Eletricidade

Energia Nuclear

Bélgica. Nuclear parado põe em risco fornecimento 

Centrais nucleares belgas vão estar em manutenção mais tempo que o previsto. Paragem coloca o país em risco de falta de eletricidade em novembro. Já está a ser pedida energia aos vizinhos.
Eletricidade

Suspensão de taxas espanholas positiva para preço

Portugal considera positiva a descida de impostos sobre a produção elétrica espanhola. Secretário de Estado da Energia acredita que poderá ajudar a baixar preço da energia que é vendida do lado de cá.
Eletricidade

Madrid trava imposto a elétricas para baixar preço

Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar o impacto da escalada de preços no mercado grossista que também apanha Portugal.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
Eletricidade

Lâmpadas de halogéneo saem de mercado

As tradicionais lâmpadas de halogénio deixam de ser colocadas no mercado a partir de sábado na União Europeia, representando uma poupança estimada em 39 tera-watts por hora (Twh) em 2020.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste na descida do IVA na eletricidade

O secretário-geral do PCP afirmou que, apesar de o Orçamento de Estado ter de ser pensado no conjunto, há matérias em que o partido vai "estar diretamente empenhado para que se concretize".
Energia

Angola chama sul-coreanos para nova central a gás

O Governo angolano selecionou um consórcio formado por quatro das maiores empresas sul-coreanas do setor energético para apoiar a construção de uma nova central elétrica de ciclo combinado a gás.
Fernando Medina

Medina contra descida do ISP e IVA na eletricidade

997
Fernando Medina afirmou esta terça-feira estar contra reduções no ISP e no IVA da eletricidade. "Não me parecem boas medidas, que vão no sentido correto", afirmou o dirigente socialista.
EDP

EDP pode perder 358 milhões das rendas que recebeu

169
Governo informou a EDP que recebeu mais 358 milhões com mudanças no regime de custos de manutenção do equilibro contratual (CMEC). Empresa pode ter que devolver rendas já recebidas aos consumidores.
Eletricidade

Portugal e Espanha pedem investigação a preços

Subida "atípica" no preço da eletricidade no mercado grossista, preocupa Lisboa e Madrid que pedirem investigação a reguladores. Governos admitem reformar regras do mercado ibérico (MIBEL).
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
Energia

Energia. Países mais caros fora do ranking

Dados do Eurostat colocam Portugal em terceiro lugar entre os países da União Europeia com a eletricidade e o gás natural mais caros. Regulador português diz que há uma distorção no ranking.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

981
Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Impostos

Luz. IVA pode voltar a 6%? Se Bruxelas deixar sim /premium

106
Baixa do IVA na eletricidade para 6% está a ser estudada e pode reverter medida do tempo da troika. Isto se Bruxelas aprovar. Se avançar, fatura pode baixar 13%, mas quem paga é o Estado e não a EDP.
Eletricidade

Portugal, Espanha e França acordam rede elétrica

Responsáveis de Portugal, Espanha e França comprometeram-se a ter "rapidamente" uma interligação elétrica a ligar os três países, projeto que vai receber "o maior apoio financeiro europeu de sempre".
EDP

Decisões políticas custaram 144 milhões à EDP 

Resultados da elétrica caíram 16% no primeiro semestre para 380 milhões de euros. Decisões políticas e alterações regulatórias em Portugal tiveram impacto negativo de 144 milhões de euros.
Eletricidade

Eletricidade. Planos de pagamento obrigatórios 

Os distribuidores de eletricidade têm que disponibilizar planos de pagamentos às empresas comercializadoras afetadas por leituras erradas dos contadores ou consumos prescritos.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Eletricidade

BE quer redução do IVA na eletricidade

331
Catarina Martins, coordenadora do BE, disse que é preciso baixar o imposto porque "é muito difícil explicar como é que o IVA de um bem essencial como a eletricidade está na taxa máxima".
Angola

Angola quer duplicar produção eléctrica

O Governo angolano pretende duplicar a capacidade instalada de produção de eletricidade para 5.400 MegaWatts (MW) até 2022, com cerca de 30% proveniente de centrais privadas.
Energia Renovável

Quando há concursos, como na éolica, não há rendas

Ex-secretário de Estado do Ambiente diz que não há rendas excessivas quando foram feitos concursos como na energia eólica. Carlos Pimenta defende renováveis face à opção nuclear que é uma "desgraça".
Galp

Galp fornecer electricidade a 400 postos Mobi.E.

A Galp vai passar a fornecer eletricidade, em exclusivo, nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

179
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
Energia

"Portugueses têm o dever" de saber se há petróleo /premium

468
Secretário de Estado da Energia tudo fará para preço da luz baixar em 2019, mas prioridade é limpar dívida. Para Jorge Seguro Sanches, antes de decidir se vai produzir, país deve saber se há petróleo.
Eletricidade

Produção renovável abastece 60% do consumo

A produção renovável de eletricidade abasteceu 60% do consumo no primeiro semestre de 2018, repartida pela hidroelétrica (28%), eólica (26%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,4%)
Eletricidade

O caso da energia e perigosas manobras de diversão /premium

Já se percebeu que os erros políticos do passado explicam o peso da nossa factura eléctrica e que nada vai mudar. Esperemos que a comissão parlamentar de inquérito não seja só uma manobra de diversão.
Eletricidade

