A chegada de Ousmane Diomande ao Sporting no mês de janeiro não foi propriamente uma surpresa depois de todas as notícias que foram saindo sobre o interesse dos leões no central mas não deixou de surpreender pelo perfil escolhido para estabilizar o eixo recuado da equipa. Pela idade, pelo clube que representava, pelo investimento que foi feito. Agora, quase um ano depois, ninguém coloca em causa a opção e a dúvida que vai crescendo passa pela capacidade do clube segurar por muito mais tempo o defesa de 20 anos que é um dos jogadores com maior margem de progressão nessa posição a jogar nas principais ligas europeias. Foi também graças a isso que se abriram as portas da seleção principal da Costa do Marfim, com a presença na Taça das Nações Africanas garantida em janeiro. Ou seja, mais uma baixa. E o sucessor pode ter semelhanças, não tanto pela forma de jogar nem pelo corredor preferencial mas pela posição e pelo atual clube.

Sporting fecha dossiers: Porro sai por mais de 45 milhões, Bellerín será o sucessor, Diomandé certo e Jovane no Burnley

Após algumas notícias que davam conta do interesse do Sporting em Ousmane Diao, central senegalês de 19 anos que foi o sucesso de Diomande no Mafra, as atenções viraram-se para outro jogador da mesma posição na Segunda Liga: Rafael Silva, brasileiro de 20 anos que tem também nacionalidade italiana e que joga no Leixões. Formado no Ponte Preta e no Cruzeiro, tendo uma passagem de um ano por Espanha ao serviço do Valladolid, o central esquerdino leva um total de 1.128 minutos em 14 jogos esta temporada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A informação começou a circular no universo leonino esta manhã ainda sem nome mas com várias “pistas” que apontavam para Rafael Silva. O jornal Record avança que o acordo poderá ficar fechado por 700 mil euros, com o Leixões, que defronta esta noite o FC Porto, a reservar uma parte do passe do central brasileiro. Apesar desta aposta, o jogador poderá não ser o único defesa a chegar a Alvalade no mercado de janeiro.

De recordar que, devido às provas continentais africanas e asiáticas, Rúben Amorim vai deixar de contar com Diomande, Geny Catamo e Morita no mês de janeiro, tendo ainda Fresneda, St. Juste e Coates lesionados nesta fase da temporada. Dessa forma, e como estava previsto, o Sporting avançou para opções que permitem não só ganhar opções para essa fase mais densa em termos de calendário mas também assegurar jovens valores com margem de progressão que possam fazer um caminho como o de… Diomande.