Eleições Europeias
União Europeia

Elisa Ferreira sublinha importância da coesão

Elisa Ferreira referiu que Portugal é um excelente exemplo da importância da coesão, garantindo que vai trabalhar "a favor dos europeus, o que não é incompatível com ser a favor de Portugal".
Eleições Europeias

UE. Insatisfação com a política motiva a abstenção

A principal razão apontada para justificar a abstenção foi a “falta de confiança ou insatisfação com a política em geral” (38%), seguida do desconhecimento relativamente à UE e suas instituições.
Eleições Europeias

Ursula passa? Ex-eurodeputados estão pessimistas

Entre o "pessimismo" confessado por Diogo Feio e a esperança de Rui Tavares de um chumbo ao nome de Ursula von der Leyen, na próxima semana, ex-eurodeputados estão preocupados com o futuro da UE.
Comissão Europeia

UE: Costa culpa cansaço por falta de acordo

Costa revelou que o plano para esta terça-feira é “estar com os ouvidos atentos e mente aberta” para encontrar “boas soluções" para os lugares de tipo da União Europeia.
Global Shapers

Abstenção? O que interessa são os poucos votos /premium

196
As pessoas que defendem que votar “não vale a pena” pois “vai dar ao mesmo” não percebem que são elas que, ao alienar-se do processo eleitoral, se alienam de Portugal, sobrando menos gente preocupada
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

134
Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.
Eleições Europeias

Europeias sofreram desinformação russa, diz CE

A Comissão Europeia aponta para "comportamentos coordenados" que disseminaram informações falsas ainda antes das eleições. Relatório mostra que Rússia tentou influenciar preferência dos eleitores.
Catalunha

Independentista catalão impedido de tomar posse

O Supremo Tribunal espanhol recusou o pedido do ex-presidente do Governo catalão de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado no parlamento europeu.
PSD

Moreira da Silva: "Espero que o PSD mude de vida"

318
Ex-ministro do Ambiente de Passos Coelho admite disputar a liderança do PSD, defendendo que esse "refrescamento" devia ter acontecido depois do "pior resultado de sempre" nas europeias.
Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa.
Eleições Europeias

Merkel determinada na liderança

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu que continua determinada na liderança do Governo da Alemanha, apesar da demissão da presidente do partido de coligação, o SPD.
Eleições Europeias

Eu, comentador, me confesso.

121
Quarenta e seis por cento de isentos de IRS nunca serão liberais. Nem a mais de metade dos portugueses que não paga taxas moderadoras no SNS. Mas não é certo que vão votar sempre à esquerda do PPD.
Ensaios do Observador

Como é que lá fora se baixa a abstenção? /premium

408
Voto postal, antecipado ou obrigatório. Juntar eleições menos participadas com outras mais mobilizadoras. Como é que lá fora se baixa a abstenção? Ensaio de Jorge Fernandes e Mafalda Pratas Fernandes
Alemanha

Alemanha. Presidente do SPD demite-se

Andrea Nahles, presidente do partido social-democrata alemão, apresentou a demissão este domingo. Críticas internas, resultados das europeias e coligação com Merkel estão na origem da saída.
PSD

"O resultado de Costa também é poucochinho"

321
Miguel Pinto Luz, um dos homens fortes do PSD e vice-presidente da Câmara de Cascais, assumiu a surpresa na "derrota do seu partido" nas europeias, mas acredita numa vitória de Rui Rio em outubro.
Eleições Europeias

As eleições europeias e o combate às “fake news”

243
A longo prazo, só se conseguirá eliminar a desinformação com informação de qualidade, ensinando os cidadãos a encarar as notícias criticamente.
Eleições Europeias

Narrativas pós-eleitorais: Costa, pequenos e PAN /premium

545
A viabilidade da “geringonça” para a próxima legislatura depende da capacidade, ou não, de haver uma agenda programática comum nacional consistente e de esta se manter separada da agenda europeia.
Eleições Europeias

As contas de cabeça do Professor Marcelo

Aceitei a contestação, mas coloquei água na fervura do descontentamento. Chamei a atenção para algo que tinha ficado nas entrelinhas presidenciais. Algo que me tinha arrancado um sorriso.
Eleições Europeias

Europeias 2019: o que significam estes resultados? /premium

157
Onde é que o PS teve mais votos, para onde foram os eleitores do PCP e onde é que PSD e CDS sofreram maiores quedas? E o que é que isto pode significar nas legislativas? Ensaio de Santana Pereira.
CDS-PP

CDS. Críticos atacam mas dão “uma oportunidade”

Até Nuno Melo e Pedro Mota Soares criticaram direção na gestão de dossiês dos professores e passadeiras. Cristas assume responsabilidade. Críticos dão-lhe “uma oportunidade” até legislativas.
Eleições Europeias

A avestruz e o voto

Um dia destes, os portugueses acordam e, sem saberem como, têm um parlamento federal europeu com poder legislativo sobre todos os países da UE e passarão os quarenta anos seguintes a dizer mal da vida
Eleições Europeias

Vamos mas é votar no Berardo! /premium

565
Joe Berardo é só o rosto visível de uma classe empresarial espertalhona e sempre colada ao poder e encostada ao Estado, servindo-se mutuamente numa simbiose de interesses que os contribuintes suportam
PS

Costa: "Trabalho ainda não está acabado"

154
Líder do PS foi dizer ao partido que já tem plano para arrancar programa das legislativas, onde quer reforço "significativo" dos serviços públicos. Mas também avisa que legislatura ainda não acabou.
Conversas à Quinta

Uma Europa mais fragmentada é mais ingovernável?

Das eleições europeias saiu um Parlamento mais fragmentado, de geometrias muito variáveis e visões muito contraditórias. Os acordos prevêem-se mais difíceis, sobretudo quando chegar a próxima crise.
União Europeia

Uma campanha de 5 anos

114
A verdade é que uma comunidade de cidadãos europeus devia ter antecedido as instituições que hoje nos governam, mas o desafio passa por criá-la e com capacidade de escrutinar o que se faz em Bruxelas.
Eleições

Uma grande coligação da direita /premium

187
É agora que PSD e CDS terão de decidir como pretendem sair da noite eleitoral de Outubro e em que condições farão a refundação da direita: sozinhos e derrotados, ou juntos e eventualmente vitoriosos?
Eleições Europeias

Aliança, Iniciativa Liberal e Basta: perspectivas

994
Os novos partidos no espaço não socialista poderão ser (também) sintomas da crise e fraca capacidade de mobilização de PSD e CDS, mas não são os responsáveis pelos seus maus resultados eleitorais.
União Europeia

Deputada do PS quer mudanças na linha da UE

Maria Manuel Leitão Marques, a "número dois" da lista europeia do PS pretende reforçar o pilar social e o combate às alterações climáticas. A socialista diz que é preciso para tal um "compromisso".
Emigrantes

Emigrantes portugueses com dificuldades no voto

124
Representantes de portugueses no estrangeiro queixam-se de falta de informação e campanha dos partidos nos seus locais de residência. Dizem que o mesmo não pode acontecer nas legislativas de outubro.
Eleições Europeias

Nenhum português votou CDU em Moscovo ou Pequim

6974
Budapeste e Rabat são as únicas cidades que ainda não contaram os votos portugueses nas eleições europeias. Em Moscovo e Pequim, ninguém vota CDU. Mas lá fora, quem venceu foi o PSD.
Eleições Europeias

Quo vadis, Direita? /premium

540
A direita pode escolher olhar para estas questões e dar-lhes resposta. Ou pode gozar com quem as levanta. E sobranceiramente querer convencer os votantes que devem aprender é com os seus melhores.
Eleições Europeias

O vazio que alimenta o PAN /premium

755
Os 5,1% que o PAN teve este domingo nas eleições europeias são um aviso. E um aviso sério. Os partidos do sistema estão a ignorar um dos temas que mais preocupa os eleitores jovens: o ambiente.
União Europeia

Uma segunda oportunidade /premium

O novo Parlamento Europeu mostra que a população nem quer mais hegemonias dos partidos tradicionais, nem agendas desproporcionalmente nacionalistas. Quer uma Europa renovada e geradora de consensos
Eleições Europeias

Péricles, 25/04, Lage e abstenção

178
A abstenção devia pôr muita coisa em causa. Pelos vistos, os portugueses não querem saber se votam ou não. Alguma coisa está errada e quer a sociedade civil como os partidos deviam refletir sobre isso
Ministério Administração Interna

MAI quer esclarecer caso de polícias nas eleições

Em causa está a integração de dois polícias na lista da coligação Basta às eleições europeias. Eduardo Cabrita mostrou-se surpreendido pela integração e já transmitiu ao TC o seu parecer.
Eleições Europeias

Com listas à porta, PSD em silêncio até outubro

110
Silvano quer explicar "até à exaustão" aos eleitores que PSD lidera melhor o país que o PS. Os críticos acham que o resultado lhes dá razão, mas não querem hostilizar o presidente, para já.
PAN

O homem que vai sair da sombra de André Silva /premium

426
O PAN vai deixar de ser um partido de um homem só. Francisco Guerreiro vai entrar no Parlamento Europeu e passar a ser o segundo rosto do partido. Mesmo que as viagens aumentem a sua pegada ecológica.
PCP

PCP perdeu mas estratégia é para manter

571
O Comité Central do PCP esteve reunido esta terça-feira para analisar a situação política e os resultados das europeias. Não foi o esperado, mas a culpa não é do partido. Estratégia é para manter.
Abstenção

Abstenção."Temos de agir urgentemente" diz Governo

435
"A cada passo que não exercem a sua cidadania, há alguém que exerce por eles" alertou o Ministro da Educação dirigido-se ao "número muito alto de abstenção" entre os jovens estudantes portugueses.
Eleições Europeias

Pierre Moscovici está "aliviado" com europeias

O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros disse que "muitos temiam que os anti-europeus ganhassem", o que não aconteceu, dizendo estar "aliviado" com os resultados.
União Europeia

A construção da Europa /premium

A União Europeia ficaria sem dúvida mais pobre sem o Reino Unido mas, em compensação, ficaria mais europeia; menos nacionalista e imperialista; porventura menos obcecada com os mercados.
Eleições Europeias

António Costa vai ficar a dever muito a Rui Rio /premium

521
PSD e CDS arriscam-se a marchar para as legislativas como os perus para o Natal. E nem sequer têm o desculpa dos “populistas”, que noutros países tiram votos à direita.
Eleições Europeias

O combate à abstenção começa hoje

Não podemos esperar cinco anos para ver novo episódio desta série deprimente. O futuro do país, a longo prazo, não passa pela Assembleia da República, passa por Bruxelas e Estrasburgo.
Eleições Europeias

Cabo Verde. PR e PM felicitam Monica Semedo

O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde deram os parabéns a Monica Semedo pela sua eleição no partido liberal do Luxemburgo para o Parlamento Europeu.
António Costa

Costa. Geringonça é "insuficiente para casamento" 

368
O primeiro-ministro abriu portas a uma Geringonça com o PAN e até falou numa próxima na Europa.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Dois terços dos portugueses são pró-europeus"

785
O Presidente da República realçou que "há dois terços dos portugueses que são pró-europeus", referindo-se aos votos obtidos por forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas europeias.
Eleições Europeias

Pode uma geringonça afastar Weber do trono da UE?

178
Equilíbrio do poder mudou na Europa e o método spitzenkandidaten pode ter os dias contados. Manfred Weber, rei do número de assentos em Bruxelas, pode não chegar a ser presidente da Comissão Europeia.
Roménia

PR romeno congratula-se sobre anticorrupção

O referendo foi convocado por Iohannis com o objetivo de impedir a agenda de alterações judiciais do PSD que impulsionou a redução das penas e o tempo de prescrição de diversos delitos de corrupção.
Luxemburgo

Eleitas duas eurodeputadas com raízes portuguesas

Monica Semedo, filha de imigrantes cabo-verdianos no Luxemburgo, e a vereadora Isabel Wiseler-Lima, descendente de portugueses, foram eleitas para representar Grão-Ducado
União Europeia

UE. Secretário-geral apela ao consenso pró-Europa

Martin Selmayr diz que os resultados requerem que o Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas e Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa "trabalhem em conjunto", e com os Verdes.
Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

439
Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.
Política

Europeias: PS pinta mapa português de rosa 

A vitória é clara quando se olham as cores dos partidos: PS vence em todo o território continental, com excepção de Vila Real. Na Madeira o PSD continua a liderar e a CDU perdeu Beja e Setúbal.
Eleições Europeias

Qual foi o único concelho onde ninguém votou PAN?

4675
É um dos vencedores destas eleições europeias, mas em Barrancos, célebre terra dos touros de morte, não teve votos. Previsível? Adivinhe então em que concelho foram 5.258 os eleitores a votar PAN.
Eleições Europeias

Abstenção desceu em território nacional

611
É a taxa de abstenção mais elevada de sempre em eleições Europeias. Só que uma leitura mais fina mostra que, sem contar com o voto de emigrantes, houve uma inversão pela primeira vez este século.
Eleições Europeias

A leitura que a imprensa estrangeira está a fazer 

"A Europa pode respirar", escreve um dos editoriais na imprensa desta manhã. Os eurocéticos foram cresceram menos do que se temia e mais fragmentação até pode ser uma coisa boa.
Eleições Europeias

As frases da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

Em discursos curtos, líderes partidários e cabeças de lista cantaram vitória ou assumiram derrotas. Quase todos deixaram farpas aos adversários. Alguns apontaram culpas a outros — até a jornalistas.
Eleições Europeias

Portugal e as últimas esperanças dos socialistas

443
Só há cinco países na UE onde os socialistas vencem. A tradicional Malta e os que têm governos socialistas como Portugal, Espanha e Suécia. Holanda é o wild card.
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Eleições Europeias

As eleições em que o centro afundou /premium

Era uma vez a política dividida entre centro-esquerda e centro-direita. Da Alemanha à Itália, de França ao Reino Unido, o centro colapsou. Quem nasce dessas ruínas? Verdes e os populistas de direita.
Eleições Europeias

PS. R.I.P. a Bloco Central e manter esquerda perto

154
Socialista não querem hostilizar o PCP-ferido e fazem juras de reeditação da "geringonça". Mas também avisam que é preciso alargar "temáticas". Com o PSD é que não. Europeias? Nada, tudo legislativas.
Eleições Europeias

Vídeo. A noite eleitoral num minuto

PSD, CDS e PCP assumiram a insatisfação com os resultados. PS, BE e o estreante PAN são os grandes vencedores da noite. Num minuto, as reações dos partidos que se vão sentar no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

5 vencedores e 9 vencidos da noite eleitoral /premium

Quem explode e quem se afunda; quem acerta e quem falha; quem recua e quem ganha balanço; quem manteve a lucidez e quem viajou para Marte. Análise aos altos e baixos dos protagonistas das Europeias.
Eleições Europeias

A galinha do PAN deu ovos de ouro

1305
O resultado final da noite foi o esperado: o PAN fez história. Em 8 anos de vida, elegeu o seu primeiro eurodeputado e deverá ser o primeiro partido português a sentar-se no grupo dos Verdes
Eleições Europeias

Europeias. CDU sem reforço em noite de desânimo

164
A noite da CDU, que perdeu um deputado, foi de desânimo — e não acabou mais cedo porque Jerónimo foi dos últimos a falar. Criticou as campanhas difamatórias e disse que a conjuntura em 2014 era outra.
Eleições Europeias

A noite eleitoral vista do sofá /premium

708
Hugo van der Ding ficou a noite de domingo inteira a olhar para as televisões. Começou no red carpet das eleições e acabou nos discursos dos eleitos. É a análise que faltava às Europeias.
Eleições Europeias

Dois eleitos que foram quase três e... Robles

444
No Teatro Thalia, em Lisboa, o BE festejou um bom resultado que chegou quase a ser ainda melhor. No meio da festa, reapareceu um discreto Ricardo Robles, que tentou fugir aos holofotes.
Eleições Europeias

Querida Europa...

120
Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…
PSD

Rio entrou pela garagem, mas o ferrari não chegou 

324
Rio e Rangel justificaram derrota com "turbulência interna", "criação de novos partidos" e com eficácia do PS ao passar a mensagem. Ambos insistem que PSD reforçou votação.
Eleições Europeias

Aliança: da Liga de Honra, não chegou à Europa

114
Foi uma noite sem champanhe para o partido de Santana e Sande, que não chegou a Bruxelas. Entre avisos a PSD e CDS, menorizou-se o resultado do PAN: congregou "voto de protesto" à Marinho e Pinto.
Eleições Europeias

CDS. Afinal, isto foi mesmo o Titanic

1091
As bandeiras ficaram no chão. Cristas e Melo admitiram ter ficado aquém. Sem leitura para as legislativas, CDS saiu, para já, derrotado. E profecias da campanha concretizaram-se: o barco meteu água
Eleições Europeias

10 opiniões rápidas sobre as Europeias /premium

783
Análise de José Manuel Fernandes, Maria João Avillez, Alberto Gonçalves, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Benevides, Helena Garrido, Alexandre Homem Cristo, Marques Almeida, Maria João Marques
Eleições Europeias

A mancha Verde espalhou-se pela Europa /premium

369
Resultados fortes em países-chave como Alemanha e surpresas como o PAN em Portugal reforçam os Verdes e fazem deles vencedores da noite europeia. Chegará para influenciar a política comunitária?
Eleições Europeias

Eleições europeias: compromisso e moderação /premium

A uniforme identificação da União Europeia com o plano central de “Mais Europa” arrisca-se seriamente a resultar em “Mais Europa com Menos Europeus”.
Eleições Europeias

Podcast Eurovisões: PAN vai para Estrasburgo

O PAN é uma das surpresas da noite com a eleição de um eurodeputado. No último Eurovisões, analisamos os resultados eleitorais com a ajuda de José Manuel Fernandes e ainda temos Bandex.
Eleições Europeias

Os 21 portugueses que vão para Bruxelas

1336
Nove dos 21 lugares reservados aos portugueses no Parlamento Europeu serão ocupados pelo PS. O PAN conseguiu eleger um deputado. Saiba quem vai para Bruxelas após as eleições europeias.
Eleições Europeias

Vencedores e vencidos no fim do Podcast Eurovisões

Quem ganhou, quem perdeu, e o que mudam estes resultados para as legislativas. O comentário de José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides, gravado em direto.
Eleições Europeias

Matteo Salvini, rei e senhor dos eurocéticos

491
Após uma campanha marcada pelo tema da imigração, Liga vence Europeias em Itália. Salvini tem resultado muito forte e deixa o parceiro da coligação governamental, o 5 Estrelas, à distância.
Eleições Europeias

O comentário aos primeiros resultados oficiais

José Manuel Fernandes, Judite França e Paulo Ferreira comentam os resultados das europeias logo depois de terem saído os primeiros números oficiais.
Alemanha

Bremen. A derrota do SPD no seu "último bastião"

Na Alemanha votou-se também para eleger a liderança de Bremen. Local de tradição social-democrata, a vitória da CDU ali é bom exemplo dos tempos difíceis que o SPD, acossado pelos Verdes, enfrenta.
Eleições Europeias

Resultados e mapa completos das eleições europeias

3234
Confira os resultados por distrito, concelho e freguesia na votação para o Parlamento Europeu. Compare com os resultados das europeias de 2014 e, ainda, com os das legislativas de 2015.
Eleições Europeias

PSOE vence quatro eleições — e agora vai negociar

Depois das legislativas, o PSOE vence autonómicas, autárquicas e europeias. Sánchez quer agora negociar próximo governo — e fá-lo em posição de força. Puigdemont e Junqueras eleitos eurodeputados.
Eleições Europeias

Resultados das europeias lá fora. Que leituras?

De onde estão a vir as principais surpresas? Que efeitos estão a ter estas eleições em Inglaterra, França ou Alemanha? A análise de José Manuel Fernandes e Sara Antunes Oliveira.
Eleições Europeias

Projeções: PS vence e PAN é a surpresa da noite

216
O PS vence e o PSD fica pouco acima dos 20%, mas a surpresa das sondagens é a eleição quase garantida de pelo menos um eurodeputado do PAN. O Bloco pode também chegar aos 3 deputados.
Eleições Europeias

Le Pen vence e dá "lição de humildade" a Macron

1860
A União Nacional voltou a vencer as europeias francesas. "O povo castigou e deu uma lição de humildade ao Presidente da República", disse cabeça de lista. Centro colapsa, verdes em terceiro.
Eleições Europeias

Eleições europeias: os resultados país a país

459
A contagem oficial começou a ser atualizada a partir das 22h, hora de Lisboa. Verdes e pequenos partidos registam as maiores subidas. Veja os resultados das Europeias país a país.
Eleições Europeias

Nigel Farage volta a vencer umas Europeias

190
Partido do Brexit vence com 32% dos votos. Tories têm derrota esmagadora (9%), ficando atrás dos Verdes. Labour também é ultrapassado pelos Lib-Dems, que ficam em segundo.
Eleições Europeias

Europeias. Os comentários às primeiras projeções

Que leitura permitem as primeiras projeções desta noite eleitoral? Quem sai a ganhar, que partidos ficam aquém do que se esperava? José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides respondem.
Eleições Europeias

Observador comenta noite eleitoral em direto

143
Veja em direto nos estúdios da futura rádio do Observador os comentários de José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides sobre os principais desenvolvimentos destas eleições europeias.
Eleições Europeias

Voto eletrónico ganha fãs em Évora

237
O projeto-piloto decorre este domingo em 23 freguesias dos 14 concelhos do distrito de Évora, abrangendo 136.912 eleitores recenseados para as Europeias 2019. Há 50 mesas de voto eletrónico.
Eleições Europeias

4 respostas para explicar os números da abstenção

115
Até meio do dia havia mais abstenção, mas também maior número de votantes. Como pode isto ser? Para começar, há mais um milhão de eleitores recenseados. Quatro respostas para explicar os números.
Ambiente

Morgade boicota voto em protesto contra o lítio

384
A população de Morgade não é necessariamente contra a Europa, mas o boicote ao voto e o apelo à abstenção é uma forma de protesto contra a instalação de uma mina de lítio na região.
Eleições Europeias

PS, BE e PAN gritam vitória. PSD e CDS desiludidos - como aconteceu

1669
Na Europa, a tendência é para o crescimento dos partidos pequenos, com destaque para os Verdes, e da extrema direita. O Brexit ganhou no Reino Unido, Salvini venceu em Itália e o PSOE em Espanha.
Eleições Europeias

Não há eleições europeias /premium

132
O parlamento europeu serve sobretudo para reforçar o poder dos grandes países, cujos partidos dominam os grupos políticos e, principalmente, as comissões parlamentares se fazem as emendas legislativas
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

Venezuela. Distância impede portugueses de votar

Falta de informação, por desmotivação dos eleitores e, em particular, pelas grandes distâncias que alguns eleitores teriam de fazer para votar são as principais causas para a falta de adesão ao voto.
Eleições Europeias

Marca d’água /premium

Votei antecipadamente. Reflecti em plena campanha eleitoral. E agora? Conto carneiros até que fechem as últimas urnas de voto nos Açores não vá eu com os meus textos perturbar os eleitores?
Eleições Europeias

Vote. Não permita que decidam por si o seu futuro

207
Seja optando pela continuidade, seja pela determinação duma mudança, só há uma maneira de o povo ser soberano: Pela participação activa na democracia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede o sacrifício de ir votar no domingo

282
"É tentador ficar em casa", diz o Presidente, que apela ao voto, neste domingo, para o Parlamento Europeu. Apesar de não se ter falado só de Europa na campanha, as legislativas são só em outubro.
Eleições Europeias

CNE. Post do Basta é "contra as regras"

228
Publicação (agora apagada) sobre vítimas de incêndios de Pedrógão Grande viola regras do dia da reflexão, diz porta-voz da CNE ao Público. Mas órgão só pode atuar se houver queixa de algum cidadão.
Eleições Europeias

Irlanda. Vitória do Fine Gael, surpresa dos Verdes

111
Sondagens à boca das urnas dão vitória ao Fine Gael (centro-direita). Mas a surpresa eleitoral deve ser o resultado dos Verdes, que vencem Dublin e elegem os primeiros eurodeputados desde 1999.
Eleições Europeias

Quatro países votam este sábado

Eslováquia, Letónia, Malta e República Checa vão às urnas este sábado, para escolher composição do Parlamento Europeu. Reino Unido, Holanda e Irlanda já votaram. Restantes países votam domingo.
Eleições Europeias

"Nada está ganho", apela CDU antes de o sino tocar

Foi no largo da igreja do Seixal, ao lado do sino que à meia-noite dita o fim da campanha eleitoral, que João Ferreira e Jerónimo de Sousa gastaram os últimos cartuchos da campanha, já para lá das 23.
Eleições Europeias

"Só com PS é possível manter rumo da governação"

481
António Costa foi ao comício de encerramento da campanha deixar claro que "só o PS" garante o "equilíbrio" da governação. Medina defendeu que projeto europeu não se salva com PCP e BE.
Eleições Europeias

Rio."O povo não esquece, que a culpa é do PS"

Rio e Rangel centraram as últimas palavras aos eleitores em ataques ao PS. O candidato contou ao Observador como passará dia de reflexão: vai ao ginásio, fazer companhia ao cão e arranjar o telemóvel.
Eleições Europeias

Marisa prevê alteração do mapa político à esquerda

123
A cabeça-de-lista do BE encerrou a campanha com um discurso repleto de agradecimentos e com uma premonição que confirma que o partido acredita que vai ter um bom resultado".
Eleições Europeias

Maratonista sprinta para PSD não ficar de tanga /premium

Rui Rio e Paulo Rangel inventaram ações, alertaram para os perigos de dar força ao PS e não rebuscaram a vitimização dos últimos dias. A norte tudo corre melhor a este PSD, que gosta de lingerie.
Eleições Europeias

Cristas. "Não há limites na nossa votação"

125
No último apelo, Cristas lembra experiência em Lisboa para criticar quem põe tetos ao CDS. "Ninguém nos pode impor limite", disse. Dois eurodeputados é a meta mínima. Melo insiste: CDS é a "direita".
Eleições Europeias

Quem é o rapaz de camisa que vai ao lado de Costa? /premium

185
Pedro Marques já dificilmente se destaca por si, mas com Costa ao lado acaba mesmo engolido. Foi assim do início ao fim da campanha e acabou com a tradução prática da ideia que deixou por aí.
Eleições Europeias

BE assume estar na luta pelo terceiro mandato /premium

A campanha do Bloco de Esquerda chega ao fim depois de uma arruada concorrida no Porto. Em piloto automático, e tentando não quebrar o bom momento, partido encerra campanha confiante.
Eleições Europeias

CDS termina em festa (mas baixa fasquia) /premium

Cristas modera entusiasmo. Meta não é ficar acima do BE e PCP, é "duplicar" mandatos (no mínimo). Depois de semanas a mostrar voz grossa para a extrema-esquerda, CDS virou costas ao PSD. Literalmente.
Eleições Europeias

CDU. O brinde final para manter os 3 eurodeputados /premium

O dia começou com um brinde e incluiu a enorme descida do Chiado, em Lisboa. Desvalorizando as sondagens até ao último minuto, a CDU precisa de manter os 3 eurodeputados, mas pode falhar o objetivo.
Eleições Europeias

Livre. Críticas à falta de Europa na campanha

O Livre aproveitou uma tarde de sol, o Out Jazz e os jardins da Torre de Belém para distribuir panfletos, mas não se perdeu muito em conversas. Ali a cantiga era outra.
Eleições Europeias

Quem entra ou fica de fora? Guia para indecisos /premium

Estão na linha de água das listas dos seus partidos. Pelas sondagens, tanto podem ser eleitos como ficar fora do Parlamento Europeu. Quem são os candidatos que os votos dos indecisos podem decidir?
Eleições Europeias

Europeias: a excepção portuguesa

168
Em Portugal, por agora, o voto ficou – e, ao que tudo indica, ficará – mais ou menos onde estava. Mesmo se o longínquo fantasma do “regime fascista” já viu melhores dias, ainda é agitado e funciona.
Eleições Europeias

Podcast. A análise final (ainda na estrada)

Estações de serviço, jardins, carros encostados em 4 piscas — os jornalistas trabalham onde podem e ainda são obrigados a fazer análise em certos e determinados podcasts. E Paulo Portas por Bandex
Eleições Europeias

PAN. Papel reciclado e muito otimismo

1954
De saco de pano ao ombro, flyers de papel reciclado e tinta ecológica em punho, a abordagem do PAN é “só para quem quer”. E as sondagens dizem que há mesmo quem queira vê-los em Bruxelas.
Eleições Europeias

Costa levanta candidato em ombros em Lisboa

792
Ferro foi ao almoço do PS da Trindade para acalmar os ânimos do ataque à esquerda para a qual desejou "um grande resultado". Costa desceu o Chiado e levou o candidato Pedro Marques ao colo.
Eleições Europeias

Jerónimo brinda à campanha "20 valores" da CDU

O último dia de campanha começou com um brinde e bolo no Barreiro e com a atribuição de "20 valores" a João Ferreira. À noite, num jantar em Santa Iria de Azoia, recebeu o apoio de Luís Filipe Vieira.
Eleições Europeias

Rio pediu para sair da bolha para "ganhar votos"

239
Rui Rio desceu a rua de Santa Catarina ao lado de Rangel e pediu para ir para as pontas para interagir com as pessoas. Entrou numa Calzedonia e subiu à varanda. Chamaram-lhe, por lapso, Rui Moreira.
Eleições Europeias

Até onde vão os candidatos para serem eleitos?

203
Chegar a Bruxelas implica beijos, danças e ouvir críticas. A corrida ao Parlamento Europeu é o desafio de ver quem pedala mais longe. Estes são também os momentos mais caricatos da campanha eleitoral.
Eleições Europeias

Rui Moreira no jantar Aliança: "É apoio pessoal"

251
O presidente da Câmara do Porto esteve esta quinta-feira no jantar de apoio à candidatura do Aliança às eleições europeias. Contactado pelo Observador, justifica que se trata de um "apoio pessoal".
Eleições Europeias

CDS. "Finos" de borla e fazer tudo para evitar PSD

775
Última demonstração de força foi no Porto, num trajeto em tudo pensado para evitar o PSD. Houve "finos" de borla e turistas. Nuno Melo "mais não podia ter feito". Agora, o povo decide.
Eleições Europeias

Irlandeses e Checos vão às urnas esta sexta-feira

Depois de holandeses e britânicos terem ido às urnas na quinta-feira, é a vez da irlandeses e checos decidirem os seus deputados europeus para a legislatura 2019-2024.
Eleições Europeias

Liberais: já não se livram de nós!

435
Os portugueses sabem hoje aquilo que não sabiam antes do Carlos Guimarães Pinto e do Ricardo Arroja: há vida para lá do socialismo. E conseguiram provar que os políticos afinal não são todos iguais.
Eleições Europeias

PS à frente, 69% não conhecem nenhum eurodeputado

1008
PS continua com vantagem sobre PSD, em duas novas sondagens. Dos portugueses que conseguem apontar o nome de um eurodeputado português, o nome mais vezes mencionado é o de Paulo Rangel.
Eleições Europeias

Salve-se quem puder  /premium

367
É este o governo que temos: não tem nada a dizer ao país, enquanto conjunto dos cidadãos, mas tudo para dizer aos lóbis e grupos de interesse que lhe parecem importantes para continuar a mandar.
Eleições Europeias

Os bastidores da campanha eleitoral /premium

215
Carrinhas-escritório, reuniões ao pequeno-almoço, a articulação com os líderes partidários e os truques para relaxar. Como os principais candidatos se fizeram à estrada para convencer os eleitores.
Eleições Europeias

Rio põe geringonça na "roda dos enjeitados"

