Eleições Europeias

CDS-PP

CDS-PP lança pré-campanha a 10 meses das europeias

100
O cabeça de lista do CDS-PP, Nuno Melo, lança a pré-campanha para as eleições europeias, num apelo à participação dos cidadãos com dez meses de antecedência para não ser "um simulacro pré-eleitoral".
Rui Rio

Rio: PSD com ambição para ganhar todas as eleições

112
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que o partido "tem condições" para ir para as eleições europeias, legislativas e autárquicas com a "ambição de ganhar".
Eleições Europeias

Macron e Rivera, juntos nas eleições europeias

Acordo entre partido de centro-direita espanhol Ciudadanos e a formação de Emmanuel Macron está iminente. A aliança visa uma plataforma conjunta para concorrer às eleições europeias.
Eleições Europeias

Eleições Europeias. 14% dos portugueses vai votar

Apenas 14% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a segunda percentagem mais baixa na União Europeia (UE).
Eleições Europeias

Eleições europeias a 26 de maio de 2019

As eleições para o Parlamento Europeu decorrerão entre 23 e 26 de maio de 2019, anunciou o Conselho da União Europeia. Em Portugal deverão ser no domingo, dia 26.
Congresso do CDS

Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
CDS-PP

Meireles defende ida a solo às legislativas

A vice-presidente do CDS-PP defendeu que o partido deve ir sozinho às europeias e legislativas, argumentando que "o segredo" para ganhar eleições é mostrar ser alternativa.
CDS-PP

"Tudo se alterou". CDS quer ir sozinho a Europeias

622
"Tudo se alterou" e o CDS "não tem medo". Nuno Melo quer CDS a ir sozinho a votos nas europeias. Vinca diferenças face ao PSD, mas diz que, juntos, devem ter mais eurodeputados do que a esquerda.
Parlamento Europeu

Votar aos 16 anos? Pode acontecer já em 2019

331
O Parlamento Europeu quer reformular a maneira como se vota para as europeias, mas mudanças como a introdução dos voto aos 16 anos ou voto eletrónico chocam com leis em vigor em Portugal.
David Cameron

Labour é "ameaça" à "segurança nacional" 

O conservador britânico David Cameron diz que a eleição de Jeremy Corbyn como líder do partido trabalhista torna o partido "uma ameaça" à "segurança nacional" do Reino Unido.
Eleições Europeias

Os erros dos candidatos

Qual a importância do gesto que se faz? Ou do olhar que se deita? Francisco Assis e Paulo Rangel, que se enfrentaram há um ano, em exame por um especialista em comunicação não-verbal.
Mundo

Rejeitada moção de censura à "Comissão Juncker"

O Parlamento Europeu rejeitou por larga maioria a moção de censura à Comissão Europeia, relacionada com o caso dos acordos fiscais secretos entre o Luxemburgo e multinacionais.
Eleições Europeias

Afinal, a abstenção nas europeias continua a subir

Os líderes europeus congratularam-se com a subida da participação nas europeias, mas festejaram demasiado cedo. Os números oficiais mostram afinal que a abstenção subiu e foi a maior de sempre.
Eleições Europeias

"Só haverá consenso depois da rutura"

120
Para António Costa, "os portugueses disseram o que não querem" nestas europeias, mas ainda falta consumar a "rutura" nas próximas legislativas.
Eleições Europeias

Um manifesto pela mudança europeia

Se a Europa quer um poder proporcional ao seu peso económico, tem de ter a capacidade de se afirmar, tanto em operações militares como ter um papel fundamental de construção de um setor de segurança
Eleições Europeias

A campanha que andou à procura do "povo"

398
Com medo da derrota histórica, Paulo Rangel passou semanas a lutar contra a imagem do Governo e a desconfiança dos aparelhos do PSD e CDS. Até descobrir um alvo: José Sócrates. E uma ajuda: os vírus.
Eleições Europeias

Por dentro de uma campanha dividida

2.093
O Observador esteve no interior do PS durante a caravana para as eleições europeias. Este é o retrato da máquina de Seguro, da campanha de Assis e de um partido dividido por dentro.
Eleições Europeias

Paulo Rangel reeleito como vice-presidente do PPE

Eurodeputado português é um dos de vice-presidentes do maior grupo parlamentar do Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Não ouviram? Então porque insistem em Juncker?

