771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Europeias

Noticiário

18h.BE. Catarina Martins é candidata às europeias 

Após a reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua aponta Catarina Martins como capaz de "articular com a esquerda" à escala europeia. E ainda, votos dos emigrantes subiram 48,5%
Eleições Europeias

Nicolas Schmit é o candidato dos socialistas à CE

O comissário luxemburguês para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, foi hoje eleito candidato dos socialistas da União Europeia para a presidência da Comissão Europeia na próxima legislatura.
PS

Löfven diz que Costa foi "uma inspiração"

O presidente do Partido Socialista Europeu considera que o primeiro-ministro demissionário, António Costa, foi "uma inspiração" para todos os socialistas nos últimos oito anos, em Portugal e na UE.
PS

Costa em Roma sexta e sábado para congresso do PSE

Além do objetivo de eleger Nicolas Schmit como candidato às próximas eleições europeias, será também aprovado o manifesto eleitoral do PSE. Segundo o PS, a intervenção de António Costa será no sábado.
Parlamento Europeu

Europa. Orbán deixa PPE e junta-se a ECR de Meloni

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, avançou que o seu partido vai abandonar o Partido Popular Europeu (PPE) e juntar-se aos Conservadores e Reformistas (ECR) após eleições europeias em junho.
União Europeia

Charles Michel desiste de concorrer às europeias

Charles Michel não se vai candidatar às eleições europeias por não querer que a decisão "comprometa" o projeto europeu. Europa deve trabalhar em prol da união do continente.
União Europeia

Von der Leyen aconselha Bósnia a avançar na adesão

Líder do executivo comunitário tem insistido na ideia de que existe uma “janela de oportunidade” neste momento para a Bósnia, aconselhando Sarajevo a tirar vantagem desta situação.
Eleições

A NATO e a UE ficam fora do debate pré-eleitoral?

Em Democracia o voto não é um cheque em branco dado a quem vence as eleições é a aceitação consciente do seu programa e projeto. Para tanto é necessário que o eleitor possa ser esclarecido previamente
Noticiário

7h. Parlamento Europeu. Costa cancela discurso

A intervenção tinha sido "empurrada" para o fim do mandato europeu e estava a ser vista como parte da estratégia de António Costa. Ainda, entram hoje em vigor novas normas do tabaco aquecido.
Eleições

Europeias. Será possível votar em qualquer mesa

O ministro da Administração Interna anunciou que nas eleições europeias, que terão cadernos eleitorais desmaterializados, se poderá votar em qualquer mesa de voto.
Parlamento Europeu

Espanha tem novo partido a concorrer às europeias

O novo partido promete lutar contra o nacionalismo de Sanchez e guiar-se pela igualdade, liberdade e fraternidade. É uma "alternativa progressista".
Ambiente

Eleições 2024 decisivas para políticas ambientais

Associações Zero e ANP/WWF alertam para a importância das próximas eleições de 2024, que podem mudar tudo na área do ambiente. Referiram também aspetos positivos e negativos das políticas deste ano.
Eleições

Eurodeputado Nuno Melo é candidato às legislativas

O presidente do CDS-PP e eurodeputado do partido indicou que integrará as listas de candidatos da coligação com o PSD e remeteu anúncio dos candidatos às europeias para depois das legislativas.
Resposta Pronta

PCP: "Objetivo é reforçar a votação"

João Oliveira vai ser o cabeça de lista do PCP nas eleições europeias e assume o objetivo de "reforçar a votação em percentagem" e esperar que isso "possa corresponder em mandatos". 
Eleições Europeias

PCP. João Oliveira é cabeça de lista às europeias

Ex-deputado saiu do Parlamento português após derrota eleitoral de 2021. Volta assim à campanha ativa num lugar que tinha sido ocupado por João Ferreira nos últimos mandatos.
Noticiário

23h. Europeias.Montenegro e Melo estudam coligação

PSD e o CDS estão a estudar se a aliança pré-eleitoral tem condições para se repetir nas eleições de junho do próximo. Paulo Portas mostra-se empenhado e Carlos Moedas apoia solução.
Política

Montenegro e Melo estudam coligação para europeias

PSD e CDS estão a avaliar últimos detalhes para aliança pré-eleitoral. Coligação (também) para as europeias é equacionada. Portas está empenhado no processo. Moedas pressiona Montengro a aceitar.
Eleições Europeias

O clube

Ser membro da União já não será a exceção, mas sim a regra. Os portugueses terão de se valer de si próprios e deixar de contar com o gigantesco nível de fundos europeus a que tanto se acomodaram.
Eleições

Parlamento aprova voto em mobilidade nas europeias

O Parlamento aprovou o regime excecional de voto em mobilidade no dia das eleições europeias do próximo ano, sem inscrição prévia. O direito ao voto antecipado mantém-se.
Resposta Pronta

"Peso político de Portugal vai diminuir na Europa"

João Diogo Barbosa, comentador de assuntos europeus, explica que "na Europa, a imagem de Portugal mudou." Acrescenta que "vai ser difícil para António Costa recuperar a posição política que tinha".
Noticiário

