454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições

Eleições

França, Colômbia e Andaluzia – sinais dos tempos

Ficou claro, na Colômbia e em França, que o centro e os partidos sistémicos continuam a perder terreno e que o chamado “populismo” está em marcha. A Andaluzia é a ambígua excepção que confirma a regra
Angola

Eleições gerais angolanas sem voto antecipado

A comissão das eleições justificou a medida com os desafios da organização logística e com a escassez de tempo, lembrando que não houve um recuo na decisão, que ainda não tinha sido formalizada.
Eleições

Angola. UE convidada para observadora eleitoral

Os convites para observação das eleições gerais de Angola, que se vão realizar a 24 de agosto, já começaram a ser formulados e incluem também a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Moçambique

Moçambique quer 275 milhões para ciclo eleitoral

Moçambique precisa de 18,7 mil milhões de meticais (cerca de 275 milhões de euros) para cobrir o próximo ciclo eleitoral, informou o presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe.
Boris Johnson

Boris Jonhson derrotado nas legislativas parciais 

A derrota nas legislativas parciais afetou a popularidade de Boris Johnson. O primeiro-ministro perdeu o círculo eleitoral com a oposição dos liberais democratas e do Partido Trabalhista.
Boris Johnson

Boris Johnson com popularidade em teste

Boris Johnson enfrenta esta quinta-feira duas eleições legislativas parciais que colocam a sua popularidade em teste junto dos eleitores após os escândalos durante o seu mandato.
Governo

Santos Silva defende "código eleitoral"

Presidente da Assembleia da República defende reformas necessárias ao sistema eleitoral para que não existam dúvidas nos procedimentos das várias eleições.
Contra-Corrente

França de Macron, entre a paralisia e a decadência

Macron perdeu a maioria nas eleições de domingo e, com dois partidos extremistas fortes no parlamento, qualquer agenda reformista está bloqueada, agravando as condições da longa decadência da França.
Brasil

Brasil lança sistema contra fake news eleitorais

Qualquer cidadão brasileiro pode denunciar se recebeu notícias falsas ou manipuladas em relação às eleições presidenciais. O sistema vai estar ligado às redes sociais mais populares do Brasil.
Emmanuel Macron

Primeira-ministra francesa pede demissão

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, apresentou a demissão, mas o Presidente Emmanuel Macron não aceitou o pedido, que ocorre na sequência das eleições legislativas francesas de domingo.
França

Coligação de esquerda anuncia moção de censura

Esta segunda-feira, horas depois do resultado das eleições, a coligação de esquerda anunciou que vai avançar com uma moção de censura contra o governo. E já tem data marcada.
França

França. Deputados franco-portugueses nas eleições

Nathalie da Conceição Carvalho a representar a extrema-direita e Emmanuel Fernandes a esquerda são algumas das novas caras portuguesas na Assembleia Nacional francesa, após as eleições de domingo.
Colômbia

Lula: Gustavo Petro "fortalece a democracia" 

Lula da Silva disse no domingo que a vitória de Gustavo Petro nas presidenciais colombianas fortalece as forças de esquerda na América Latina. Petro obteve 50,47% dos votos na segunda volta.
Colômbia

Colômbia elegeu o primeiro Presidente de esquerda

Gustavo Petro fez história na Colômbia ao ser eleito o primeiro Presidente de esquerda, com 50,47% dos votos na segunda volta, quase mais 700 mil votos do adversário Rodolfo Hernandez.
Noticiário

00h. Partido Popular vence eleições na Andaluzia

É a primeira maioria absoluta da força de centro-direita no parlamento da Andaluzia. E ainda, Hospital de Setúbal prevê fechar urgências de obstetrícia durante 21 dias nos meses do verão.
Emissão Especial

"É evidente que republicanos podem ajudar Macron"

A economista considera que os republicanos são a solução para o presidente francês pôr em prática o seu programa. Ainda assim, Susana Peralta deixa claro "não era isso que estava no plano de Macron".
Eleições

Andaluzia. PP obtém maioria, socialistas fraquejam

O PP obteve um resultado histórico na Andaluzia: uma maioria absoluta. PSOE obteve pior resultado da história na região e Ciudadanos desapareceu. Populares mais confiantes para eleições de 2023.
Emissão Especial

Eleições francesas. "Resultados eram expectáveis"

O politólogo considera previsível o desfecho da segunda volta das legislativas francesas. O especialista em movimentos populistas salienta que "os extremos não estão disponíveis para o compromisso".
Emissão Especial

O debate dos eurodeputados às eleições francesas

Paulo Rangel, Manuel Pizarro, Marisa Matias, Nuno Melo e Sandra Pereira analisam os resultados das legislativas francesas. O futuro do país e a relação com a União Europeia foram temas em destaque.
Emissão Especial

