Eleições

Brasil

Moro deixa oficialmente o cargo para ser ministro

149
O juiz Sergio Moro, responsável em primeira instância pelos processos da operação Lava Jato, ordenou a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, vai assumir o Ministério da Justiça.
Brasil

Bolsonaro quer evitar crise com medidas "amargas"

O Presidente eleito do Brasil defendeu a aprovação pelo Congresso de medidas "um pouco amargas" para evitar que o país passe pela crise económica da Grécia.
Rússia

Líder separatista quer "integração" com Rússia

O líder separatista ucraniano Denis Pushilin, eleito dirigente da região de Donetsk nas eleições de domingo, prometeu prosseguir a "integração" da sua autoproclamada república com a Rússia.
Rep Democrática do Congo

Congo. ONU está alarmada com situação em Beni

O estado de insegurança em Beni, no Congo, ameaça a realização das eleições em várias regiões do país. A cidade tem sido ameaçada pelos assassinatos por grupos armados e pela epidemia do ébola.
Moçambique

Vila do centro de Moçambique vai repetir eleições

"O Conselho Constitucional não valida a eleição realizada na autarquia da vila de Marromeu e anula a eleição ocorrida em oito mesas de votação" daquele município, afirma o juiz Hermenegildo Gamito.
Moçambique

Resultados eleitorais moçambicanos proclamados 

O ato desta quarta-feira representa apenas uma formalidade, já que o Conselho Constitucional rejeitou todos os recursos até ao momento apresentados pelos partidos políticos.
Brasil

Bolsonaro quer cortar 30% dos cargos políticos

384
O Presidente eleito brasileiro quer reduzir o elevado número de empregos nas instituições bancárias e pretende implementar um sistema de transparência nas operações do Banco de Desenvolvimento.
Presidente da República

Eleições 2019: Marcelo pede clareza nas propostas

188
O Presidente da República falou aos partidos em Porto de Mós. Além de pedir clareza nas propostas, afirmou ainda que as opções do Governo levaram ao adiamento de investimento público estruturante.
Estados Unidos da América

Democratas aumentam vantagem nas intercalares

Os bons resultados dos Democratas, para a Câmara de Representantes e para os Governos estaduais dão força ao partido para as eleições presidenciais de 2020, mas há ainda casos onde tudo está em aberto
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC anuncia coligações para legislativas

As eleições legislativas na Guiné-Bissau deveriam ter lugar no dia 18 deste mês. Contudo, o Governo já admitiu que não será possível, tendo em conta atrasos no recenseamento de potenciais eleitores.
Hillary Clinton

Hillary Clinton deverá concorrer às eleições

398
Num artigo de opinião, Mark Penn, antigo conselheiro de Hillary Clinton, avisa: "Preparem-se para a Hillary Clinton 4.0". A democrata, no entanto, ainda não falou sobre uma possível candidatura.
Brasil

FHC "disse que Bolsonaro tinha aroma a fascismo"

Em entrevista ao El País, o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirma que a "eleição de Bolsonaro não põe em perigo a democracia" e garante que se manteve neutro na campanha.
Estados Unidos da América

Intercalares. Recontagem de votos na Florida

Depois das intercalares, mantém-se a incerteza sobre o resultado para o Senado no Arizona, está garantida uma segunda volta no Mississipi e na Flórida é possível que se proceda à recontagem dos votos.
Catarina Martins

No PS há quem veja o BE como problema para maioria

173
Catarina Martins considera que há setores do PS que entendem que o BE "pode ser um problema para o objetivo da maioria absoluta" nas próximas eleições legislativas.
Eleições Europeias

PSD e PS começaram a trocar acusações de campanha

Os socialistas vão apoiar Frans Timmermans a Presidente da Comissão Europeia. PSD e CDS apoiam Manfred Weber. Os dois candidatos têm telhados de vidro em Portugal. E já há troca de acusações
Eleições Europeias