19h. Cotrim Figueiredo candidato às europeias

O ex-líder da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo foi o escolhido como cabeça de lista do partido às eleições europeias do próximo ano. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional da IL.
Eleições Europeias

Oficial: Cotrim é o candidato da IL às europeias

A Iniciativa Liberal já tem cabeça de lista para as eleições europeias: João Cotrim Figueiredo. O nome do ex-presidente da IL foi aprovado pelo Conselho Nacional.
União Europeia

Eurodeputados portugueses alertam para extremismos

Num debate no quadro do Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas, eurodeputados falaram sobre alargamento da UE, migrações, asilo e as guerras na Ucrânia e Médio Oriente.
Eleições Europeias

Chega não deixa o ID e quer ser ponte das direitas

Mudar ou não de família política europeia não é, atualmente, uma questão para o Chega. A ambição do partido de André Ventura é outra: ajudar a que ID e ECR formem um só partido europeu.
Eleições Europeias

Líder PSD pede castigo ao PS por estagnação

Luís Montenegro espera que nas eleições europeias os portugueses "deem ao Governo (...) um cartão alaranjado para, de uma vez por todas, se despedir da fase em que levou Portugal ao empobrecimento".
Noticiário

00h. António Costa discursa no Parlamento Europeu

É uma notícia Observador. O discurso surgirá a cerca de três meses das eleições europeias. Ainda o mau tempo em Portugal, o conflito em Israel e o resumo do Sporting - Farense.
União Europeia

Costa vai discursar em Estrasburgo em fevereiro

Discurso no hemiciclo europeu empurrado para perto das eleições está a ser visto nos corredores de Bruxelas como mais uma oportunidade para Costa se mostrar como candidato a alto cargo europeu.
Direto ao Assunto

PSD. "Não é o embrião de candidatura, é um repto"

André Pardal justifica proposta de um grupo de Conselheiros Nacionais do PSD que quer eleições primárias e congresso simultâneos. Fala em "consequências" sobre eventual derrota nas europeias.
Eleições Europeias

Cartão amarelo

Para Montenegro, o Parlamento Europeu podia continuar a ser meramente consultivo, como na origem. O que interessa é aproveitar as eleições europeias  para fazer uma sondagem nacional. 
Eleições Europeias

Europeias. "Não está em cima da mesa coligação"

O presidente do PSD promete uma candidatura com "uma lista forte e com um programa forte", mas afasta o CDS de uma coligação nas Europeias.
PSD

Montenegro: Moreira cumpre requisitos em abstrato

Para Montenegro, Rui Moreira é um dos independentes que, em abstrato, preenche requisitos para um bom resultado nas europeias. Moreira não quis comentar "matéria que nunca foi formulada".
Eleições Europeias

PSD critica alterações do Governo à lei eleitoral 

Provedora da Justiça já tinha alertado para os riscos que as alterações do Governo, feitas à medidas das eleições europeias, podem trazer ao processo. PSD fala em "insegurança brutal" na hora do voto.
Eleições Europeias

Ventura demite-se se Chega ficar atrás do PCP e BE

"Se o Chega ficar atrás do Bloco e do PCP eu demito-me, se o PSD ficar atrás do PS, ele demite-se. Acho que é um acordo justo e acho que é um desafio sério para podermos vencer as eleições", propôs.
Crescimento Económico

Como saber quem vai vencer as eleições

Enquanto o comportamento dos eleitores não mudar, há uma maneira fácil de saber quem vai vencer as eleições, basta observar a variação do PIB per capita.
Eleições Europeias

Adiar pacto migratório seria suicida para a Europa

O vice-presidente da Comissão indicou hoje que 75% do pacto migratório está "praticamente acordado" e avisa que deixar acordo para depois das eleições europeia seria "suicida para a Europa".
Eleições Europeias

Europeias. Metsola admite "desafio" para Portugal

A líder da assembleia europeia recordou que esta foi a data escolhida devido à realização de eleições locais e nacionais noutros países noutros fins de semana alternativos.
Eleições Europeias

Governo quer 29.000 computadores para eleições

Este concurso público surge após o Governo ter aprovado uma autorização para a compra de 29.000 equipamentos informáticos para as assembleias de voto, até ao montante máximo de 23.200.000 euros.
Emissão Especial

"O que separa do Chega é democracia e liberdade"

O Presidente do CDS, Nuno Melo espera que a vitória da coligação com o PSD seja “o 1º passo” do regresso ao Parlamento. Numa comparação ao Chega diz que este não está no “radar da escala de valores”.
Noticiário

19h. Europeias: "Montenegro: Demita-se se perder"

Jardim afirma que as Europeias são um teste crucial para o atual presidente do PSD. Antigo líder madeirense critica ainda Montenegro por não se ter juntado ao Chega na moção de censura.
Iniciativa Liberal

Se a IL quiser, Cotrim será candidato às europeias

Cotrim Figueiredo é o nome mais conhecido da IL e depois de ter deixado a liderança do partido mostrou-se disponível para tudo o que o partido precisar. Se a IL quiser, será o candidato às europeias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos