Eleições

Moçambique

Moçambique. Começam as candidaturas às eleições 

As eleições legislativas e provinciais estão marcadas para 15 de outubro. A Frelimo já manifestou a vontade de concorrer às presidenciais. A Renamo ainda não apresentou a sua proposta.
Presidente Trump

Trump lança recandidatura esta terça-feira 

O presidente dos EUA vai realizar um comício em Orlando, Florida. Sondagens mostram que Trump está atrás de vários democratas. O presidente nega e afirma que o comício vai bater recordes.
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

126
Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.
Eleições

PCP alerta para "risco de retrocesso" com o PS

Jerónimo de Sousa alerta para o risco que o país corre de "retroceder nas conquistas dos direitos alcançados" porque para o PS as "imposições de Bruxelas serão sempre prioridades".
Bloco de Esquerda

BE divulga cabeças de lista às legislativas

Moisés Ferreira e Joana Mortágua repetem candidatura como cabeças de lista em Aveiro e Setúbal. Em Braga, o cabeça de lista de 2015 Pedro Soares dá lugar a José Maria Cardoso.
Eleições

Acordo com Bloco e PCP? “É possível e desejável”

251
Mariana Vieira da Silva, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, faz avaliação positiva da parceria com os partidos à esquerda.
Eleições Europeias

Europeias sofreram desinformação russa, diz CE

A Comissão Europeia aponta para "comportamentos coordenados" que disseminaram informações falsas ainda antes das eleições. Relatório mostra que Rússia tentou influenciar preferência dos eleitores.
Reino Unido

Conservadores. Já há uma desistência nas eleições

O mais novo dos 10 candidatos disse que o partido "pretende um candidato adequado às circunstâncias únicas que existem agora". Tinha conseguido apenas 20 votos no primeiro dia.
Catalunha

Independentista catalão impedido de tomar posse

O Supremo Tribunal espanhol recusou o pedido do ex-presidente do Governo catalão de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado no parlamento europeu.
PSD

Moreira da Silva: "Espero que o PSD mude de vida"

318
Ex-ministro do Ambiente de Passos Coelho admite disputar a liderança do PSD, defendendo que esse "refrescamento" devia ter acontecido depois do "pior resultado de sempre" nas europeias.
Brexit

Brexit. Lisboa e Londres asseguram votações locais

O acordo decreta que emigrantes a viver nestes países possam continuar a votar nas eleições locais, mesmo se o Reino Unido deixar a UE. Os dois países salientam os laços históricos que os unem.
Cazaquistão

Tokaïev vence eleições no Cazaquistão com 70,6%

O presidente interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaïev, venceu as eleições presidenciais antecipadas de domingo com 70,6% dos votos, anunciou a comissão eleitoral.
CDS-PP

CDS quer círculo eleitoral para países lusófonos

342
O anúncio foi feito no Brasil, onde a presidente do CDS propôs mais um circulo eleitoral fora do território português. Cristas quer dar mais atenção a países que partilham "raíz cultural comum".
Vladimir Putin

Eleições nos EUA? "Nunca nos intrometemos"

O relatório Mueller acusa a Rússia de interferir nas eleições de 2016. Vladimir Putin garante que Rússia “nunca se intrometeu, não se intromete e nunca se intrometerá em nenhuma eleição”.
Tailândia

Tailândia elege líder do golpe de Estado

Partido apoiado pelos militares que nomeou Prayuth Chan-ocha conquistou o segundo maior número de assentos na Câmara dos Representantes numa eleição geral em março.
Brasil

Brasil. Prisão para quem denegrir políticos 

Jair Bolsonaro quer prisão de dois a oito anos e multa para quem acusar falsamente com candidato político durante eleições. Se a acusação for anónima, a pena pode aumentar.
Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa.
Eleições Europeias

Merkel determinada na liderança

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu que continua determinada na liderança do Governo da Alemanha, apesar da demissão da presidente do partido de coligação, o SPD.
Eleições Europeias

Eu, comentador, me confesso.

121
Quarenta e seis por cento de isentos de IRS nunca serão liberais. Nem a mais de metade dos portugueses que não paga taxas moderadoras no SNS. Mas não é certo que vão votar sempre à esquerda do PPD.
Ensaios do Observador

Como é que lá fora se baixa a abstenção? /premium

408
Voto postal, antecipado ou obrigatório. Juntar eleições menos participadas com outras mais mobilizadoras. Como é que lá fora se baixa a abstenção? Ensaio de Jorge Fernandes e Mafalda Pratas Fernandes
Alemanha

Alemanha. Presidente do SPD demite-se

Andrea Nahles, presidente do partido social-democrata alemão, apresentou a demissão este domingo. Críticas internas, resultados das europeias e coligação com Merkel estão na origem da saída.
PSD

"O resultado de Costa também é poucochinho"

321
Miguel Pinto Luz, um dos homens fortes do PSD e vice-presidente da Câmara de Cascais, assumiu a surpresa na "derrota do seu partido" nas europeias, mas acredita numa vitória de Rui Rio em outubro.
Eleições Europeias

As eleições europeias e o combate às “fake news”

243
A longo prazo, só se conseguirá eliminar a desinformação com informação de qualidade, ensinando os cidadãos a encarar as notícias criticamente.
Eleições Europeias

Narrativas pós-eleitorais: Costa, pequenos e PAN /premium

545
A viabilidade da “geringonça” para a próxima legislatura depende da capacidade, ou não, de haver uma agenda programática comum nacional consistente e de esta se manter separada da agenda europeia.
Eleições Europeias

As contas de cabeça do Professor Marcelo

Aceitei a contestação, mas coloquei água na fervura do descontentamento. Chamei a atenção para algo que tinha ficado nas entrelinhas presidenciais. Algo que me tinha arrancado um sorriso.
Eleições

Isto é gente que não sabe onde votar!

