Eletricidade

Política

Costa. País tem "grande dívida com o interior"

874
O secretário-geral do PS assumiu que o país tem "uma grande dívida para com o interior" tendo em conta que é nesta zona que se produz um quarto da energia consumida em Portugal.
Quénia

Quénia inaugura maior parque eólico de África

O projeto pretende reduzir os custos da eletricidade no país e atrair investidores para a nação da África Oriental. O parque eólico permitirá reduzir a dependência energética nos geradores a 'diesel'.
Angola

Angolanos criticam aumento da eletricidade

A população angolana queixa-se do aumento do custo de vida, sobretudo na cesta básica e serviços essenciais, considerando a medida do governo "preocupante e prejudicial".
Eletricidade

Produção de eletricidade da EDP cai 11%

A produção de eletricidade da EDP caiu 11% no primeiro semestre para 33.816 gigawatts hora (GWh) face ao período homólogo. Em contrapartida, a produção eólica aumentou 4%.
Minas

Homem sofre eletrocussão nas minas de Aljustrel

Vítima sofreu queimaduras nas mãos e nas pernas. O homem de 51 anos foi transportado num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital de São José.
Impostos

PSD quer reduzir IRC para 17% e IVA na luz para 6%

2.291
Redução de taxas nos escalões intermédios do IRS, redução da taxa mínima do IMI e redução gradual da taxa de IRC são algumas medidas fiscais que Rui Rio anunciou esta sexta-feira no Porto.
Eletricidade

Apagão em Braga. Serviço já foi 100% reposto

224
Fonte da EDP Distribuição confirma que o abastecimento de eletricidade já foi totalmente reposto, no entanto ainda não existe uma justificação para o sucedido.
Eletricidade

Consumo de eletricidade recua 2% em junho

O menor consumo de eletricidade deve-se ao impacto da temperatura e menor número de dias úteis. A queda atenua-se para 0,2%, praticamente em linha com o valor verificado no mesmo mês do ano passado.
Eletricidade

IVA mais baixo na luz e gás a partir desta segunda

IVA passa para os 6% no continente e 4% e 5%, respetivamente, nos Açores e na Madeira. Redução do IVA vai beneficiar mais de três milhões de contratos de eletricidade e um milhão e 400 mil de gás.
Eletricidade

Eletricidade restaurada em 90% da Argentina

104
90% da Argentina já tem eletricidade, bem como a maioria dos habitantes do Uruguai. Buenos Aires tem problemas no abastecimento de água. Terra do Fogo, na Patagónia, escapa ao apagão.
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.
erse

Mail ou telefone. Elétricas têm de atender cliente

O regulador energético recomendou aos consumidores o contacto com a empresa por diversos meios. Elétricas "têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores".
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa procura alternativas

César Machava disse que Hidroelétrica de Cahora Bassa pretende identificar alternativas à barragem que alimento empreendimento. Utilização de mais energias renováveis é uma possibilidade.
Eletricidade

Empresas elétricas querem lista negra de devedores

O fenómeno afeta mais as empresas de menor dimensão, mas "estes turistas energéticos rodam todos", explica o presidente da Associação de Comercializadores. Questões legais dificultam criação de lista.
EDP

China Three Gorges negoceia controlo da EDP Brasil

A notícia foi avançada pela Bloomberg e diz que o maior acionista da energética portuguesa está a analisar a fusão dos ativos que detém naquele país da América Latina.
Eletricidade

Reduzir potência de eletricidade poupa 22 euros

164
Pode estar a pagar mais do que devia de acordo com a potência contratada. Agora já tem um simulador online para fazer as contas e ver se precisa mesmo daquela potência.
Eletricidade

Governo fecha central termoeléctrica do Pego

Nas palavras do Ministro do Ambiente, "a central do Pego vai mesmo encerrar muito pouco depois de 2020". José Pedro Matos Fernandes também quer encerrar a central termoelétrica de Sines até 2030.
Eletricidade

Portugal tem a eletricidade mais cara da UE

8.099
Segundo o Eurostat Portugal teve a eletricidade para consumo doméstico mais cara da UE, com 28,2 PPC por 100 kWh, seguido pela Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh.
IVA

Descida do IVA da eletricidade e gás natural 

A redução do IVA aplica-se apenas aos consumidores que tenham uma potência de eletricidade que não ultrapasse 3,45 kVA e que tenham consumos de gás em baixa pressão até aos 10.000 m3 anuais.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Banco Mundial

África. Banco Mundial financia eletrificação

110
Através de sistemas solares autónomos modernos, o projeto visa melhorar o acesso de países como Guiné-Bissau e Cabo Verde a eletricidade. 1,7 milhões de africanos serão abrangidos pela medida.
Eletricidade

Bruxelas autoriza Portugal a descer IVA na luz

988
Se o Governo quiser, a taxa poderá descer para os 6% para consumidores com potência contratada mais baixa. Número de famílias abrangidas com poupança poderá superar os 3 milhões.
Durão Barroso

CMEC. interesse público foi "salvaguardado"

275
Durão Barroso garante que o interesse público foi "devidamente e escrupulosamente salvaguardado" quando o seu governo desenhou os CMEC, que tinham o objetivo de garantir a neutralidade financeira.
Venezuela

Maduro anuncia plano de racionamento de energia

O regime de Nicolás Maduro disse que que o plano ajudará a lidar com os 'apagões' que causaram falhas no abastecimento de água e cortes nas comunicações. A medida vai durar 30 dias.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Escolas e trabalho suspensos

O governo venezuelano "decidiu suspender as atividades laborais e educativas" por 24 horas, devido ao apagão que está a deixar a Venezuela às escuras desde segunda-feira.
Venezuela

Venezuela. Terceiro apagão em menos de 2 semanas

Uma falha na barragem hidroelétrica levou a que as ruas da Venezuela ficassem imersas em total escuridão esta quinta-feira. Durou cerca de 6 horas e 18 estados foram afetados. Maduro culpa a oposição.
Venezuela

Apagão. Maduro suspende aulas e actividade laboral

169
Pelo menos 18 estados da Venezuela continuam às escuras devido a uma falha na barragem hidroelétrica, que o governo apelidou de "guerra elétrica" e de "sabotagem".
EDP

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

António Mexia vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor e as ligações ao gabinete do antigo ministro Manuel Pinho.
Moçambique

Eletricidade de Moçambique em "alerta vermelho"

A produção de energia da barragem de Corrumana está reduzida a cerca de metade dos 25 megawatts que devia lançar da rede. Contudo, ainda não foram anunciados problemas no abastecimento de energia.
Eletricidade

Eletricidade renovável. Produção duplica até 2030

109
De acordo com o Plano Nacional Energia-Clima as renováveis deverão representar 47% do consumo elétrico em no país daqui a 11 anos. Prevê-se um aumento da capacidade instalada entre 25,7 e 28,8 GW.
Eletricidade

Dividir rede pode elevar custos para consumidores

Contratos de concessão da rede elétrica à EDP vão acabar. Novo modelo pode criar 3 concessões geográficas, mas há riscos. Gestão menos eficiente pode aumentar custos para consumidores, avisa ministro.
EDP

EDP Comercial. Contratos "voluntários" de 5 anos

675
Os clientes industriais estão a receber cartas da EDP Comercial para renovarem os contratos por cinco anos. Se não quiserem, o contrato termina. Mas a empresa garante que a adesão é voluntária.
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Energia

ERSE autorizada a passar 3 milhões para os preços

Governo autorizou o regulador a transferir três milhões do saldo positivo da sua atividade para tarifas de luz e gás natural. É a primeira vez desde 2007. Conta de 9 milhões estava bloqueada no IGCP.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
EDP

EDP vai baixar preços em 3,5% no próximo ano

142
EDP vai baixar preço da eletricidade no próximo ano em 3,5% para quase todos os seus mais de quatro milhões clientes no mercado liberalizado. É o reflexo da baixa das tarifas de acesso às redes.
Eletricidade

Baixa recorde da luz pode custar caro após 2019

371
Presidente do Conselho Tarifário da ERSE avisa que corte extraordinária de receitas num ano gera um agravamento das tarifas nos anos seguintes. Baixa história de 3,5% no preço da luz pode custar caro.
Eletricidade

Ourique. Projeto leva energia a casas isoladas 

A eletricidade vai chegar a 56 casas e explorações agrícolas isoladas do concelho alentejano de Ourique, graças a um projeto de eletrificação rural "há muito ambicionado" pelos beneficiários.
EDP

EDP paga contribuição e ajuda a baixar luz em 2019

EDP vai voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético. Valores relativos a 2017 e 2018 ajudam a baixar preço da eletricidade em 2019.
Eletricidade

