268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Eleições

E o vencedor é...

Lisboa cercada. "É uma festa da varicela"

É uma cerca sanitária ou não? Dentro da AML podemos ir comer choco frito a Setúbal e apanhar sol às praias de Cascais. Afinal qual é a eficácia desta medida?
França

Votações em França adiam férias a lusodescendentes

A atual presidente da região da Île-de-France, região que envolve Paris, pediu aos lusodescendentes que não partam de férias para Portugal antes de 27 de junho, de forma a votarem nas eleições.
Congresso do PS

PS mantém voto presencial em caso de necessidade

O Congresso do PS tem data marcada para os dias 10 e 11 de julho, mas as votações já começaram de forma eletrónica. Para os socialistas que não conseguirem votar deste modo, haverá urnas físicas.
Autárquicas 2021

Rui Moreira. O elogio da obra e os ataques a Rio /premium

O presidente da Câmara do Porto apresentou a sua recandidatura e não esqueceu o adversário de (quase) sempre, a campanha dura que aí vem, a pandemia e o trabalho que fez nos últimos oito anos.
Emissão Especial

"A política rasteira nunca chegará ao Porto"

Rui Moreira apresentou a recandidatura à autarquia com o lema "Aqui Há Porto". Contra as "obras faraónicas", projetou "um futuro ainda melhor" e pediu "debate aberto e positivo"
Comentário

"Rui Moreira não esquece o antecessor Rui Rio"

Rui Moreira recandidata-se ao Porto. Com uma "oposição mais fraca" e uma "boa gestão da pandemia", é provável que "volte a ter maioria absoluta". A análise do Editor-Adjunto de Política do Observador.
Autárquicas 2017

Rui Moreira quer concluir o que a pandemia atrasou

Sem surpresas, Rui Moreira candidata-se como independente ao Porto pela terceira e última vez. Quer deixar obra feita e deixa críticas ao poder central e à "política rasteira e infame" dos adversários
E o vencedor é...

Passos Coelho agita, mas não concretiza

Os "recados" de Pedro Passos Coelho e as "mentiras" de Eduardo Cabrita. Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir as metas de Bruxelas: "Não há almoços grátis".
António Guterres

Marcelo discursa na tomada de posse de Guterres

O Presidente da República vai fazer uma intervenção na ONU, em Nova Iorque, na sexta-feira, dia em que Guterres tomará posse para um segundo mandato como secretário-geral da organização.
Autárquicas 2021

Autárquicas são vitais para futuro do PSD, diz Rio

O presidente dos sociais-democratas sublinhou a necessidade de aumentar nas próximas eleições autárquicas o número de eleitos. Só isso garantirá a "sustentabilidade do PSD enquanto grande partido".
Governo

Projeto de voto eletrónico avança nas comunidades

Está garantida "a confiança, a confidencialidade e a anonimização" do processo eleitoral. Entre as questões técnicas avaliadas, estão as necessárias plataformas eleitorais.
Eleições no Brasil

Estrela da televisão brasileira retira candidatura

O apresentador de televisão Luciano Huck afastou a possibilidade de se candidatar à Presidência do Brasil em 2022, mas reiterou que continuará no debate político.
Imprensa

Autarquias, corrupção, imprensa local e caciquismo

Entre as centenas de títulos que constituem a imprensa local, poucos são os que não são confessionais ou não integram o círculo de empresas com ligações e ou interesses muito próximos a autarquias.
Irão

Três candidatos às presidenciais no Irão desistem

O primeiro a retirar a sua candidatura foi um antigo vice-presidente e um dos dois reformistas na corrida eleitoral. São frequentes as desistências nas presidenciais no Irão.
Autárquicas 2021

Selminho "não fragiliza" recandidatura de Moreira

Antes da apresentação oficial da recandidatura de Rui Moreira ao Porto, o vice-presidente da autarquia fala da ambição nos resultados, do Caso Selminho e da vontade de dialogar com outros candidatos.
Autárquicas 2021

PS/Viseu. Quadro clínico do candidato agravou-se

João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular. O estado de saúde agravou-se nas últimas horas.
E o vencedor é...

Governar ao sabor das redes sociais

O Governo ficou "indignado" com vídeo de recrutamento para a TAP e abriu um inquérito disciplinar. Um vídeo "parvo" dispara aos alarmes do "indignómetro" do Governo e partilhar de dados com a Rússia?
Autárquicas 2021

Câmara Municipal de Amazon

A diferença entre uma Amazon e uma câmara municipal, é que a primeira se revira para que tenhamos uma experiência aceitável, enquanto a segunda, na maioria das vezes, erra continuamente.
Donald Trump

E-mails mostram que Trump pressionou Justiça

Essas pressões ocorreram apesar de o ex-procurador-geral ter assegurado não existirem provas de qualquer fraude nas eleições presidenciais de 2020, que obrigaram Trump a abandonar a Casa Branca.
Lisboa

CDU defende nova ponte e aeroporto em Alcochete

Propostas foram apresentadas num encontro da CDU, em Lisboa, no qual foi apresentado um compromisso eleitoral da coligação para a Área Metropolitana de Lisboa.
E o vencedor é...