Rui Rio, numa distrital que não lhe é favorável (o que resultou num quinto de lugares vazios ao jantar), atacou a geringonça. Rangel alertou para o "ímpeto controleiro" do PS na banca.
Eleições Europeias

Apreensão pelo futuro da Europa leva-me a ir votar /premium

574
É melhor defender esta Europa imperfeita, apostar no seu desenvolvimento, do que levantá-la depois das ruínas. Vou pois procurar no boletim de voto uma força que incuta esperança e pôr lá a cruzinha.
Eleições Europeias

Antes ter Vox do que não ter Ana Catarina Mendes

344
Porque é que nos preocupamos com a extrema-direita e acolhemos a extrema-esquerda no governo? Porque achamos mais toleráveis os que ainda hoje não conseguem condenar sequer a ditadura norte-coreana?
Eleições Europeias

PSD. Rui Rio já está em controlo de danos /premium

O líder do PSD não foi ao almoço em Lisboa e diz que eleger apenas seis eurodeputados no domingo não é uma grande derrota. Paulo Rangel pede que não se desista e insiste que vai ganhar.
Eleições Europeias

Eutanásia, eleições europeias e direitos humanos

427
Trata-se, sem tirar, nem pôr, de uma questão de vida ou de morte propriamente dita – por ano, quase 10.000 casos de vida ou de morte. É que nem fica longe da sede das instituições europeias.
Eleições Europeias

Jerónimo: Campanha da CDU não andou "ao colinho"

No comício que encerrou a passagem da caravana da CDU pelo norte do país, em Braga, Jerónimo de Sousa elogiou a "campanha de contacto direto, com grandes, pequenas, iniciativas muito diversas".
Eleições Europeias

"Teria valido a pena dar mais força ao PS" em 2015

161
O líder do PS voltou a estar ao lado de Pedro Marques, desta vez para lamentar não ter tido mais votos nas legislativas. Santos Silva pediu apoio a "políticas moderadas" e Assis só cumpriu os mínimos.
Eleições Europeias

BE ao ataque: “Só merece crescer quem cumpriu”

264
A líder do BE falou esta noite no Porto para defender que o seu partido é quem mais merece crescer à esquerda. Sem resposta direta ao PS, atacou os socialistas por falharem compromissos.
Eleições Europeias

Cristas implora: "Levem a tia mais idosa a votar"

2036
Cristas luta contra a abstenção: "Se esquerda radical se mobiliza, porque não nos havemos de mobilizar?" Lobo Xavier elege últimos 7 anos como os melhores tempos do CDS. "Não me sinto angustiado".
Eleições Europeias

Depois da sondagem, não mexe para não estragar /premium

Depois de um arranque em força e com várias ações de contacto popular, o BE decidiu acalmar antes do sprint final. Com uma sondagem a dar números tão bons, o dia estava ganho. Era só não estragar
Pedro Santana Lopes

Santana faz primeira aparição depois do acidente 

722
O líder do Aliança afirma, numa mensagem em vídeo, que é necessário mudar a situação de Portugal na Europa. Fala em "falta de liderança" e acusa Bruxelas pelo nível de vida baixo de Portugal.
Eleições Europeias

O que fazer? /premium

Se a UE quisesse acabar de vez com a abstenção e, sobretudo, com os «soberanistas», deveria pôr o eleitorado de todos os países a votar na mesma lista de cada um dos partidos europeus.
Eleições Europeias

Holanda: sondagens dão vitória a trabalhistas

As sondagens à boca das urnas apontam para uma inesperada vitória dos Trabalhistas nas eleições para o Parlamento Europeu realizadas na Holanda, informam as agências noticiosas.
Eleições Europeias

Meia-geringonça na rua, Melo fechado na FNAC /premium

No penúltimo dia de campanha, CDS esteve em contra-ciclo. Com PS e CDU a fazer barulho na arruada de Santa Catarina, Melo optou por apresentar livro na FNAC -- na mesma rua.
Podcast Eurovisões

Eurovisões. Costa e os "Dois Amores" de Rangel

As sondagens mostram um Bloco de Esquerda em ascensão. António Costa não perdeu tempo e já critica os parceiros da geringonça. Assim vai a campanha que se aproxima do fim.
Eleições Europeias

No Porto a fintar a "geringonça" na rua (e não só) /premium

Em Santa Catarina, PS atrasou a arruada uma hora para evitar atropelos com PCP, parceiro no Parlamento que não é tão parceiro assim na Europa. "Geringonça" desacerta passo e PS pede eleição do 9º.
Eleições Europeias

A curta ida ao norte só valeu por Santa Catarina /premium

Depois de duas curtas arruadas na Maia e em Gondomar, João Ferreira e Jerónimo de Sousa mobilizaram algumas centenas de apoiantes na rua de Santa Catarina para ataques ao PS.
Eleições Europeias

Europeias. Iniciativa Liberal quer nova filosofia

798
"O objetivo passa por eleger um eurodeputado, mas sobretudo passa por marcar uma filosofia política oposta ao socialismo que nos tem dominado nos últimos 45 anos", disse Ricardo Arroja.
Alemanha

Youtuber criticou Merkel e vídeo tornou-se viral

Rezo, de 20 anos, critica Merkel e diz que a União Democrata-Cristã destrói a vida e o futuro dos alemães. O partido reprovou o comportamento do youtuber mas convidou-o para uma reunião.
Eleições Europeias

Marisa "não percebeu bem" os ataques de Costa

118
Marisa Matias abrandou o ritmo e deixou o contacto de rua para visitar uma fábrica em Tondela. Encontrou outra Marisa ("duas incomodam muito mais"), mas recusou responder a António Costa.
Eleições Europeias

