771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições

Noticiário

23h. Marcelo preocupado com Chega no Governo

Informação apurada pelo Observador junto de fontes presentes nas reuniões entre o Presidente da República e os partidos políticos. Ainda neste jornal, o Chega na frente nos votos da emigração.
Guerra na Ucrânia

Putin diz que quer trabalhar com adversários

Putin recebeu os adversários e afirmou que todos têm "objetivos comuns". Os outros candidatos à presidência felicitaram o Presidente pela vitória, que o deixa mais seis anos no Kremlin.
Direto ao Assunto

Método de Hondt. BE foi quem mais votos perdeu

Com o método de Hondt, o BE foi o partido que, em valor absoluto, menos votos conseguiu converter em mandatos, nas Eleições Legislativas. É o que explica Henrique Oliveira, matemático do IST. 
Guerra na Ucrânia

Oposição fala em falsificação maciça nas eleições

Opositor russo e "dissidente procurado" acusou a comissão eleitoral de "desenhar os números" expressão russa para a manipulação dos resultados. "Eles podem anunciar qualquer nº que quiserem", disse.
E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
Noticiário

00h. Ténis. Nuno Borges revalida título em Phoenix

Nuno Borges bateu Matteo Berrettini, antigo número seis mundial, em dois sets e revalidou challenger de Phoenix, nos Estados Unidos. E ainda, Vladimir Putin ganha eleições e deixa aviso ao Ocidente.
Noticiário

21h. Morreu o poeta Nuno Júdice. Tinha 74 anos

Morreu o poeta Nuno Júdice, aos 74 anos, vítima de doença. Ainda neste jornal, Vladimir Putin vence presidenciais russas com quase 88 por cento dos votos.
Resposta Pronta

“Vladimir Putin é o senhor absoluto”

O Major-General Isidro Morais Pereira clarifica que o aumento de ataques na Ucrânia não tem uma relação causa-efeito com as eleições russas e lembra que o resultado “está determinado há muito tempo”.
Noticiário

19h. Sondagem dá vitória a Putin com 88%

Com 25 por cento dos votos contabilizados, Vladimir Putin lidera eleições russas com quase 88 por cento. E ainda, Netanyahu garante que não vai atacar Rafah enquanto a população estiver encurralada.
Noticiário

17h.PCP acusa PS de alimentar forças reacionárias

Durante o comício do PCP, Paulo Raimundo culpabiliza o Partido Socialista pela viragem do país à direita nas últimas legislativas. E ainda, Cáritas aproxima-se do limite de capacidade de ajuda.
Noticiário

16h. 74 detidos na Rússia por protestos eleitorais

A OVD- Info avança que as 74 detenções ocorreram em 17 cidades diferentes. E ainda, largas centenas de russos esperavam a sua vez para votar em Portugal.
Legislativas 2024

Quase 300 mil eleitores votaram por carta

Quase 300 mil eleitores portugueses no estrangeiro votaram por carta para as eleições legislativas de 10 de março. Votos dos emigrantes começam a ser contados na segunda-feira.
Noticiário

15h.300 mil eleitores votaram por carta

De acordo com o relatório oficial da Administração Eleitoral, os boletins recebidos até sexta-feira representam 19,42% dos eleitores dos círculos da emigração que optaram por votar via postal.
Resposta Pronta

Rússia. "Isto é uma farsa eleitoral"

Francisco Pereira Coutinho, especialista em direito internacional, explica que as eleições na Rússia servem apenas para a legitimação de Putin junto do povo. "Única dúvida é a dimensão da vitória".
Noticiário

4h. Rússia. Metade dos eleitores já votaram

As autoridades russas revelaram que o sistema eleitoral foi alvo de 90 mil ataques informáticos. Os ataques vieram "de endereços de IP localizados na Ucrânia, Europa Ocidental e América do Norte".
Noticiário

18h.BE. Catarina Martins é candidata às europeias 

Após a reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua aponta Catarina Martins como capaz de "articular com a esquerda" à escala europeia. E ainda, votos dos emigrantes subiram 48,5%
Madeira

Cafôfo recusa "perder tempo" com contestação 

Cafôfo reforça que venceu recentemente as eleições internas do partido com quase 99% dos votos, dizendo que não vai perder tempo com contestação. "É um jogo que só beneficia o adversário", disse.
Guerra na Ucrânia

Putin ameaça responder a ataques durante votação

As autoridades russas anunciaram a detenção de três pessoas acusadas, em casos distintos, de terem preparado atos de sabotagem em benefício da Ucrânia. "Alta traição" é punível com prisão perpétua.
Direto ao Assunto

"Há medidas que AD, IL e Chega vão aprovar"

Bernardo Blanco, vice-presidente da IL, diz que liberais não põem de parte "diálogo parlamentar com todos, do PCP ao Chega". Sobre Rui Rocha ir ou não para o Governo: "Ninguém se pôs em bicos de pés".
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Direto ao Assunto

“Não sei se Nuno Melo combateu o Chega”

Ribeiro e Castro, ex-presidente do CDS, critica estratégia de campanha dos centristas e atira ao líder: “Era importante ter falado com Francisco Rodrigues dos Santos”. E o “bom sinal” dos Açores.
Guerra na Ucrânia

Guterres condena eleição russa em áreas ucranianas

Além de condenar os esforços russos relacionados com a votação, Guterres recordou "que a tentativa de anexação ilegal de regiões da Ucrânia não tem validade perante o direito internacional".
Explicador

Impasse no Governo é um problema para a economia?