O rock, o beijo a Merkel e a invasão de Stubb

Weber subiu ao palco ao som de One Vision, dos Queen e deu um beijo a Merkel. Uma hora depois dizia ao Observador que está "ansioso" por fazer campanha em Portugal. Já Rangel sofreu invasão de Stubb.
Eleições Europeias

Rangel e Europeias: "Nem me incluo, nem me excluo"

Rangel recusa-se a dizer se aceitará ser cabeça de lista do PSD às Europeias, mas acredita que o partido pode ganhar se fizer "as escolhas certas". O eurodeputado concorda com timings de Rio.
Eleições

Madagáscar. Mais de 7 milhões escolhem presidente

Mais de sete milhões de eleitores vão escolher o próximo Presidente de Madagáscar, com 36 candidatos na corrida presidencial, incluindo o chefe de Estado cessante, Hery Rajaonarimampianina.
Brasil

Michel Temer recebe hoje Presidente eleito

O chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, reúne-se hoje, em Brasília, capital do país, com o Presidente eleito, Jair Bolsonaro, segundo a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.
Eleições Europeias

O Congresso da direita europeia em seis pontos /premium

A despedida da mãe Merkel, a vergonha do tio Órban e Weber e Stubb a lutar pela sucessão a Juncker. O Congresso do maior partido europeu começa esta quarta-feira, num momento difícil para o PPE.
Madeira

António Costa dono disto tudo? /premium

103
Vale a pena antecipar o duelo entre dois homens que mutuamente se medem: Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional (PSD) e Paulo Cafofo (apoiado pelo PS), presidente da Câmara do Funchal.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Presidente Trump

Bê-á-bá das eleições intercalares nos EUA /premium

Os norte-americanos vão a votos esta terça-feira. Que lugares escolhem, o que dizem as sondagens, quais a corridas mais importantes e o que significa a eleição para Trump?
Estados Unidos da América

EUA. Primeiras assembleias de voto já abriram

As primeiras assembleias de voto para as eleições intercalares representam um primeiro teste à Presidência de Donald Trump e serão determinantes para a segunda metade do seu mandato.
África

Madagáscar. Eleições já na próxima quarta

Mais de sete milhões de eleitores são chamados na quarta-feira às urnas para eleger o próximo Presidente de Madagáscar, com 36 candidatos na corrida presidencial.
França

Macron saúda Não à independência na Nova Caledónia

Emmanuel Macron disse sentir "imenso orgulho" em relação à vitória do "não" no referendo sobre a independência da Nova Caledónia, território ultramarino francês no Pacífico.
Eleições Europeias

Alex Stubb quer UE a liderar revolução digital

A União Europeia deve liderar a revolução digital defendeu, em Lisboa, Alexander Stubb, pré-candidato do Partido Popular Europeu (centro-direita) à presidência da Comissão Europeia.
Brasil

Brasil. Ciro Gomes diz-se "traído" por Lula

127
O terceiro classificado nas eleições presidenciais brasileiras, Ciro Gomes, afirmou, que foi "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Lula da Silva e que nunca mais fará campanha pelo seu partido.
Moçambique

PR moçambicano reage à eleição de Bolsonaro

O Presidente moçambicano, defendeu que a eleição de Bolsonaro para Presidente do Brasil é um "testemunho da confiança que o povo brasileiro deposita na sua visão e habilidades para liderar" o país.
Marcelo Rebelo de Sousa

WebSummit leva Marcelo a admitir recandidatura

752
O Presidente da República admitiu que a permanência da Web Summit em Portugal por dez anos em Portugal possa ter como "efeito colateral" uma recandidatura sua nas presidenciais de 2021.
Angola

Presidente de Angola já felicitou Bolsonaro

173
O Presidente de Angola, João Lourenço, felicitou Jair Bolsonaro pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil, manifestando o desejo de um "impulso" relações históricas bilaterais.
Brasil