Quem manda não precisa de dizer que manda

Primeiro-ministro desautorizou o Presidente da República, que "puxou dos galões". Será que Costa "aprendeu com os erros" e Marcelo Rebelo de Sousa perdeu o "equilíbrio"? E ainda o caso "Medina Gate". 
Autárquicas 2021

Manuela Gonzaga é candidata do PAN a Lisboa

De 70 anos, é natural do Porto, doutoranda em História Contemporânea e foi jornalista durante cerca de 30 anos. Desde 2012 que é filiada no PAN e faz parte da atual Comissão Política Nacional.
Lisboa

Pequenos escândalos numa grande cidade /premium

Os pequenos escândalos, as grandes omissões, as prepotências e os abusos de autoridade visíveis a olho nu abundam nesta cidade.
Congresso do PS

Adrião pede pela 3ª vez a Costa que aceite debate

Esta insistência do dirigente socialista com o atual líder foi feita através de uma carta aberta, após a candidatura de Costa já ter recusado duas vezes, alegando indisponibilidade de agenda.
Fact Check

Foi construído pilarete "sem sentido" em Lisboa?

Nas redes sociais surgiu uma questão sobre a localização de um pilarete num passeio em Lisboa, alegadamente num local sem sentido e sem qualquer função. Mas, afinal, há uma razão para aquele pilarete.
Autárquicas 2021

Candidato do PS a Viseu internado na UCI

João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular. De acordo com o que foi possível apurar, está estável.
Autárquicas 2021

Tiago Barbosa Ribeiro vai ser candidato ao Porto

296
A escolha surge depois da desistência de Eduardo Pinheiro. Tiago Barbosa Ribeiro é o nome escolhido pelo PS para tentar derrotar Rui Moreira: "É tempo de oferecer à cidade um projeto alternativo".
E o vencedor é...

Medina não sabia nem queria saber

A divulgação dos dados dos manifestantes anti-Putin à embaixada da Rússia "é culpa dos serviços". A falta de responsabilização política e o impacto do caso na campanha de "favas contadas" de Medina.
Chile

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile

A coligação de partidos de centro-esquerda Unidade Constituinte conquistou o poder na capital, onde um militante dos Democratas-Cristãos venceu com 52,7% dos votos. A direita foi a grande perdedora.
Castelo Branco

Rui Paulo Sousa (Chega) quer um ou dois vereadores

117
O empresário Rui Paulo Sousa é o candidato escolhido pelo Chega como cabeça de lista à Câmara de Castelo Branco e o objetivo passa por eleger um ou dois vereadores.
Castelo Branco

Ex-edil Luís Correia quer vencer como independente

O antigo presidente da Câmara de Castelo Branco Luís Correia vai encabeçar a lista do "Sempre - Movimento Independente" com o objetivo de conquistar a presidência do município.
Castelo Branco

Leopoldo Rodrigues diz ter "projeto diferenciador"

O candidato do PS à Câmara de Castelo Branco, o professor Leopoldo Rodrigues, afirma que tem um projeto político diferenciador para o concelho.
Autárquicas 2021

Funchal. Edgar Silva é candidato da CDU no Funchal

O coordenador regional na Madeira da CDU, Edgar Silva, que começou a sua atividade política quando ainda era padre e depois se secularizou, é o candidato daquela coligação à Câmara do Funchal.
Autárquicas 2021

Funchal. Raquel Coelho lidera lista do PTP

Atualmente deputada municipal, Raquel Coelho, que passou também pelo parlamento madeirense, volta a ser cabeça de lista do Partido Trabalhista Português (PTP) no Funchal.
Funchal

Miguel Silva Gouveia recandidata-se ao Funchal

Miguel Silva Gouveia está no executivo municipal do Funchal desde 2013 e tem nos últimos dois anos presidido ao executivo, mas encabeça pela primeira vez a candidatura da coligação "Confiança".
Funchal

Professor ex-militante do PS é candidato da IL

Duarte Gouveia foi militante ativo do PS/Madeira durante 20 anos, mas mudou de partido, vestiu a camisola da Iniciativa Liberal e concorre à Câmara do Funchal nas próximas eleições autárquicas.
Autárquicas 2021

Enfermeiro é candidato da JPP no Funchal

O enfermeiro Bruno Berenguer encabeça a lista que protagoniza a estreia de uma candidatura própria do Juntos Pelo Povo (JPP) à maior câmara municipal da Madeira.
Autárquicas 2021

Rui Moreira recandidata-se à CM do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato.
Autárquicas 2021

Luís Gomes é candidato do BE a Salvaterra de Magos

O BE apresentou os candidatos aos órgãos autárquicos de Salvaterra de Magos nas eleições que se realizam este ano, com o atual vereador Luís Gomes a liderar a candidatura à Câmara Municipal.
Autárquicas 2021

Isabel Novais é candidata da CDU a Esposende

A educadora de infância é a candidata da CDU, em nome de uma "indomável vontade de mudança", prometendo lutar pela escola pública, habitação e um novo hospital que sirva o concelho.
Autárquicas 2021

José Luís Carneiro não será candidato ao Porto

"Depois de muito ponderar, reiterei à concelhia e federação do PS a minha indisponibilidade", explica José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, que diz ter recebidos "apelos" para avançar.
Peru

Pedro Castillo vence presidenciais do Peru

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos. O Júri Nacional Eleitoral (JNE) ainda não proclamou o vencedor das eleições.
Autárquicas 2021

Distrital e concelhia decidirão candidato do Porto

O JN avança que Manuel Pizarro, que foi candidato à Câmara em 2013 e 2017, é a solução de emergência do PS para o Porto. Já o Público refere que José Luís Carneiro pode ser a solução.
Peru

Keiko Fujimori. Procurador pede prisão preventiva

Procurador da Lava Jato no Peru requereu que Fujimori volte a estar sujeita a prisão preventiva, por ter contactado com testemunhas do caso. Candidata derrotada à presidência diz que é um "absurdo".
E o vencedor é...

