Eleições
Cabo Verde

Líder do PAICV quer participação de simpatizantes

Janira Hopffer Almada, candidata única à liderança do PAICV, propôs que a eleição do presidente do partido seja alargada a simpatizantes e que as regras para exercício do cargo sejam melhor reguladas.
Eleições

Antigo PM argelino eleito presidente

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de governo, foi eleito para suceder o presidente Abdelaziz Bouteflika, à primeira volta. O político argelino de 74 anos foi eleito com 58,15% dos votos.
Eleições

Presidenciais Argélia. Menor afluência de sempre

A taxa de votantes foi de 41,14%, a mais baixa das eleição pluralistas do país. A eleição era rejeitada pelos contestatários de Abdelaziz Bouteflika que viram no sufrágio uma manobra do regime.
Eleições

Guiné-Bissau. Disputa final para a presidência

Dois antigos primeiros-ministros guineenses iniciam campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais. Os candidatos têm até ao dia 27 para convencerem os eleitores de que são a melhor opção.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo com cinco vezes mais votos

966
Presidente da República poderia hoje ser reeleito com 69,9% dos votos diz uma sondagem para o Jornal Económico. Cinco vezes mais do que outros candidatos. Em segundo está Jerónimo com apenas 4%.
Reino Unido

Boris, o cão e um Pai Natal nas capas dos jornais

Há um Pai Natal na capa do The Guardian, mas os restantes jornais optaram por uma fotografia de Boris Johnson. Uma boa parte, com o seu cão — que lhe fez companhia no momento em que foi votar.
Reino Unido

Reino Unido. Libra valoriza-se com projeções

Desde que foi anunciada a projeção dos resultados das eleições, que deram vitória por maioria absoluta aos conservadores, a libra subiu 1,94% face ao dólar e 1,58% relativamente ao euro.
Moçambique

Moçambique. Presidente toma posse 15 de janeiro

O presidente eleito de Moçambique, Filipe Nyusi, tem a tomada de posse marcada para o dia 15 de janeiro. Nyusi foi o mais votado nas eleições de 15 de outubro.
Estados Unidos da América

EUA: Kamala Harris fora da corrida à presidência

Depois de um início de campanha promissor, Kamala Harris não terá conseguido o financiamento necessário para assegurar a continuidade da campanha e vai desistir da corrida.
RTP

"Era possível" emitir Sexta às 9 sobre lítio

8163
Jornalista diz que foi a primeira vez que o programa foi suspenso durante um ato eleitoral, garantindo que era possível emitir em setembro. RTP diz que "não sabia que havia notícia" sobre Lítio pronta
Sondagens

Nova sondagem coloca Chega à frente do CDS

7129
Foi divulgada esta terça-feira novas informações do Barómetro da Intercampus que mostram uma subida de André Ventura e ligeira descida do PS e PSD. Iniciativa Liberal alcança CDS.
Política

D. Duarte Pio aconselha pensar no voto obrigatório

2084
Não a considera "a solução ideal", mas justifica-a com a abstenção e distanciamento dos jovens face à política. Duarte Pio falou no "jantar dos conjurados", em que se comemorou uma data histórica.
Argélia

Argélia. Salah apela ao voto nas presidenciais

A Argélia, que é palco de um movimento de contestação inédito, vai a eleições presidenciais a 12 de dezembro. O general Ahmed Gaid Salah apela aos argelinos para "se manterem ao lado do seu país".
Moçambique

Tribunal pede libertação de militantes da oposição

O Tribunal Judicial de Chokwé exige 10 mil euros para a libertação provisória dos 18 membros da Nova Democracia que foram detidos durante as eleições em Moçambique.
País

PR guineense "será sempre amigo", diz Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o presidente eleito na Guiné-Bissau "será sempre amigo" e poderá contar com Portugal. O ministro espera que as eleições continuem a correr ordeiramente.
União Europeia

Elisa Ferreira sublinha importância da coesão

Elisa Ferreira referiu que Portugal é um excelente exemplo da importância da coesão, garantindo que vai trabalhar "a favor dos europeus, o que não é incompatível com ser a favor de Portugal".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Simões Pereira e Embaló na 2ª volta