208
Não quero ouvir dizer mal dos outros. Estou farta! Quero saber em concreto o que fariam se fossem governo. E não digam balelas, tragam ideias novas e programas verosímeis.
Eleições Europeias

Europeias 2019: o que significam estes resultados? /premium

157
Onde é que o PS teve mais votos, para onde foram os eleitores do PCP e onde é que PSD e CDS sofreram maiores quedas? E o que é que isto pode significar nas legislativas? Ensaio de Santana Pereira.
CDS-PP

CDS. Críticos atacam mas dão “uma oportunidade”

Até Nuno Melo e Pedro Mota Soares criticaram direção na gestão de dossiês dos professores e passadeiras. Cristas assume responsabilidade. Críticos dão-lhe “uma oportunidade” até legislativas.
Eleições Europeias

A avestruz e o voto

Um dia destes, os portugueses acordam e, sem saberem como, têm um parlamento federal europeu com poder legislativo sobre todos os países da UE e passarão os quarenta anos seguintes a dizer mal da vida
Eleições Europeias

Vamos mas é votar no Berardo! /premium

565
Joe Berardo é só o rosto visível de uma classe empresarial espertalhona e sempre colada ao poder e encostada ao Estado, servindo-se mutuamente numa simbiose de interesses que os contribuintes suportam
PS

Costa: "Trabalho ainda não está acabado"

154
Líder do PS foi dizer ao partido que já tem plano para arrancar programa das legislativas, onde quer reforço "significativo" dos serviços públicos. Mas também avisa que legislatura ainda não acabou.
Conversas à Quinta

Uma Europa mais fragmentada é mais ingovernável?

Das eleições europeias saiu um Parlamento mais fragmentado, de geometrias muito variáveis e visões muito contraditórias. Os acordos prevêem-se mais difíceis, sobretudo quando chegar a próxima crise.
União Europeia

Uma campanha de 5 anos

114
A verdade é que uma comunidade de cidadãos europeus devia ter antecedido as instituições que hoje nos governam, mas o desafio passa por criá-la e com capacidade de escrutinar o que se faz em Bruxelas.
Eleições

Uma grande coligação da direita /premium

187
É agora que PSD e CDS terão de decidir como pretendem sair da noite eleitoral de Outubro e em que condições farão a refundação da direita: sozinhos e derrotados, ou juntos e eventualmente vitoriosos?
Crónica

Um povo manso também se abstém, qual a surpresa? /premium

2.495
Nenhuma oposição ao nosso manso declínio terá sucesso – como as eleições mostraram – se não se tiver a audácia de ser diferente e fazer sonhar com um país melhor, mais do que este Portugal poucochinho
Eleições Europeias

Aliança, Iniciativa Liberal e Basta: perspectivas

994
Os novos partidos no espaço não socialista poderão ser (também) sintomas da crise e fraca capacidade de mobilização de PSD e CDS, mas não são os responsáveis pelos seus maus resultados eleitorais.
União Europeia

Deputada do PS quer mudanças na linha da UE

Maria Manuel Leitão Marques, a "número dois" da lista europeia do PS pretende reforçar o pilar social e o combate às alterações climáticas. A socialista diz que é preciso para tal um "compromisso".
Emigrantes

Emigrantes portugueses com dificuldades no voto

124
Representantes de portugueses no estrangeiro queixam-se de falta de informação e campanha dos partidos nos seus locais de residência. Dizem que o mesmo não pode acontecer nas legislativas de outubro.
Eleições Europeias

Nenhum português votou CDU em Moscovo ou Pequim

6.974
Budapeste e Rabat são as únicas cidades que ainda não contaram os votos portugueses nas eleições europeias. Em Moscovo e Pequim, ninguém vota CDU. Mas lá fora, quem venceu foi o PSD.
Eleições Europeias

Quo vadis, Direita? /premium

540
A direita pode escolher olhar para estas questões e dar-lhes resposta. Ou pode gozar com quem as levanta. E sobranceiramente querer convencer os votantes que devem aprender é com os seus melhores.
Eleições Europeias

O vazio que alimenta o PAN /premium

755
Os 5,1% que o PAN teve este domingo nas eleições europeias são um aviso. E um aviso sério. Os partidos do sistema estão a ignorar um dos temas que mais preocupa os eleitores jovens: o ambiente.
União Europeia

