Nevou pela primeira vez em 2024 em Portugal. O primeiro nevão do ano aconteceu na noite desta quinta-feira, na Serra da Estrela, na região Centro, e na Serra do Larouco, em Montalegre, e as imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
Na conta Meteorologia, na rede social X, foram partilhadas imagens da Torre, na Serra da Estrela, e um aviso quanto ao perigo do vento. “Apesar de as estradas estarem abertas, muita precaução”, alerta-se.
É este o cenário na Torre (Serra da Estrela) neste momento.
Neve, sol, mas muito vento. Apesar de as estradas estarem abertas, muita precaução ⚠️
Vídeo do @meteoestrela pic.twitter.com/eTHukQdiPp
— meteorologia (@meteorologia) January 5, 2024
Montalegre também foi palco de um forte nevão, como confirmam mais imagens partilhadas na mesma rede social.
Padornelos, Montalegre ????
????Miguel Teixeira via WhatsApp pic.twitter.com/7y2dTpz6xL— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 4, 2024
Primeiros flocos (finalmente) da temporada em Codeçoso, Montalegre, há instantes.
????Isaque Madeira pic.twitter.com/fz2pxDkVxA— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 4, 2024
Portugal enfrenta uma massa de ar polar marítimo e, como tal, as temperaturas vão baixar, podendo registar-se temperaturas negativas em várias regiões. “Vamos sofrer, em Portugal continental, uma descida gradual dos valores, principalmente das mínimas que, nas regiões do Interior Norte e Centro deverão rondar os dois graus negativos, quatro graus negativos no Nordeste Transmontano e alguns locais da Beira Alta, e zero, um e dois graus positivos a chegar muito perto do Litoral Norte”, revelou uma especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Rádio Renascença.
Veja as imagens do nevão na fotogaleria que acompanha este texto.