Domingos Simões Pereira obteve a maior percentagem de votos, com 40,3%, não conseguindo vencer na primeira volta. O candidato disputa a segunda volta com Umaro Sissoco Embaló a 29 de dezembro.
PSD

Líder da JSD, Balseiro Lopes, apoia Montenegro

630
A líder da JSD afirmou num artigo de opinião, publicado no jornal Público, estar convicta que Luís Montenegro é a melhor opção para tornar o PSD numa alternativa ao Partido Socialista.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EUA aplaudem "sucesso da 1ª volta"

A embaixada norte-americana na Guiné elogiou a sociedade civil guineense, a Comissão Nacional de Eleições e as forças de segurança "pelo seu papel positivo" nas eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

CPLP pede ordem na divulgação de resultados

O chefe da missão do observador da CPLP apelou a que seja respeitada a lei no apuramento dos resultados, pedindo também ordem, segurança e tranquilidade durante o processo de divulgação.
Reino Unido

Três milhões recensearam-se no Reino Unido

Desde que as eleições foram convocadas, o número de registos disparou, tendo sido contabilizadas 3,2 milhões de novas inscrições ou alterações. Estima-se que nove milhões continuem por registar-se.
António Costa

António Costa espera estabilidade na Guiné-Bissau

António Costa aponta a importância eleições de domingo na Guiné-Bissau e salienta que se deram sem incidentes — um passo importante para a estabilidade do país.
Hong Kong

Hong Kong. Pró-democratas com vitória esmagadora

Decorreram este domingo em Hong Kong as eleições distritais, as únicas totalmente democráticas na ex-colónia britânica, que resultaram em 90% dos assentos atribuídos às forças pró-democráticas.
Guiné-Bissau

Forte participação eleitoral na Guiné-Bissau

Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições fala em "afluência massiva" às urnas. Votação para eleger novo Presidente está a decorrer sem incidentes.
Estados Unidos da América

Michael Bloomberg confirma que será candidato

110
Antigo "mayor" de Nova Iorque confirmou, finalmente, que vai tentar a nomeação do partido democrata para as próximas eleições presidenciais nos EUA, em 2020, para "derrotar Trump".
PSD

PSD. 20 mil com quotas em dia

Pelas 16h desta sexta-feira eram 19.843 os militantes com quota válida no mês das eleições, janeiro de 2020, cerca de 18,7% de um total de 105.921 militantes ativos.
Guiné-Bissau

Analistas alertam para radicalização islâmica

Toni Tcheka alertou para a tendência “radicalização islâmica e utilização da religião em proveito próprio”, acusando um candidato de ter "conotações visíveis" com o radicalismo islâmico.
Política

Chega é o partido que mais cresce no pós-eleições

19560
Sondagem da Aximage mostra que no período pós-legislativas, partido de André Ventura duplica na intenção de voto entre eleitores de quase todos os partidos, Bloco de Esquerda incluído.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente "afastou ratos que comiam tudo"

A Guiné-Bissau vai a votos no domingo e, durante o penúltimo dia de campanha eleitoral, o presidente cessante, José Mário Vaz, teve centenas de votantes à espera para o ver.
Bolívia

Partido de Evo Morales não o recandidata

O antigo partido de Evo Morales vai concorrer às próximas eleições na Bolívia (ainda sem data) com candidatos novos e mais jovens. De fora ficam o ex-Presidente e o seu vice, exilados no México.
Reino Unido

Ex-tories concorrem às eleições como independentes

É o caso de Dominic Grieve, David Gauke ou a secretária de Estado da Educação Anne Milton que estão a concorrer noutros círculos como independentes depois de desentendimentos com Boris Johnson.
Israel

Benny Gantz incapaz de formar governo em Israel

Benny Gantz, rival do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, informou Presidente de que não é capaz de formar um governo de unidade. Israel mais perto de ir novamente a votos.
Reino Unido

Media divididos no debate Johnson/Corbyn

Os media britânicos estão divididos em relação aos dois principais candidatos a primeiro-ministro no Reino Unido que tiveram um primeiro debate equilibrado, sem nenhum a fazer reais avanços.
Israel

Israel. Gantz pode formar Governo até esta quarta

O Presidente israelita confiou a Benny Gantz um prazo de 28 dias que termina esta quarta-feira para formar governo. Gantz não conseguiu os 61 deputados necessários para uma maioria absoluta.
Guiné-Bissau

