe no perdão fiscal.
Comissão de Inquérito BES

GES. Bataglia não se lembra de quem o contratou

135
Presidente da Escom foi contratado em 2005 para encontrar novos negócios para o Grupo Espírito Santo em troca de pagamento. Mas não se lembra com quem fechou o contrato da ES Enterprise.
Crise no GES

Castella alvo de buscas por causa da ES Enterprise

José Castella, antigo responsável financeiro do Grupo Espírito Santo, foi alvo de buscas policiais por causa do "saco azul" do BES.
Comissão de Inquérito BES

GES pagou 7,5 milhões por fora ao líder da Escom

Hélder Bataglia, líder da Escom, recebeu compensação extra do GES, de pelo menos 7,5 milhões. Contrato com a ES Enterprise previa ainda prémios de 2,5 a 10 milhões por novos projetos em Angola e Congo
Hotelaria

Hotéis Tivoli estão em pré-falência

312
A cadeia de hotéis Tivoli já deu entrada no Tribunal do Comércio de Lisboa com um pedido para iniciar um Processo Especial de Revitalização. Mais de 800 credores aguardam novidades, noticia o DN.
Petrobras

BES associado ao maior caso de corrupção no Brasil

123
Brasileiro que denunciou o caso "Lava jato" diz que tentaram que fosse correio entre o BES e o Brasil. Denunciou às autoridades a ligação com o banco português e o maior caso de corrupção no Brasil.
Comissão de Inquérito BES

PS, PCP e BE querem questionar Cavaco e Portas

281
Os deputados do PS, PCP e BE vão enviar perguntas ao Presidente da República sobre os encontros que manteve com o ex-presidente do Banco Espírito Santo.
Comissão de Inquérito BES

KPMG desmente versão da PwC sobre o BES

A sócia da KPMG, Inês Viegas, disse esta quarta-feira no Parlamento que a sua empresa não foi informada de quaisquer problemas operacionais de auditoria ao BES por parte da PwC em 2002.
Novo Banco

Apollo também quer o Novo Banco

O Jornal de Negócios avança esta segunda-feira que a gestora norte-americana irá apresentar a manifestação de interesse até 31 de dezembro. Potenciais compradores não querem processos judiciais.
Tranquilidade

Tribunal trava venda da Tranquilidade

Segundo o Jornal de Negócios, que avança a notícia, o Novo Banco e a Apollo estão tentar prolongar o prazo do contrato de venda da seguradora do Grupo Espírito Santo.
Comissão de Inquérito BES

Ricardo Salgado. Acabou-se o respeitinho?

227
Fintou jornalistas à chegada, levou segurança pessoal, teve direito a sala para almoço privado. Salgado foi bombardeado com perguntas numa sala à pinha e vai ficar na história do Parlamento.
Comissão de Inquérito BES

Atas enviadas por Ricciardi são anteriores à crise

José Maria Ricciardi enviou à comissão de inquérito ao BES as atas das reuniões do Conselho de Supervisão do GES realizadas entre 2003 e setembro de 2013, antes de rebentar a crise no grupo.
Comissão de Inquérito BES

Salgado não dá atas do Conselho Superior à Assembleia

113
Ex-líder do BES recusou entregar as atas e gravações do órgão de cúpula do Grupo Espírito Santo por "reserva da intimidade" e porque estão nas mãos da justiça. Mas está disponível para falar dia 9.
Crise no GES

60 buscas cercam Ricardo Salgado

384
A PJ está no terreno a fazer buscas a casas e a empresas relacionadas com o GES na sequência de queixa-crime do Banco de Portugal. Quatro horas depois, os agentes abandonaram a casa de Ricardo Salgado
Comissão de Inquérito BES

BCE reavaliou estatuto do BES em meados de julho

Vice-governador do Banco de Portugal, José Berberan Ramalho, disse perante a comissão de inquérito ao BES que a recapitalização pública do banco nunca foi pedida pelo BES.
Comissão de Inquérito BES

