627kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições

Aveiro

CNE envia queixa contra autarca de Aradas

A presidente da Junta de Aradas não observou "a estrita separação entre o exercício do cargo que ocupava e o seu estatuto de candidata", ao promover publicidade institucional, refere a CNE.
Estados Unidos da América

Mike Pence avança com candidatura presidencial

Atualizado
O homem que esteve sempre ao lado de Donald Trump já preencheu os papéis para ser o candidato do Partido Republicano à Casa Branca em 2024.
Timor-Leste

Ramos-Horta quer acelerar posse de deputados

Para Ramos-Horta, não há qualquer justificação para adiar a tomada de posse dos deputados até setembro. O chefe de Estado pretende acelerar as formalidades para começar a executar a agenda timorense.
Panamá

Panamá. Ex-líder candidata-se apesar de acusações

O político, juntamente com 14 réus, foi acusado de usar dinheiro público para comprar maioria das ações do grupo Editora Panama America, dono do jornal com o mesmo nome e de dois jornais populares.
Guiné-Bissau

Bissau. Votação decorreu "globalmente com êxito"

A lei guineense não permite a observação eleitoral de agentes locais mas com ajuda internacional a célula de monitorização eleitoral conseguiu colocar no terreno 200 agentes para fiscalizar.
Guiné-Bissau

Votação em Dacar adiada devido a confrontos

Cerca de 900 mil guineenses escolhem este domingo os 102 deputados do parlamento e o partido que irá formar Governo, nas sétimas legislativas desde a abertura ao multipartidarismo, em 1994.
Eleições na Madeira

Mortágua confiante na eleição do BE na Madeira

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda manifestou-se convicta do regresso do BE ao parlamento da Madeira nas próximas eleições regionais.
Noticiário

13h. Boaventura faz "reflexão autocrítica"

Boaventura Sousa Santos faz "reflexão autocrítica" depois dos casos de assédio. Eleições na Guiné Bissau a decorrer com normalidade e boa afluência.
Espanha

PP sobe e alarga vantagem sobre PSOE de Sánchez

PP e PSOE têm agora 8,5 pontos e 45 lugares de diferença no Congresso. Populares ainda dependeriam do Vox para governar com maioria absoluta no Parlamento.
Noticiário

17h. Costa. "Políticos têm de respeitar eleições"

António Costa reforça que os políticos devem respeitar a maioria absoluta que o Partido Socialista conquistou nas eleições do ano passado. Ainda neste jornal, PS prepara-se para adiar o congresso.
Rep Democrática do Congo

Portugal entre os que pedem eleições pacificas

Embaixadas escrevem que reiteram a sua vontade "acompanhar a RDCongo e o povo democrático-congolês na via de eleições competitivas, pacíficas, inclusivas e transparentes".
Guiné-Bissau

Campanha eleitoral na Guiné-Bissau termina esta 6ª

São as sétimas eleições legislativas desde a abertura ao multipartidarismo, concorrem 20 partidos e duas coligações e perspetiva-se que nenhum partido consiga a maioria, sendo necessário um consenso.
Eleições

"A vida dos portugueses vai melhorando"

Eurico Brilhante Dias defendeu que "a vida dos portugueses vai melhorando" após o anúncio do crescimento do PIB. Para o líder parlamentar do PS, o PSD disse zero sobre crescimento económico.
Partido Chega

Ventura quer 15% de votos nas eleições europeias

Começando por dizer que o Chega ou é solução de Governo ou não é solução de todo, Ventura apontou uma meta de 15% para as europeias. O líder partidário quer acabar com a maioria do PSD na Madeira.
Moçambique

Moçambicanos dormem ao relento para se recensear

Um eleitor moçambicano revela que tem de dormir num posto de recenseamento para conseguir a inscrição eleitoral. Outros votantes de Moçambique têm também de pernoitar para obter o cartão de eleitor.
Espanha

Ciudadanos decide não ir às eleições legislativas

O Comité Nacional do Ciudadanos decidiu não apresentar listas às eleições legislativas antecipadas de 23 de julho em Espanha, considerando que "a mensagem das eleições locais foi muito clara".
Contra-Corrente

Eleições: a Espanha aqui tão perto – e tão longe

A Espanha escolherá novo governo a 23 de Julho depois de Sánchez ter antecipado a ida às urnas na sequência da pesada derrota dos socialistas nas municipais e autonómicas. A direita está de regresso?
E o vencedor é...

Montenegro admitiu que está a jogar para o empate?

Montenegro atuou em conformidade com Pinto Moreira e caso Tutti-Frutti. Sobre europeias, passou a ideia de que joga para o empate. Ainda a "nave de loucos" que vai desgovernada: Ministério da Educação
A História do Dia

Porque caiu o Governo em Espanha e o que se segue?