Haddad felicita Bolsonaro... 13 horas depois 

O candidato do Partido do Trabalhadores à presidência do Brasil Fernando Haddad utilizou só esta segunda-feira a rede Twitter para felicitar o Presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, pela vitória.
Eleições no Brasil

Michelle Bolsonaro. "Ele não é o que dizem"

105
Bolsonaro gabou-se por a ter seduzido. A nova primeira-dama do Brasil apareceu poucas vezes mas defendeu sempre o marido. Religiosa e ligada a causas sociais, diz que "agora está nas mãos de Deus".
Eleições no Brasil

O filme da noite em que o Brasil virou

Fechado em casa “por segurança”, Jair Bolsonaro pegou na “caixa de ferramentas” e prometeu consertar o Brasil. Haddad garantiu que não vai parar de lutar “contra o medo”. As ruas insultaram Lula.
Eleições

Eleições. Centro de cibersegurança ataca fake news

A Comissão Nacional de Eleições e o Centro Nacional de Cibersegurança estão a preparar iniciativas-piloto para tentar minimizar o fenómeno das "fake news" nas eleições europeias e legislativas de 2019
Irlanda

Irlanda elege hoje o Presidente da República

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão registados para votar no escrutínio, que vai realizar, em simultâneo, um referendo para retirar da constituição a referência ao crime de blasfémia.
Moçambique

Renamo diz que negociações de paz continuam

O porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana afirmou que as negociações de paz com o Governo continuam, mas as reclamações sobre as eleições autárquicas podem ter um efeito negativo.
Moçambique

Renamo exige comissão de inquérito sobre eleições

O coordenador interino da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, exigiu uma comissão de inquérito às eleições autárquicas do dia 10 em cinco municípios, com o envolvimento da ONU.
Irlanda

Presidente da Irlanda em vias de ser reeleito

As eleições na Irlanda realizam-se na sexta-feira, às quais concorrem seis candidatos. A sondagem mais recente dá 68% da intenção de voto ao atual chefe de Estado irlandês, Michael D. Higgins.
Moçambique

Resultados oficiais das eleições saem esta quarta

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique anuncia esta quarta os resultados finais oficiais das eleições autárquicas de dia 10 deste mês, disse à Lusa o porta-voz daquele órgão, Paulo Cuinica.
Eleições no Brasil

Marina Silva declara voto em Fernando Haddad

A antiga candidata presidencial Marina Silva declarou o seu voto em Fernando Haddad para a segunda volta das eleições do Brasil, em que o candidato do PT enfrenta Jair Bolsonaro, do PSL.
Eleições no Brasil

Bolsonaro: "Marginais vermelhos serão banidos"

1.388
Candidato de extrema-direita às presidenciais brasileiras gravou vídeo para apoiantes em São Paulo com mensagens de ataque aos seus rivais de esquerda. E prometeu acabar com os "marginais vermelhos".
Brasil

Bolsonaro tem 70% de probabilidade de vencer 

A Fitch Solutions atribui uma probabilidade de 70% à vitória do candidato Jair Bolsonaro, mas diz que fazer aprovar reformas necessárias, ignorando alianças partidárias, será "extremamente difícil".
Afeganistão

Afeganistão. 11 mortos ao segundo dia de eleições

Há seis crianças entre as vítimas da explosão da bomba, elevando para 38 o número de mortos em dois dias de eleições legislativas e regionais.
Eleições

A voz e o voto pró-vida em Portugal

209
Vamos entrar em ano de eleições, primeiro europeias, depois legislativas, e a Federação Portuguesa pela Vida vai lançar um questionário a todos os partidos e cabeças de listas que a elas concorrerem.
Eleições

Já que o povo é sábio…

Já que somos “sábios”, aproveitemos o tempo até às eleições para pensar em alternativas. Talvez valha a pena escolher gente séria ainda que não apregoe aumentos salariais e falsas baixas de impostos.
Política

