Acompanhe o liveblog sobre a atualidade política

Já estão abertas as inscrições para o voto antecipado nas eleições europeias. Os eleitores interessados em votar de forma antecipada podem inscrever-se online até à próxima quinta-feira, 30 de maio.

Os eleitores podem inscrever-se através do site votoantecipado.pt. Basta inserir o número de Cartão do Cidadão (ou em alternativa o nome completo) e a data de nascimento. Depois, é preciso escolher o local onde quer votar. Não é preciso apresentar justificação para se inscrever no voto antecipado.

Os eleitores interessados vão votar uma semana antes das eleições, que estão marcadas para 9 de junho. Será possível votar no domingo, 2 de junho, das 08 às 19 horas.

Europeias: eleitores poderão votar em qualquer lugar do território nacional e no estrangeiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caso o eleitor não compareça para votar a 2 de junho, poderá fazê-lo no dia normal das eleições.

Pela primeira vez, vai ser possível votar em qualquer ponto do país a 9 de junho e não apenas na secção de voto onde se está inserido, devido à desmaterialização dos cadernos eleitorais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, inscreveram-se este domingo para votar antecipadamente. Segundo um comunicado da Presidência, a inscrição foi feita no início da reunião semanal no Palácio de Belém. Foi publicado um vídeo no perfil da rede social X do primeiro-ministro no qual as duas principais figuras do Estado apelam ao voto. “Não percam a oportunidade porque deitar fora um voto, neste caso um voto antecipado, é, no fundo, deitar fora a democracia”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Montenegro tinha dito em abril que iria inscrever-se para o voto antecipado, com o intuito de “dar o exemplo” aos portugueses. O Presidente da República também já tinha indicado que iria fazer o pedido para o voto antecipado.

Europeias: Montenegro anuncia que vai usar voto antecipado para dar exemplo aos eleitores

As eleições europeias decorrem num fim-de-semana que antecede dois feriados — o 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e o 13 de junho, o Dia de Santo António em Lisboa.