Eletricidade
Eletricidade

Eletricidade vai baixar 0,4% em 2020

605
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propõe descida de 0,4% nas tarifas da eletricidade para o próximo ano. Será a terceira descida consecutiva dos preços anuais, mas fica aquém da de 2019.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Braga

Suspensa instalação de linha de muito alta tensão

Tribunal Administrativo de Braga aprova suspensão imediata da instalação de uma linha de muito alta tensão em Barcelos, pois o traçado previsto "penalizaria gravemente" o concelho.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Política

Costa. País tem "grande dívida com o interior"

952
O secretário-geral do PS assumiu que o país tem "uma grande dívida para com o interior" tendo em conta que é nesta zona que se produz um quarto da energia consumida em Portugal.
Quénia

Quénia inaugura maior parque eólico de África

O projeto pretende reduzir os custos da eletricidade no país e atrair investidores para a nação da África Oriental. O parque eólico permitirá reduzir a dependência energética nos geradores a 'diesel'.
Angola

Angolanos criticam aumento da eletricidade

A população angolana queixa-se do aumento do custo de vida, sobretudo na cesta básica e serviços essenciais, considerando a medida do governo "preocupante e prejudicial".
Eletricidade

Produção de eletricidade da EDP cai 11%

A produção de eletricidade da EDP caiu 11% no primeiro semestre para 33.816 gigawatts hora (GWh) face ao período homólogo. Em contrapartida, a produção eólica aumentou 4%.
Minas

Homem sofre eletrocussão nas minas de Aljustrel

Vítima sofreu queimaduras nas mãos e nas pernas. O homem de 51 anos foi transportado num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital de São José.
Impostos

PSD quer reduzir IRC para 17% e IVA na luz para 6%

2291
Redução de taxas nos escalões intermédios do IRS, redução da taxa mínima do IMI e redução gradual da taxa de IRC são algumas medidas fiscais que Rui Rio anunciou esta sexta-feira no Porto.
Eletricidade

Apagão em Braga. Serviço já foi 100% reposto

224
Fonte da EDP Distribuição confirma que o abastecimento de eletricidade já foi totalmente reposto, no entanto ainda não existe uma justificação para o sucedido.
Eletricidade

Consumo de eletricidade recua 2% em junho

O menor consumo de eletricidade deve-se ao impacto da temperatura e menor número de dias úteis. A queda atenua-se para 0,2%, praticamente em linha com o valor verificado no mesmo mês do ano passado.
Eletricidade

IVA mais baixo na luz e gás a partir desta segunda

IVA passa para os 6% no continente e 4% e 5%, respetivamente, nos Açores e na Madeira. Redução do IVA vai beneficiar mais de três milhões de contratos de eletricidade e um milhão e 400 mil de gás.
Eletricidade

Eletricidade restaurada em 90% da Argentina

104
90% da Argentina já tem eletricidade, bem como a maioria dos habitantes do Uruguai. Buenos Aires tem problemas no abastecimento de água. Terra do Fogo, na Patagónia, escapa ao apagão.
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.
erse

Mail ou telefone. Elétricas têm de atender cliente

O regulador energético recomendou aos consumidores o contacto com a empresa por diversos meios. Elétricas "têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores".
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa procura alternativas

César Machava disse que Hidroelétrica de Cahora Bassa pretende identificar alternativas à barragem que alimento empreendimento. Utilização de mais energias renováveis é uma possibilidade.
Eletricidade

Empresas elétricas querem lista negra de devedores

O fenómeno afeta mais as empresas de menor dimensão, mas "estes turistas energéticos rodam todos", explica o presidente da Associação de Comercializadores. Questões legais dificultam criação de lista.
EDP

China Three Gorges negoceia controlo da EDP Brasil

A notícia foi avançada pela Bloomberg e diz que o maior acionista da energética portuguesa está a analisar a fusão dos ativos que detém naquele país da América Latina.
Eletricidade

Reduzir potência de eletricidade poupa 22 euros

164
Pode estar a pagar mais do que devia de acordo com a potência contratada. Agora já tem um simulador online para fazer as contas e ver se precisa mesmo daquela potência.
Eletricidade