A CM Lisboa e a "burocracia burra" dos serviços

A câmara enviou dados pessoais de 3 manifestantes à embaixada da Rússia. Será este caso suficiente para trazer prejuízos eleitorais a Medina? E onde anda, afinal, o candidato do PS à câmara do Porto?
Autárquicas 2021

Costa acusado de impor candidato aos militantes

Dirigente socialista Daniel Adrião acusa António Costa, de ter tentado escolher Eduardo Pinheiro como candidato à presidência da Câmara do Porto contra a vontade dos militantes das estruturas locais.
Autárquicas 2021

PS. Desistência aumenta guerra no Porto /premium

Desistência de Eduardo Pinheiro, convidado para ser candidato ao Porto, incendiou estruturas. Acusações atingem Costa, que diz "compreender" Pinheiro. Candidatura está em aberto.
Autárquicas 2021

Uma aula grátis a Fernando Medina

100
Fernando Medina apenas se preocupou em tratar da cosmética da cidade ao ritmo dos ciclos eleitorais. Foram anos perdidos onde a cidade não se preparou para aproveitar as oportunidades do futuro.
Autarquias

O suposto poder local

Os executivos das juntas vivem dependentes das suas capacidades de influência junto das câmaras municipais. E este é um péssimo princípio de poder.
Autárquicas 2017

Eduardo Pinheiro desiste de candidatura ao Porto

Eduardo Pinheiro fora convidado pelo PS a encabeçar corrida à Câmara do Porto, mas a escolha não agradou às estruturas locais. Agora, o secretário de Estado decidiu recusar a proposta.
E o vencedor é...

"A ditadura dos Santos Populares"

Aprendemos a lição e desta vez as medidas foram anunciadas com tempo. Os Santos Populares vão ter fiscalização apertada. Mas irão as pessoas querer saber do bom senso depois de tantas incoerências?
Autárquicas 2021

Escolha de Costa para o Porto divide PS /premium

Há quem goste e quem deteste a ideia, mas todos acreditam que Eduardo Pinheiro facilita possível acordo com Moreira. Os dois são próximos e o autarca não traça cercas sanitárias. Estruturas não gostam
Autárquicas 2021

Bragança. Apenas uma candidatura confirmada

António Morais, cabeça de lista da CDU, é o único anunciado num ano em que nem o atual presidente da Câmara, o social-democrata Hernâni Dias, ainda confirmou se concorre a um terceiro mandato.
Autárquicas 2021

Porto. Seis candidatos e apoios a Moreira /premium

O movimento independente "Porto, O Nosso Movimento", liderado por Moreira, aprovou por aclamação, em 2020, uma moção de apelo para que o autarca se recandidate. PS já tem candidato.
Autárquicas 2021

Coligação BE, Livre e Volt para derrotar Isaltino 

O objetivo da coligação passa por "construir uma alternativa verde" para Oeiras "para travar o pacto de betão e de alcatrão que manda no concelho há 35 anos", afirma Carla Castelo.
Autárquicas 2021

Secretário do Estado é candidato do PS ao Porto

Decisão terá sido tomada por acordo entre António Costa e distrital do Porto. Estruturas locais desconfiam de planos para acordo com Rui Moreira e criticam falta de "notoriedade".
E o vencedor é...

O Mundial dá trabalho. Há lá tempo para fronteiras

Portugal e Espanha de mãos dadas para o Mundial, mas "dada a surpresa", parece que não houve tempo para falar sobre o controlo fronteiriço. Novo presidente do Supremo Tribunal e os recados à política.
Peru

"Fraude sistemática" nas eleições peruanas

A candidata afirma ter detetado uma série de irregularidades no processo realizado no domingo que a preocupa e que é "importante torná-lo evidente". Recebeu 49,7% dos votos, contra 50,2% de Castillo.
Autárquicas 2021

Rui Tavares entre candidatos do Livre a Lisboa

Entre os candidatos às primárias do Livre para a Câmara de Lisboa destaca-se Rui Tavares, que propõe "quatro grandes missões para a habitação, os transportes, o trabalho e a cultura".
Autárquicas 2021

Moedas: Medina "esconde" situação de imigrantes

O candidato social-democrata à Câmara de Lisboa acusa Medina de ser "complacente" e de "fechar os olhos" em relação à situação em que vivem muitos imigrantes na capital. Moedas exige "explicações".
E o vencedor é...

O regresso do "Family Gate" no Governo

Ana Paula Vitorino, mulher de Eduardo Cabrita, indicada a presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Nota negativa para quem fez este convite, o ministro Pedro Nuno Santos. 
Autárquicas 2021

Estão a passar à sua frente. Vai ficar calado?