Bruxelas foi conivente com as rendas em Portugal

281
Sampaio Nunes, autor da queixa contra ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Eletricidade

Tudo o que está a pagar na fatura da luz

487
Inquérito parlamentar vai passar a pente fino rendas excessivas do setor elétrico. Os chamados custos políticos pesam mais na fatura dos clientes domésticos: em cada 10 euros, 4 pagam estas decisões.
Eletricidade

Energia. Incompatibilidades devem ser discutidas

103
Secretário de Estado da Energia defende que é importante que a comissão de inquérito às rendas excessivas discuta a forma como os quadros se transferem entre o Estado e as empresas de energia.
Eletricidade

Bloco e PCP exigem devolução de 510 milhões na luz

Governo volta a ser desafiado a exigir à EDP devolução do valor, supostamente pago a mais, ao abrigo dos contratos CMEC. Secretário de Estado de Energia diz que os serviços estão a fazer as contas.
Energia

Portugal tem a energia mais cara da Europa

1.707
O relatório do Eurostat relativo ao primeiro semestre concluiu que Portugal tem a energia mais cara da Europa face ao nível de vida. O preço real da eletricidade só é mais alto na Alemanha.
Moçambique

Moçambique renova fornecimento de energia

A Electricidade de Moçambique vai renovar a subestação elétrica de Mocuba, no centro do país, para ligar à rede a primeira central de energia solar fotovoltaica de grande escala.
Eletricidade

Eletricidade. Mercado livre chega a cinco milhões 

O mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou em março a barreira dos cinco milhões de clientes, com um aumento líquido de cerca de 17 mil clientes face ao mês anterior.
EDP

Lucro da EDP baixa 23% no 1.º trimestre

Lucro caiu para 166 milhões penalizado por "alterações regulatórias adversas em Portugal". A EDP explica que, sem eventos não recorrentes, o resultado líquido teria caído 5%.
EDP

EDP vai investir 12 milhões na África Ocidental

A EDP vai investir 12 milhões de euros nos próximos três anos em empresas de produção descentralizada de energia, nomeadamente na África Oriental.
Eletricidade

BE pede inquérito sobre rendas excessivas

O Bloco de Esquerda formalizou esta quarta-feira o pedido de constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao "pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade".
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa ultrapassa produção

A Hidroelétrica de Cahora Bassa utrapassou em 1,61% a meta da produção planificada mas a atividade da barragem foi condiciona pela fraca precipitação registada na época chuvosa.
EDP

Governo impõe corte de 100 milhões à EDP 

264
Governo validou corte de 100 milhões proposto pela ERSE ao valor final das compensações à EDP. Corte pode ser maior se decisões políticas que autorizaram rendas passadas forem nulas.
Energia

Produção de eletricidade da EDP sobe 7% 

Produção eólica subiu 13% e produção hídrica cresceu 42%. Volume da eletricidade distribuída cresceu em todos os mercados, com destaque para Portugal, com um aumento de 4,5% no primeiro trimestre.
Moçambique

Centro e norte de Moçambique às escuras

Situação teve origem numa avaria na central elétrica da barragem de Cahora Bassa. Eletricidade de Moçambique está a averiguar a origem do problema e reparação pode demorar algumas horas.
País

Défice tarifário da eletricidade deve recuar

O défice tarifário da eletricidade em Portugal deverá diminuir este ano para 2% do Produto Interno Bruto, face aos 2,5% de 2017, beneficiando das melhores condições macroeconómicas e da descida.
EDP

Quem manda na EDP. Estados estrangeiros têm 40%

EDP volta ao centro dos apetites de grupos internacionais. Mas eventuais ofertas têm de convencer investidores de longo prazo. 40% do capital está nas mãos de empresas de estados estrangeiros.
EDP

Engie interessada na EDP, que desmente contactos

147
Canal francês noticia contactos da Engie com António Mexia para investir na EDP. Elétrica desmente negociações com grupo francês que em Portugal é um dos donos das centrais da Turbogás e do Pego.
EDP

EDP. Mexia vai liderar até 2020

António Mexia foi reconduzido na liderança da EDP até 2020. Eduardo Catroga fica no conselho geral, mas representando o acionista chinês. Eduardo Stilwell será o novo administrador financeiro (CFO).
EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP até 2020, passando a liderar um Conselho de Administração alargado a nove membros. O único executivo que não avança para um novo mandato é Nuno Alves.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Eletricidade

Garantia de potência paga à EDP e Endesa suspensa

Governo suspendeu em 2018 a garantia de potência paga às centrais elétricas para estarem sempre disponíveis para produzir. Secretário de Estado da Energia diz que regime não é preciso no próximo ano.
Energia Renovável

Renováveis produziram mais que o consumo em março

881
Produção a partir de fontes renováveis ultrapassou todo o consumo de eletricidade em Portugal continental em março. Resultados são "inéditos" em pelo menos 40 anos. Energia verde chegou para 70 horas.
Eletricidade

Tarifa da luz. 2 mil optaram por regime equiparado

Mais de dois mil consumidores que estavam no mercado livre de eletricidade regressaram em janeiro ao mercado, optando pelo novo regime equiparado ao das tarifas reguladas.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Moçambique

Suécia financia eletricidade em Moçambique

A Suécia vai desembolsar seis milhões de dólares para financiar projetos de produção, transporte e distribuição de energia elétrica, anunciou o presidente do conselho de administração da EDM.
Eletricidade

Consumo assegurado por renováveis durante 69 horas

O consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado na íntegra por fontes renováveis, sobretudo energia eólica, durante 69 horas seguidas, anunciou a APREN.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)