Governo fecha central termoeléctrica do Pego

Nas palavras do Ministro do Ambiente, "a central do Pego vai mesmo encerrar muito pouco depois de 2020". José Pedro Matos Fernandes também quer encerrar a central termoelétrica de Sines até 2030.
Eletricidade

Portugal tem a eletricidade mais cara da UE

8099
Segundo o Eurostat Portugal teve a eletricidade para consumo doméstico mais cara da UE, com 28,2 PPC por 100 kWh, seguido pela Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh.
IVA

Descida do IVA da eletricidade e gás natural 

A redução do IVA aplica-se apenas aos consumidores que tenham uma potência de eletricidade que não ultrapasse 3,45 kVA e que tenham consumos de gás em baixa pressão até aos 10.000 m3 anuais.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Banco Mundial

África. Banco Mundial financia eletrificação

110
Através de sistemas solares autónomos modernos, o projeto visa melhorar o acesso de países como Guiné-Bissau e Cabo Verde a eletricidade. 1,7 milhões de africanos serão abrangidos pela medida.
Eletricidade

Bruxelas autoriza Portugal a descer IVA na luz

988
Se o Governo quiser, a taxa poderá descer para os 6% para consumidores com potência contratada mais baixa. Número de famílias abrangidas com poupança poderá superar os 3 milhões.
Durão Barroso

CMEC. interesse público foi "salvaguardado"

275
Durão Barroso garante que o interesse público foi "devidamente e escrupulosamente salvaguardado" quando o seu governo desenhou os CMEC, que tinham o objetivo de garantir a neutralidade financeira.
Venezuela

Maduro anuncia plano de racionamento de energia

O regime de Nicolás Maduro disse que que o plano ajudará a lidar com os 'apagões' que causaram falhas no abastecimento de água e cortes nas comunicações. A medida vai durar 30 dias.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Escolas e trabalho suspensos

O governo venezuelano "decidiu suspender as atividades laborais e educativas" por 24 horas, devido ao apagão que está a deixar a Venezuela às escuras desde segunda-feira.
Venezuela

Venezuela. Terceiro apagão em menos de 2 semanas

Uma falha na barragem hidroelétrica levou a que as ruas da Venezuela ficassem imersas em total escuridão esta quinta-feira. Durou cerca de 6 horas e 18 estados foram afetados. Maduro culpa a oposição.
Venezuela

Apagão. Maduro suspende aulas e actividade laboral

169
Pelo menos 18 estados da Venezuela continuam às escuras devido a uma falha na barragem hidroelétrica, que o governo apelidou de "guerra elétrica" e de "sabotagem".
EDP

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

António Mexia vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor e as ligações ao gabinete do antigo ministro Manuel Pinho.
Moçambique

Eletricidade de Moçambique em "alerta vermelho"

A produção de energia da barragem de Corrumana está reduzida a cerca de metade dos 25 megawatts que devia lançar da rede. Contudo, ainda não foram anunciados problemas no abastecimento de energia.
Eletricidade

Eletricidade renovável. Produção duplica até 2030

109
De acordo com o Plano Nacional Energia-Clima as renováveis deverão representar 47% do consumo elétrico em no país daqui a 11 anos. Prevê-se um aumento da capacidade instalada entre 25,7 e 28,8 GW.
Eletricidade

Dividir rede pode elevar custos para consumidores

Contratos de concessão da rede elétrica à EDP vão acabar. Novo modelo pode criar 3 concessões geográficas, mas há riscos. Gestão menos eficiente pode aumentar custos para consumidores, avisa ministro.
EDP

EDP Comercial. Contratos "voluntários" de 5 anos

675
Os clientes industriais estão a receber cartas da EDP Comercial para renovarem os contratos por cinco anos. Se não quiserem, o contrato termina. Mas a empresa garante que a adesão é voluntária.
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Energia

ERSE autorizada a passar 3 milhões para os preços

Governo autorizou o regulador a transferir três milhões do saldo positivo da sua atividade para tarifas de luz e gás natural. É a primeira vez desde 2007. Conta de 9 milhões estava bloqueada no IGCP.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
EDP

EDP vai baixar preços em 3,5% no próximo ano

142
EDP vai baixar preço da eletricidade no próximo ano em 3,5% para quase todos os seus mais de quatro milhões clientes no mercado liberalizado. É o reflexo da baixa das tarifas de acesso às redes.
Eletricidade