Fossemos tão eloquentes com o poder político como quando estamos na fila no supermercado e nos passam à frente e teríamos um país muito melhor.
Autárquicas 2021

Costa. Madeira é "região difícil" para a política

António Costa falava na apresentação da candidatura de Célia Pessegueiro à Câmara Municipal da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira.
Alemanha

CDU de Merkel vence eleições na Alta Saxónia

União Democrata Cristã (CDU), da chanceler alemã Angela Merkel, vitória clara sobre a extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD) nas eleições regionais na Alta Saxónia.
Emissão Especial

PAN. "Queremos mais, exigimos mais do Governo"

No Congresso do PAN, Inês Sousa Real, a nova líder do partido, deixou uma "mensagem clara para António Costa", assumiu que quer "ser Governo" e criticou a "tradicional dança entre esquerda e direita".
Autárquicas 2021

Farmacêutica é candidata do IL em Braga

146
Olga Baptista, 45 anos, farmacêutica, foi este sábado anunciada como candidata da IL em Braga. Convidado a integrar a coligação liderada pelo atual presidente da câmara, partido preferiu seguir a solo
Autárquicas 2021

PCP sem receio de pagar preço de acordo com PS

Dirigente comunista que tem o dossiê autárquico acredita que os últimos anos de "geringonça" e depois entendimento sem papel com o PS podem ter "um peso favorável" e não o contrário.
Autárquicas 2021

Rio quer locais verdes nas propostas autárquicas

O líder social-democrata considera que as autarquias têm responsabilidade em criar espaços verdes para todos contribuam para a neutralidade carbónica e pede que se assumam compromissos.
Alemanha

Alemanha. CDU de Merkel enfrenta teste decisivo

Estado da Alta Saxónia vai a votos este domingo. União Democrata Cristã (CDU), de Angela Merkel, precisa de uma vitória a pensar nas legislativas, marcadas para setembro.
Noticiário

10h. PCP: "PS é adversário nas autárquicas"

"Nós discutimos câmaras com o PS", garante dirigente comunista Jorge Cordeiro. PCP quer “naturalmente confirmar”, nas urnas, as 24 maiorias nas câmaras que governam e recuperar as 10 perdidas em 2017
Autárquicas 2021

PCP elege PS como "adversário eleitoral" da CDU

Objetivo dos comunistas é, pelo menos, manter as atuais 24 câmaras e recuperar as 10 que perderam nas autárquicas de 2017. O adversário "é o PS", dizem.
Coronavírus

PS Lisboa acusa Moedas de aproveitamento político

Sérgio Cintra defende que Moedas "adotou uma agenda que segue apenas a necessidade permanente de discordar por discordar", "para criar ruído a ver se alguém repara que a sua campanha existe".
Autárquicas 2021

Rio reafirma apoio total a presidente da Guarda

"O presidente da concelhia, queria ser ele, resolveu demitir-se, pronto, está no seu legítimo direito", disse Rui Rio, afirmando que a situação "não é a única" no partido nem em nenhum outro.
Autárquicas 2021

Chega candidata Luís Maurício à Câmara de Setúbal

Ligado ao mundo marítimo desde 1974 e contramestre de profissão, Luís Miguel Leitão Maurício, de 42 anos, anuncia o reforço da segurança como uma das prioridades da candidatura do Chega em Setúbal.
E o vencedor é...

A "lista negra" da Junta de Freguesia da Azambuja

386
Azambuja não quer espetáculos de quem é antitouradas. Terá a presidente metido "a pata na poça"? Espetáculos que "ponham em causa a integridade física de animais devem ser emitidos em canal público"?
Autárquicas 2021

Amadora. BE quer combater desigualdades

A candidata do BE à Câmara da Amadora, Deolinda Martin, quer um "mandato popular" para habitação digna e combate às desigualdades no concelho .
Noticiário

9h. Rio. "Desgaste" do Governo ajuda nas eleições

Líder do PSD diz que António Costa já devia ter demitido alguns ministros. Em destaque neste jornal, também o acordo histórico já assinado em Israel para tirar Netanyahu do poder. Quem se segue?
Autárquicas 2021

Rio aponta desgaste do Governo como ajuda para PSD

"Estou convencido de que vamos ter um bom resultado" nas autárquicas, afirma o presidente do PSD, sublinhado a importância dessa subida na implantação do partido, dando-lhe "uma ajuda".
Autárquicas 2021

Os liberais e o distrito de Setúbal

138
O distrito de Setúbal é hoje o melhor exemplo de como a esquerda retrógrada, míope e inimiga da iniciativa privada foi capaz de submeter um distrito inteiro à pobreza e retrocesso social.
CDS-PP

Conselho do CDS aprova contas de 2020 

Os conselheiros nacionais estiveram reunidos por videoconferência desde as 19h00 até depois das 5h00, à porta fechada, para votar como contas relativas a 2020 devem ocorrer no final do verão.
E o vencedor é...

Temos uma "espécie de ministério da verdade"?

Deputados temem "censura" com a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital. O Estado ganha um "papel regulador". "Mas e os políticos que espalharem desinformação. O que é que lhes acontece?"
Resposta Pronta

Arraiais. "É penoso. Fernando Medina desistiu"

434
Bruno Horta Soares, candidato à autarquia, confirma a organização de um arraial da Iniciativa Liberal e denuncia "contradição" entre Fernando Medina e DGS. "É uma desconsideração pelas pessoas".
Câmara Municipal Lisboa

Alvim suspende podcast após críticas de Moedas /premium

179
Podcast sobre Lisboa iria ser quinzenal, mas ficou-se pelo primeiro episódio. Com polémica sobre dinheiro público gasto na promoção em vésperas de eleições, Alvim decidiu suspender programa.
E o vencedor é...