Uma segunda oportunidade /premium

O novo Parlamento Europeu mostra que a população nem quer mais hegemonias dos partidos tradicionais, nem agendas desproporcionalmente nacionalistas. Quer uma Europa renovada e geradora de consensos
Eleições Europeias

Péricles, 25/04, Lage e abstenção

178
A abstenção devia pôr muita coisa em causa. Pelos vistos, os portugueses não querem saber se votam ou não. Alguma coisa está errada e quer a sociedade civil como os partidos deviam refletir sobre isso
Ministério Administração Interna

MAI quer esclarecer caso de polícias nas eleições

Em causa está a integração de dois polícias na lista da coligação Basta às eleições europeias. Eduardo Cabrita mostrou-se surpreendido pela integração e já transmitiu ao TC o seu parecer.
Eleições Europeias

Com listas à porta, PSD em silêncio até outubro

110
Silvano quer explicar "até à exaustão" aos eleitores que PSD lidera melhor o país que o PS. Os críticos acham que o resultado lhes dá razão, mas não querem hostilizar o presidente, para já.
PAN

O homem que vai sair da sombra de André Silva /premium

426
O PAN vai deixar de ser um partido de um homem só. Francisco Guerreiro vai entrar no Parlamento Europeu e passar a ser o segundo rosto do partido. Mesmo que as viagens aumentem a sua pegada ecológica.
PCP

PCP perdeu mas estratégia é para manter

571
O Comité Central do PCP esteve reunido esta terça-feira para analisar a situação política e os resultados das europeias. Não foi o esperado, mas a culpa não é do partido. Estratégia é para manter.
Abstenção

Abstenção."Temos de agir urgentemente" diz Governo

435
"A cada passo que não exercem a sua cidadania, há alguém que exerce por eles" alertou o Ministro da Educação dirigido-se ao "número muito alto de abstenção" entre os jovens estudantes portugueses.
Eleições Europeias

Pierre Moscovici está "aliviado" com europeias

O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros disse que "muitos temiam que os anti-europeus ganhassem", o que não aconteceu, dizendo estar "aliviado" com os resultados.
Madeira

Presidente da Câmara do Funchal renuncia a mandato

110
A decisão de Paulo Cafôfo, presidente da Câmara do Funchal, foi motivada pelos resultados eleitorais das europeias, em que o PS apenas venceu em dois dos concelhos da Madeira.
União Europeia

UE escolhe líderes das instituições europeias

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia reúnem-se esta terça-feira em Bruxelas para chegarem a um compromisso sobre quem liderará nos próximos anos as instituições europeias.
União Europeia

A construção da Europa /premium

A União Europeia ficaria sem dúvida mais pobre sem o Reino Unido mas, em compensação, ficaria mais europeia; menos nacionalista e imperialista; porventura menos obcecada com os mercados.
Eleições Europeias

António Costa vai ficar a dever muito a Rui Rio /premium

521
PSD e CDS arriscam-se a marchar para as legislativas como os perus para o Natal. E nem sequer têm o desculpa dos “populistas”, que noutros países tiram votos à direita.
Eleições Europeias

O combate à abstenção começa hoje

Não podemos esperar cinco anos para ver novo episódio desta série deprimente. O futuro do país, a longo prazo, não passa pela Assembleia da República, passa por Bruxelas e Estrasburgo.
Presidenciais 2016

Peter Mutharika reeleito presidente do Maláui

Peter Mutharika, líder do Partido Democrata Progressista do Maláui, obteve 38,57% dos votos e foi reeleito para um novo mandato de cinco anos.
Eleições Europeias

Cabo Verde. PR e PM felicitam Monica Semedo

O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde deram os parabéns a Monica Semedo pela sua eleição no partido liberal do Luxemburgo para o Parlamento Europeu.
António Costa

Costa. Geringonça é "insuficiente para casamento" 

368
O primeiro-ministro abriu portas a uma Geringonça com o PAN e até falou numa próxima na Europa.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Dois terços dos portugueses são pró-europeus"

785
O Presidente da República realçou que "há dois terços dos portugueses que são pró-europeus", referindo-se aos votos obtidos por forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas europeias.
Eleições Europeias

Pode uma geringonça afastar Weber do trono da UE?

178
Equilíbrio do poder mudou na Europa e o método spitzenkandidaten pode ter os dias contados. Manfred Weber, rei do número de assentos em Bruxelas, pode não chegar a ser presidente da Comissão Europeia.
Roménia

PR romeno congratula-se sobre anticorrupção

O referendo foi convocado por Iohannis com o objetivo de impedir a agenda de alterações judiciais do PSD que impulsionou a redução das penas e o tempo de prescrição de diversos delitos de corrupção.
Luxemburgo

Eleitas duas eurodeputadas com raízes portuguesas

Monica Semedo, filha de imigrantes cabo-verdianos no Luxemburgo, e a vereadora Isabel Wiseler-Lima, descendente de portugueses, foram eleitas para representar Grão-Ducado
União Europeia

UE. Secretário-geral apela ao consenso pró-Europa

Martin Selmayr diz que os resultados requerem que o Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas e Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa "trabalhem em conjunto", e com os Verdes.
Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

439
Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)