Baixa recorde da luz pode custar caro após 2019

371
Presidente do Conselho Tarifário da ERSE avisa que corte extraordinária de receitas num ano gera um agravamento das tarifas nos anos seguintes. Baixa história de 3,5% no preço da luz pode custar caro.
Eletricidade

Ourique. Projeto leva energia a casas isoladas 

A eletricidade vai chegar a 56 casas e explorações agrícolas isoladas do concelho alentejano de Ourique, graças a um projeto de eletrificação rural "há muito ambicionado" pelos beneficiários.
EDP

EDP paga contribuição e ajuda a baixar luz em 2019

EDP vai voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético. Valores relativos a 2017 e 2018 ajudam a baixar preço da eletricidade em 2019.
Eletricidade

Tarifa regulada da eletricidade cai 3,5% em 2019

Regulador da energia confirma descida de 3,5% na tarifa regulada da eletricidade para famílias. Fatura média mensal cai 1,58 euros. Tarifas de acesso às redes baixam 16,7% na baixa tensão.
Acidentes e Desastres

Duas pessoas eletrocutadas em Rio Maior

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Paulo Cardoso, disse à Lusa que do acidente resultaram duas vítimas que foram assistidas no local por equipas de socorro.
Eletricidade

Tarifas da luz devem baixar 3,5% em janeiro

106
Governo enviou ao regulador um despacho a aprovar transferência de 189 milhões de euros para o sistema elétrico. Tarifas baixam 3,5% em janeiro para as famílias.
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Energia

Energia. Marcelo nega interferência externa

O Presidente da República foi questionado sobre um alegado desagrado da China face à política energética nacional. Marcelo afirmou que está "fora de causa" qualquer interferência de qualquer país.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
Energia

Governo compensa indústrias que usam eletricidade 

321
Grandes indústrias que trocaram combustível fóssil por eletricidade para poluir menos vão ter compensação parcial por subida do preço da energia, revela ministro do Ambiente. Serão 2 milhões em 2019.
Eletricidade

Governo prevê redução de 3,5% na luz em 2019

Redução na conta da eletricidade, em 2019 para consumidores domésticos deverá ser de 3,5% estima o Governo. Descida é conseguida com transferência de receita da contribuição sobre empresas da energia.
Orçamento do Estado

IVA da luz. Famílias devem escolher potência baixa

3301
Ministro da Transição Energética não exclui discutir descida do IVA na eletricidade para mais contratos, mas Matos Fernandes exorta famílias a mudarem para potência contratada mais baixa e pagarem 6%.
Venezuela

20 mil trabalhadores abandonam empresa estatal

Os trabalhadores da empresa Corporação Elétrica Nacional da Venezuela abandonaram o trabalho devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos.
Angola

Taxa de eletrificação de Angola "ainda" nos 42% 

A taxa de eletrificação em Angola está nos 42%, admitiu o ministro da Energia e Águas angolano, sublinhando, porém, que existem "boas perspetivas" para se começar a reverter a situação em breve.
EDP

Lucros da EDP caem 74% devido às contas dos CMEC

Elétrica lucrou 297 milhões de euros de janeiro a setembro, mas salienta que o resultado fica "fortemente marcado" por uma provisão relacionada com o cálculo das sobrecompensações dos CMEC.
Eletricidade

Mota-Engil fornece eletricidade à cidade do México

O fornecimento de eletricidade para a iluminação pública de toda a Cidade do México arrancou no dia 1 de novembro e vai abranger cerca de 18 milhões de habitantes por um período de 20 anos.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
Eletricidade

Governo quer equilibrar preço da eletricidade

O fornecimento de eletricidade por algumas autarquias pode criar dificuldades ao nível dos preços, o que justifica um mapeamento para uma "exploração equilibrada".
Energia

Fatura detalhada. Informação a mais que custa mais

Pareceres dos reguladores e defesa de consumidor avisam que fatura detalhada de energia pode não ser eficaz e até afastar consumidores. E nos combustíveis, o custo acrescido pode ir para aos clientes.
Israel

Israel retoma abastecimento de combustível a Gaza

Os fornecimentos de combustível à Faixa de Gaza tinham sido interrompidos a 12 de outubro, no seguimento de confrontos mortíferos na fronteira, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa.
Eletricidade

