Muitas são as mudanças que se têm vindo a observar no mercado de trabalho, muitas delas com consequências ainda imprevisíveis. A integração dos avanços tecnológicos (com destaque para a automação inteligente, por exemplo), o teletrabalho e a crescente influência da inteligência artificial são apenas alguns dos fatores que estão a impulsionar essas transformações. E se é verdade que vai ficando muito claro que as competências e os conhecimentos que nos ajudaram a ter sucesso no passado podem já não ser suficientes hoje, depressa concluímos que muito menos o serão amanhã.

Este novo paradigma de trabalho exige, pois, não só que continuemos a ser relevantes nas funções que desempenhamos atualmente, mas sobretudo que nos preparemos para continuar a sê-lo no futuro. Isto é importante se tivermos em conta que, de acordo com os resultados do mais recente relatório sobre o futuro do trabalho, publicado pelo Fórum Económico Mundial (The Future of Jobs Report 2023), os empregadores entrevistados estimam que as competências de cerca de 44% dos trabalhadores estarão desajustadas das necessidades nos próximos cinco anos.

A única forma de garantir que os currículos continuam a ir ao encontro daquilo que o mercado precisa, passa, inevitavelmente, pela formação. E se é daqueles que tende a afastar a ideia por causa do investimento necessário, saiba que há soluções que o podem ajudar, como o Crédito Formação do ActivoBank, sobre o qual falaremos mais à frente.

Vantagens de ser um eterno estudante

São muitas as vantagens de quem possui, ou desenvolve, uma mentalidade de eterno estudante. Se precisa de ser convencido a voltar a estudar, deixamos-lhe aqui algumas razões que o devem fazer pensar:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Permite estar um passo à frente – Estar preparado para o que pode vir a acontecer (ao invés de esperar o pior sem plano B) é a melhor estratégia no atual mercado de trabalho;

Treino da curiosidade – Quanto mais se aprende, de preferência sobre temas diversos, mais curiosos nos tornamos. E a curiosidade é uma das características mais valorizadas pelos empregadores atualmente, segundo diversas pesquisas;

Maior versatilidade – Não ficar limitado a uma única área de estudo ao longo da vida garante que mais facilmente se consegue abraçar desafios oriundos de áreas diferentes;

Pensamento crítico – Estudar aguça o raciocínio e põe-nos em confronto com outros argumentos. Como tal, ajuda a desenvolver o pensamento crítico, que é uma das soft skills mais procuradas atualmente pelas empresas;

Pontos fracos viram pontos fortes – Quem reconhece que tem algumas lacunas a melhorar (falar em público, por exemplo) pode estabelecer metas de aprendizagem específicas e deixar de se preocupar de cada vez que é chamado a fazer uma apresentação na empresa;

Desenvolver redes de contacto – Sim, o networking também se faz – e muito – nos cursos e formações pós-laborais, contribuindo para alargar as redes de contactos e de possibilidades.

Estudar, sim. Mas o quê?

Tecnologias digitais

De acordo com o referido relatório do Fórum Económico Mundial (FEM), a adoção de tecnologia vai continuar a ser um fator-chave da transformação empresarial nos próximos cinco anos. Mais de 85% dos empregadores entrevistados identificaram o aumento da adoção de tecnologias inovadoras e a ampliação do acesso digital como as tendências com maior probabilidade de impulsionarem a transformação nas suas organizações. Big data, trabalho na nuvem, inteligência artificial, comércio digital e adoção de plataformas e aplicações digitais estão entre as tecnologias com maior probabilidade de integração, pelo que este pode ser o caminho a explorar por quem pretende frequentar algum tipo de formação complementar.

