Eleições Europeias

Eleições Europeias

PM. É possível romper austeridade sem sair do euro

2.368
Costa disse que o governo conseguiu devolver salários e pensões e que, ainda assim, atingir défice mais baixo em toda a história da democracia portuguesa. E sem sair do euro e da Europa
Igualdade de Género

Lei da paridade em dúvida para as Europeias

Deputada Elza Pais afirma que desfecho e timing da lei, que ainda está a ser discutida no Parlamento, são imprevisíveis. Falta saber se haverá "acordo entre os partidos e com que amplitude".
Eleições Europeias

Marisa Matias: "Bloco não é um partido populista"

2.042
A eurodeputada e cabeça de lista do partido às eleições europeias fala em "facilitismos" no debate eleitoral e rejeita a etiqueta de populista. Para maio, prevê a "implosão do bloco central".
CDU

João Ferreira pede uma "outra Europa"

155
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu uma mudança de fundo para alcançar uma "outra Europa". Na apresentação oficial, negou ser anti-europeísta e atacou a direita - onde inclui o PS.
Assembleia Da República

Paridades

Eu já decidi: o meu voto vai para o primeiro partido que apresente uma lista só de homens ou só de mulheres, em que metade deles (ou delas) se declare do género oposto para efeitos civis e políticos.
Eleições Europeias

Europeias. Assis afasta confronto com Costa

111
O eurodeputado Francisco Assis desdramatizou a hipótese de de não continuar no Parlamento Europeu por mais 5 anos. Disse que caso não seja candidato pelo partido, isso não afetará a relação com Costa.
Eleições Europeias

Europeias. Carlos Alexandre recusa ser candidato

138
O juiz Carlos Alexandre rejeitou o desafio o partido Nós, Cidadãos! para encabeçar uma lista às eleições europeias, afirmando não estar no seu "horizonte pessoal qualquer intervenção política".
Eleições Europeias

João Ferreira volta a encabeçar a CDU às Europeias

108
O eurodeputado comunista João Ferreira é atualmente um dos três deputados eleitos da CDU para Bruxelas e Estrasburgo. O próximo sufrágio para o Parlamento Europeu está marcado para 26 de maio de 2019.
Eleições Europeias

Francisco Guerreiro candidato do PAN às europeias

684
No parlamento, exerce as funções de assessor político, acompanhando a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.
Taça de Portugal

Final da Taça pode mudar devido a Europeias

136
Governo diz não se ter apercebido da "coincidência" de datas entre final da Taça e Europeias, mas já falou com a Federação Portuguesa de Futebol para arranjar um solução conjunta.
Comissão Europeia

17% dos portugueses não vão votar nas europeias

Mais de 60% dos portugueses admitem que a nomeação do presidente da Comissão Europeia com base no resultado das eleições europeias torna mais provável a deslocação às urnas em maio.
Eleições Europeias

Timmermans quer "super-ricos" a pagar impostos

101
Timmermans avisa que as próximas Europeias "não são uma eleições normais", defende fim de isenções para empresas como o Google e o Facebook e o regresso do Reino Unido à UE.
Primeiro-Ministro

Costa vende modelo português a parceiros europeus

2.501
O primeiro-ministro português acredita que a melhor estratégia para ganhar as eleições, incluindo as europeias, é defender os valores socialistas ao mesmo tempo que se apresenta resultados.
PS

"O segredo" de António Costa, segundo Zorrinho

185
Fernando Medina desafiou os socialistas europeus a fazerem sempre o Congresso em Lisboa. Já Zorrinho, inspirado em Costa, revelou "o segredo" para os socialistas chegarem e se manterem no poder.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo justifica assessor candidato às Europeias

Em resposta às críticas, Marcelo referiu que está apenas a "aplicar a lei" e que Paulo Sande vai suspender as funções de seu assessor "no momento em que formalizar a sua candidatura" às Europeias.
Eleições Europeias

Santana apresenta Paulo Sande para as europeias

326
Santana Lopes apresentou o assessor do Presidente da República Paulo Sande, especialista em Assuntos Europeus, como cabeça de lista do partido Aliança às eleições europeias, em maio de 2019.
Eleições Europeias

Paulo Sande é o candidato da Aliança às Europeias

O consultor para Assuntos Europeus de Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo de Almeida Sande, foi o escolhido para liderar o novo partido de Santana Lopes, a Aliança, às eleições Europeias do próximo ano.
Eleições Europeias

PSD e PS começaram a trocar acusações de campanha

Os socialistas vão apoiar Frans Timmermans a Presidente da Comissão Europeia. PSD e CDS apoiam Manfred Weber. Os dois candidatos têm telhados de vidro em Portugal. E já há troca de acusações
Eleições Europeias

O rock, o beijo a Merkel e a invasão de Stubb

Weber subiu ao palco ao som de One Vision, dos Queen e deu um beijo a Merkel. Uma hora depois dizia ao Observador que está "ansioso" por fazer campanha em Portugal. Já Rangel sofreu invasão de Stubb.
Eleições Europeias

Rangel e Europeias: "Nem me incluo, nem me excluo"

Rangel recusa-se a dizer se aceitará ser cabeça de lista do PSD às Europeias, mas acredita que o partido pode ganhar se fizer "as escolhas certas". O eurodeputado concorda com timings de Rio.
Eleições Europeias

O Congresso da direita europeia em seis pontos /premium

A despedida da mãe Merkel, a vergonha do tio Órban e Weber e Stubb a lutar pela sucessão a Juncker. O Congresso do maior partido europeu começa esta quarta-feira, num momento difícil para o PPE.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Eleições Europeias

Alex Stubb quer UE a liderar revolução digital

A União Europeia deve liderar a revolução digital defendeu, em Lisboa, Alexander Stubb, pré-candidato do Partido Popular Europeu (centro-direita) à presidência da Comissão Europeia.
Eleições Europeias

Extrema direita europeia pede revolução

Líderes da extrema-direita italiana e francesa, pediram "uma revolução" nas próximas eleições europeias para fazer emergir uma "frente da liberdade" de partidos soberanistas.
PSD

Rio quer adiar o mais possível lista às europeias

O Presidente do PSD pretende adiar o mais possível o anúncio das listas do partido às eleições europeias. Rio diz que o clima de campanha eleitoral é "mau" para Portugal.
Eleições Europeias

Macron e Le Pen quase empatados em sondagem

101
Apesar dos resultados muito próximo o LREM situa-se como primeiro partido de França, com 21,5%, seguido muito de perto pelo RN, com 21%, de acordo com uma sondagem da Odoxa Dentsu publicada no Figaro.
Parlamento Europeu

Juncker pede "fim do triste espetáculo da divisão"

628
O presidente da Comissão Europeia arrancou o debate do estado da União com a admissão de que há problemas de unidade entre os estados-membros e pediu que se abandonem os nacionalismos.
PSD

"Europeias são tão importantes como legislativas"

Antiga ministra do PSD alertou para os perigos do crescimento dos partidos eurocéticos nas próximas eleições europeias e criticou decisão judicial que permitiu a jovem cigana abandonar a escola.
Eleições Europeias

Le Pen diz que vai adotar políticas de Salvini

Marine Le Pen disse que para as eleições europeias vai adotar a linhas políticas de Matteo Salvini, ministro do Interior italiano, tendo em vista "uma revolução democrática" na Europa.
Eleições Europeias

Campanha de eleições europeias com surf adaptado 

O evento pretende divulgar as eleições europeias junto do público em geral ainda durante o verão e chamar a atenção para as decisões da União Europeia relativamente às pessoas com deficiência.
Pedro Santana Lopes

Santana: "Vim para ganhar a António Costa"

1.733
Santana Lopes fez várias críticas a Rui Rio, que acusa de aproximação a Costa. Não será candidato às europeias e não deseja ser deputado, pois prefere o Governo. Por isso, quer ganhar legislativas.
Eleições Europeias

Costa quer paridade na lista ao parlamento europeu

Socialistas devem apresentar nas eleições ao Parlamento Europeu "uma lista paritária 50/50", porque Costa considera a luta contra as desigualdades como "um dos combates" do século.
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
CDS-PP

CDS-PP lança pré-campanha a 10 meses das europeias

100
O cabeça de lista do CDS-PP, Nuno Melo, lança a pré-campanha para as eleições europeias, num apelo à participação dos cidadãos com dez meses de antecedência para não ser "um simulacro pré-eleitoral".
Rui Rio

Rio: PSD com ambição para ganhar todas as eleições

112
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que o partido "tem condições" para ir para as eleições europeias, legislativas e autárquicas com a "ambição de ganhar".
Eleições Europeias

Macron e Rivera, juntos nas eleições europeias

Acordo entre partido de centro-direita espanhol Ciudadanos e a formação de Emmanuel Macron está iminente. A aliança visa uma plataforma conjunta para concorrer às eleições europeias.
Eleições Europeias

Eleições Europeias. 14% dos portugueses vai votar

Apenas 14% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a segunda percentagem mais baixa na União Europeia (UE).
Eleições Europeias

Eleições europeias a 26 de maio de 2019

As eleições para o Parlamento Europeu decorrerão entre 23 e 26 de maio de 2019, anunciou o Conselho da União Europeia. Em Portugal deverão ser no domingo, dia 26.
Congresso do CDS

Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
CDS-PP

Meireles defende ida a solo às legislativas

A vice-presidente do CDS-PP defendeu que o partido deve ir sozinho às europeias e legislativas, argumentando que "o segredo" para ganhar eleições é mostrar ser alternativa.
CDS-PP

"Tudo se alterou". CDS quer ir sozinho a Europeias

622
"Tudo se alterou" e o CDS "não tem medo". Nuno Melo quer CDS a ir sozinho a votos nas europeias. Vinca diferenças face ao PSD, mas diz que, juntos, devem ter mais eurodeputados do que a esquerda.
Parlamento Europeu

Votar aos 16 anos? Pode acontecer já em 2019

331
O Parlamento Europeu quer reformular a maneira como se vota para as europeias, mas mudanças como a introdução dos voto aos 16 anos ou voto eletrónico chocam com leis em vigor em Portugal.
David Cameron

Labour é "ameaça" à "segurança nacional" 

O conservador britânico David Cameron diz que a eleição de Jeremy Corbyn como líder do partido trabalhista torna o partido "uma ameaça" à "segurança nacional" do Reino Unido.
Eleições Europeias

Os erros dos candidatos

Qual a importância do gesto que se faz? Ou do olhar que se deita? Francisco Assis e Paulo Rangel, que se enfrentaram há um ano, em exame por um especialista em comunicação não-verbal.
Mundo

Rejeitada moção de censura à "Comissão Juncker"

O Parlamento Europeu rejeitou por larga maioria a moção de censura à Comissão Europeia, relacionada com o caso dos acordos fiscais secretos entre o Luxemburgo e multinacionais.
Eleições Europeias

Afinal, a abstenção nas europeias continua a subir

Os líderes europeus congratularam-se com a subida da participação nas europeias, mas festejaram demasiado cedo. Os números oficiais mostram afinal que a abstenção subiu e foi a maior de sempre.
Eleições Europeias

"Só haverá consenso depois da rutura"

120
Para António Costa, "os portugueses disseram o que não querem" nestas europeias, mas ainda falta consumar a "rutura" nas próximas legislativas.
Eleições Europeias

Um manifesto pela mudança europeia

Se a Europa quer um poder proporcional ao seu peso económico, tem de ter a capacidade de se afirmar, tanto em operações militares como ter um papel fundamental de construção de um setor de segurança
Eleições Europeias

A campanha que andou à procura do "povo"

398
Com medo da derrota histórica, Paulo Rangel passou semanas a lutar contra a imagem do Governo e a desconfiança dos aparelhos do PSD e CDS. Até descobrir um alvo: José Sócrates. E uma ajuda: os vírus.
Eleições Europeias

Por dentro de uma campanha dividida

2.093
O Observador esteve no interior do PS durante a caravana para as eleições europeias. Este é o retrato da máquina de Seguro, da campanha de Assis e de um partido dividido por dentro.
Eleições Europeias

Paulo Rangel reeleito como vice-presidente do PPE

Eurodeputado português é um dos de vice-presidentes do maior grupo parlamentar do Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Não ouviram? Então porque insistem em Juncker?

317
Jean-Claude Juncker representa tudo aquilo contra o qual uma parte importante dos eleitores europeus se rebelaram. Insistir na sua nomeação é um erro político e um golpe de estado institucional.
Eleições Europeias

A abstenção, o menino e a água do banho

Não partilho a ideia da crise das democracias da Europa Ocidental. Mas se partilhasse consideraria que o sintoma não residiria na abstenção, antes na incapacidade de encará-la com maior naturalidade
Eleições Europeias

Farage e Grillo prometem "um monte de problemas"

Farage e Le Pen esforçam-se por conquistar deputados de sete países e assim conseguir criar um novo bloco político no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Reformados castigaram PSD-CDS

Nos cinco concelhos mais envelhecidos do país, PS reforçou a votação em todos, relativamente ao conseguido nas legislativas de 2011. Ficou à frente da Aliança Portugal em três deles.
Eleições Europeias

Eleitores gregos e portugueses "apoiam" reformas

A agência de "rating" Fitch considera, também, que as eleições europeias fortaleceram os mandatos dos partidos dos governos de Itália e Espanha.
Eleições Europeias

Infografia:Parlamento Europeu é um quebra-cabeças

Um coligação ao centro entre os dois maiores grupos políticos parece a única solução viável para encontrar consensos no próximo Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

"Espero que europeias tenham dado mensagem clara"

"Todos os líderes políticos vão precisar de levar estes resultados muito a sério", afirmou o antigo conselheiro de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
Eleições Europeias

Le Pen tenta criar bloco de extrema-direita

154
Vai ser difícil reunir partidos de sete países, uma das condições para a criação de um novo grupo político no Parlamento.
Eleições Europeias

Sucessor de Barroso só no fim de junho

Passos continua a apoiar Juncker para Bruxelas. Negociações para eleger o sucessor de Durão Barroso deverão terminar a tempo do próximo Conselho Europeu, de 26 de junho.
Eleições Europeias

Europeias abanam governos

Praticamente todos os partidos que estão no governo foram castigados nas urnas. Uma tendência que não é novidade nas europeias, mas que, em 2014, atingiu proporções maiores, reflexo da crise.
Eleições Europeias

Governos têm de apresentar mais resultados - BCE

Mario Draghi defendeu em Sintra que os governos europeus têm de conseguir apresentar mais resultados, tanto a nível nacional como europeu, e que o Parlamento Europeu vai funcionar da mesma forma.
Eleições Europeias

A última eleição?

O sistema político da Europa Ocidental está perigosamente à beira da caducidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)