Portugal é dos países da UE com maior abstenção

241
Portugal está entre os países da UE com mais abstencionistas. E o número não tem parado de crescer. Um estudo que vai ser apresentado esta sexta-feira responsabiliza os políticos e pede soluções.
Moçambique

Oposição deve apresentar recurso em 7 autarquias

Os partidos da oposição em Moçambique devem apresentar recursos face aos resultados das eleições autárquicas de 10 de outubro em pelo menos sete municípios.
Guiné-Bissau

Recenseamento chegou apenas aos 25%

O GTAPE da Guiné-Bissau disse que as operações de recenseamento estão a "decorrer com a normalidade possível", com 220.000 eleitores recenseados até ao momento, 25% do universo eleitoral estimado.
Tomada de Posse

Quem venceu o "abraçómetro" na troca de ministros?

130
Ecoaram as palmadas nas costas e congelaram-se abraços demorados - sobretudo aos quatro ministros que cessaram funções. Veja quem saiu a ganhar no "abraçómetro", na remodelação do Governo.
Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. MNE espera "respeito pela democracia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português desejou que São Tomé e Príncipe se mantenha como um "exemplo de respeito pelas regras democráticas em África", após as recentes eleições legislativas.
Afeganistão

Pelo menos 14 mortos em explosão no Afeganistão

Pelo menos 14 pessoas morreram na explosão de um motociclo armadilhado durante um comício de uma candidata às legislativas de 20 de outubro no Afeganistão.
Moçambique

Autárquicas respeitaram regras da Constituição

Apesar de "incidentes pontuais e localizados", a missão de observação da CPLP considerou esta sexta-feira em Maputo que as eleições autárquicas respeitaram "as práticas internacionais de referência".
São Tomé e Príncipe

Polícia proíbe protestos após resultado eleitoral

Um comunicado do comando geral da Polícia Nacional, anunciado esta quinta-feira, os que desobedecerem serão "identificados e responsabilizados" pelas manifestações e contestações.
São Tomé e Príncipe

Partido vencedor será chamado "em primeira-mão"

Em entrevista à Lusa na capital de São Tomé, esta quinta-feira, o chefe do Governo advertiu que os eleitores não escolheram uma coligação da oposição.
Brasil

Roger Waters critica Bolsonaro e ouve vaias

729
Roger Waters, ex-baixista dos Pink Floyd, acusou Jair Bolsonaro de ser ''neofascista'' e deixou aviso ao povo brasileiro. Acusações durante um concerto em São Paulo valeram-lhe várias vaias.
Moçambique

Polícia lança gás contra multidão em Moçambique

A tentativa de ataque a casa de um dirigente político em Nampula, maior cidade do norte de Moçambique, segundo testemunhas, foi o que motivou a intervenção da polícia antimotim moçambicana.
Moçambique

Oposição lamenta "uso abusivo da força policial" 

A líder parlamentar do principal partido da oposição em Moçambique lamentou esta quarta-feira, o que classificou como "uso abusivo" da força policial nos últimos dias para as eleições autárquicas.
Eleições

CPLP diz que não houve fraude eleitoral em S. Tomé

Os observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa às eleições em São Tomé e Príncipe afirmaram que não houve indícios de "fraude eleitoral".
Eleições

São Tomé. Parte da oposição vai contestar eleições

O MLSTP-PSD admite impugnação das legislativas, mas a coligação MDFM/PCD/UDD rejeita a contestação. Estas foram a segunda e terceira forças mais votadas nas eleições de domingo.
São Tomé e Príncipe

Vencedor de legislativas pede verificação de votos

A Ação Democrática Independente (ADI), vencedor das legislativas de São Tomé e Príncipe, pediu ao Tribunal Constitucional "a verificação" dos "mais de 2.000" votos nulos e brancos.
Estados Unidos da América

Internet dividida em relação a Taylor Swift

207
Taylor Swift usou as redes sociais para quebrar o tabu sobre a sua orientação política. A declaração da cantora está a dividir a Internet e até Donald Trump reagiu.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)