317
Jean-Claude Juncker representa tudo aquilo contra o qual uma parte importante dos eleitores europeus se rebelaram. Insistir na sua nomeação é um erro político e um golpe de estado institucional.
Eleições Europeias

A abstenção, o menino e a água do banho

Não partilho a ideia da crise das democracias da Europa Ocidental. Mas se partilhasse consideraria que o sintoma não residiria na abstenção, antes na incapacidade de encará-la com maior naturalidade
Eleições Europeias

Farage e Grillo prometem "um monte de problemas"

Farage e Le Pen esforçam-se por conquistar deputados de sete países e assim conseguir criar um novo bloco político no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Reformados castigaram PSD-CDS

Nos cinco concelhos mais envelhecidos do país, PS reforçou a votação em todos, relativamente ao conseguido nas legislativas de 2011. Ficou à frente da Aliança Portugal em três deles.
Eleições Europeias

Eleitores gregos e portugueses "apoiam" reformas

A agência de "rating" Fitch considera, também, que as eleições europeias fortaleceram os mandatos dos partidos dos governos de Itália e Espanha.
Eleições Europeias

Infografia:Parlamento Europeu é um quebra-cabeças

Um coligação ao centro entre os dois maiores grupos políticos parece a única solução viável para encontrar consensos no próximo Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

"Espero que europeias tenham dado mensagem clara"

"Todos os líderes políticos vão precisar de levar estes resultados muito a sério", afirmou o antigo conselheiro de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
Eleições Europeias

Le Pen tenta criar bloco de extrema-direita

154
Vai ser difícil reunir partidos de sete países, uma das condições para a criação de um novo grupo político no Parlamento.
Eleições Europeias

Sucessor de Barroso só no fim de junho

Passos continua a apoiar Juncker para Bruxelas. Negociações para eleger o sucessor de Durão Barroso deverão terminar a tempo do próximo Conselho Europeu, de 26 de junho.
Eleições Europeias

Europeias abanam governos

Praticamente todos os partidos que estão no governo foram castigados nas urnas. Uma tendência que não é novidade nas europeias, mas que, em 2014, atingiu proporções maiores, reflexo da crise.
Eleições Europeias

Governos têm de apresentar mais resultados - BCE

Mario Draghi defendeu em Sintra que os governos europeus têm de conseguir apresentar mais resultados, tanto a nível nacional como europeu, e que o Parlamento Europeu vai funcionar da mesma forma.
Eleições Europeias

A última eleição?

O sistema político da Europa Ocidental está perigosamente à beira da caducidade.
Eleições Europeias

Abstenção entre emigrantes fixou-se nos 98,1%

O número de eleitores inscritos no estrangeiro aumentou em cerca de 52 mil mas a participação foi menor do que em 2009, numa altura em que ainda falta apurar 12 dos 71 consulados.
Eleições Europeias

PS teve "vitória de Pirro", acusa Mário Soares

Ex-Presidente fala em "vitória de Pirro", critica Seguro e apoia as declarações de António Costa. Outro crítico de Seguro, o autarca ex-PS, Guilherme Pinto, fala de um resultado "dramático".
Eleições Europeias

MPT confirma eleição de dois eurodeputados  

Foram atribuídos os quatro mandatos que faltavam: coligação, PS, CDU e MPT de Marinho e Pinto recolhem mais um mandato cada.
Eleições Europeias

A Europa dos intocáveis.

As direitas democráticas venceram as eleições, mas as direitas nacionalistas tornaram-se, em boa parte da Europa, os principais contestatários do sistema, como não acontecia desde a II Guerra Mundial
Eleições Europeias

Uma segunda oportunidade

Depois de ter assistido às declarações de Seguro no domingo à noite, tenho uma certeza: ele sabe muito bem que não ganhou as eleições europeias. Foi penoso ver a sua linguagem corporal.
Eleições Europeias

Europa: caos ou cataclismo?

Entrámos na busca de um consenso possível para o próximo governo. A menos que o eleitorado castigue os que se opuserem a esse consenso e der a maioria aos outros. Vai ser um ano sem descanso.
Eleições Europeias

Resultados dão confiança no caminho trilhado 

O ministro da Defesa considerou que os resultados das eleições europeias não podem ser "desgarrados" do contexto que as antecedeu.
Eleições Europeias

Saiba como o tabuleiro do poder vai mexer na UE

Até outubro tudo vai mudar em Bruxelas. Os eurodeputados já estão eleitos, mas ainda não há sucessor para Durão Barroso. Veja, em baixo, como tudo se vai passar na cronologia interativa.
Eleições Europeias

O terramoto de Farage confirmou-se

Liberais democratas pedem a demissão de Nick Clegg, vice primeiro-ministro. Farage quer destabilizar as eleições gerais do próximo ano.
Eleições Europeias

PSD, PS e CDS nunca tiveram tão poucos votos

189
Juntos, o PSD, PS e CDS nunca tiveram tão poucos votos como nestas europeias: 59,1%. Menos até do que no último 'Bloco Central'. Governabilidade em causa já em 2015, diz Carlos Jalali.
Eleições Europeias

Queda do PP e do PSOE marca fim de uma época

As europeias mostraram dispersão dos votos pelos partidos mais pequenos, o que em legislativas tornaria difícil governar sem coligações. O socialista Rubalcaba já se demitiu e marcou novo congresso
Eleições Europeias

Impostos sobre o trabalho estão muito altos

Presidente do Eurogrupo diz que é preciso começar a estudar a descida dos impostos nos próximos cinco anos, mas também que o caminho do ajustamento ainda vai a meio.
Eleições Europeias