PSD vai fazer o relatório do inquérito ao BES

O deputado do PSD, Pedro Saraiva, vai redigir o relatório sobre a investigação parlamentar ao BES. Nome foi a votos e Bloco de Esquerda e PCP votaram contra.
Comissão de Inquérito BES

A derrocada do império em 47 (curtos) episódios

324
O princípio do fim do maior império financeiro português começou em Maio de 2010, quando "o mundo mudou" - palavras de José Sócrates. Comissão de Inquérito arranca segunda-feira.
Economia

Luxemburgo. Problema do GES não afectaria o BES

Supervisora do Luxemburgo disse à CMVM em maio que erros de mil milhões nas contas da ESI não teriam impacto no banco. Aumento de capital do BES avançou apenas com alerta para o risco reputacional.
Crise no GES

Filho de Ricardo Salgado processa BdP

Há cerca de 19 processos em curso contra o Banco de Portugal por este ter dividido o BES num banco bom e num banco mau.
Crise no GES

BES ainda era solvente quando recebeu 3500 milhões

O Banco de Portugal confirma o financiamento de emergência de 3500 milhões concedido ao BES mas diz que não teve aval do Estado. Quando o empréstimo foi feito a 1 de Agosto, o banco ainda era solvente
Comissão de Inquérito

BES: Saiba quem são as 119 pessoas a ser ouvidas

113
Ao todo vão ser ouvidos dez ministros e ex-ministros, Carlos Costa e outros responsáveis do Banco de Portugal, parte da família Espírito Santo, a troika e comissários europeus.
Crise no GES

BES. Comissão de inquérito começa com reguladores

As audições devem arrancar dia 17 de Novembro. Os deputados vão ouvir primeiro os reguladores. Amanhã serão aprovadas mais de 20 audições, incluindo a de Ricardo Salgado.
Crise no GES

Comprar ações "não é como investir no casino"

Pequenos acionistas do BES recusam ser os únicos prejudicados no processo e exigem apuramento de mais responsabilidades. Para já, tentarão dialogar com o Novo Banco, só depois partem para a Justiça.
Crise no GES

Salgado pediu tempo, Banco de Portugal acedeu

163
O Banco de Portugal alertou o GES para os riscos de insolvência da ESI e fez exigências, cedendo pouco depois, diz o jornal i. Desde setembro que o BdP tinha conhecimento do buraco na holding.
PT

Fundo suíço mostra interesse na PT

"Gostamos muito do setor das telecomunicações", disse o fundador do Springwater, que quer ter uma pequena presença em Lisboa.
Crise no GES

Fernando Negrão preside comissão ao BES

Para o PSD, o foco da comissão deverá ser a gestão de Ricardo Salgado e não a decisão de dividir o banco em dois e a comparação deste processo com a nacionalização do BPN, em 2008.
Grupo Espírito Santo

Salgado recusou explicar "presente" de 14 milhões

613
Por ser um assunto do "foro pessoal", o então presidente da Comissão Executiva do BES recusou-se a dar explicações sobre os 14 milhões que recebeu do construtor civil José Guilherme.
Submarinos

Submarinos: clã Espírito Santo recebeu 5 milhões

3132
Jornal i diz que Ricardo Salgado falou de uma comissão no Conselho Superior do GES. A família Espírito Santo terá recebido cinco dos cerca de 30 milhões pagos à Escom por serviços de consultoria.
Novo Banco

Novo Banco paga obrigações seniores em depósitos

É a primeira solução para um dos impasses do BES. Stock da Cunha propõe que os clientes com obrigações seniores possam reaver o capital investido através da conversão em depósitos a prazo.
Novo Banco

Stock da Cunha: "Estamos aqui para criar valor"

Os trabalhadores do Novo Banco devem "arregaçar as mangas" e pôr as "mãos à obra", avisa Stock da Cunha, que diz ter a trabalhar na instituição "a melhor equipa da banca em Portugal".
Crise no GES

Banque Privee coloca unidade do Dubai em risco

Regulador do Dubai decide proibir ES Bankers de receber ou pagar depósitos e de vender ativos depois do Banque Privee da Suíça ter falhado pagamentos. Solvência e operacionalidade está em risco.
Novo Banco