A esquerda foi a grande derrotada nas eleições autonómicas e municipais. O presidente do governo espanhol avança para eleições legislativas antecipadas. Uma conversa com o investigador Diogo Noivo.  
Espanha

Feijóo. O galego sóbrio que quer chegar ao poder

Foi sindicalista, trabalhou na administração pública e fez carreira na área da Saúde. Descrito como "sereno" e "experiente", Feijóo tem PP rendido a seus pés para se tornar o próximo líder do governo.
Espanha

O day after das eleições espanholas

Apenas 24 horas depois de ir votos, Espanha anuncia eleições antecipadas. O PP já sonha com uma maioria, enquanto o Vox quer alternativa a Sanchéz. Podemos e Sumar querem fechar coligação.
Eleições na Grécia

Novas eleições marcadas para 25 de junho

Kyriakos Mitsotakism obteve um resultado que não permitiu formar governo de maioria absoluta. Decidiu apelar para a realização de novas eleições legislativas, que decorrerão a 25 de junho.
Coimbra

Federação do PS vai eleger apenas o presidente

Tribunal Constitucional foi solicitado, pelo militante Victor Baptista, para impugnar o ato eleitoral, que defendia "eleições para todos os órgãos" e não apenas para a presidência.
Resposta Pronta

"Sánchez sabe que o seu tempo de governo acabou"

"Está a pensar na sobrevivência do seu partido". A análise de Jorge Fernandes, politólogo que vive em Madrid onde a "conversa mudou": "os resultados das eleições de 23 de Julho estão anunciados".
Noticiário

14h. PP reage à convocação de eleições antecipadas

Depois do anúncio do chefe do governo espanhol o PP pede uma maioria clara e incontestável. Ainda neste jornal, a reação dos restantes partidos espanhóis à convocação de Pedro Sánchez.
Noticiário

13h. Toti Gomes convocado para a seleção nacional

A convocatória para os jogos de Portugal frente à Bósnia e Islândia conta com três regressos: Renato Sanches, Ricardo Horta e Nélson Semedo. Ainda neste jornal, Espanha anuncia eleições antecipadas.
Resposta Pronta

"Assim, Sánchez tira espaço para direita celebrar"

Diogo Noivo, autor de estudos sobre Espanha, diz que foi a solução ideal: "Tira tempo à direita, evita debate entre socialistas e evita controlo mais apertado do Governo com dissolução do Parlamento".
Noticiário

12h. Pedro Sánchez convoca eleições antecipadas

Na sequência dos resultados das eleições regionais e municipais deste fim de semana. Ainda neste jornal, Ministério da Educação garante que sempre se realizaram exames nacionais em dias de feriados.
Noticiário

10h. Depois de derrota, Sánchez fala ao país

Chefe do governo espanhol agendou declaração pública, um dia depois de PP ter vencido eleições municipais e regionais. E ainda, João Almeida regressa a Portugal, depois de terceiro lugar no Giro.
Explicador

Espanha/Turquia. Qual o significado das eleições?

Sánchez "diz o mesmo que Costa", mas dados económicos "não serviram". Na Turquia, "deve ser a última vitória de Erdoğan e do partido". Análise de Paulo Sande, José Filipe Pinto e Bruno Cardoso Reis.
Turquia

Vídeo. Erdoğan distribuiu notas a eleitores

Vídeos mostram o recém-eleito Presidente da Turquia a dar notas de 200 liras (o equivalente a cerca de 9 euros) enquanto cumprimenta eleitores. Não é a primeira vez que o faz.
Turquia

Guterres e outras figuras felicitam Erdogan 

Após a reeleição de Erdogan, várias mensagens de felicitações ao Presidente turco têm sido publicadas no Twitter, desde a do secretário geral da ONU à do primeiro-ministro sueco.
Eleições

Imprensa espanhola fala em "descalabro" socialista

O jornal El País considera que o "antisanchismo" levou o PSOE à derrota, já o El Mundo destaca que "Espanha castiga a forma de governar de Sánchez" e o ABC diz que a perda "não encontra precedentes".
Resposta Pronta

Turquia. "Eleição salienta grande fratura social"

José Duarte Ribeiro, investigador do Instituto de Ciências Sociais a viver em Ancara, fala numa "tremenda polarização" e salienta a diferença de dois milhões de votos entre Erdoğan e Kiliçdaroglu.
Noticiário

As notícias das 7h

Partido Popular conseguiu 31% dos votos e recuperou o poder em vários municípios. Socialistas perdem terreno, a meio ano das legislativas. Na Turquia, Erdogan foi reeleito para um terceiro mandato.
Noticiário