MIssão de observação da CPLP está na Guiné-Bissau

A delegação da CPLP que vai observar as eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau conta com 23 elementos da comunidade e já se encontra em solo guineense.
Reino Unido

Frente a frente de Johnson com Corbyn 

O primeiro debate televisivo que antecede as eleições de 12 de dezembro no Reino Unido vai pôr Boris Johnson e Jeremy Corbyn frente a frente na ITV Às 20 h desta terça-feira.
Guiné-Bissau

Nabian não deixará que se "fabriquem presidentes"

"Não deixaremos nunca que se fabriquem presidentes na Guiné-Bissau, têm de ser os filhos da Guiné-Bissau a votarem no Presidente de todos os guineenses", disse o candidato Nuno Nabian.
Barack Obama

Obama alerta democratas para colagem à esquerda  

260
Obama avisou democratas sobre o risco de uma colagem "demasiado à esquerda" de alguns candidatos do partido, mas as respostas vão no sentido de desvalorizar as preocupações do ex-presidente
Manifestações

Geórgia. 20 mil pessoas exigem reforma eleitoral

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se na capital Geórgia, depois da rejeição de uma reforma do sistema eleitoral, a qual tinha sido prometida para pôr fim a anteriores protestos.
Donald Trump

Bloomberg gasta 90 milhões de euros contra Trump

268
O bilionário Michael Bloomberg, que admitiu candidatar-se à campanha presidencial Democrata em 2020, terá gastado 90 milhões de euros numa campanha de anúncios online contra Trump.
Moçambique

Acusados 8 arguidos pelo assassinato de observador

Anastácio Matavele foi morto a tiro por um grupo de quatro polícias e um civil no dia 7 de outubro deste ano, em Moçambique. A Procuradoria moçambicana acusou 8 pessoas.
Reino Unido

Campanha no Reino Unido terá hospitais e imigração

Estes são dois dos temas sobre os quais se devem debruçar as campanhas eleitorais para as próximas eleições legislativas no Reino Unido, que decorrem a 12 de dezembro.
Guiné-Bissau

Críticas a reforço militar na Guiné sem fundamento

243
Aristides Gomes justifica o aumento das forças militares com as eleições que se aproximam na Guiné-Bissau, e afirmou a importância do apoio da CEDEAO.
Espanha

Sánchez diz ser única alternativa para a Catalunha

Pedro Sánchez relembrou aos independentistas catalães que a coligação que lidera é a única disposta a dialogar — tudo por uma abstenção que o pode nomear primeiro-ministro à primeira volta.
Reino Unido

Eleições no Reino Unido: partidos sob pressão

Partidos a favor e contra o Brexit estão igualmente pressionados a unir-se em torno dos nomes com maior probabilidade de ganhar nos respetivos círculos uninominais.
Bolívia

Bolívia. Pelo menos sete mortos em confrontos

Duas pessoas morreram em La Paz (oeste), duas em Santa Cruz (leste) e três em confrontos em Cochabamba (centro), informou o procurador-geral. Quatro destas foram baleadas.
PSD

Miguel Pinto Luz já iniciou candidatura ao PSD

Miguel Pinto Luz foi o primeiro a entregar as 350 assinaturas necessárias para uma candidatura à liderança do PSD. Vice-presidente da Câmara de Cascais apresenta candidatura para a semana
Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias chegam a pré-acordo 

761
Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a um pré-acordo para formarem um governo de coligação em Espanha. Os pormenores só serão divulgados depois da investidura.
Espanha

"O Vox vai ser uma barreira contra o separatismo"

188
Depois de o Vox duplicar o número de deputados, Santiago Abascal garantiu que o partido fará oposição ao governo do PSOE e que será "uma autêntica barreira de contenção contra o separatismo".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ciimeira decide este sábado

"Os seis chefes de Estado chegam no sábado e vêm comunicar as decisões da cimeira ao Presidente da República e garantir que o processo se desenvolve como previsto", disse a ministra Susy Barbosa.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
Bolívia

Rússia culpa oposição por renúncia de Morales

A Rússia denunciou a violência orquestrada pela oposição na Bolívia, assinalando que o governo "queria uma solução baseada no diálogo político", mas que os atos se assemelharam a um "golpe de Estado".
Espanha

Como os líderes reagiram na noite eleitoral

Se Pedro Sanchéz apelou ao fim do impasse no país, Santiago Abascal festejou a subida exponencial do Vox. Entre o crescimento do PP e a queda do Ciudadanos, estas são as reações às eleições espanholas
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Espanha

Os 16 partidos que conseguiram eleger em Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol recebe quatro novos partidos depois das eleições deste domingo. No total, são 16. É o parlamento mais fragmentado de sempre na história da democracia.
Bolívia

Morales renuncia: "A luta não termina aqui"

1039
Militares pressionaram Evo Morales a renunciar. Presidente diz ter saído pela "pacificação" do país e, horas depois, no Twitter, acusava a polícia de tentar detê-lo ilegalmente.
Sri Lanka

Marisa Matias chefia missão eleitoral no Sri Lanka

A eurodeputada portuguesa do BE foi nomeada para chefiar uma missão eleitoral da União Europeia no Sri Lanka. Marisa Matias deve partir para o país asiático no domingo.
CDS-PP

Líder da JP apresenta moção "em nome próprio"

168
O presidente da Juventude Popular (JP) vai apresentar "um projeto ambicioso que construa a raiz da alternativa de direita ao socialismo" e que "renove e reposicione o CDS".
Espanha

"Espanha esquecida" pede mais gente e trabalho

Mais investimentos, gente e trabalho, são estes os pedidos de San Martín del Pedroso, uma aldeia que parece esquecida pelos políticos "que vêm pouco aos povos pequenos", lamentam os moradores.
Facebook

EUA. Facebook anuncia plano para proteger eleições

A empresa tecnológica Facebook prevê proteger melhor as contas dos candidatos e dos políticos e indicar de forma clara quem controla as páginas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau analisada em cimeira africana

A chefe da diplomacia do governo de Aristides Gomes vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica Estados da África Ocidental convocada depois da demissão do governo guineense.
Espanha

Instabilidade preocupa espanhóis em Portugal

“Duvido muito que os resultados facilitem uma coligação com capacidade de sustentar um governo estável”, afirmou um engenheiro industrial. Muitos consideram a Catalunha como "uma questão decisiva”.
Protestos

Bolívia. Terceira vítima mortal após eleições

Os confrontos na Bolívia provocaram mais uma vítima mortal, a terceira desde o início dos protestos, e pelo menos 34 feridos, numa onda de violência desencadeada na região central de Cochabamba.
Boris Johnson

Boris Johnson abre campanha com ataque a deputados

O primeiro-ministro britânico deu início à campanha do Partido Conservador, acusando a oposição de bloquear o Brexit, mas garante não querer eleições antecipadas.
Maputo

Moçambique. Comandante do GOE detido 

O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da polícia moçambicana na província de Gaza foi detido no âmbito da investigação ao assassinato de um observador eleitoral em outubro.
Eleições

Democratas com grande vitória em eleição barómetro

Eleições estaduais nos EUA podem dar sinais para presidenciais de 2020 — diz a tradição que o partido que ganha as legislativas na Virgínia geralmente acaba por ganhar as presidenciais.
França

Sondagem mostra Marine Le Pen a crescer em França

619
Se as presidenciais em França fossem hoje haveria uma segunda volta, diz sondagem que aponta para um crescimento lento de Marine Le Pen e um estagnamento de Macron.
Estados Unidos da América

EUA: eleições em quatro Estados nesta terça-feira

"Para onde vai a Virgínia vai o país", dizia este fim de semana Joe Biden. Segundo a tradição, o partido vencedor neste Estado acaba por ganhar também as eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ficheiros eleitorais são fiáveis

Quem o confirma é a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, que efetuou a auditoria. Segundo os auditores o servidor de que dependem as eleições funcionou com fiabilidade.
Guiné-Bissau

Faustino Imbali queixa-se de ingerência exterior

O executivo de Faustino Imbali apela à CEDEAO para uma "correção imediata da abordagem dos membros da sua missão ministerial", acusando-a de ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau.
Catalunha

Crise na Catalunha pode ser decisiva para Espanha

O novo panorama aumentou a “confrontação entre os partidos políticos”, consideraram analistas políticos, defendendo que a questão da Catalunha pode ser o fator decisivo de entendimento.
Eleições

Sondagem. Pequenos crescem, PS aumenta fosso

534
O PS até perdeu terreno nas sondagens, mas alargou distância para o PSD. Livre mais do que duplica, Chega tem subida expressiva e partidos à esquerda têm melhoria, mas PAN é quem mais cresce.
Espanha

Espanha. Debate com os 5 candidatos muito esperado

Pedro Sánchez, Pablo Casado, Albert Rivera, Pablo Iglesias e Santiago Abascal vão estar frente a frente esta segunda-feira no debate que antecede as eleições de domingo num "todos contra Sánchez".
Espanha

Extrema-direita a crescer e novo impasse à vista

278
Sondagem para o El Espanhol dá Vox com o dobro dos mandatos, PSOE a vencer mas longe da maioria. Só a soma do PSOE ao PP evitaria novo impasse -- cenário que descartam. Segunda feira há debate a 5.
Guiné-Bissau

Perturbar eleições na Guiné-Bissau vai dar sanções

Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) ameaçou aplicar sanções aos políticos guineenses que perturbarem as eleições presidenciais no próximo dia 24.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

315
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Estados Unidos da América

Beto O'Rourke está fora da corrida à Casa Branca

O antigo congressista norte-americano pelo Texas anunciou que já não vai disputar a nomeação do partido democrata para defrontar Donald Trump em 2020.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR fala em "interesses obscuros"

Nova maioria parlamentar na Guiné-Bissau irá "salvar" o país "das garras de interesses obscuros", afirmou o Presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Aristides Gomes agradece a militares

O governo de Aristides Gomes felicitou a "postura republicana e responsável" das forças de Defesa e Segurança e apelou "a que mantenham a atitude de distanciamento do jogo político".
Iraque

Iraque. Presidente a favor de eleições antecipadas

"Afirmo o meu apoio às eleições antecipadas, com uma comissão eleitoral nova e independente, porque a legitimidade do Governo vem do povo", declarou o Presidente do Iraque.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Campanha pode arrancar no sábado

A Guiné-Bissau tem eleições marcadas para 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, prevista para 29 de dezembro. Na campanha eleitoral vão participar 12 candidatos.
Frelimo

Marcelo felicita Filipe Nyusi pela reeleição

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato", pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência.
Guiné-Bissau

Aristides Gomes mantém-se como primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau diz que vai manter o cargo apesar de ter sido exonerado pelo Presidente do país. Aristides Gomes afirma que "só sai se for pela via da força".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo acusa PR de desordem

O Presidente da República da Guiné-Bissau foi acusado pelo governo de querer interromper eleições e responsabilizado "por todas as consequências que poderão resultar desestabilizar o país".
Renamo

Renamo recorre ao Constitucional após eleições

"Nós queremos a anulação das eleições, porque elas não foram eleições. Foram uma caricatura, uma exibição circense", declarou Venâncio Mondlane, mandatário da Renamo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Sanções para quem perturbar eleições

A decisão de aplicar sanções a quem perturbar o processo para as eleições presidenciais de 24 de novembro foi tomada pela CEDEAO na sequência do decreto presidencial que destituiu o governo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Decisão de PR considerada ilegal

A CEDEAO expressou "grande preocupação pela evolução recente da situação política na Guiné-Bissau" e reiterou "todo o seu apoio ao primeiro-ministro Aristides Gomes e ao seu governo".
Eleições

CNE preocupada com eleições em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições está preocupada com algumas irregularidades nas eleições em Moçambique e o presidente afirma que nunca disseram "que as eleições tinham sido livres".
Hong Kong

Ativista impedido de concorrer às eleições

O ativista Joshua Wong, figura proeminente do movimento pró-democracia em Hong Kong, foi o único candidato excluído das eleições para o conselho distrital, a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Demitido governo de Aristides Gomes

O governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi esta segunda-feira demitido na reunião do Conselho de Estado, que disse a José Mário Vaz que as eleições não podem ser adiadas.
Guiné-Bissau

Conselhos de Estado. PM guineense recusa presença

"Não fui convocado até agora. E mesmo que recebesse um convite não ia, porque eu já disse que o Conselho de Estado, tal como existe hoje, é caduco", defendeu Aristides Gomes.
Castelo Branco

PSD de Castelo Branco recusa apoiar candidatos

O PSD de Castelo Branco "esclarece ainda que não manifestou, nem manifestará qualquer posição de apoio, incentivando o necessário espírito democrático", explica em comunicado.
Guiné-Bissau

Presidente guineense adia Conselho de Estado

O Conselho de Estado marcado para esta segunda-feira foi adiado pelo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para data a determinar.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Itália

Itália. Extrema-direita vence regionais em Úmbria

806
A coligação, que além da Liga, é formada pelo partido conservador Força Itália e pelo ultraconservador Irmãos de Itália, conquistou 57,55% dos votos nas eleições regionais de domingo na Úmbria.
Mundo

Alberto Fernández é o novo Presidente da Argentina

É o regresso do peronismo à Argentina. Alberto Fernández, que tem como vice-Presidente a antiga chefe de Estado Cristina Kirchner, pediu, no seu discurso de vitória, a união de todos.
Tomada de Posse

Os avisos de Marcelo a Costa nas entrelinhas /premium

Um discurso que pede prioridades claras, faz avisos, lembra que há outra metade do copo e que essa está vazia. O Presidente deu posse ao segundo Governo de Costa e até o compara a um milagre
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

236
Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Eleições

CNE de Moçambique dá vitória à Frelimo

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique aprovou com nove votos a favor e oito contra os resultados das eleições da última semana, com vitória do Presidente Filipe Nyusi.
Tomada de Posse

Programa de Governo já está entregue e publicado - como aconteceu

531
XXII Governo tomou posse. A cerimónia decorreu no Palácio da Ajuda, e Marcelo Rebelo de Sousa já deixou um aviso a António Costa. Primeiro-ministro quer salário mínimo nos 750 euros.
Moçambique

Frelimo vai governar novamente em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições aprovou com 9 votos a favor e 8 contra os resultados das eleições. Os votos contra apontam alegada manipulação dos resultados por presidentes das mesas de voto.
Tomada de Posse

PCP não vai à tomada de posse

174
No comunicado divulgado pelo partido comunista pode ler-se que esta é a regra. Contudo, o PCP esteve presente na cerimónia de tomada de posse em 2015, como uma tomada de posição contra Cavaco Silva.
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Guiné-Bissau

Eleições na Guiné-Bissau: UE apela a esforço

"O Governo [da Guiné-Bissau] não deve poupar-se a quaisquer esforços para organizar a primeira volta das eleições presidenciais em 24 de novembro", apelou a União Europeia.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
Colômbia

Colômbia fecha fronteiras e decreta "lei seca"

Todas as fronteiras vão estar fechadas e será proibido vender e consumir bebidas alcoólicas durante o fim de semana de eleições regionais e municipais na Colômbia para garantir ordem pública.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU confiante em eleições livres

A ONU está confiante que a Guiné-Bissau vai conseguir eleger todos os seus órgãos de soberania legítimos. Após as eleições a missão da ONU termina, mas a presença no país mantém-se.
Bolívia

Evo Morales reivindica reeleição na 1.ª volta

“Ganhámos na primeira volta”, anunciou em conferência de imprensa o candidato do Movimento para o Socialismo (MAS). Morales obteve 46,83%, contra 36,7% para Carlos Mesa.
Maputo

Eleições em Moçambique: duas pessoas condenadas

Duas pessoas foram condenadas a nove meses de prisão por tentarem encher urnas durante as eleições de dia 15, em Moçambique. "Um dos réus foi surpreendido na cabine de votação", disse o juiz.
Mundo

Guiné-Bissau acusa PR de tirar proveito do país

O Governo da Guiné-Bissau diz que não compreende porque é que o presidente procura prejudicar a estabilidade do país. José Mário Vaz acusou Umaro Sissoco Embaló de tentar um golpe de estado.
País

Executivo reúne sábado em Conselho de Ministros

O segundo executivo liderado por António Costa reúne no sábado após a cerimónia de tomada de posse. Na agenda está a apresentação do plano de governo e a lei orgânica do novo governo.
País

PSD vai indicar Negrão a vice-presidente da AR

Cada um dos quatro partidos mais votados (PS, PSD, BE e PCP) tem direito a propor um nome para o cargo. O nome sugerido pelo PSD é o atual líder partidário Fernando Negrão.
Mundo

Israel. Benny Gantz encarregado de formar governo

O mais longo impasse político da história de Israel vai chegar ao fim. Benny Gantz vai tentar formar um governo de união liberal, mas em caso de falhanço Israel deverá convocar novas eleições.
Redes Sociais

Fake News no Facebook com efeito na campanha 

Um estudo do MediaLab do ISCTE dá conta que mais de um milhão de portugueses tiveram contacto com "fake news" no Facebook durante a campanha para as legislativas. WhatsApp não teve efeito.
Deputados

Parlamento. Mais mulheres e 94 novos deputados

O PSD conta com 42 novos deputados num grupo parlamentar de 79. As legislativas de 6 de outubro permitiram também eleger mais 14 mulheres do que nas eleições de 2015, num total de 89.
Bolívia

Bolívia. Vice do tribunal eleitoral renuncia

O vice-presidente do Supremo Tribunal Eleitoral Boliviano renunciou ao cargo na sequência das acusações de "fraude eleitoral". No mesmo dia foi convocada uma greve geral.
Guiné-Bissau

Governo. Tranquilidade total na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes denunciou no Facebook uma tentativa de golpe de estado que procurava impedir as eleições. O governo veio agora assegurar que o país está tranquilo.
Moçambique

"Turismo político" nas observações em Moçambique

Um analista condenou as observações às eleições em Moçambique da CPLP e da União Africana, e chamou-lhes "turismo político". UE aponta para "violência e limitações às liberdades fundamentais".
Moçambique

Joaquim Chissano apela a "cultura de paz"

"A cultura de paz faz-se no ambiente em que vivemos desde criança", declarou o antigo Presidente moçambicano, que celebrou os seus 80 anos com uma visita ao principal hospital da capital.
PSD

TC rejeita queixa do PSD sobre voto dos emigrantes

370
Tribunal Constitucional rejeita queixa do PSD sobre o voto dos emigrantes e assim a CNE já pode publicar resultado das eleições em definitivo. AR já pode tomar posse.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Madem-15 nega acusação a Embaló

"Condenamos qualquer tentativa de subversão do poder democrático. Somos democratas, não pactuamos com vandalismos e violência", afirmou Braima Camará.
Moçambique

Moçambique. Frelimo conquista Maputo e Gaza

Maputo e Gaza foram conquistadas pelo partido no poder, Frelimo, nas eleições da semana passada. O resultado em Gaza motivou queixas devido a alegada fraude no número de eleitores.
Timor-Leste

Timor. PM admite eleições antecipadas

Primeiro-ministro de Timor falou com o Presidente da República sobre a recusa em dar posse ao membros pendentes. "Se isso não acontecer, então parece que teremos eleições antecipadas de novo”, afirma.
Bolívia

Bolívia. Confrontos após resultados provisórios

Em Sucre, capital constitucional, multidão incendiou o tribunal eleitoral local, enquanto confrontos com a polícia ocorriam em La Paz e Potosi,e a sala de campanha do partido no poder era saqueada.
Moçambique

Moçambique. Falsificados certificados em eleições

O grupo da Renamo, principal partido da oposição, foi detido na sexta-feira, após suspeita e posterior denúncia do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral do distrito de Panda.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Moçambique. Níveis de fraude são "preocupantes"

O investigador Justin Pearce considerou os níveis de fraude eleitoral em Moçambique "particularmente preocupantes" e mostrou-se apreensivo com a qualidade da gestão das receitas do gás natural.
Eleições

Argélia. Marcha por eleições acontece pela 35ª vez

Já lá vão 35 sextas-feiras consecutivas a marchar pelas eleições presidenciais na Argélia. O chefe de estado interino diz que a maioria dos protestantes é "paga com dinheiro sujo" para comparecer.
Eleições

Aliança pede impugnação dos votos da emigração

Até dia 14 de outubro 140.000 boletins de voto não foram entregues aos emigrantes, o que coloca a abstenção deste eleitorado específico nos 89,3%. Votos nulos foram 22,3%.
Ordem dos Advogados