Resultados das europeias preocupam Durão Barroso

Apesar de recusar generalizações fáceis, o presidente da Comissão Europeia vê com preocupação a "tendência" revelada nas eleições europeias deste domingo.
Eleições Europeias

Podemos, a surpresa em Espanha

Tal como Marinho e Pinto, Pablo Iglesias, líder partidário do Podemos, tem mais protagonismo do que o próprio partido junto dos eleitores.
Eleições Europeias

PS agita-se, Seguro resiste

385
O coro de críticas a Seguro voltou a crescer. Depois de Costa, foi a vez de Carlos César e Ferro Rodrigues falarem em vitória curta. Na direção há quem avise: contestação interna seria "desleal".
Eleições Europeias

Saiba quem votou em Marine Le Pen

Dos eleitores licenciados, só 11% votaram na Frente Nacional, mas 22% dos votantes com mestrado deram o seu voto a Le Pen, a pouca distância da UMP, que venceu nesse nível de escolaridade.
Eleições Europeias

Marinho e Pinto teria eleito 15 deputados à AR

625
O MPT, o partido pelo qual concorreu Marinho e Pinto, teria eleito 15 deputados se as eleições de ontem fossem para a Assembleia da República.
Eleições Europeias

Governo tem condições para vencer legislativas

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje, em Lisboa, que o Governo está "em condições de vencer as próximas eleições legislativas", em 2015.
Eleições Europeias

Depois de ontem, uma Europa diferente

Começa pela ascensão da extrema-direita e segue pelo aumento do número de eurocéticos e partidos anti-Europa. A Europa mostrou ontem que estava em protesto e deu uma nova cara ao Parlamento.
Eleições Europeias

O que defende Marinho e Pinto?

De passeios de mota a elogios ao sr. Cardoso, a campanha do ex-Bastonário fez-se contra a corrupção, a favor dos advogados e em nome de uma memória familiar que diz querer combater.
Eleições Europeias

Dijsselbloem: pessoas estão a ficar impacientes

Presidente do Eurogrupo diz que a exigência sobre os atuais líderes europeus está a aumentar e estes têm de conseguir mais.
Eleições Europeias

Mandatos em falta conhecidos esta segunda-feira

Foram apurados os resultados de todas as freguesias em território nacional e de 54 consulados, mas ainda falta saber a votação de 17 representações no estrangeiro.
Eleições Europeias

Extrema-direita abala União Europeia

232
A extrema-direita vê reforçada a presença no Parlamento Europeu com a vitória dos partidos de extrema-direita em França e na Dinamarca e a eleição de um deputado neo-nazi na Alemanha e dois na Grécia.
Eleições Europeias

Análise aos resultados eleitorais

Paulo Sande e José Manuel Fernandes discutem os resultados eleitorais em toda a Europa e antecipam as consequências.
Eleições Europeias

Uma derrota pesada e uma vitória de Pirro

Nunca PS, PSD e CDS tiveram, em conjunto, tão pouco apoio eleitoral. Isso condena-os à aproximação, não à cizânia.
Eleições Europeias

As derrotas que ninguém vai reconhecer

Como é doce a vida política num país onde ninguém sabe o que é uma derrota. E esta crise, até agora, não fez o regime encontrar os seus limites.
Eleições Europeias

Não deitem já os foguetes

115
Tanto embandeirar em arco como o desta noite faz de nós parvos e eu detesto que façam de mim parva
Eleições Europeias

Uma vitória contra a "deturpação" e "hostilidade"

Marinho Pinto afirmou que esta é uma vitória da "persistência, humildade e combatividade" e não afasta nova candidatura, desta vez, às legislativas.
Eleições Europeias

Costa: "A vitória não pode voltar a saber a pouco"

305
O autarca de Lisboa confessa ter ficado "preocupado" com a pouca vantagem do PS face à coligação de direita e pede reflexão para que nas próximas legislativas a vitória seja forte.
Eleições Europeias

O PS ganhou, o PS perdeu

Tal como ao nível europeu, o crescimento do PS não é suficiente para se afirmar como alternativa política. E o crescimento dos populistas também mostra que a esquerda não consegue fazer coligações
Eleições Europeias

Seguro: "O atual Governo chegou ao fim"

Líder do PS recusa apresentar moção de censura: "Seria um frete ao Governo". E diz que vai continuar a trabalhar para nas próximas legislativas "merecer, como ambicionamos, uma maioria absoluta".
Eleições Europeias

Passos garante que vai cumprir "missão" 

Os líderes admitiram derrota, mas desvalorizam vitória do PS. O primeiro-ministro diz que fica até ao fim da legislatura porque Governo tem "missão" a cumprir
Eleições Europeias

Rock in Rio: aqui também houve abstenção

Em palco, o vocalista dos Cais Sodré Funk Connection lança a pergunta: "Quem é que foi votar?". Entre concertos, quisemos saber se os festivaleiros foram colocar a cruzinha no boletim.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)