Peter Villax apela a um "Governo rápido" formado pela direita. O Presidente da Associação das Empresas Familiares explica que é preciso "responsabilidade política" para o país andar para a frente.
Noticiário

9h. CNE prevê recorde nos votos dos emigrantes

AD e PS estão separados por cerca de 51 mil votos. Desta forma, os 400 mil votos esperados pela CNE podem ser decisivos. Ainda neste jornal, urnas já abriram nas eleições presidenciais russas.
E o vencedor é...

Montenegro diz "não" e a IL borra a pintura

Montenegro não quer a IL, mas Rui Rocha parece querer "manchar" o trabalho destas eleições e forçar uma entrada no Governo. Ainda os apelos da JS para o "combate de trincheiras" dos próximos meses.
Noticiário

7h. Emigrantes. CNE prevê recorde de votos

Tendo em conta os resultados de domingos, estes votos podem mesmo ser decisivos. Já Rui Rocha defende que deve entrar no próximo Governo. Ainda o início das eleições russas.
Legislativas 2024

A grande estupidez do regime

A exclusão do Chega vai impedir o PSD de ser realmente governo, e o PS de ser realmente oposição. 
Direto ao Assunto

Estabilidade do novo executivo "só com AD e PS"

Histórico socialista diz que esse é um "cenário inevitável" mas, mesmo depois da contagem de votos dos residentes no estrangeiro, o PS deve ocupar um lugar na oposição.
Resposta Pronta

Esther Mucznick vítima de "ofensas antissemitas"

Especialista em temas judaicos (também rosto da comunidade israelita em Portugal) afirma ter sido vítima de discriminação quando mostrou o cartão de cidadão para exercer direito de voto.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Comentário

"Nunca tivemos tanta gente a votar em Portugal"

Seis milhões de pessoas foram votar e Alexandre Borges não tem dúvidas: "Foi uma agradável surpresa". No final de contas, o pessimismo "raramente nos guia a algum lado". 
Noticiário

12h. NATO questiona clareza nas eleições Russas

Jens Stoltenberg fala sobre as eleições Russas considera que "não são nem livres nem justas". Ainda neste jornal, reunião marcada com os partidos de esquerda é vista, por alguns, com desconfiança.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Ainda pode vir aí um Governo de esquerda?

Rui Tavares acredita e parece ser o único a defender esta ideia: ainda é possível um Governo de esquerda. O Livre diz que a vitória da AD ainda é prematura e com os votos da emigração tudo pode mudar.
Explicador

Marcelo precipitou-se ao chamar os partidos?

Raquel Brízida Castro garante que Marcelo tomou a atitude certa. A constitucionalista antecipa que pode ser necessária uma nova ronda com os partidos após serem conhecidos todos os resultados.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Comentário

"É possível e provável que Chega até supere PSD"

Jorge Fernandes critica as "elites" que ignoram a subida do Chega e dá exemplos. Um voto de protesto pode ser temporário? E como integrar o Chega no sistema sem a democracia correr riscos?
Direto ao Assunto

Álvaro Beleza: "Eleições de 6 em 6 meses não"

Sobre orçamentos à direita, mandatário nacional de PNS não quer "pôr o carro à frente dos bois", mas diz que PS "não está apegado ao poder". Pede convergências, mas: "PS não vai ser muleta da AD".
Catalunha

Catalunha vai a eleições no dia 12 de maio

Atualizado
A Catalunha vai ter eleições antecipadas no próximo mês de maio, depois de o Parlamento ter derrubado o Orçamento para este ano. Sánchez renunciou ao Orçamento e prepara o do próximo ano.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O país está a descobrir um Algarve "desconhecido"?

O país está a descobrir um novo Algarve que vai para lá das praias cheias nas férias de verão. O algarvios, que vivem lá todo o ano e que se fartaram, acabaram por dar a vitória ao Chega.
Explicador

A esquerda vai mesmo construir uma alternativa?

Jorge Pinto sublinha que um acordo é positivo e explica que o Livre está disponível para um entendimento. O socialista Vitalino Canas garante que o PS deve focar-se mais em ser oposição ao Governo.
Legislativas 2024

Rui Tavares pressiona AD e IL sobre Chega

No dia anterior à reunião com Marcelo, porta-voz do Livre admitiu questionar Presidente sobre o que o levou a convocar partidos antes da contagem dos votos dos emigrantes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos