Eleições

Congresso do PS

As 22 frases que entusiasmaram o congresso do PS /premium

Há recados aos (eventuais) sucessores, elogios ao líder e referências mais ou menos explícitas ao passado do PS. Também há pedidos de maioria absoluta. São as 22 frases do 22.º Congresso do PS.
António Costa

Costa pede votação "o mais expressiva possível"

Primeiro-ministro ensaia retórica tímida da maioria absoluta. Pede "as melhores condições de governação possível" e diz, sobre o ministro Siza Vieira, que se houver ilegalidade está "demitido".
Venezuela

Henri Falcón vai impugnar eleições na Venezuela

O político venezuelano Henri Falcón vai impugnar os resultados das eleições presidenciais antecipadas de domingo, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um mandato entre 2019 e 2025.
Timor-Leste

Timor prepara transição para novo governo

O primeiro-ministro timorense afirmou hoje ter dado instruções aos membros do executivo para prepararem relatórios para a transição para o VIII Governo, que poderá tomar posse em junho.
Eleições Europeias

Eleições Europeias. 14% dos portugueses vai votar

Apenas 14% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a segunda percentagem mais baixa na União Europeia (UE).
Brasil

Michel Temer descarta candidatura às presidenciais

O atual presidente do Brasil vai apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles às eleições presidenciais brasileiras, agendadas para outubro deste ano.
Venezuela

Venezuela: OEA critica "eleições sobre democracia"

"Uma farsa" -- é assim que a Organização de Estados Americanos descreve o ato eleitoral que reforçou a posição de Nicolas Maduro enquanto líder da nação sul-americana
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo solidário com portugueses na Venezuela

Marcelo Rebelo de Sousa disse que não comenta as eleições na Venezuela mas admite que acompanha "com preocupação tudo o que se passa" e mostra solidariedade para com os portugueses que lá vivem.
Venezuela

Maduro foi reeleito com queixas de irregularidades

212
O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das presidenciais de domingo, com perto de 70% dos votos. Só 46% dos eleitores votaram numas eleições marcadas por irregularidades
Venezuela

Mesas de voto já abriram na Venezuela

Foram instaladas 34.143 mesas eleitorais em 14 mil centros de votação, que vão encerrar pelas 18:00 locais (mais cinco horas em Lisboa). Nicolás Maduro deverá ser reeleito.
Venezuela

Mais de 20,5 milhões elegem Presidente venezuelano

Além do atual Presidente Nicolás Maduro, candidatam-se também Henri Falcón (dissidente do chavismo), o pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijad.
Venezuela

Conselho Eleitoral proíbe Maduro de pagar bónus

O anúncio surge depois de, ao longo da campanha eleitoral, o Presidente venezuelano ter oferecido aos seus apoiantes bónus em bolívares (moeda local) a quem fosse fosse votar "livremente".
Moçambique

Recenseamento eleitoral termina em Moçambique

O recenseamento eleitoral para as eleições autárquicas de 10 de outubro, em Moçambique, termina esta quinta-feira. Os últimos dados apontavam para um registo de 80% dos potenciais eleitores.
México

Independente abandona corrida presidencial

A candidata presidencial independente e ex-primeira-dama do México Margarita Zavala anunciou hoje o abandono da corrida às eleições marcadas para 01 de julho.
PS

PS. Adrião contra ocultação de votos nas "diretas"

A candidatura de Daniel Adrião manifestou-se contra qualquer tentativa de ocultação do número absoluto de votos e da taxa de abstenção registada nas eleições diretas para a liderança do PS.
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Timor-Leste

Rede sociais mais rápidas a contar votos em Timor

A contagem dos votos nas eleições legislativas em Timor-Leste já começou. O longo processo vai ainda demorar várias horas e em que as redes sociais vão 'batendo' os dados oficiais.
Iraque

Iraque. Seis mortos em ataques em dia de eleições 

Pelo menos seis pessoas morreram, entre as quais dois alegados terroristas, em confrontos e atentados em províncias do Iraque, coincidindo com a realização das eleições legislativas no país.
Iraque

Primeiro-ministro pede a cidadãos para votarem

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, pediu aos iraquianos para participarem nas eleições legislativas que estão a decorrer, depois ter votado na capital do país.
Timor-Leste

Timor. Urnas abrem sem relatos de incidentes

As assembleias de voto para as eleições legislativas em Timor-Leste abriram às 0700 de sábado, com funcionários e fiscais eleitorais, policiais e observadores a votarem primeiro.
Malásia

Malásia. Oposição vence eleições ao fim de 60 anos

A aliança opositora Pacto pela Esperança venceu esta quarta-feira as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, e colocou um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder.
Brasil

Brasil. Joaquim Barbosa diz que não é candidato 

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal diz que refletiu durante várias semanas até decidir que não era candidata às eleições presidenciais. "Decisão estritamente pessoal", disse no Twitter.
Timor-Leste

Governo fornece transporte para estudantes votarem

O Governo timorense preparou transportes, por terra e por mar, para que os estudantes que estão em Díli possam regressar aos sítios onde estão recenseados para votarem nas eleições de sábado.
Itália

Itália entre um governo "neutral" e novas eleições

Presidente italiano admite Governo neutral até ao final do ano, só para aprovar o orçamento de 2019, ou novas eleições. Declaração de Sergio Mattarella após partidos falharem outra vez coligação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Eleições antecipadas? "A entrevista é muito clara"

O Presidente da República não quis falar sobre o aviso de que pode antecipar as eleições legislativas se o OE para 2019 for chumbado. "O que tinha a dizer está dito", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Brasil

Michel Temer admite desistir da reeleição

O presidente do Brasil admite não se candidatar às próximas eleições para apoiar um candidato que possa agregar apoio de vários partidos. Popularidade de Temer está abaixo dos 6%.
Líbano

Anúncio dos resultados das eleições atrasado

Os resultados das eleições parlamentares no Líbano tinham sido prometidos para as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, contudo o anúncio está atrasado e não há explicações para o sucedido.
Timor-Leste

Fretilin recusa comentar "provocações" da AMP

AMP alertou para supostas marcas de tinta que estão em alguns boletins de voto impressos, alegando manipulação de voto. Fretilin recusa comentar aquilo a que chama de "provocações".
Timor-Leste

Timor. Campanha eleitoral decorre sem incidentes

A situação de campanha eleitoral em Timor tem-se mantido "pacífica", com grandes multidões nos comícios e ações de campanha. Legislativas antecipadas estão marcadas para sábado.
Tunísia

Tunísia. Eleições municipais com 33,7% de votantes

As eleições municipais na Tunísia, consideradas fundamentais para o futuro do país, levaram às urnas apenas 33,7% de votantes registados, dos mais de cinco milhões.
Líbano

Líbano tem as primeiras legislativas desde 2009

Últimas eleições ocorreram em 2009 e o mandato dos deputados deveria ter terminado em 2013, tendo sido aprovadas várias extensões do mesmo, evocando-se questões de segurança.
Turquia

Erdogan candidato a presidente na Turquia

Os 316 deputados do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) votaram a favor de Erdogan, que será candidato conjunto do partido no poder e do ultranacionalista Partido de Ação Nacionalista (MHP).
Timor-Leste

Fretilin confiante na vitória das legislativas

Fretilin está confiante na vitória das legislativas de 12 de maio. Durante um comício que aconteceu esta sexta-feira, o secretário-geral do partido afirmou que o apoio "tem vindo a aumentar".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM critica clientelismo político 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau criticou esta quinta-feira o clientelismo político e garantiu que vai cumprir de forma escrupulosa o Acordo de Conacri e realizar as legislativas a 18 de novembro.
Paraguai

Paraguai. Candidato de direita vence presidenciais

Com 96% das mesas eleitorais contadas no Paraguai, Abdo Benitez tinha 46,49% dos votos contra 42,72% do rival Efrain Alegre. Resultados "tornam irreversível" o triunfo de Abdo Benitez.
Paraguai

Paraguaios escolhem hoje o seu novo Presidente

Os dois principais candidatos presidenciais (Mario Abdo Benítez, apoiado pelo partido no poder, e o opositor Efraín Alegre) encerraram a campanha eleitoral com grandes comícios na quinta-feira à noite
Timor-Leste

Oposição acusa ministro de usar dinheiro público

Ministro da Defesa terá feito um pedido para usar viaturas do Estado alegadamente para "visitas de trabalho", mas em vez disso tem participado ativamente em campanhas do partido do Governo, Fretilin.
Eleições

Áustria vai proibir ações de campanha turca

Áustria vai vai proibir ações de campanha eleitoral por forças políticas da Turquia junto da comunidade turca que habita no país. Eleições estão previstas para 24 junho.
África

Guiné. Legislativas marcadas para 18 de novembro

Presidente do país realçou que que a renovação de legitimidade dos titulares de orgãos do Estado decorre da realização periódica de eleições. A presente legislatura termina no próximo dia 23 de abril.
Timor-Leste

Timor. Tranquilidade na campanha para eleições

Os primeiros dias da campanha para as eleições legislativas em Timor têm sido de "tranquilidade e ordem" com "muita competitividade" entre as forças políticas.
Programa de Estabilidade

Nova descida de IRS é para baixos rendimentos

318
Governo promete novo alívio de 200 milhões no IRS a concretizar só em 2021. Dinheiro será usado para criar o crédito fiscal para os trabalhadores com mais baixos rendimentos prometido pelo PS em 2015.
Angola

Partidos que não ouçam povo serão penalizados

Coligação Eleitoral (CASA-CE) afirmou que partidos que não estejam atentos à vontade dos cidadãos vão ser penalizados nas eleições autárquicas. Líder acusou partidos de falta de "insensibilidade".
Europa

Azerbeijão. Eleições com "graves irregularidades"

Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa diz que houve "graves irregularidades" e uma "ausência de pluralismo" no decurso das presidenciais no Azerbaijão.
Eleições Presidenciais

Ilham Aliev reeleito Presidente do Azerbaijão

Ilham Aliev, no poder há 15 anos, foi reeleito Presidente do Azerbaijão com 86,1% dos votos. Para a oposição, os outros candidatos à presidência são "fantoche" para dar ilusão de competição.
Moçambique

Moçambique. Eleições gerais em outubro de 2019

Eleições gerais (presidenciais e legislativas) e das assembleias provinciais para 15 de outubro de 2019. O novo ciclo eleitoral em Moçambique arranca ainda este ano.
Brasil

Brasil. Muitos pré-candidatos às eleições

A lei brasileira determinou que os partidos políticos devem realizar convenções nacionais entre 20 de julho e 5 de agosto, para oficializarem as candidaturas.
Mundo

Timor. Presidente deixa apelo ao voto nas eleições

Francisco Guterres Lu-Olo, pediu que as pessoas participassem nas eleições legislativas de 12 de março e apelou às forças políticas "para que baseiem as suas críticas nas políticas e programas.
Mundo

Eleições em Timor. Oposição critica Governo

A oposição timorense criticou o primeiro-ministro e outros membros do Governo por não suspenderem funções durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 12 de maio.
Mundo

Malásia. Legislativas marcadas para 9 de maio

O ato eleitoral vai ser realizado numa quarta-feira e observadores defendem que uma menor afluência às urnas pode ser benéfica para o atual primeio-ministro, Najib Razak.
Montepio

Opositores de Tomás Correia preparam lista única

Preocupações comuns estão a juntar opositores de Tomás Correia com atuais elementos da sua equipa executiva na associação do Montepio. Conversações para formar lista eleitoral única estão em curso.
Hungria

Húngaros começaram a votar. Orbán é favorito

Os húngaros começaram este domingo a votar para as eleições legislativas, em que o primeiro-ministro cessante, Viktor Orbán, ícone das direitas populistas europeias, é dado como favorito.
Hungria

Viktor Orbán favorito nas legislativas húngaras 

O nacionalista conservador é o favorito nas eleições legislativas de hoje na Hungria, devendo obter um terceiro mandato consecutivo graças à fragmentação da oposição e ao discurso anti-imigração.
Timor-Leste

Timor. Chefes tradicionais no pacto pré-eleitoral

O objetivo do pacto é selar um compromisso de todas as forças políticas concorrentes -- quatro coligações e quatro partidos -- "para uma eleição pacifica, consolidando a paz e a unidade nacional".
Serra Leoa

Oposição vence presidenciais na Serra Leoa

Julius Maada Bio, da oposição ao partido que governa atualmente a Serra Leoa, venceu as eleições de 31 de março com 51,81% dos votos. É a segunda vez que Bio se candidata desde que perdeu em 2012.
México

México. Bispo consegue acordo com traficantes

Um bispo do estado mexicano de Guerrero chegou a acordo com os traficantes de droga para que terminem os homicídios de candidatos às eleições de junho. O governo federal já criticou o bispo.
Donald Trump

Trump: Holandês é o 1º condenado na investigação

Alex van der Zwaan admitiu ter mentido ao comité especial de investigação liderado por Robert Mueller. Em causa estão conversas com Rick Gates e e-mails omitidos.
Egito

Egito. Fattah al-Sisi reeleito com 97% dos votos

Números oficiais ficaram conhecidos esta segunda-feira e deram a vitória com 97% dos votos ao atual presidente. Num país com 60 milhões de eleitores, apenas 25 milhões foram às urnas.
Costa Rica

Costa Rica. Carlos Alvarado vence segunda volta

Com mais de 95% dos votos já contados, Carlos Alvarado, ex-ministro do Trabalho, de 38 anos, ficou à frente do pastor evangelista Fabricio Alvarado, com mais de 60% dos votos.
Egito

Al-Sisi vence Presidenciais com 90%

Os resultados oficiais da eleição no Egipto sabem-se segunda-feira, mas a imprensa estatal dá conta de que Al-Sisi obteve 92% dos votos. De 60 milhões de eleitores, só 23 milhões foram às urnas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Legislativas ainda este ano 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Artur Silva, garantiu esta quarta-feira que o país fará eleições legislativas ainda este ano em cumprimento do calendário previsto na Constituição.
Myanmar

Parlamento de Myanmar elegeu novo presidente

Win Myint foi eleito presidente de Myanmar, sucedendo a a Htin Kyaw, que se retirou por motivos de saúde. A votação surge num momento em que o governo civil se debate para instaurar a paz.
França

Como uma agenda no Danúbio incriminou Sarkozy

108
Em 2012, o antigo ministro do petróleo da Líbia foi encontrado morto em Viena no Rio Danúbio. Com ele tinha uma agenda onde era referido o financiamento líbio à campanha eleitoral de Sarkozy em 2007.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de fraude eleitoral 

A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, está a acusar a Frelimo de estar a inscrever eleitores sem direito a voto nas eleições autárquicas de outubro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)