4h. Mais uma noite de ataques na Ucrânia

O Kyiv Independent dá conta de explosões nas regiões de Odessa, Poltava e Vinnitsya. Ainda neste jornal, o PP venceu as eleições municipais em Espanha com 31% dos votos.
Espanha

Eleições. PP vence e cria dor de cabeça a Sánchez

PP é o grande vencedor das regionais em Espanha e sonha vencer eleições gerais — mas precisa do VOX. Socialistas, tal como Unidas Podemos e Ciudadanos, sofrem duro revés. Sánchez força eleições.
Noticiário

00h. Espanha. PP fala em "novo ciclo político"

O partido venceu as eleições regionais com 31% dos votos. Ainda neste jornal, depois de ser reeleito presidente da Turquia, Erdogan admite também que estas foram as eleições mais críticas.
Turquia

Erdoğan ainda é o homem de ferro da Turquia

Oposição conquistou 25 milhões de votos, mas deriva nacionalista prejudicou Kılıçdaroğlu. Erdoğan reconheceu eleições "críticas" e mostrou-se pronto — e feroz — para o próximo combate, já em 2024.
Resposta Pronta

Eleições turcas? "Nem justas nem democráticas"

A especialista em política turca, Isabel David, fala em dificuldades para triunfo da oposição "num quadro de populismo de direita" no país. "Europa não tem estratégia para estes líderes autocratas".
Noticiário

23h. Espanha. PP vence as eleições regionais

Os socialistas do PSOE ficaram pelos 28%, uma diferença de praticamente 700 mil votos para os populares. Nas últimas eleições, tinha sido precisamente o PSOE a ficar à frente.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Braima Camará diz estar à altura

O candidato do Madem-G15 às legislativas de 4 de junho na Guiné-Bissau considera que o povo espera muito dos políticos e que o seu partido "está à altura" das expectativas.
Noticiário

21h. Erdoğan reeleito como presidente da Turquia

Conselho Supremo Eleitoral do país confirmou a vitória do atual presidente, que está no cargo há 20 anos. Diferença de mais de dois milhões de votos entre os candidatos. Kiliçdaroglu ficou em segundo.
Eleições Europeias

Duarte Costa eleito cabeça de lista do Volt

O ambientalista Duarte Costa foi eleito cabeça de lista do Volt Portugal às Eleições Europeias de 2024, conjuntamente com Rhia Lopes, assessora no Parlamento Europeu.
Noticiário

20h. Turquia. Atual presidente já assume vitória

Perante apoiantes em Istambul, Recep Tayyip Erdoğan afirma: "Vamos liderar o país nos próximos cinco anos". Declarações citadas pela Al Jazeera. Para já, apenas os resultados preliminares dão vitória.
Noticiário

19h. Espanha. Fecham urnas para eleições regionais

Votaram 51% dos eleitores até às 18h00, avança o El País, que cita dados do Ministério Interior Espanhol. O partido do Governo, o PSOE, fala em sensações positivas. Quanto ao PP, pede prudência.
Somália

Somália vai abandonar sistema eleitoral indireto

O sistema eleitoral na Somália vai ser alterado para o princípio uma pessoa, um voto. "As eleições têm de possibilitar o voto democrático", lê-se no acordo que oficializa a mudança no país africano.
Guiné-Bissau

União Africana vai observar eleições na Guiné

As eleições legislativas da Guiné-Bissau, a 4 de junho, terá participação da União Africana. A entidade irá enviar uma equipa para vigiar os procedimentos eleitorais.
Noticiário

17h. Eleições Turquia: Erdoğan distribuiu dinheiro

O ainda presidente turco ofereceu notas de 200 liras aos eleitores que se concentravam à boca das urnas. Ainda, Max Verstappen venceu o Grande prémio do Móncao em Fórmula 1.
Noticiário

16h. BE. António Costa felicita Mariana Mortágua

Numa mensagem no Twitter, o primeiro-ministro espera um “diálogo construtivo" e uma ação comum para o progresso de Portugal. Ainda, João Torres pede ao Bloco de Esquerda que não confunda os inimigos.
Resposta Pronta

"Equipa de Erdogan não gosta de observadores"

"Estranhamente a 2ª volta está a decorrer com muito maior tensão do que a 1ª". O relato de André Coelho Lima, deputado do PSD que está em Istambul na missão de observação das eleições na Turquia.
Noticiário

10h. "Erdoğan rejeita observadores internacionais"

Representantes do atual presidente turco obrigaram observadores a sair das mesas de voto, por se "sentirem desconfortáveis". Ainda, Putin ordena reforço de segurança na fronteira da Rússia e Ucrânia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.