Eletricidade

Venezuela

20 mil trabalhadores abandonam empresa estatal

Os trabalhadores da empresa Corporação Elétrica Nacional da Venezuela abandonaram o trabalho devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos.
Angola

Taxa de eletrificação de Angola "ainda" nos 42% 

A taxa de eletrificação em Angola está nos 42%, admitiu o ministro da Energia e Águas angolano, sublinhando, porém, que existem "boas perspetivas" para se começar a reverter a situação em breve.
EDP

Lucros da EDP caem 74% devido às contas dos CMEC

Elétrica lucrou 297 milhões de euros de janeiro a setembro, mas salienta que o resultado fica "fortemente marcado" por uma provisão relacionada com o cálculo das sobrecompensações dos CMEC.
Eletricidade

Mota-Engil fornece eletricidade à cidade do México

O fornecimento de eletricidade para a iluminação pública de toda a Cidade do México arrancou no dia 1 de novembro e vai abranger cerca de 18 milhões de habitantes por um período de 20 anos.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
Eletricidade

Governo quer equilibrar preço da eletricidade

O fornecimento de eletricidade por algumas autarquias pode criar dificuldades ao nível dos preços, o que justifica um mapeamento para uma "exploração equilibrada".
Energia

Fatura detalhada. Informação a mais que custa mais

Pareceres dos reguladores e defesa de consumidor avisam que fatura detalhada de energia pode não ser eficaz e até afastar consumidores. E nos combustíveis, o custo acrescido pode ir para aos clientes.
Israel

Israel retoma abastecimento de combustível a Gaza

Os fornecimentos de combustível à Faixa de Gaza tinham sido interrompidos a 12 de outubro, no seguimento de confrontos mortíferos na fronteira, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa.
Eletricidade

Redução do IVA na eletricidade chega às famílias

430
A taxa reduzida do IVA na componente fixa para os consumidores com potência contratada mais baixa deverá abranger mais de três milhões de famílias no fornecimento de eletricidade e 1,4 milhões no gás.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Orçamento do Estado

Impostos no gasóleo estão ao nível mais alto

1.178
Impostos cobrados no gasóleo atingiram em outubro o valor mais alto, 74 cêntimos por litro. Apesar da subida do petróleo e dos preços, Orçamento não prevê alívio e carrega na taxa do carbono.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
Eletricidade

ERSE. "Não admito receber orientação do Governo"

586
Ministro do Ambiente confirmou escolha do deputado do PS para regulador da energia, apesar de dúvidas levantada por CDS. Carlos Pereira garante: "Não admito receber nenhuma orientação do Governo".
Orçamento do Estado

Governo. Fatura da luz deve descer 10% até 2020

148
Com transferência de quase 400 milhões de euros da contribuição sobre as grandes empresas de energia, para baixar a dívida tarifária, Governo prevê descida de 10% na fatura nos próximos dois anos.
Eletricidade

Regulador propõe subida de 0,1% no preço da luz

168
Regulador propõe atualização de 0,1% nas tarifas da eletricidade para clientes domésticos em 2019, apesar de medidas para travar os preços. Mas há mais medidas e preços finais ainda podem baixar.
Eletricidade

Energia muda entre guerras e negociação com EDP

Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
Orçamento do Estado

IVA a 6% no contador e 190 milhões para baixar luz

2.427
Bloco revela descida do IVA para 6% sobre parte fixa da fatura elétrica. Medida abrange potência contratada até aos 3,45 kVA, menos de metade dos clientes, mas há 190 milhões para baixar a luz em 5%.
Orçamento do Estado

Governo negoceia contribuição em falta com EDP

Governo quer convencer a EDP a pagar a contribuição extraordinária (CESE) que suspendeu em 2017, para baixar o preço da luz. Em troca, pode reduzir o valor da CESE à medida que cai a dívida tarifária
Tarifa Social

Árbitros. Tejo Energia tem de pagar tarifa social

A dona da central do Pego reclamava sete milhões de euros pelos custos assumidos com tarifa social de eletricidade. Painel de árbitros decidiu que o sistema elétrico não deve reembolsar essa fatura.
Eletricidade

ERSE. Deputados "são independentes do Governo"

148
Ministro da Economia defende escolha de Carlos Pereira para administração da ERSE. Os deputados, neste caso do PS, "são independentes do Governo". PSD diz que Governo "odeia entidades independentes."
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
Eletricidade

Subida da eletricidade "é machadada" nas empresas

"Estamos a falar nas empresas que não estão no mercado regulado e que fazem acordos com os distribuidores", explicou o presidente da AEP, realçando que foram confrontadas com situações incomportáveis.
Espanha

Espanha reduz durante seis meses preço da luz

A ministra da Transição Ecológica explicou na habitual conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros que a eliminação temporária desses impostos terá um impacto de 4% na fatura.
Orçamento do Estado

Governo propõe 150 milhões do OE para baixar a luz

Em vez de baixar o IVA, Governo propõe transferir 150 milhões de euros da contribuição extraordinária sobre grandes empresas da energia para conseguir baixar o preço da eletricidade.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
Eletricidade

Suspeitas de manipulação no regulador europeu

Regulador português levou as suspeitas de manipulação de preços no mercado grossista da eletricidade ibérico à agência europeia de reguladores. Investigação está em curso.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
Moçambique

400 mil famílias vão passar a ter eletricidade

A Electricidade de Moçambique pretende que 400 mil famílias entrem na rede elétrica pública anualmente, visando acelerar o objetivo de acesso universal à eletricidade até 2030.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
EDP

Acionistas da EDP metem Estado em tribunal

Acionistas da EDP vão para tribunal arbitral internacional contra corte de 285 milhões nas rendas recebidas no passado. Empresa diz que decisão do Governo implicará prejuízos na operação em Portugal.
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
Energia Nuclear

Bélgica. Nuclear parado põe em risco fornecimento 

Centrais nucleares belgas vão estar em manutenção mais tempo que o previsto. Paragem coloca o país em risco de falta de eletricidade em novembro. Já está a ser pedida energia aos vizinhos.
Eletricidade

Suspensão de taxas espanholas positiva para preço

Portugal considera positiva a descida de impostos sobre a produção elétrica espanhola. Secretário de Estado da Energia acredita que poderá ajudar a baixar preço da energia que é vendida do lado de cá.
Eletricidade

Madrid trava imposto a elétricas para baixar preço

Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar o impacto da escalada de preços no mercado grossista que também apanha Portugal.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
Eletricidade

Lâmpadas de halogéneo saem de mercado

As tradicionais lâmpadas de halogénio deixam de ser colocadas no mercado a partir de sábado na União Europeia, representando uma poupança estimada em 39 tera-watts por hora (Twh) em 2020.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste na descida do IVA na eletricidade

O secretário-geral do PCP afirmou que, apesar de o Orçamento de Estado ter de ser pensado no conjunto, há matérias em que o partido vai "estar diretamente empenhado para que se concretize".
Energia

Angola chama sul-coreanos para nova central a gás

O Governo angolano selecionou um consórcio formado por quatro das maiores empresas sul-coreanas do setor energético para apoiar a construção de uma nova central elétrica de ciclo combinado a gás.
Fernando Medina

Medina contra descida do ISP e IVA na eletricidade

997
Fernando Medina afirmou esta terça-feira estar contra reduções no ISP e no IVA da eletricidade. "Não me parecem boas medidas, que vão no sentido correto", afirmou o dirigente socialista.
EDP

EDP pode perder 358 milhões das rendas que recebeu

169
Governo informou a EDP que recebeu mais 358 milhões com mudanças no regime de custos de manutenção do equilibro contratual (CMEC). Empresa pode ter que devolver rendas já recebidas aos consumidores.
Eletricidade

Portugal e Espanha pedem investigação a preços

Subida "atípica" no preço da eletricidade no mercado grossista, preocupa Lisboa e Madrid que pedirem investigação a reguladores. Governos admitem reformar regras do mercado ibérico (MIBEL).
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
Energia

Energia. Países mais caros fora do ranking

Dados do Eurostat colocam Portugal em terceiro lugar entre os países da União Europeia com a eletricidade e o gás natural mais caros. Regulador português diz que há uma distorção no ranking.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

981
Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Impostos

Luz. IVA pode voltar a 6%? Se Bruxelas deixar sim /premium

106
Baixa do IVA na eletricidade para 6% está a ser estudada e pode reverter medida do tempo da troika. Isto se Bruxelas aprovar. Se avançar, fatura pode baixar 13%, mas quem paga é o Estado e não a EDP.
Eletricidade

Portugal, Espanha e França acordam rede elétrica

Responsáveis de Portugal, Espanha e França comprometeram-se a ter "rapidamente" uma interligação elétrica a ligar os três países, projeto que vai receber "o maior apoio financeiro europeu de sempre".
EDP

Decisões políticas custaram 144 milhões à EDP 

Resultados da elétrica caíram 16% no primeiro semestre para 380 milhões de euros. Decisões políticas e alterações regulatórias em Portugal tiveram impacto negativo de 144 milhões de euros.
Eletricidade

Eletricidade. Planos de pagamento obrigatórios 

Os distribuidores de eletricidade têm que disponibilizar planos de pagamentos às empresas comercializadoras afetadas por leituras erradas dos contadores ou consumos prescritos.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)