Primavera antecipada no final de janeiro. Temperaturas máximas 8ºC a 10ºC acima do que é habitual para este mês, que costuma ser o mais frio do ano, e que só costumam chegar em março. Depois das três tempestades da última semana, a Hipólito, a Irene e a Juan, e dos dois dias gelados deste fim de semana, a montanha russa do tempo faz um novo looping: os termómetros vão subir acima dos 20ºC (até aos 23ºC, mesmo) em quase todo o país esta semana e assim se devem manter até pelo menos ao início da próxima.
O #anticiclone ???? irá prevalecer nos próximos dias, podendo haver apenas a possibilidade de chuviscos ????️ no Minho e Douro Litoral na manhã de segunda-feira. pic.twitter.com/UGZ3cDfR07
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) January 21, 2024
El tiempo en #España la próxima semana: una dorsal de récord traerá una primavera anticipada ☀️????️, estos serán sus efectos.
???? Aquí la previsión de @DuncanWingen.https://t.co/Hssz2vCUE0 pic.twitter.com/o0chmRuPCb
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) January 21, 2024
Esta segunda-feira pode ainda haver alguma chuva a norte (provavelmente apenas no Minho) e a costa portuguesa está quase toda com avisos amarelos até terça-feira às 9h00 devido a agitação marítima, por causa da tempestade Isha, que vai atingir o Reino Unido neste arranque de semana (é a tempestade mais forte neste momento em todo o mundo). Mas, a Isha não afeta o tempo da Península Ibérica nem se prevê que nenhuma outra depressão se aproxime do nosso território nos próximos dez dias, de acordo com os principais modelos meteorológicos. Ou seja, nada de chuva.
Foram emitidos avisos para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, com início às 15h00 desta segunda-feira e até às 9h00 de terça-feira.
#StormIsha is on the way – the winds will strengthen further today
Warnings have been issued for both the wind and rain ????️????️
Stay #WeatherAware pic.twitter.com/9o7VE3hvoX
— Met Office (@metoffice) January 21, 2024
Remarkably #StormIsha appears to be the most powerful storm on the planet right now. pic.twitter.com/WOXkwHbCSw
— Dave Throup (@DaveThroup) January 21, 2024
Isto porque o anticiclone dos Açores não só se posicionou em latitudes por onde não costuma andar em janeiro, como ganhou uma abrangência que é tudo menos normal nesta altura do ano. E assim, não só vai impedir que qualquer tempestade chegue até cá nos próximos dias — vão passar por cima, pelo Atlântico Norte, como a Isha —, como está criada uma dorsal anticiclónica, que pode bater recordes para esta altura do ano, que vai arrastar ar subtropical e fazer subir as temperaturas. Portanto, não só não haverá chuva, como teremos sol e tempo quente.
Menudo anticiclon que viene!!????????
Parece que nuestro amigo el anticiclon vuelve para quedarse hasta final de mes.
Las temperaturas serán muy altas, hasta 12-14°C por encima de la media #meteo pic.twitter.com/JB5SYq4SBw— Stormyalert (@Stormyalert) January 20, 2024
Vamos a darle un poquito de dimensión al episodio de #primavera adelantada que vamos a tener en solo un par de días.
Usemos la fantástica web de Tomer Burg, el modelo europeo IFS/ECMWF y el modelo de reanálisis ERA5 en el que se basa, para el cálculo de las anomalías. Los mapas… pic.twitter.com/HwK3ROnXsa
— Pedro C. Fernández (@PedroCFernandez) January 20, 2024
Os termómetros começam a subir já esta terça-feira, mas os dias quentes virão mesmo a meio da semana, quarta e quinta-feira. Lisboa e Braga podem chegar aos 21ºC de máxima, Faro e Leiria aos 23ºC, Évora e Beja aos 22ºC, e Porto ou Coimbra ficar pelos 20ºC. No interior, tempo continuar um pouco mais frio, mas mesmo assim já com dias soalheiros entre os 16ºC e 17ºC. As mínimas, essas, continuarão baixas, mas nada a das últimas noites, 6º a 7ºC no interior, 10º a 11ºC no litoral.