A plataforma de bilhética See Tickets enviou e-mails a pessoas que compraram bilhetes para os concertos da cantora Taylor Swift em Lisboa informando-as de que os seus ingressos foram cancelados e procedendo ao reembolso. A cantora atua pela primeira vez em Portugal em 24 e 25 de maio do próximo ano, no Estádio da Luz.

Os e-mails estão a ser enviados pelo menos desde o dia 16 de novembro. No Portal da Queixa acumulam-se denúncias de cancelamentos que a See Tickets justifica com o incumprimento do limite máximo para a compra de bilhetes por pessoa. Mas há quem descreva situações que não excedem esse limite e que questione o critério aplicado. “Não é passado 4 meses que as V. Exas fazem a validação dos critérios e ainda por cima completamente descabidos”, lê-se numa das queixas. A Deco Proteste também já recebeu uma queixa no portal online.

Giovanna Meneghel, 19 anos, comprou três bilhetes a 12 de julho. “Meu sonho desde criança é ver a Taylor Swift ao vivo”, conta ao Observador. A jovem residente em Lisboa conseguiu três bilhetes, um para si e dois para duas amigas. Pagou, o dinheiro saiu da sua conta bancária e, minutos depois, recebeu a confirmação por e-mail. A 16 de novembro, na passada quinta-feira, Giovanna recebeu um novo e-mail da See Tickets, desta vez a informá-la que os bilhetes anteriormente assegurados foram tornados inválidos e que seria reembolsada.

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“O motivo deste cancelamento é o facto de ter comprado mais do que o limite por cliente para esta digressão. O nosso sistema detetou que excedeu o limite de compra, pelo que tivemos de cancelar alguns dos seus bilhetes”, lê-se no e-mail enviado pela plataforma. O limite de bilhetes por cliente era quatro por código. Giovanna comprou três, como prova um recibo de compra a que o Observador teve acesso. Desde então, a jovem enviou quatro e-mails para o único endereço disponibilizado pela plataforma (ajuda@seetickets.com), bem como mensagens pelas redes sociais da See Tickets Portugal, mas nunca obteve resposta. “Não têm um número em Portugal, têm um número de Inglaterra, liguei, mas diz que não fazem mais esse serviço”, relata com frustração.

Taylor Swift. Afinal é ela que manda neste mundo? E até quando?

Giovanna Meneghel confirma que já recebeu inclusivamente o reembolso dos bilhetes. “Não sei o que fazer, eles não respondem. Talvez tenha de tentar com um advogado”, acrescenta. “O que dá a parecer é que venderam mais bilhetes que o permitido e agora estão a tentar arrumar, porém não vou pagar por um erro deles”, conclui.

Testemunhos semelhantes chegaram à página de fãs da cantora em Portugal. “Recebemos algumas mensagens de pessoas a dizer que os seus bilhetes para a The Eras Tour em Lisboa teriam sido cancelados sem motivo aparente”, lê-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter) da conta Taylor Swift Portugal. No mesmo texto sugerem que se entre em contacto com a plataforma.

O Observador tentou contactar a plataforma de bilhética tanto pelas redes sociais como pelo e-mail supracitado, não tendo obtido resposta até à data de publicação deste artigo. A Last Tour, promotora do evento em Portugal, garante ao Observador que está “a par da situação”, e que se trata de “alguns bilhetes, poucos”, em que houve “sobreposição de compras”, ou seja, em que o limite de compra por pessoa foi excedido, ainda que o Observador tenha contactado com compradores que garantem que essa sobreposição não aconteceu. A promotora sublinhou que está “em contacto” com a See Tickets e que é com a plataforma que “está a solução”.