A história do Sporting com equipas suíças é tudo menos amor à primeira vista mas teve a particularidade ao longo dos anos de ir corrigindo desaires. Exemplos práticos: a seguir à derrota na antiga Taça das Cidades com Feira com o Zurique em 1967/68, veio uma vitória na Taça dos Vencedores das Taças de 1973/74 com o mesmo adversário; após as eliminações com Neuchatel Xamax e Grasshoppers na Taça UEFA nos anos 80 e 90, chegaram triunfos na Liga Europa e na Champions com Basileia em 2008 (com a particularidade de esses sucessos em 2008/09 terem coincidido com a melhor participação dos leões numa fase de grupos da Liga dos Campeões). No entanto, a realidade foi mudando. E mudou, sobretudo, a nível nacional, com aquilo que era a competitividade da liga suíça a cair enquanto a Primeira Liga foi mantendo o seu patamar. Aqui entronca o fator que pode ser diferenciador no playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa com o Young Boys.
Campeão por cinco vezes nos últimos seis anos, ficando com a hegemonia que antes tinha pertencido ao Grasshoppers e que passou depois para o Basileia (11 vezes campeão de forma consecutiva até 2017), a formação de Berna ocupa nesta fase o primeiro lugar da Liga suíça com 38 pontos em 18 jogos, sendo a equipa com mais vitórias (11), menos derrotas (dois), mais golos marcados (40) e menos golos sofridos (17). Orientado por Raphaël Wicky, antigo campeão como jogador pelo Sion que treinou o Basileia antes de rumar aos EUA (seleção Sub-17 e Chicago Fire), o Young Boys terminou a fase de grupos da Champions no terceiro lugar após vencer a “batalha” com o Estrela Vermelha entre derrotas com Manchester City e RB Leipzig.
Der BSC Young Boys trifft in den Sechzehntelfinals der UEFA Europa League auf Sporting Lissabon.
????️????️Das Hinspiel findet am Donnerstag, 15. Februar 2024, im Wankdorf statt, das Rückspiel eine Woche später, am 22. Februar 2024, in Lissabon.#bscyb #ybforever #uel pic.twitter.com/2fA6P1T7EC
— BSC YOUNG BOYS (@BSC_YB) December 18, 2023
Joël Monteiro, avançado de 24 anos que fez a formação em clubes como Sion ou Lausanne sem nunca ter passado por Portugal ao contrário do irmão Elton (jogou na Académica e no Sp. Braga B, tendo sido chamado às seleções jovens até aos Sub-21), é o único jogador com nacionalidade portuguesa apesar de ter nascido na Suíça num plantel onde está também Loris Benito, lateral que passou pelo Benfica em 2014/15. Miralem Sulejmani, sérvio que jogou também na Luz entre 2013 e 2015, esteve até 2022 nos helvéticos.
Ulisses Garcia ist nicht nur ein begabter Verteidiger, er zeigt auch eine bemerkenswerte Präsenz in der Offensive. Im Verlauf aller Spiele im November lieferte er beeindruckende 49 Pässe ins gegnerische Spielfelddrittel. ???? Dies stellt den Bestwert im YB-Team dar. 75% dieser… pic.twitter.com/xvmIJSxtHk
— BSC YOUNG BOYS (@BSC_YB) December 15, 2023
Em termos históricos, a vantagem joga a favor do Sporting a dois níveis. Por um lado, e olhando para todos os confrontos diante de formações suíças, os leões levam dez vitórias e apenas quatro derrotas; por outro, e analisando os duelos do Young Boys contra equipas portuguesas, os helvéticos nunca conseguiram ganhar, entre dois empates com o Sp. Braga no playoff da Liga Europa de 2011/12 (0-0 e 2-2) e duas derrotas na fase de grupos da Liga Europa diante do FC Porto em 2019/20, ambos por 2-1.