A UEFA diz e Portugal obedece

Sobre os confrontos na final da Champions, faltou "bom senso" a um Governo que "prefere servir uma entidade do que um país". Os Santos Populares estão aí e espera-se mais uma "situação descontrolada".
António Costa

Regionalização. Próximo mandato é "importante"

Costa diz que o próximo mandato vai ser muito importante para as autarquias, lembrando que após as eleições deste ano, as câmaras vão gerir novas competências, descentralizadas pelo governo central.
Autárquicas 2021

PS: PSD está desconfortável com candidato ao Porto

A 14 de maio, o presidente do PSD acusou o PS de desistir de ganhar. "Mostra que o PSD não está confortável com a escolha que fez e está com medo do candidato ou candidata que venha a aparecer do PS".
Cadeira do Poder Autárquico

"Manuel Machado não tem visão para Coimbra"

Miguel Ângelo Marques, candidato do Chega a Coimbra, sentou-se na "Cadeira do Poder Autárquico", apontou críticas à gestão socialista e prometeu uma cidade voltada para as empresas.
Cadeira do Poder Autárquico

"Carlos Carreiras é bom, mas não chega"

Militou no PS em tempos e regressa agora como candidato do Chega a Cascais. Elege impostos e segurança como bandeiras, sem avançar medidas concretas. Objetivo é retirar maioria ao PSD no município.
Cadeira do Poder Autárquico

"Tenho muitas afinidades com Suzana Garcia"

O candidato do Chega à Amadora assume que até gostaria de conversar com Suzana Garcia, mas diz ser prematuro falar sobre acordos pós-eleitorais. Acredita que quem se revê em Ventura vai votar Chega.
Cadeira do Poder Autárquico

"Eleger vereador em Sintra será um bom resultado"

Nuno Afonso sentou-se na 'Cadeira do Poder Autárquico' do Observador para falar das propostas para Sintra, onde o Chega pretende travar "aquela espécie de socialismo" de Basílio Horta.
Autárquicas 2021

Moedas ou trocos?

Lisboa não se ganha a discutir um jardim mal regado, uma fachada com grafittis ou um bairro social negligenciado. Lisboa não é apenas uma autarquia. Politicamente, Lisboa é Portugal.
Autárquicas 2021

Manuel Afonso quer tirar Santarém do "marasmo"

105
O socialista Manuel Afonso comprometeu-se em "acabar com o marasmo" e "transformar Santarém numa cidade moderna e dinâmica".
Autárquicas 2021

Carlos Ramos concorre pela CDU à Câmara de Ovar

Candidato da CDU à Câmara de Ovar é professor de cursos técnico-profissionais e quer enfrentar problemas que vão da costa marítima à organização da resposta de saúde.
Autárquicas 2021

Ativista quer ser eleita para a Câmara da Feira

100
A ativista nas áreas feminista, antirracista e ambiental Bárbara Pinto, de 29 anos, quer ser a primeira eleita pelo BE na Câmara de Santa Maria da Feira.
Coronavírus

O plano de Pedro Simas contra pandemias em Lisboa 

Virologista Pedro Simas revelou esta sexta-feira plano de contingência que Carlos Moedas o convidou a desenvolver. Objetivo, diz ao Observador, é deixar Lisboa mais resiliente, sustentável e justa.
E o vencedor é...

Refugiados. "Nas promessas somos fortíssimos"

Portugal "é o maior nas promessas" quanto aos refugiados, mas será que "há condições para estas pessoas"? Rui Pinto expôs “informação que não devia”, mas “há quem ache que não cometeu nenhum crime".
E o vencedor é...

O "silêncio de ouro" de Pedro Passos Coelho

102
Sem querer dar nas vistas, Passos Coelho "ganhou capital" no MEL. Na política, "é impossível saber o que quer", mas o ex primeiro-ministro continua a ser visto como "a verdadeira figura da direita".
PSD

Direção acusa Jurisdição de prejudicar partido

A direção do PSD diz que "esta atuação (do Conselho de Jurisdição) é causadora de um clima que prejudica o foco que o partido deve ter nas eleições autárquicas", perturbando o trabalho do mesmo.
Sob Escuta

Essencial da entrevista a Nuno Graciano

O candidato à Câmara Municipal de Lisboa esclareceu as polémicas em torno da sua candidatura. Apoiado pelo Chega, defende a pena de morte e considera ter opiniões diferentes de André Ventura.
Autárquicas 2021

"Pedofilia é incurável. Defendo a pena de morte" /premium

950
O candidato do Chega à Câmara de Lisboa fala sobre as polémicas em que se viu envolvido, defende a sua posição sobre a pena de morte para pedófilos e assume divergências de opinião com Ventura.
Síria

Eleição na Síria não é "nem livre nem justa"

Três candidatos apresentam-se esta quarta-feira a votos na Síria para o cargo de chefe de Estado. Os ministros ocidentais dizem que querem "deixar claro" que a eleição "não será nem livre nem justa".
Autárquicas 2021

Vice-provedor da Misericórdia é candidato do CDS

O objetivo de Romeu Bispo passa por "relançar o concelho em termos políticos, económicos e sociais" e por "dar significado a uma nova força política no concelho", explica.
E o vencedor é...