Podcast Eurovisões: "Eu tenho dois amores" 

As sondagens mostram um Bloco de Esquerda em ascensão. António Costa não perdeu tempo e já critica os parceiros da geringonça. Assim vai a campanha que se aproxima do fim.
Eleições Europeias

Primeiro-ministro holandês foi votar de bicicleta 

1111
O primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, votou nas eleições europeias lembrando ao eleitorado holandês a importância da UE para a segurança, estabilidade e prosperidade daquele país.
Eleições Europeias

Porque devem os liberais votar Iniciativa Liberal  /premium

2572
Não é do resultado eleitoral da Iniciativa Liberal que têm receio: é das ideias que transmitimos e do risco de que essas ideias, independentemente desse resultado, comecem a ter acolhimento e apoio.
Conversas à Quinta

O debate sobre a Europa que não houve em Portugal

Nos nossos debates para as eleições europeias falou-se pouco de Europa. Em contrapartida a esta mesa só se falou de Europa e de como estas eleições podem mudar, ou não, o futuro da União Europeia.
Eleições Europeias

O PS na fila para saber onde estão BE e PCP

Pedro Marques esteve a norte no penúltimo dia de campanha e continuou a desafiar parceiro do PS à esquerda a definir onde estão na Europa. Depois houve a arruada do Porto, que saiu com atraso.
Eleições Europeias

Rio foi até ao Terreiro do Paço e virou à esquerda

Na arruada do Chiado, Rio foi a estrela: falou alemão, evitou a loja do Sporting e ouviu das boas por causa de Passos Coelho. No caminho esteve indeciso, mas acabou por virar à esquerda.
Eleições Europeias

Jerónimo ataca sondagens e o PS no Porto

O cortejo da CDU foi o primeiro a percorrer a rua de Santa Catarina, no Porto, esta quinta-feira. No fim, Jerónimo de Sousa deixou críticas ao PS, com Pedro Marques a poucos metros, na mesma rua.
Eleições Europeias

Melo interrompe campanha para apresentar livro

195
PS e CDU cruzaram-se na rua, no Porto. À mesma hora, a 500 metros, Melo fez pausa para apresentar um livro. Sondagens, CDS não comenta. E a Costa, faz uma exigência: que revele dados sobre cativações
Eleições Europeias

A conspiração para a abstenção /premium

As comunidades políticas precisam, para que nelas a democracia funcione, de se verem a si mesmas como comunidades soberanas – e a UE tudo faz para que essa condição essencial não seja respeitada.
Eleições Europeias

Eleições Europeias na Holanda e Reino Unido

Holanda e Reino Unido são os primeiros dos Estados-membros a ir a eleições, esta quinta-feira, seguindo-se a Irlanda e a República Checa na sexta-feira, Letónia, Malta e Eslováquia no sábado.
Eleições Europeias

Carta aberta a António Barreto

339
Estranha-me muitíssimo que nunca tenha conhecido um cidadão europeu, mas proponho-me desde já e com todo o gosto resolver essa questão: Ana Rosado, cidadã europeia, muito prazer. Como tem passado?
Eleições Europeias

Sondagem. BE vale metade do PSD e o dobro do CDS

2647
Socialistas deixam PSD com diferença de quase 8 pontos a poucos dias das eleições. Bloco de Esquerda destaca-se no terceiro lugar, com mais de metade das intenções de voto dos sociais-democratas.
Eleições Europeias

Europa, Europa, Europa. BE não responde a críticas

137
Marisa Matias e Catarina Martins estiveram debaixo de fogo ao longo do dia. Do CDS ao PS foram várias as críticas às bloquistas. No comício da noite, as dirigentes do BE optaram por não reagir.
Eleições Europeias

Vão chover raios e coriscos por causa deste artigo /premium

1742
Às vezes tenho mais medo dos visionários do que dos populistas. Isto é, receio mais o autismo utópico de Macron que a demagogia de Salvini. Estão chocados? Não estejam. Escutem a revolta dos eleitores
Eleições Europeias

As próximas gerações adiante das próximas eleições

106
Os novos partidos devem compreender o desencanto dos Portugueses com a classe política que nos governa há 40 anos e proporem uma verdadeira alternativa governativa, não só novos protagonistas
Eleições Europeias

Cristas acusa Costa de "falta de honestidade"

206
Melo responde a Eduardo Cabrita, acusando PS de ter levado extremismos para o poder. E Cristas responde a Costa, que respondeu ao caso Tancos: "Falta de honestidade política".
Eleições Europeias

"Contrato social"? "É preciso muita lata", diz CDU

A campanha do PS promete um "novo contrato social para a Europa". João Ferreira ataca o pilar social da UE no que toca ao direito ao trabalho — e critica "embrulhos bonitos com conteúdo amargo".
União Europeia

As eleições deviam ser uma maçada

198
China, Estados Unidos, Rússia, energia, clima, banca, defesa, plataformas digitais e empregos do futuro. Pela discussão que aí vai não se nota, mas as europeias são sobre tudo isto e muito mais.
Eleições Europeias

O brilho de quem defende ideias em que acredita /premium

791
O combate ao populismo faz-se como nas campanhas de Sande (Aliança), Arroja (Iniciativa Liberal) e Tavares (Livre), que foram um farol de decência no meio da demagogia que nivela os cidadãos por baixo
A página está a demorar muito tempo.