Bento: nova equipa é "mais alinhada" com acionista

Na despedida dos trabalhadores, Vítor Bento elogiou a nova equipa liderada por Stock da Cunha e disse que o mais difícil e "desgastante" já está feito.
Novo Banco

BPI na linha de partida para comprar o Novo Banco

341
Santander, BBVA e BIC são alguns dos interessados no Novo Banco. Mas é o BPI de Fernando Ulrich que está na linha da frente, diz o Económico. É o único banco não representado na nova equipa.
Crise no GES

BES financiou secretamente a ESI durante dois anos

265
Financial Times avançou quinta-feira que o BES emprestou dinheiro secretamente durante dois anos à holding, Espírito Santo International. A operação desenvolveu-se através do Panamá.
Caso dos Submarinos

Negociação forçou baixa do preço dos submarinos

O ex-secretário-geral do Ministério da Defesa reconheceu que a proposta que financiou a compra de submarinos era mais elevada do que a que foi feita pela banca alemã. Negociação forçou baixa do preço.
Crise no GES

Ricardo Salgado renuncia à ESFG

Caetano Beirão da Veiga assume funções executivas na gestão da "holding" do Grupo Espírito Santo, que está sob proteção de credores nos tribunais do Luxemburgo.
Crise no GES

Salgado e Bava serão testemunhas contra a PT

Para já, são apenas testemunhas, mas podem tornar-se réus, juntando-se assim a Henrique Granadeiro. A justificação para estes nomes é o conhecimento de investimentos prévios no GES pela PT.
Novo Banco

Tranquilidade premeia novas contas no Novo Banco

Seguradora vai passar do Grupo Espírito Santo para a nova instituição bancária e será posteriormente vendida a um grupo de seguros dos Estados Unidos. Até lá, angaria novos clientes para o banco.
Crise no GES

Credit Suisse geria veículos offshore do GES

289
Banco suíço ajudou a vender milhares de milhões de dólares de títulos das sociedades veículo com dívida do GES. Títulos eram vendidos aos clientes como sendo tão seguros como depósitos.
Crise no GES

Montepio alvo de auditoria forense

Investigação está relacionada com a exposição do banco ao BES, de acordo com a RTP. Em causa estão 150 milhões de euros de investimentos do Montepio no GES.
Crise no GES

Queda do BES não foi culpa sua, diz Salgado

567
Sem citações diretas, uma vez que está legalmente impedido de falar, Ricardo Salgado promete ir à luta para reconquistar o prestígio perdido pela família. E, como motivação, cita o Papa Francisco.
GES

BE quer explicações dos 3,5 mil milhões 

Pedido de esclarecimento foi feito após notícia do Observador: Banco de Portugal emprestou 3,5 mil milhões de euros ao BES no dia em que o Banco Central Europeu lhe retirou a confiança
Crise no GES

Patrões da OI negam saber dos 900 milhões da PT

O presidente do conselho de administração da Oi, em processo de fusão com a Portugal Telecom, José Mauro da Cunha, e o presidente da Oi, Zeinal Bava, emitiram esta segunda-feira um comunicado.
Crise no GES

Hedge funds, pequenos acionistas vão para tribunal

153
Investidores denunciam que empréstimos do BESA que não foram pagos passaram para o Novo Banco - o que não deveria ter acontecido -, enquanto eles perderam todo o seu investimento.
Crise no GES

Luanda revoga garantia dada ao BESA

122
"Com o conjunto de medidas de saneamento extraordinário, o BNA vai desonerar a instituição do cumprimento de algumas normas de prudência", afirmou o governador do banco central angolano.
Novo Banco

Governo mudou ontem a lei para dar poderes ao BdP

250
O Conselho de Ministros aprovou ontem uma alteração à legislação, por assinatura electrónica, dando poderes ao Banco de Portugal para controlar a futura venda do Novo Banco. Cavaco promulgou logo.
GES

Tudo o que vai acontecer ao BES, segundo Marcelo

293
Marcelo Rebelo de Sousa diz com ironia que não dá tempo "para pintar um nome por cima das placas do BES", mas que amanhã será um novo banco. Os depositantes que não se preocupem.
GES

Quem é o empresário que dá prendas de milhões?