"Não vamos ter PM em França na terça-feira"

Nathalie de Oliveira, deputada eleita pelo circulo da Europa alerta para a hipótese de Macron procurar deputados na "direita radical". A socialista considera que este será um "resultado histórico".
Emissão Especial

"Franceses preferem revoluções a reformas"

As primeiras projeções apontam para que o partido do Presidente perca a maioria absoluta. Em análise, Paulo Sande considera que um acordo com os republicanos "é a única solução que resta a Macron".
Emissão Especial

"A presidência de Macron acaba hoje"

Jorge Fernandes acredita que depois desta noite eleitoral, a "assembleia francesa vai ficar dividida". O politólogo alerta ainda para o futuro do mandato de Macron, que pode não ser "sossegado". 
Noticiário

17h. Embaixada francesa. Votaram 27% dos inscritos

Responsáveis preveem uma afluência inferior à que foi registada nas eleições presidenciais. Ainda neste jornal, O Benfica venceu o FC Porto no segundo jogo da final do campeonato de hóquei em patins.
Noticiário

14h. Eleições Francesas. Emmanuel Macron já votou

Estas eleições vão definir a composição da Assembleia Nacional francesa. Nas últimas legislativas o partido de Macron obteve maioria absoluta. Ainda, registo de novos bombardeamentos em Kiev.
França

Eleições França. Ouça aqui a emissão especial

Emissão especial da Rádio Observador começa às 18h30 com análise de vários especialistas, um debate com eurodeputados de todos os partidos e uma edição especial do Café Europa
Noticiário

6H. Legislativas. Franceses votam na segunda volta

Empate técnico há uma semana entre a coligação presidencial e a esquerda levaram a uma segunda volta. Ainda, Tribunal de Contas pode vir a fazer uma auditoria aos serviços de urgência dos hospitais.
Noticiário

4h. Futsal. Sporting vence Benfica

Águias estiveram quase sempre em vantagem mas Sporting levou jogo a prolongamento e venceu por 5-4. Ainda, este domingo, os franceses são chamados à urnas para a segunda volta das legislativas.
França

Franceses dividem-se na 2.ª volta das legislativas

A três dias da segunda volta das legislativas, franceses divergem geográfica e politicamente: enquanto uns prepararam malas para viajar e procurações para votar, outros abstêm-se de ir às urnas.
Guiné-Bissau

Bissau aguarda arranque de recenseamento eleitoral

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau aguarda a chegada de impressoras para arrancar com o recenseamento eleitoral no país para as eleições legislativas, a 18 de dezembro.
Fact Check

PS/IL chumbaram aumento extraordinário de pensões?

Publicação no Facebook acusa partido do governo de não ter cumprido com promessa eleitoral. O chumbo na assembleia da republica terá contado com o apoio da IL. A informação está errada.
Política

Cavaco Silva defende reforma eleitoral

Ex-presidente da República defende criação de um círculo nacional, com "os deputados eleitos segundo um sistema eleitoral proporcional mitigado".
França

Mélenchon cola Macron ao "neoliberalismo"

Jean-Luc Mélenchon radicaliza o discurso dias antes da segunda volta das legislativas e acusa o Presidente francês de "desprezo" pelos franceses.
França

Macron pede "maioria sólida" na segunda volta

Emmanuel Macron apelou ao "bom-senso e ao despertar republicano" do povo francês para que a sua candidatura vença a segunda volta das eleições legislativas com uma "maioria sólida".
Noticiário

2h.Urgências: Ministra da Saúde ouvida esta semana

Em causa estão as falhas nas urgências de Obstetrícia e Ginecologia em vários hospitais do país. E ainda, o partido de Emmanuel Macron vence a primeira volta das legislativas francesas
Noticiário

1h. França: Partido de Macron vence a 1ª volta 

A esquerda de Jean-Luc Melénchon ficou em segundo lugar, com apenas 21 mil votos de diferença. E ainda, Marcelo Rebelo de Sousa celebra o Santo António, em Lisboa.
Noticiário

17h. Eleições França. Abstenção perto de recorde

Os dados oficiais mostram que até às 17h (16h em Portugal Continental) tinham votado apenas 39,42% dos eleitores. Instituto de Estudos de Opinião e Marketing de França estima 53% de abstenção.
Brasil

Bolsonaro vai falar com Trump antes das eleições

O atual presidente brasileiro anunciou que vai conversar com o antigo presidente norte-americano ainda antes das eleições no Brasil, que estão marcadas para outubro.
França

França. Cinco pontos para entender as legislativas

Após as presidenciais, Macron enfrenta novo teste à sua força eleitoral: as legislativas. Esquerda formou geringonça e Marine Le Pen quer continuar com bons resultados. Abstenção pode ser histórica.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.