Os Capitão Fausto editam, em março, o quinto álbum, Subida Infinita, que será o último com a atual formação, visto que o teclista Francisco Ferreira vai deixar o grupo, foi anunciado esta quarta-feira.

O novo álbum tem edição marcada para 15 de março, e o primeiro single, “Nunca nada muda”, é divulgado na sexta-feira, de acordo com os Capitão Fausto, num comunicado divulgado esta quarta-feira pelo agenciamento da banda.

“Subida Infinita” é o nome do nosso quinto álbum, e a última vez que tocamos os cinco juntos. Não é um fim, mas uma despedida: o Francisco vai seguir um novo caminho. Palavras não chegam para o seu talento, amizade e para a marca que deixa, não apenas em nós, mas certamente naqueles que o ouviram”, lê-se no comunicado.

A banda recorda que os cinco elementos que atualmente a compõem — Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manuel Palha, Salvador Seabra e Francisco Ferreira — cresceram “sempre juntos” e, também juntos, embarcaram “numa aventura absolutamente singular”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Subida Infinita” é “o fruto de anos muito intensos: De fins e princípios, de morte e vida, de procura e encontro. De outros tempos e do começo dos novos. Dos filhos que nasceram e nos trouxeram luz. E agora de uma nova casa em Alvalade”, escrevem.

Para o próximo ano, fica também prometida uma digressão, com as datas a serem anunciadas em breve.

O mais recente e quarto álbum do grupo, “A invenção do dia claro”, foi editado em março de 2019.

A discografia dos Capitão Fausto inclui ainda “Gazela” (2011), “Pesar o Sol” (2014) e “Capitão Fausto têm os dias contados” (2016).