Em apenas dez minutos logo a abrir, Gyökeres deu o mote para o regresso do Sporting à liderança isolada do Campeonato com uma jogada em que conseguiu soltar Ricardo Esgaio pela direita e Morita viu Félix Correia tirar-lhe o golo de forma in extremis e com um golo que foi anulado por 23 centímetros. Em apenas cinco minutos no início da segunda parte, Gyökeres “carimbou” a reviravolta para o regresso à liderança isolada do Campeonato com dois golos plenos de oportunismo que o voltaram a colocar como grande destaque da época em termos nacionais. Ainda houve mais um golo anulado, um remate que saiu a rasar o poste e uma defesa de Andrew até ao final mas o escandinavo voltou a arrebatar Alvalade com uma exibição que reforçou a ideia de que o caro pode muitas vezes sair barato desde que justifique aquilo que foi investido.

Gyökeres, o jackPote a caminho de ser Euromilhões (a crónica do Sporting-Gil Vicente)

Os leões pagaram um total de 20 milhões de euros ao Coventry, num negócio que pode ainda envolver mais quatro milhões em bónus por rendimento desportivo além dos dois milhões de comissão e “15% de uma mais-valia futura que pode ser reduzida até 10% por opção da Sporting SAD ou em função da concretização parcial de objetivos individuais e coletivos”. Em dúvida para o encontro com o Gil Vicente, Gyökeres chegou ao quarto jogo na presente temporada a marcar dois ou mais golos, num total de 15 golos marcados e mais cinco envolvido na jogada a assistir em apenas 17 partidas oficiais. Há dez anos que um avançado não demorava tão pouco até chegar à fasquia dos 15 golos depois de Fredy Montero em 2013/14. Esse rendimento e os nove golos colocam-no como o segundo melhor marcador da Liga atrás de Banza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Entrámos bem, jogámos muito bem nos primeiros minutos, tivemos um golo anulado por fora de jogo e depois o adversário marcou após um livre lateral. Foi frustrante mas também importante ter marcado antes do intervalo. Depois, na segunda parte, criámos várias oportunidades, fiz dois golos, podiam ter sido mais. São três pontos importantes mas temos de continuar. Há boas equipas no Campeonato, temos de fazer a nossa parte e ganhar os nossos pontos. Temos de continuar a trabalhar para manter esta posição, não podemos baixar o nível agora. Apoio dos adeptos? É sempre bom”, comentou Viktor Gyökeres à SportTV.

“Não estamos refém do Viktor [Gyökeres] mas se olharmos para os jogos, para a influência que ele tem tido não só em golos mas também na parte de esticar o jogo, de empolgar os adeptos, acho que tem uma influência muito grande. Isso é claro para todos. Se é o jogador mais influente do Sporting? É, claro que é e neste momento ele tem um papel de destaque mas a época é muito longa e todos vão ter esse papel. Não diria que estamos reféns porque no passado já ganhámos jogos sem ele mas está a tornar-se um jogador muito importante, não há que esconder, e agora é manter assim. Se baterem a cláusula? Bom, com 100 milhões são capazes de me dar algum para ir buscar outro mas acho difícil encontrar um como o Viktor mas 100 milhões ainda é qualquer coisa, vamos ver… Não tenho receio nenhum e quando é pela cláusula aceito bem”, comentou Rúben Amorim sobre o sueco na conferência de imprensa após o encontro.

“Sabíamos que ia ser um jogo complicado mas controlámos bem o Gil Vicente, todas as suas transições. Começámos bem, o Gil Vicente conseguiu depois acalmar e fez o golo na única vez que foi à nossa baliza. Nós já estávamos a tentar mas o empate foi inteiramente justo. Na segunda parte acelerámos, criámos ocasiões, marcámos dois e podíamos ter feito mais golos e melhor. No fim recolhemos um pouco, controlámos e fomos uns justos vencedores. Mudanças ao intervalo? O Nuno [Santos] fez o golo com ajuda do adversário, o Inácio saiu porque há jogos que não são tão bem conseguidos e é difícil estar sempre no máximo, preferimos retirá-lo, e o Esgaio estava a ter um dos melhores jogos mas tivemos que inverter o lado. Os jogadores não saíram porque jogaram mal ou porque não estávamos a dominar, mas sim porque queríamos outra tática”, tinha explicado antes o treinador leonino na zona de entrevistas rápidas da SportTV.

“Liderança isolada do Campeonato? Os pontos refletem as melhores equipas. A jogar, ganhar jogos, a não sofrer golos… Voltámos ao primeiro lugar mas o Campeonato vai ter muita história. Passo a passo já dissemos o que queremos no final, mas não temos que pensar muito à frente”, completou Amorim, que viu o Sporting conseguir pela 15.ª vez na história uma série de sete vitórias consecutivas em casa no início da Liga.