4305
José da Conceição Guilherme é um dos homens com quem Ricardo Salgado não pode falar por ordem judicial. Suspeita-se que o banqueiro tenha recebido cerca de 14 milhões de euros do empresário.
Crise no GES

Sócrates: Justiça devia explicar prisão de Salgado

1603
O comentador disse que as razões que têm sido apresentadas para justificar a detenção são "pueris". Para Sócrates, a escolha de Maria Luís Albuquerque para comissária europeia seria a "pior possível".
Crise no GES

Separar os espíritos dos santos

O grande desafio dos próximos anos em Portugal será o da credibilização: saber quem é de confiança, digno de crédito (e estima), quem merece o nosso apoio, a nossa amizade e esforços.
Crise no GES

BES pode precisar de mais mil milhões de euros

Valor a captar junto dos investidores seria semelhante àquele que o BES, ainda sob a liderança executiva de Ricardo Salgado, recolheu através de uma emissão de novas ações que foi conretizada em junho
Caso Monte Branco

A liberdade custou-lhe três milhões de euros

2391
Ex-presidente executivo do BES foi ouvido durante sete horas por suspeitas dos crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais.
Crise no GES

Perdas do BES podem atingir 2,3 mil milhões

Banco de investimento norte-americano Citigroup prevê agora que as perdas do BES com a reestruturação do grupo sejam menores. Angola será determinante.
Crise no GES

ESI submete-se a gestão controlada

"ESI não está em condições de cumprir as suas obrigações, devido à maturidade de uma parte significativa da sua dívida”, explica a holding do Grupo Espírito Santo.
Crise no GES

PGR está a investigar crise no GES

Procuradoria-Geral da República sublinha que inquéritos ao GES estão em curso há várias semanas.
Crise no GES

Regulador do Panamá controla filial da ESFG

Foram os problemas dos principais acionistas do ES Bank Panamá que motivaram a decisão do regulador bancário daquele país, que alega haver uma situação de "iliquidez e potencial insolvência" no banco.
Crise no GES

Supervisores criticados por atuarem tarde no GES

Dificuldades de financiamento foram denunciadas por auditorias realizadas em 2012. Analistas e investidores citados pelo Wall Street Journal, questionam a qualidade dos supervisores portugueses.
Crise no GES

GES vende negócios no Brasil

Grupo poderá vender dois hotéis Tivoli no Brasil, em conjunto com 12 em Portugal. O banco de investimento não será alienado, noticia o jornal brasileiro Valor Económico.
Crise no GES

É "cedo" para avaliar impacto da crise no BES

Benoit Coeuré, membro francês do comité executivo do Banco Central Europeu, diz que "a maioria dos indicadores utilizados para valorizar a utilização internacional do euro se estabilizou".
Crise no GES

Granadeiro fora da fusão entre a PT e a Oi

Revisão do contrato de fusão entre as duas operadoras levou a que o líder executivo da PT fosse afastado do cargo de vice-presidente que lhe estava reservado.
Crise no GES

Nova liderança no BES é "muito positiva"

Presidente executivo do BCP considera que a nova equipa de gestão do BES "é respeitada, conceituada, profissional e independente de interesses".
Crise no GES

RioForte tem sete dias para pagar dívida à PT

A 17 de julho próximo, clarifica ainda a Oi, “também ocorrerá o vencimento de uma parcela adicional de 50 milhões de euros de dívidas da Rioforte.
Crise no GES

GES deve 300 milhões de euros ao BCP

106
No total, os três maiores bancos portugueses são credores de cerca de 1.800 milhões de euros do Grupo Espírito Santo - só o BES tem uma exposição de 1.200 milhões, mas BdP garante haver almofada.
Crise no GES