O voto eletrónico é seguro e confidencial

A Ordem dos Advogados aprovou o voto eletrónico para as próximas eleições dos órgãos internos. O voto eletrónico já foi utilizado em algumas eleições, nomeadamente europeias, mas sempre como teste.
Eleições

Santos Silva admite aperfeiçoar voto de emigrantes

Há "muitas coisas ainda a aperfeiçoar" no voto por correspondência dos cerca de 1,4 milhões de votantes portugueses que residem no estrangeiro, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Emigrantes

Eleições: emigrantes querem investigação à votação

1400
O movimento Também somos portugueses e o Comité Cívico Português do Reino Unido exigem um inquérito. Foram anulados 35.331 boletins dos 158.252 boletins recebidos de emigrantes portugueses.
Eleições

Mesa Nacional do BE reúne-se sábado

Na reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, este sábado, vão estar em discussão os resultados das eleições legislativas e “as prioridades de intervenção na legislatura que agora começa”.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

300
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
Partidos e Movimentos

CDS marca reunião para agendar congresso

Conselho nacional do CDS-PP deverá reunir-se na quinta-feira para agendar o congresso que elegerá o sucessor de Assunção Cristas. Há dois potenciais candidatos "em reflexão" e um candidato assumido.
Eleições

Educação e Saúde. A reação de ordens e sindicatos

A ordem dos enfermeiros diz que há sempre espaço para as pessoas poderem corrigir trajetos e caminhos, enquanto a Fenprof considera a continuidade de Tiago Brandão "uma afronta e uma provocação".
Estados Unidos da América

Todos contra Warren, no debate entre democratas

Durante todo o debate de terça-feira, a senadora Elizabeth Warren esteve sob as críticas dos outros candidatos. É a favorita para vencer as eleições primárias.
Política

Os três desafios da direita /premium

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Madeira

Madeira: "Legislatura vai ser diferente"

“Esta vai ser uma legislatura diferente”, declarou José Manuel Rodrigues no seu primeiro discurso após ser eleito para presidente da Assembleia da Madeira.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Tunísia

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71%

De acordo com os resultados oficiais finais, Saied obteve 2,77 milhões de votos, contra um milhão para o seu adversário, o controverso magnata dos media Nabil Karoui.
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo rejeita 7 candidaturas

O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau admitiu 12 candidaturas e rejeitou outras sete com base no favoritismo dos candidatos. As eleições presidenciais decorrem a 24 de novembro.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Eleições na Madeira

Madeira. Governo Regional é para quatro anos

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque diz que a coligação entre o primeiro e terceiro partidos mais votados é para durar quatro anos.O acordo para a governação foi assinado na terça-feira.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

765
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Guiné-Bissau

Candidatos guineenses apresentam-se em Lisboa

Três candidatos à presidência da Guiné Bissau apresentam-se ao eleitorado em Lisboa, no próximo domingo. As eleições estão marcadas para 24 de novembro e vão estar no boletim 19 nomes.
Guiné-Bissau

Bissau. Oposição critica missão internacional

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau criticou a missão conjunta da comunidade internacional, lamentando que tenha apenas retomado considerações já feitas pela CEDEAO.
Moçambique

ONG inglesa critica morte de observador

Investigadora da Human Rights Watch para Moçambique e Angola criticou o assassinato de um observador eleitoral para as eleições gerais de Moçambique e pediu a responsabilização dos culpados.
Brasil

Brasil. WhatsApp admite mensagens irregulares

A WhatsApp admitiu, pela primeira vez, que nas eleições presidenciais no Brasil, no ano passado, se verificou o envio massivo de mensagens, com sistemas automatizados contratados por empresas.
Moçambique

Moçambique. CPLP vai observar eleições

A CPLP anunciou que vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições gerais de Moçambique que envolvem 12,9 milhões de eleitores às urnas e estão marcadas para 15 de outubro.
Polónia

Acusações de homofobia marcam campanha na Polónia

193
Andar de mãos dadas e beijar em público não é seguro para casais homossexuais na Polónia. A tensão entre grupos conservadores e a comunidade LGBT tem crescido. O país vai a eleições este domingo.
Política

Moody's. Reforço do PS garante disciplina fiscal

A vitória e o reforço da posição do PS no parlamento significa que o Governo estará menos sujeito a pressões para aumentar a despesa, salienta a agência de notação.
A página está a demorar muito tempo.