Os mais supersticiosos leriam os impasses como sinais, mas nada parece demover o casal de levar por diante aquele que poderá ser, por fim, o casamento do ano na Grécia. A história do noivado de Theodora e Matthew Kumar leva alguns anos, e uma série de episódios que foram adiando a troca de alianças, uma e outra vez. Segundo adianta a revista Tatler, o casamento deverá realizar-se por fim este ano, algures no outono.

Foi em 16 de novembro de 2018 que Constantino II e Ana Maria da Grécia anunciaram o noivado da sua filha mais nova, quarta de cinco filhos, com Matthew Jeremiah Kumar, natural de Los Angeles, EUA. Inicialmente prevista para maio de 2020, na ilha grega de  Spetses, a boda acabou por ficar em suspenso por causa do contexto da pandemia de Covid-19. A 25 de maio desse mês a princesa desabafava nas suas redes, numa publicação acompanhada de uma foto com o noivo.

“Naquele que deveria ter sido o nosso fim de semana de casamento – o amor e o apoio de amigos e familiares foram tão apreciados. Mal podemos esperar para comemorar convosco na Grécia, assim que seja seguro.”, escrevia então a princesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Philippos e Nina: vestido Chanel, tiara e o regresso da família real a Atenas numa das bodas do ano

Até aqui nada de novo ou especialmente trágico, já que muitos outros casais, incluindo da realeza, viram as núpcias adiadas, caso da princesa Beatrice e de Edoardo Mapelli Mozi. Mas em outubro de 2021 quem roubava todas as atenções, antecipando-se à irmã, era Philippos, o benjamim do clã. Entre o vestido Chanel da noiva, Nina Flohr, tiaras, e o emotivo e histórico regresso da família real a Atenas, a cerimónia celebrada na catedral de Santa Maria da Anunciação, atirava para outras núpcias o enlace de Theodora.

Mais de um ano depois desse acontecimento, em dezembro de 2022, o clã real grego revelava que o casamento de Theodora aconteceria no começo do verão de 2023, em Porto Heli, o que relançava o interesse por parte das revistas da especialidade, que antecipavam alguns dos festejos mais aguardados desse ano, para além da coroação de Carlos III no Reino Unido.

GettyImages-2035291733

Theodora, a primeira à esquerda, acompanhada pelo irmão, Philippos, pela rainha Sofia e por Irene da Grécia, no serviço religioso de homenagem a Constantino II, um ano após a sua morte © Getty Images

Mas um novo acontecimento funesto haveria de levar a alteração de planos. A 10 de janeiro de 2023, morria o rei Constantino, o pai da noiva, aos 82 anos, e o consequente período de luto atirou para futura data o cenário do casamento. Há quem defenda que outros motivos, também eles pouco soalheiros, terão contribuído para a revisão da agenda. A 29 de junho de 2023, chegava uma notícia dos EUA que abalava a credibilidade do noivo.

A Ordem dos Advogados do Estado da Califórnia movia um processo disciplinar contra Kumar, restringindo a prática de advocacia durante um ano. Kumar foi considerado culpado “de múltiplas violações relacionadas com o tratamento de fundos de contas de confiança de clientes, estimando-se que terá usado fundos jurídicos para despesas pessoais.”

Theodora Greece, a princesa atriz

Nascida a 9 de junho de 1983, princesa da Grécia e Dinamarca, Theodora teve o seu berço no hospital de St Mary, em Londres, onde o rei deposto se exilou com a família desde 1973.

Batizada a 20 de outubro de 1983 na Catedral de Santa Sofia, na capital britânica, teve entre os padrinhos e madrinhas a rainha Margarida II da Dinamarca (sua tia materna), e Isabel II. Entre 1994 e 2001 frequentou o colégio interno feminino Woldingham School, situado em Surrey. Seguiu-se um ano sabático em Alice Springs, Austrália, e a inscrição na Brown University, onde enveredou pela área que viria a seguir até hoje.

Theodora Greece, assim se apresenta a princesa tornada atriz que se licenciou em Artes Teatrais em 2006, passou ainda pela Northeastern University em Boston e por uma pós-graduação na Central Saint Martins College of Art and Design. A mudança de maior impacto terá sido em abril de 2010, quando rumou a Los Angeles para perseguir a carreira desejada, encetando o percurso com papéis secundários. Foi aí que conheceu o futuro noivo. Na TV, estreou-se como secretária Alison Montgomery numa telenovela da CBS, The Bold and the Beautiful, em 5 de dezembro de 2011.

Felipe e Juan Carlos reconciliam-se em público numa homenagem a Constantino II

O casal começou a namorar em 2016 e a notícia do noivado surgiu em 2018. Foi nessa altura que Theodora partilhou a notícia acompanhada de fotos do casal posando junto à Tower Bridge, em Londres.

Na aguardada boda, espera-se a presença da família, com destaque para os irmãos mais velhos da noiva, caso da princesa Alexia, o príncipe herdeiro Pavlos e o príncipe Nikolas, e ainda do príncipe Philippos. As câmaras dos fotógrafos deverão estar também atentas a outras figuras mediáticas, como Olimpia da Grécia, Isabel Getty e Talita Natasha von Fürstenberg.

Morreu Constantino II, o último rei da Grécia