Tarifa regulada da eletricidade cai 3,5% em 2019

Regulador da energia confirma descida de 3,5% na tarifa regulada da eletricidade para famílias. Fatura média mensal cai 1,58 euros. Tarifas de acesso às redes baixam 16,7% na baixa tensão.
Acidentes e Desastres

Duas pessoas eletrocutadas em Rio Maior

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Paulo Cardoso, disse à Lusa que do acidente resultaram duas vítimas que foram assistidas no local por equipas de socorro.
Eletricidade

Tarifas da luz devem baixar 3,5% em janeiro

106
Governo enviou ao regulador um despacho a aprovar transferência de 189 milhões de euros para o sistema elétrico. Tarifas baixam 3,5% em janeiro para as famílias.
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Energia

Energia. Marcelo nega interferência externa

O Presidente da República foi questionado sobre um alegado desagrado da China face à política energética nacional. Marcelo afirmou que está "fora de causa" qualquer interferência de qualquer país.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
Energia

Governo compensa indústrias que usam eletricidade 

321
Grandes indústrias que trocaram combustível fóssil por eletricidade para poluir menos vão ter compensação parcial por subida do preço da energia, revela ministro do Ambiente. Serão 2 milhões em 2019.
Eletricidade

Governo prevê redução de 3,5% na luz em 2019

Redução na conta da eletricidade, em 2019 para consumidores domésticos deverá ser de 3,5% estima o Governo. Descida é conseguida com transferência de receita da contribuição sobre empresas da energia.
Orçamento do Estado

IVA da luz. Famílias devem escolher potência baixa

3.301
Ministro da Transição Energética não exclui discutir descida do IVA na eletricidade para mais contratos, mas Matos Fernandes exorta famílias a mudarem para potência contratada mais baixa e pagarem 6%.
Venezuela

20 mil trabalhadores abandonam empresa estatal

Os trabalhadores da empresa Corporação Elétrica Nacional da Venezuela abandonaram o trabalho devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos.
Angola

Taxa de eletrificação de Angola "ainda" nos 42% 

A taxa de eletrificação em Angola está nos 42%, admitiu o ministro da Energia e Águas angolano, sublinhando, porém, que existem "boas perspetivas" para se começar a reverter a situação em breve.
EDP

Lucros da EDP caem 74% devido às contas dos CMEC

Elétrica lucrou 297 milhões de euros de janeiro a setembro, mas salienta que o resultado fica "fortemente marcado" por uma provisão relacionada com o cálculo das sobrecompensações dos CMEC.
Eletricidade

Mota-Engil fornece eletricidade à cidade do México

O fornecimento de eletricidade para a iluminação pública de toda a Cidade do México arrancou no dia 1 de novembro e vai abranger cerca de 18 milhões de habitantes por um período de 20 anos.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
Eletricidade

Governo quer equilibrar preço da eletricidade

O fornecimento de eletricidade por algumas autarquias pode criar dificuldades ao nível dos preços, o que justifica um mapeamento para uma "exploração equilibrada".
Energia

Fatura detalhada. Informação a mais que custa mais

Pareceres dos reguladores e defesa de consumidor avisam que fatura detalhada de energia pode não ser eficaz e até afastar consumidores. E nos combustíveis, o custo acrescido pode ir para aos clientes.
Israel

Israel retoma abastecimento de combustível a Gaza

Os fornecimentos de combustível à Faixa de Gaza tinham sido interrompidos a 12 de outubro, no seguimento de confrontos mortíferos na fronteira, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa.
Eletricidade

Redução do IVA na eletricidade chega às famílias

430
A taxa reduzida do IVA na componente fixa para os consumidores com potência contratada mais baixa deverá abranger mais de três milhões de famílias no fornecimento de eletricidade e 1,4 milhões no gás.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Orçamento do Estado

Impostos no gasóleo estão ao nível mais alto

1.178
Impostos cobrados no gasóleo atingiram em outubro o valor mais alto, 74 cêntimos por litro. Apesar da subida do petróleo e dos preços, Orçamento não prevê alívio e carrega na taxa do carbono.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
Eletricidade

ERSE. "Não admito receber orientação do Governo"

586
Ministro do Ambiente confirmou escolha do deputado do PS para regulador da energia, apesar de dúvidas levantada por CDS. Carlos Pereira garante: "Não admito receber nenhuma orientação do Governo".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)