Vítor Bento quer auditoria às contas do BES

319
Nova comissão executiva quer as contas a limpo. Caso a exposição ao GES seja maior do que se pensa hoje, poderá ser necessário um aumento de capital, que pode trazer novos acionistas ao banco.
Crise no GES

Moody's corta rating do BES em e ameaça com mais

A agência cortou o rating do BES em três níveis mas diz que não pode ficar por aqui, continuando sob revisão para futuros cortes.
Crise no GES

Demissão na PT Portugal

Administrador financeiro, Pacheco de Melo, pediu a demissão da PT Portugal mas continua na holding da Portugal Telecom.
Crise no GES

O banco de todos os regimes

223
Novo livro descreve Ricardo Salgado como um homem de 'backstage'. "Saiu de cena quando, em finais de 2013, estava a ser atacado em várias frentes e tinha inúmeros fogos a que acudir".
Crise no GES

Bruxelas diz que apoiou muito a banca portuguesa

Comissão Europeia não quer comentar situação do BES, dizendo-se confiante numa resolução dos problemas. Mas recorda os muitos apoios que a banca recebeu nos últimos anos.
Crise no GES

ESI pondera apresentar pedido de insolvência

Insolvência traria à ESI a possibilidade de negociar um plano de recuperação de forma controlada. A família Espírito Santo pode ver-se obrigada a deixar a gestão da holding.
Crise no GES

Clientes do banco suíço do GES já preparam queixa

Incumprimento no valor de 150 mil euros foi noticiado na segunda-feira passada. Clientes do Banque Privée Espírito Santo dizem que lhes foi garantido que os produtos não tinham riscos.
Crise no GES

Trabalhadores pedem informação "rigorosa"

Trabalhadores do GES filiados no Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira, afeto à CGTP, dizem que as notícias recentemente vindas a público têm criado “intranquilidade”.
Crise no GES

Monteiro de Barros deixa gestão da ESFG

Empresário abandona a administração da "holding" que detém 25,1% do Banco Espírito Santo, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Crise no GES

12 administradores da ESI pediram demissão

Administrador delegado da holding também resignou. Pedidos vêm sendo apresentados há meses, mas só agora foram oficializadas as saídas. Situação da ESI é "grave", apontou o Banco de Portugal.
Crise no GES

Banco de Portugal chumba Morais Pires no BES

Supervisor aposta numa nova administração "claramente independente" e considera o sucessor favorito de Ricardo Salgado como muito próximo da família Espírito Santo.
Crise no GES

Governo diz que o BES está seguro

O Governo diz que não se quer meter na crise do Grupo Espírito Santo e que tudo está a ser tratado pelo Banco de Portugal, mas no Conselho de Ministros, Marques Guedes quis sossegar os depositantes.
Crise no GES

BdP quer líder externo e idóneo para o BES

Ponto de situação na crise do GES: deverá estar para breve a apresentação de uma nova proposta para a presidência executiva do BES; Morais Pires está longe do cargo; Tranquilidade e Tivoli à venda.
Banco de Portugal

Carlos Costa recusa mais explicações sobre o BES

100
Governador do Banco de Portugal diz que a lei não lhe permite dizer mais sobre o BES, nem à porta fechada aos deputados. Pormenores, só perante uma comissão de inquérito.
Crise no GES

Salgado queria 2,5 mil milhões da Caixa

429
Ricardo Salgado precisava de 2,5 mil milhões de euros para assegurar a liquidez do Grupo Espírito Santo Primeiro pediu ajuda ao Governo e depois foi até Angola. Sempre com respostas negativas.
Banca

Neto de banqueiro, banqueiro é

Liderou o Banco Espírito Santo desde 1991. Ricardo Salgado deixa agora a presidência executiva da instituição, dias antes de completar 70 anos.
Banca

Ricardo Salgado deixa a liderança do BES

Banqueiro abandona a liderança sob pressão do Banco de Portugal, depois das irregularidades detetadas nas contas de uma "holding" do grupo e da alteração acionista provocada pelo aumento de capital.
A página está a demorar muito tempo.