Pensamento crítico e resolução criativa de problemas

O pensamento crítico e a capacidade de resolução criativa de problemas estão entre as competências mais apetecidas no mercado de trabalho atualmente. Só para termos uma ideia, segundo o FEM, o pensamento criativo aparece à frente de três competências igualmente muito apetecidas, como é o caso da autoeficácia (resiliência, flexibilidade e agilidade), motivação/autoconsciência e curiosidade/aprendizagem ao longo da vida. Existem formações no mercado direcionadas para estas competências e talvez não seja má ideia olhar para elas com atenção.

Outros idiomas

A globalização trouxe a facilidade de viajar, e a tecnologia permite o trabalho remoto e o nomadismo digital como opções de emprego a considerar seriamente. Além disso, o contacto com colegas de trabalho localizados noutros pontos do mundo é uma realidade para muitos. Como tal, quantos mais idiomas se dominar, mais oportunidades de emprego poderão ser equacionadas.

Crédito Formação: a solução para continuar a estudar

Se, neste momento, já está com vontade de voltar a estudar, mas o investimento que tal implica é uma pedra no caminho, considere a possibilidade de recorrer ao Crédito Formação do ActivoBank. Concebido especialmente a pensar em quem precisa de financiamento para realizar cursos de especialização técnica, licenciaturas, pós-graduações, mestrados, doutoramentos, programas de Erasmus, Executive Masters e Executive Education, disponível para cursos dentro e fora de Portugal, com um valor de financiamento entre 1.000€ e 75.000€.

Quais são as vantagens do Crédito Formação do ActivoBank?

  • Está isento de comissão de abertura de Crédito;
  • A Taxa Anual Nominal e a prestação são fixas durante todo o empréstimo;
  • Existe a possibilidade de liquidar o Crédito antes do prazo, sem penalizações ou comissões;
  • Tem um período de contratação que pode ir até aos 120 meses;
  • Pode ter carência de capital durante a fase de utilização – enquanto estuda – e ainda até 12 meses após o final da formação, pagando somente juros
  • O montante financiado pode ser entregue em tranches, previamente definidas no contrato, ou de uma vez, caso o curso seja inferior a dois anos, ou caso não haja carência de capital.

Como pedir o Crédito Formação?

Pode solicitar o Crédito Formação de um modo simples e rápido através da Linha de Apoio ao Cliente 210 030 700 (Chamada para rede fixa nacional) ou num Ponto Activo. Na formalização do pedido do Crédito Formação terá de apresentar um comprovativo de matrícula ou admissão no curso.

Agora que já sabe como desfrutar melhor de um curso ou formação complementar, capaz de se revelar essencial no seu percurso profissional, conte com os especialistas ActivoBank, que lhe darão o apoio necessário no seu Crédito Formação.

Crédito Formação – a solução

Mostrar Esconder

Ao ficar a conhecer as diferenças entre os vários tipos de cursos disponíveis e qual o que mais se adequa às suas necessidades formativas e profissionais, só tem de entrar em contacto com o ActivoBank e pedir informações sobre o Crédito Formação. Verá que o dinheiro deixará rapidamente de ser um entrave ao seu futuro.

De acordo com o mais recente relatório do Fórum Económico Mundial sobre o mercado de trabalho, estas são as profissões que poderão registar maior procura de mão de obra num futuro próximo:

  • Especialista em inteligência artificial e machine learning
  • Especialista em ambiente e sustentabilidade
  • Analista de business intelligence
  • Analista de segurança da informação/ Especialista em cibersegurança
  • Engenheiro de fintech
  • Analista e cientista de dados/ Especialista em big data
  • Engenheiro robótico
  • Operador com conhecimento em tecnologias agrícolas
  • Especialista em transformação digital

Outras profissões que importa considerar:

  • Especialista em cloud
  • Técnico de marketing e comunicação digital, e-commerce
  • Programador
  • Especialista em redes e sistemas
  • Especialista em energias renováveis e eficiência energética
  • Consultor ambiental
  • Especialista em contabilidade assistida por computador
  • Analista de cibercidades
  • Técnico de saúde assistido por inteligência artificial