Uma passageira de 85 anos foi resgatado de um navio, ao largo dos Açores, com falência de vários órgãos e a necessitar de cuidados médicos hospitalares “urgentes”, anunciou este sábado a Marinha.
Segundo uma nota de imprensa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), a Marinha coordenou desde as 08h48 (09h48 de Lisboa) de sexta-feira o resgate médico de uma passageira de 85 anos, norte-americana, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “Celebrity Ascent”, com bandeira de Malta.
O barco navegava a cerca de 707 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 1310 quilómetros, a sudoeste da ilha Terceira.
De acordo com a Marinha, a passageira “apresentava um quadro clínico de choque séptico com falência de vários órgãos e a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes”.
O resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou a paciente para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde a desembarcou este sábado, às 09h30.
A operação foi desenvolvida em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes — Marítimos (CODU-MAR) e em conjunto com o RCC Lajes.