Redução do IVA na eletricidade chega às famílias

430
A taxa reduzida do IVA na componente fixa para os consumidores com potência contratada mais baixa deverá abranger mais de três milhões de famílias no fornecimento de eletricidade e 1,4 milhões no gás.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Orçamento do Estado

Impostos no gasóleo estão ao nível mais alto

1178
Impostos cobrados no gasóleo atingiram em outubro o valor mais alto, 74 cêntimos por litro. Apesar da subida do petróleo e dos preços, Orçamento não prevê alívio e carrega na taxa do carbono.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
Eletricidade

ERSE. "Não admito receber orientação do Governo"

586
Ministro do Ambiente confirmou escolha do deputado do PS para regulador da energia, apesar de dúvidas levantada por CDS. Carlos Pereira garante: "Não admito receber nenhuma orientação do Governo".
Orçamento do Estado

Governo. Fatura da luz deve descer 10% até 2020

148
Com transferência de quase 400 milhões de euros da contribuição sobre as grandes empresas de energia, para baixar a dívida tarifária, Governo prevê descida de 10% na fatura nos próximos dois anos.
Eletricidade

Regulador propõe subida de 0,1% no preço da luz

168
Regulador propõe atualização de 0,1% nas tarifas da eletricidade para clientes domésticos em 2019, apesar de medidas para travar os preços. Mas há mais medidas e preços finais ainda podem baixar.
Eletricidade

Energia muda entre guerras e negociação com EDP

Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
Orçamento do Estado

IVA a 6% no contador e 190 milhões para baixar luz

2427
Bloco revela descida do IVA para 6% sobre parte fixa da fatura elétrica. Medida abrange potência contratada até aos 3,45 kVA, menos de metade dos clientes, mas há 190 milhões para baixar a luz em 5%.
Orçamento do Estado

Governo negoceia contribuição em falta com EDP

Governo quer convencer a EDP a pagar a contribuição extraordinária (CESE) que suspendeu em 2017, para baixar o preço da luz. Em troca, pode reduzir o valor da CESE à medida que cai a dívida tarifária
Tarifa Social

Árbitros. Tejo Energia tem de pagar tarifa social

A dona da central do Pego reclamava sete milhões de euros pelos custos assumidos com tarifa social de eletricidade. Painel de árbitros decidiu que o sistema elétrico não deve reembolsar essa fatura.
Eletricidade

ERSE. Deputados "são independentes do Governo"

148
Ministro da Economia defende escolha de Carlos Pereira para administração da ERSE. Os deputados, neste caso do PS, "são independentes do Governo". PSD diz que Governo "odeia entidades independentes."
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
Eletricidade

Subida da eletricidade "é machadada" nas empresas

"Estamos a falar nas empresas que não estão no mercado regulado e que fazem acordos com os distribuidores", explicou o presidente da AEP, realçando que foram confrontadas com situações incomportáveis.
Espanha

Espanha reduz durante seis meses preço da luz

A ministra da Transição Ecológica explicou na habitual conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros que a eliminação temporária desses impostos terá um impacto de 4% na fatura.
Orçamento do Estado

Governo propõe 150 milhões do OE para baixar a luz

Em vez de baixar o IVA, Governo propõe transferir 150 milhões de euros da contribuição extraordinária sobre grandes empresas da energia para conseguir baixar o preço da eletricidade.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
Eletricidade

Suspeitas de manipulação no regulador europeu

Regulador português levou as suspeitas de manipulação de preços no mercado grossista da eletricidade ibérico à agência europeia de reguladores. Investigação está em curso.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
Moçambique

400 mil famílias vão passar a ter eletricidade

A Electricidade de Moçambique pretende que 400 mil famílias entrem na rede elétrica pública anualmente, visando acelerar o objetivo de acesso universal à eletricidade até 2030.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
EDP

Acionistas da EDP metem Estado em tribunal

Acionistas da EDP vão para tribunal arbitral internacional contra corte de 285 milhões nas rendas recebidas no passado. Empresa diz que decisão do Governo implicará prejuízos na operação em Portugal.
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
Energia Nuclear