Uma pandemia gerida "às três pancadas"

Gestão do Governo na pandemia "deixa a desejar". DGS e ministério da Saúde "entraram numa de: 'vai dar tudo certo'". A aceleração da vacinação em Lisboa que "serve para atirar areia aos olhos". 
E o vencedor é...

Onde anda o "célebre inquérito" sobre os festejos?

Governo lançou o pedido há dias, mas ainda não se sabe “o que se passa com o célebre inquérito”. "Andamos alegremente a deixar andar" e, ao que parece, "não temos grande controlo nem o queremos ter".
Autárquicas 2021

Carlos Moedas junta mais de 50 independentes /premium

Moreira Rato e Raul Galamba (CTT), Diogo da Silveira (GALP Distribuição), Pedro Rebelo de Sousa, Maria do Céu Machado (ex-Infarmed), Sir Paul Dujardin e Marcelino Sambé. Os independentes com Moedas.
E o vencedor é...

A Convenção "fofinha" do Bloco de Esquerda

Um discurso de Catarina Martins que mais pareceu "um belo favor ao PS". Resta saber: afinal, "para onde foram apontadas as balas" nesta convenção dos bloquistas? 
Cadeira do Poder Autárquico

“Objetivo é impedir maioria de Marco Martins"

Bruno Maia, candidato do Bloco a Gondomar, aceitou sentar-se na “Cadeira do Poder” e falar sobre as ambições locais do partido, sem esquecer as falhas do socialista Marco Martins
Autárquicas 2021

IL quer Lisboa liberal, mas assume eleição difícil

Na apresentação do candidato da IL a Lisboa, Cotrim de Figueiredo antevê uma "eleição difícil" devido à "polarização" entre Medina e Moedas, mas acredita em "ótimas hipóteses de eleger" na capital.
Cadeira do Poder Autárquico

"PCP deixou Almada credora de direitos de Abril"

146
Vereadora e recandidata a Almada, Joana Mortágua tece duras críticas às gestões PS e PCP e denuncia situações “desumanas” na autarquia. BE disponível para acordos pós-eleitorais.
Cadeira do Poder Autárquico

"Há segregação territorial em Lisboa"

199
No novo espaço de entrevista "Cadeira do Poder Autárquico", a candidata do BE a Lisboa assume que quer impedir a maioria absoluta de Fernando Medina, mas admite um acordo pós-eleitoral com o PS.
Autárquicas 2021

Uma nova AD em Odivelas contra o socialismo

Estamos certos que o nosso projeto político é uma verdadeira alternativa política ao socialismo enraizado em Odivelas ao longo dos últimos 22 anos, mas ao qual não estamos inexoravelmente sujeitos.
Autárquicas 2021

Carlos Ferreira candidato à Câmara da Horta

O líder regional social-democrata considerou que Carlos Ferreira pode "assumir um projeto político ganhador, gerador de mudança e de mobilização dos faialenses".
Autárquicas 2021

Bernardino Soares recandidata-se a Loures 

107
Bernardino Soares apontou para o próximo mandato, caso vença as eleições, a concretização de projetos na área dos transportes, habitação, ambiente e economia.
E o vencedor é...

O consenso à volta da Seleção

Fernando Santos, Ronaldo, Pepe, experiência e gente nova, para já a ilusão reina em redor da Seleção. Pelo menos até começar o Europeu...
Autárquicas 2021

Autarca de Pedrógão Grande não se recandidata

216
No entender de Valdemar Alves, prolongar a ideia da possível recandidatura "seria contribuir para a criação da ideia da existência de verdadeiras medidas de combate ao abandono deste território".
E o vencedor é...

Nuno Vasconcellos sem dó nem piedade

A coragem de Fernando Negrão e os "50 minutos" que nos deixaram de "queijo caído". Vasconcellos foi "convidado" da comissão de inquérito ao Novo Banco e só "faltou a mesa dos drinks".
Autárquicas 2021

PSD do Bombarral critica câmara PS 

A concelhia do PSD afirma que o "estudo de opinião não passa de uma sondagem encapotada de medidas para uma recandidatura do atual presidente" e que é "paga com o dinheiro de todos os bombarralenses".
Autárquicas 2021

Rio não se candidatava na situação de Moreira

No Porto, "há obviamente um entrosamento entre o PS e Rui Moreira", afirmou Rio acrescentando que "seria muito mau para o Porto um presidente ter de sair não pela porta da frente, mas pela de trás".
E o vencedor é...

"Amorim figurão, Benfica flop, Liga o desastre"

Gabriel Alves, Júlio Magalhães, Luís Vilar, Filomena Martins e Bruno Roseiro avaliam o campeonato português com nota máxima para Amorim, negativa para Jesus e um chumbo para a Liga de Clubes
E o vencedor é...

Pedrógrão Grande, a culpa morre sozinha?

MP quer adiar início do julgamento de Pedrógão. 15 anos à espera da indemnização do "Estado canalha". As greves da Função Pública. 4ª inauguração da linha Évora-Elvas e Israel sem "solução à vista".
Autárquicas 2021

Fernando Ruas é candidato a Viseu pelo PSD

Fernando Ruas, 72 anos, foi presidente da Câmara de Viseu entre 1989 e 2013. Na atual legislatura, foi eleito deputado à Assembleia da República por Viseu.
PSD

"Maldade" do PR causa mal-estar. Rio desvaloriza /premium

241
Marcelo lembrou que PSD vai a votos e deixou a porta de saída aberta a Rio. Próximos do líder do PSD não gostaram, mas Rui Rio diz agora ao Observador estar em "total sintonia" com o Presidente.
Autárquicas 2021

Presidente do Volt é candidato à Camara de Lisboa 

"Queremos uma cidade que aposta na cultura, na diversidade, que é historicamente multicultural e multiétnica e que deve aproveitar essa vantagem", afirma o presidente do recém-criado Volt Portugal.
Fact Check

Associações ciganas dizem que Chega não é racista?

Notícia sobre candidato cigano que iria concorrer às autárquicas pelo Chega serviu de contexto a uma falsa afirmação de que as associações ciganas tinham reconhecido que o partido não era racista.
E o vencedor é...

Afinal, Medina é presidente da CML ou do Marquês?

Medina e os festejos do Sporting. A audição de Centeno. As raspadinhas e a "liberalona" Graça Fonseca. Rui Moreira e as suas "teorias da conspiração". E se acha o combustível caro, "vá à Bulgária".
Rússia

Aprovada lei que exclui movimento de Navalny

As organizações de Navalny estão atualmente em julgamento e o Ministério Público russo pediu que fossem classificadas como "extremistas". A lei ainda precisa de ser aprovada em mais duas rondas.
Autárquicas 2021

CDS mantém apoio a Moreira, Mayan solidário

Decisão do tribunal em nada belisca apoio do CDS a Rui Moreira. Francisco Rodrigues dos Santos mantém confiança política no atual presidente da Câmara do Porto, já Tiago Mayan mostra-se "solidário".
E o vencedor é...

A DGS fugiu à última jornada do campeonato

Última jornada sem público será "falta de coragem política?" A "excelente" entrevista de Joana Marques Vidal. A obrigação de "olhar para o país como um todo" e a viagem pelo Douro com Mário Ferreira.
Autárquicas 2021

Fernando Ferreira candidato a Vila Franca de Xira

"Estou a candidatar-me para dar continuidade ao projeto do partido socialista para Vila Franca de Xira, adaptando-o aos novos contextos e necessidades desta próxima década", apontou o candidato.
E o vencedor é...

Marcelo é como o Carnaval, mas há quem leve a mal

A carta dos 28 a contestar reforma nas Forças Armadas. O sol e o Turismo: "O abono de família de Portugal". A fechar, a solidão. 
Noticiário

8h. Jardim ataca Rui Rio: "PSD tem que mudar já"

Antigo presidente do governo regional não quer que o partido espere pelas autárquicas: é preciso "acordar". António Costa "quer ser um Nicolás Maduro à Europeia", acusa usando caso de Odemira
Autárquicas 2021

BE quer câmaras a garantir casas públicas

421
Coordenadora do Bloco defende que as autarquias "têm de garantir um parque público de habitação que regule o mercado", permitindo que existam casas de arrendamento acessível para toda a população
Cidades

Mudar ou não mudar a gestão autárquica

As cidades têm vindo a transformar-se, surgem novos e sérios desafios, os tempos mudam. Só não muda o modelo de gestão. Não mudará por simples teimosia e conservadorismo, ou porque não é preciso?
Política

A Renormalização da Democracia

100
Não há qualquer diferença em termos de transmissão de opinião entre votar num partido ou numa empresa. Em vez de vivermos num regime de partido único, vivemos num regime de partidos.
Rui Rio

Autárquicas são "muito importantes" para o PSD

Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Rio acusou PS de ir a jogo no Porto "com as reservas".
Fact Check

Estudo de opinião com vitória de Santana é válido?

Página associada à candidatura de Santana Lopes publicou um “estudo de opinião” em que se sugere que ex-autarca da Figueira da Foz é o preferido para vencer as eleições para o poder local
Autárquicas 2021

Moedas agarra-se às “promessas falhadas” de Medina /premium

Centros de saúde que não saíram do papel, casas para renda acessível que ficaram aquém dos objetivos e parques dissuasores que não existem. Máquina de Moedas aposta fichas no insucesso de Medina.
E o vencedor é...

O pó na mesa de Marcelo Rebelo de Sousa

O cata-vento do Presidente da República "não sopra para ser duro com o Governo". Os problemas informáticos no mail da CML e a Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital: "Não pode passar em branco"
Autárquicas 2021

Governo apela ao recenseamento de estrangeiros

As eleições autárquicas são as únicas onde os imigrantes podem votar. Podem votar imigrantes da União Europeia, do Brasil e de Cabo Verde. Se não se recensearem não poderão votar.
Autárquicas 2021

A Odivelas adiada

442
Não é aceitável continuarmos a assistir a assimetrias sociais gritantes, potenciadas por uma inexistente política municipal de habitação, que continua a não ser uma prioridade.
Entrevista

"Se o PSD retirar apoio, vou até ao fim" /premium

246
Suzana Garcia diz que é "cretino intelectual" quem não reconhece trabalho autárquico do PCP. Candidata à Amadora iria até ao fim se PSD lhe retirasse o apoio, mas garante que o "namoro" está sólido.
Autárquicas 2021

Presidente do PSD Oeiras demite-se 

Armando Cardoso Soares demite-se porque a estratégia que defendeu e pela qual deu a cara não será a que vai ser implementada. O antigo adjunto de Isaltino queria unir o militantes e independentes.
Resposta Pronta

Suzana Garcia: "Não seria eu. Repito: extermínio"

102
A candidata a Amadora garante que avança, mesmo sem o PSD. A advogada tenta distanciar-se do Chega e afirma-se como "democrata". Tenta também explicar a expressão: "geneticamente antirracista".
E o vencedor é...