Bélgica. Nuclear parado põe em risco fornecimento 

Centrais nucleares belgas vão estar em manutenção mais tempo que o previsto. Paragem coloca o país em risco de falta de eletricidade em novembro. Já está a ser pedida energia aos vizinhos.
Eletricidade

Suspensão de taxas espanholas positiva para preço

Portugal considera positiva a descida de impostos sobre a produção elétrica espanhola. Secretário de Estado da Energia acredita que poderá ajudar a baixar preço da energia que é vendida do lado de cá.
Eletricidade

Madrid trava imposto a elétricas para baixar preço

Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar o impacto da escalada de preços no mercado grossista que também apanha Portugal.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
Eletricidade

Lâmpadas de halogéneo saem de mercado

As tradicionais lâmpadas de halogénio deixam de ser colocadas no mercado a partir de sábado na União Europeia, representando uma poupança estimada em 39 tera-watts por hora (Twh) em 2020.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste na descida do IVA na eletricidade

O secretário-geral do PCP afirmou que, apesar de o Orçamento de Estado ter de ser pensado no conjunto, há matérias em que o partido vai "estar diretamente empenhado para que se concretize".
Energia

Angola chama sul-coreanos para nova central a gás

O Governo angolano selecionou um consórcio formado por quatro das maiores empresas sul-coreanas do setor energético para apoiar a construção de uma nova central elétrica de ciclo combinado a gás.
Fernando Medina

Medina contra descida do ISP e IVA na eletricidade

997
Fernando Medina afirmou esta terça-feira estar contra reduções no ISP e no IVA da eletricidade. "Não me parecem boas medidas, que vão no sentido correto", afirmou o dirigente socialista.
EDP

EDP pode perder 358 milhões das rendas que recebeu

169
Governo informou a EDP que recebeu mais 358 milhões com mudanças no regime de custos de manutenção do equilibro contratual (CMEC). Empresa pode ter que devolver rendas já recebidas aos consumidores.
Eletricidade

Portugal e Espanha pedem investigação a preços

Subida "atípica" no preço da eletricidade no mercado grossista, preocupa Lisboa e Madrid que pedirem investigação a reguladores. Governos admitem reformar regras do mercado ibérico (MIBEL).
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
Energia

Energia. Países mais caros fora do ranking

Dados do Eurostat colocam Portugal em terceiro lugar entre os países da União Europeia com a eletricidade e o gás natural mais caros. Regulador português diz que há uma distorção no ranking.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

981
Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Impostos

Luz. IVA pode voltar a 6%? Se Bruxelas deixar sim /premium

106
Baixa do IVA na eletricidade para 6% está a ser estudada e pode reverter medida do tempo da troika. Isto se Bruxelas aprovar. Se avançar, fatura pode baixar 13%, mas quem paga é o Estado e não a EDP.
Eletricidade

Portugal, Espanha e França acordam rede elétrica

Responsáveis de Portugal, Espanha e França comprometeram-se a ter "rapidamente" uma interligação elétrica a ligar os três países, projeto que vai receber "o maior apoio financeiro europeu de sempre".
EDP

Decisões políticas custaram 144 milhões à EDP 

Resultados da elétrica caíram 16% no primeiro semestre para 380 milhões de euros. Decisões políticas e alterações regulatórias em Portugal tiveram impacto negativo de 144 milhões de euros.
Eletricidade

Eletricidade. Planos de pagamento obrigatórios 

Os distribuidores de eletricidade têm que disponibilizar planos de pagamentos às empresas comercializadoras afetadas por leituras erradas dos contadores ou consumos prescritos.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Eletricidade

BE quer redução do IVA na eletricidade

331
Catarina Martins, coordenadora do BE, disse que é preciso baixar o imposto porque "é muito difícil explicar como é que o IVA de um bem essencial como a eletricidade está na taxa máxima".
Angola

Angola quer duplicar produção eléctrica

O Governo angolano pretende duplicar a capacidade instalada de produção de eletricidade para 5.400 MegaWatts (MW) até 2022, com cerca de 30% proveniente de centrais privadas.
Energia Renovável

Quando há concursos, como na éolica, não há rendas

Ex-secretário de Estado do Ambiente diz que não há rendas excessivas quando foram feitos concursos como na energia eólica. Carlos Pimenta defende renováveis face à opção nuclear que é uma "desgraça".
Galp

Galp fornecer electricidade a 400 postos Mobi.E.

A Galp vai passar a fornecer eletricidade, em exclusivo, nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

179
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
Energia

"Portugueses têm o dever" de saber se há petróleo /premium

468
Secretário de Estado da Energia tudo fará para preço da luz baixar em 2019, mas prioridade é limpar dívida. Para Jorge Seguro Sanches, antes de decidir se vai produzir, país deve saber se há petróleo.
Eletricidade

Produção renovável abastece 60% do consumo

A produção renovável de eletricidade abasteceu 60% do consumo no primeiro semestre de 2018, repartida pela hidroelétrica (28%), eólica (26%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,4%)
Eletricidade

O caso da energia e perigosas manobras de diversão /premium

Já se percebeu que os erros políticos do passado explicam o peso da nossa factura eléctrica e que nada vai mudar. Esperemos que a comissão parlamentar de inquérito não seja só uma manobra de diversão.
Eletricidade

Bruxelas foi conivente com as rendas em Portugal

281
Sampaio Nunes, autor da queixa contra ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Eletricidade

Tudo o que está a pagar na fatura da luz

487
Inquérito parlamentar vai passar a pente fino rendas excessivas do setor elétrico. Os chamados custos políticos pesam mais na fatura dos clientes domésticos: em cada 10 euros, 4 pagam estas decisões.
Eletricidade

Energia. Incompatibilidades devem ser discutidas

103
Secretário de Estado da Energia defende que é importante que a comissão de inquérito às rendas excessivas discuta a forma como os quadros se transferem entre o Estado e as empresas de energia.
Eletricidade

Bloco e PCP exigem devolução de 510 milhões na luz

Governo volta a ser desafiado a exigir à EDP devolução do valor, supostamente pago a mais, ao abrigo dos contratos CMEC. Secretário de Estado de Energia diz que os serviços estão a fazer as contas.
Energia

Portugal tem a energia mais cara da Europa

1707
O relatório do Eurostat relativo ao primeiro semestre concluiu que Portugal tem a energia mais cara da Europa face ao nível de vida. O preço real da eletricidade só é mais alto na Alemanha.
Moçambique

Moçambique renova fornecimento de energia

A Electricidade de Moçambique vai renovar a subestação elétrica de Mocuba, no centro do país, para ligar à rede a primeira central de energia solar fotovoltaica de grande escala.
Eletricidade

Eletricidade. Mercado livre chega a cinco milhões 

O mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou em março a barreira dos cinco milhões de clientes, com um aumento líquido de cerca de 17 mil clientes face ao mês anterior.
EDP

Lucro da EDP baixa 23% no 1.º trimestre

Lucro caiu para 166 milhões penalizado por "alterações regulatórias adversas em Portugal". A EDP explica que, sem eventos não recorrentes, o resultado líquido teria caído 5%.
EDP

EDP vai investir 12 milhões na África Ocidental

A EDP vai investir 12 milhões de euros nos próximos três anos em empresas de produção descentralizada de energia, nomeadamente na África Oriental.
Eletricidade

BE pede inquérito sobre rendas excessivas

O Bloco de Esquerda formalizou esta quarta-feira o pedido de constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao "pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade".
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa ultrapassa produção

A Hidroelétrica de Cahora Bassa utrapassou em 1,61% a meta da produção planificada mas a atividade da barragem foi condiciona pela fraca precipitação registada na época chuvosa.
EDP

Governo impõe corte de 100 milhões à EDP 

264
Governo validou corte de 100 milhões proposto pela ERSE ao valor final das compensações à EDP. Corte pode ser maior se decisões políticas que autorizaram rendas passadas forem nulas.
Energia

Produção de eletricidade da EDP sobe 7% 

Produção eólica subiu 13% e produção hídrica cresceu 42%. Volume da eletricidade distribuída cresceu em todos os mercados, com destaque para Portugal, com um aumento de 4,5% no primeiro trimestre.
Moçambique

Centro e norte de Moçambique às escuras

Situação teve origem numa avaria na central elétrica da barragem de Cahora Bassa. Eletricidade de Moçambique está a averiguar a origem do problema e reparação pode demorar algumas horas.
País

Défice tarifário da eletricidade deve recuar

O défice tarifário da eletricidade em Portugal deverá diminuir este ano para 2% do Produto Interno Bruto, face aos 2,5% de 2017, beneficiando das melhores condições macroeconómicas e da descida.
EDP

Quem manda na EDP. Estados estrangeiros têm 40%

EDP volta ao centro dos apetites de grupos internacionais. Mas eventuais ofertas têm de convencer investidores de longo prazo. 40% do capital está nas mãos de empresas de estados estrangeiros.
EDP

Engie interessada na EDP, que desmente contactos

147
Canal francês noticia contactos da Engie com António Mexia para investir na EDP. Elétrica desmente negociações com grupo francês que em Portugal é um dos donos das centrais da Turbogás e do Pego.
EDP

EDP. Mexia vai liderar até 2020

António Mexia foi reconduzido na liderança da EDP até 2020. Eduardo Catroga fica no conselho geral, mas representando o acionista chinês. Eduardo Stilwell será o novo administrador financeiro (CFO).
EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP até 2020, passando a liderar um Conselho de Administração alargado a nove membros. O único executivo que não avança para um novo mandato é Nuno Alves.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Eletricidade

Garantia de potência paga à EDP e Endesa suspensa

Governo suspendeu em 2018 a garantia de potência paga às centrais elétricas para estarem sempre disponíveis para produzir. Secretário de Estado da Energia diz que regime não é preciso no próximo ano.
Energia Renovável

Renováveis produziram mais que o consumo em março

881
Produção a partir de fontes renováveis ultrapassou todo o consumo de eletricidade em Portugal continental em março. Resultados são "inéditos" em pelo menos 40 anos. Energia verde chegou para 70 horas.
Eletricidade

Tarifa da luz. 2 mil optaram por regime equiparado

Mais de dois mil consumidores que estavam no mercado livre de eletricidade regressaram em janeiro ao mercado, optando pelo novo regime equiparado ao das tarifas reguladas.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Moçambique

Suécia financia eletricidade em Moçambique

A Suécia vai desembolsar seis milhões de dólares para financiar projetos de produção, transporte e distribuição de energia elétrica, anunciou o presidente do conselho de administração da EDM.
Eletricidade

Consumo assegurado por renováveis durante 69 horas

O consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado na íntegra por fontes renováveis, sobretudo energia eólica, durante 69 horas seguidas, anunciou a APREN.
Meteorologia

Vila Real de volta ao normal após mau tempo

O vale da Campeã, em Vila Real, está a voltar à normalidade depois de ter sido reposta a eletricidade. As escolas reabriram e os estabelecimentos comerciais estão a funcionar sem problemas.
REN

Consumo de energia elétrica aumentou 

Devido ao frio que se fez sentir, no mês de fevereiro o consumo de energia elétrica aumentou 5,4% face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a REN, a evolução foi de 1,6%.
EDP

Lucro da EDP sobe 16% para 1,113 mil milhões 

734
Lucro da EDP cresceu 16% em 2017 para 1,113 mil milhões de euros, alavancado pela venda de ativos. Resultados em Portugal caíram 50,% por causa da seca e medidas políticas que custaram 192 milhões.
Energia

Governo pede avaliação da tarifa social 

Agência para a energia lançou portal que junta toda a informação e números de energia. O Observatório da Energia vai também avaliar políticas públicas e começa pelo funcionamento da tarifa social.
Guiné-Bissau

Bissau sem energia elétrica há 24 horas

A capital da Guiné-Bissau está sem energia elétrica há 24 horas, devido à falta de gasóleo. Os depósitos de gasóleo na central elétrica estão totalmente secos.
REN

REN propõe redução de 30% no investimento

A REN propôs uma redução de 30% no investimento até 2022. Há dois anos, a ERSE considerou desajustada a proposta de investimento da REN na rede de transporte de eletricidade entre 2016-2025.
Moçambique

Moçambique. Cahora Bassa prepara venda na Bolsa

A empresa Hidroelétrica de Cahora Bassa, detida a 85% pelo Estado moçambicano, lançou um concurso para encontrar um parceiro para a operação de dispersão na Bolsa de Valores de Moçambique.
A página está a demorar muito tempo.