Sporting. Agora...apanhem os cacos

A CML achou mesmo que os pedidos do Sporting eram para manifestações? António Costa pensa que as críticas a Cabrita são um "fenómeno das redes sociais"? E já estudou o "código da praia"?
Rui Rio

Rio. É "impensável" PSD continuar a perder câmaras

"É impensável continuar a perder, aquilo que é pensável é começar a subir e não subir pouco, subir bastante", defendeu Rio indicando que quer chegar ao fim da campanha com o mínimo de défice possível.
Resposta Pronta

Festejos. Carlos Moedas sugere "marcas no chão"

Candidato a Lisboa acusa Fernando Medina de "não ter criado condições de segurança". Ao Observador, Carlos Moedas afirma que o autarca da capital devia "dar a cara" e justificar-se pelos incidentes.
Comentário

Gaia."Não era o desfecho esperado pelo BE"

O deputado do Bloco , acusado de violência doméstica, desiste da candidatura autárquica, mas mantém-se como deputado. O comentário de Mariana Lima Cunha, jornalista de Política do Observador.
Irão

Ahmadinejad vai-se candidatar à Presidência

Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram Ahmadinejad a dirigir-se para um centro de registo no Ministério do Interior iraniano, onde preencheu os formulários de candidatura.
E o vencedor é...

Incompetência, negligência e falta de noção

Enquanto Eduardo Cabrita jantava... DJs, ecrã gigante e um "pequeno" ajuntamento no Estádio de Alvalade. Muitos perdedores, só um vencedor: Rúben Amorim. E ainda os "passos mágicos" de António Costa.
E o vencedor é...

Mãe, quando crescer quero ser "grande devedor"

10 de maio: "o Dia Nacional dos devedores". As "entradas" e "desmarcações" de Vieira na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. O livro de Sócrates e a linha que ganhou nove minutos a 1989.
Autárquicas 2021

Paulo Cunha não será recandidato a Famalicão

O autarca entende que é preciso começar um novo ciclo e decidiu antecipar a sua saída da Câmara de Famalicão - se fosse a votos, este seria o seu terceiro e último mandato. Bastião do PSD em risco.
E o vencedor é...

João Galamba: não há muito a dizer 

João Galamba nunca leva "raspanetes". Da Cimeira no Porto vamos à Figueira da Foz para dar um 14 a Pedro Santana Lopes. Regressamos a Odemira e fechamos com "manual de alta política" de Makuta Nkondo.
Lei Eleitoral

Falta cumprir Outubro!

O actual sistema eleitoral implica que tenhamos uma parcela muito considerável do nosso território sem qualquer representação, votando ao abandono as populações cada vez mais exíguas e idosas.
Autárquicas 2021

Santana Lopes será candidato à Figueira da Foz

1132
“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil", disse o ex-primeiro-ministro, exatamente 24 anos depois de ter sido candidato pela Figueira da Foz pela primeira vez.
Autárquicas 2021

Coimbra. Gouveia Monteiro candidato à Câmara

O empresário Jorge Gouveia Monteiro, de 65 anos, volta a ser o cabeça-de-lista do movimento Cidadãos por Coimbra à presidência da Câmara Municipal, nas eleições autárquicas deste ano.
Autárquicas 2021

Autarca do Porto Moniz recandidata-se pelo PS

244
O atual presidente da Câmara do Porto Moniz que conseguiu conquistar o município em 2013 depois de 20 anos na oposição, recandidata-se para continuar projeto nos últimos dois mandatos.
Autárquicas 2021

PS. João Miguel Henriques à Câmara de VN Poiares

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, o socialista João Miguel Henriques, vai recandidatar-se ao cargo nas eleições autárquicas deste ano.
Autárquicas 2021

Presidente de São Vicente recandidata-se à câmara

José António Garcês foi eleito nas autárquicas de 2013 pelo movimento de cidadãos Unidos Por São Vicente (UPSV) e volta agora a ser candidato numa coligação PSD/CDS.
Autárquicas 2021

Marinha Grande. Presidente retira confiança a vice

Vice-presidente foi aprovado pela comissão política distrital do PSD e passa da condição de vice-presidente socialista a candidato independente na lista do PSD. Cidália Ferreira já nomeou nova vice.
Política

O que tem a direita para oferecer ao país?

270
Entre os líderes da direita, que bem podem ter de enfrentar eleições legislativas antecipadas já no próximo ano, impera o tacticismo absoluto: a preocupação que têm é a de tirar votos uns aos outros.
A página está a demorar muito tempo.