Eleições
Eleições

Argélia. Marcha por eleições acontece pela 35ª vez

Já lá vão 35 sextas-feiras consecutivas a marchar pelas eleições presidenciais na Argélia. O chefe de estado interino diz que a maioria dos protestantes é "paga com dinheiro sujo" para comparecer.
Eleições

Aliança pede impugnação dos votos da emigração

Até dia 14 de outubro 140.000 boletins de voto não foram entregues aos emigrantes, o que coloca a abstenção deste eleitorado específico nos 89,3%. Votos nulos foram 22,3%.
Ordem dos Advogados

O voto eletrónico é seguro e confidencial

A Ordem dos Advogados aprovou o voto eletrónico para as próximas eleições dos órgãos internos. O voto eletrónico já foi utilizado em algumas eleições, nomeadamente europeias, mas sempre como teste.
Eleições

Santos Silva admite aperfeiçoar voto de emigrantes

Há "muitas coisas ainda a aperfeiçoar" no voto por correspondência dos cerca de 1,4 milhões de votantes portugueses que residem no estrangeiro, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Emigrantes

Eleições: emigrantes querem investigação à votação

1348
O movimento Também somos portugueses e o Comité Cívico Português do Reino Unido exigem um inquérito. Foram anulados 35.331 boletins dos 158.252 boletins recebidos de emigrantes portugueses.
Eleições

Mesa Nacional do BE reúne-se sábado

Na reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, este sábado, vão estar em discussão os resultados das eleições legislativas e “as prioridades de intervenção na legislatura que agora começa”.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

UE: Votação"bem organizada, mas campanha violenta

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia classificou a votação de terça-feira como ordeira, no entanto, considera que a campanha ficou marcada por violência e o recenseamento foi duvidoso.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Polícia abateu homem a tiro 

300
A polícia moçambicana anunciou que abateu a tiro uma pessoa que tentou fugir com arma de um agente em Angoche, depois da denúncia de que uma pessoa foi morta em confrontos com a polícia em Nacala.
Moçambique

Moçambique/Eleições. Um morto durante confrontos 

Dois grupos de observação eleitoral moçambicana disseram esta quarta-feira que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas durante confrontos entre populares e a polícia numa assembleia de voto.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
Partidos e Movimentos

CDS marca reunião para agendar congresso

Conselho nacional do CDS-PP deverá reunir-se na quinta-feira para agendar o congresso que elegerá o sucessor de Assunção Cristas. Há dois potenciais candidatos "em reflexão" e um candidato assumido.
Eleições

Educação e Saúde. A reação de ordens e sindicatos

A ordem dos enfermeiros diz que há sempre espaço para as pessoas poderem corrigir trajetos e caminhos, enquanto a Fenprof considera a continuidade de Tiago Brandão "uma afronta e uma provocação".
Estados Unidos da América

Todos contra Warren, no debate entre democratas

Durante todo o debate de terça-feira, a senadora Elizabeth Warren esteve sob as críticas dos outros candidatos. É a favorita para vencer as eleições primárias.
Política

Os três desafios da direita /premium

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Madeira

Madeira: "Legislatura vai ser diferente"

“Esta vai ser uma legislatura diferente”, declarou José Manuel Rodrigues no seu primeiro discurso após ser eleito para presidente da Assembleia da Madeira.
Moçambique

Eleições em Moçambique: tentativas de fraude

ONG moçambicana deu conta de que os seus correspondentes reportaram “casos de tentativas de enchimentos de urnas em Nampula”, em vários locais de voto.
Moçambique

Eleições em Moçambique: votação já decorre

Filipe Nyusi, Presidente da República, foi o primeiro a votar, em Maputo. As primeiras assembleias de voto abriram às 7h00 em Moçambique. Votação decorre em todo o país até às 18h00.
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Tunísia

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71%

De acordo com os resultados oficiais finais, Saied obteve 2,77 milhões de votos, contra um milhão para o seu adversário, o controverso magnata dos media Nabil Karoui.
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo rejeita 7 candidaturas

O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau admitiu 12 candidaturas e rejeitou outras sete com base no favoritismo dos candidatos. As eleições presidenciais decorrem a 24 de novembro.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Eleições na Madeira

Madeira. Governo Regional é para quatro anos

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque diz que a coligação entre o primeiro e terceiro partidos mais votados é para durar quatro anos.O acordo para a governação foi assinado na terça-feira.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Espanha

Sondagem põe Vox como quarta força política

765
A menos de um mês das eleições, a sondagem do El Mundo põe o PSOE como o grande vencedor e o Vox em quarto lugar nas intenções de voto, ultrapassado pelo PP e pelo Podemos. Cidadãos está em queda.
Guiné-Bissau

Candidatos guineenses apresentam-se em Lisboa

Três candidatos à presidência da Guiné Bissau apresentam-se ao eleitorado em Lisboa, no próximo domingo. As eleições estão marcadas para 24 de novembro e vão estar no boletim 19 nomes.
Guiné-Bissau

Bissau. Oposição critica missão internacional

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau criticou a missão conjunta da comunidade internacional, lamentando que tenha apenas retomado considerações já feitas pela CEDEAO.
Moçambique

ONG inglesa critica morte de observador

Investigadora da Human Rights Watch para Moçambique e Angola criticou o assassinato de um observador eleitoral para as eleições gerais de Moçambique e pediu a responsabilização dos culpados.
Brasil

Brasil. WhatsApp admite mensagens irregulares

A WhatsApp admitiu, pela primeira vez, que nas eleições presidenciais no Brasil, no ano passado, se verificou o envio massivo de mensagens, com sistemas automatizados contratados por empresas.
Moçambique

Moçambique. CPLP vai observar eleições

A CPLP anunciou que vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições gerais de Moçambique que envolvem 12,9 milhões de eleitores às urnas e estão marcadas para 15 de outubro.
Polónia

Acusações de homofobia marcam campanha na Polónia

193
Andar de mãos dadas e beijar em público não é seguro para casais homossexuais na Polónia. A tensão entre grupos conservadores e a comunidade LGBT tem crescido. O país vai a eleições este domingo.
Política

Moody's. Reforço do PS garante disciplina fiscal

A vitória e o reforço da posição do PS no parlamento significa que o Governo estará menos sujeito a pressões para aumentar a despesa, salienta a agência de notação.
Legislativas 2019

Liberal com mais votação nos concelhos industriais

940
Os concelhos onde o Iniciativa Liberal (IL) obteve resultados mais altos apresentam um volume de negócios na indústria e no comércio que ultrapassa a média nacional.
Eleições

Rep. Dominicana. Ex-Presidente denuncia fraude

O três vezes Presidente da República Dominicana Leonel Fernández denunciou que os resultados das primárias abertas às presidenciais realizadas este domingo foram adulterados. Ficou em 2.º lugar.
Miguel Relvas

Relvas. "Fundamental" que haja novo líder para PSD

3241
Antigo ministro social-democrata diz à TSF que “é fundamental que venha um novo líder e uma nova equipa” para o PSD. Ao Observador, critica "serviços mínimos" e fala num resultado muito negativo.
Legislativas 2019

Prova dos nove. O filme da noite eleitoral

Três partidos estreiam-se no Parlamento: Livre, Iniciativa Liberal e Chega. PS canta vitória, BE estabiliza, PCP e PSD descem e o CDS cai com estrondo. É a hora zero de um novo capítulo.
Legislativas 2019

Para o Pérola de Rans, não foi indiferente

227
Tino de Rans perdeu até onde disse sempre ganhar. O café Pérola, escolhido para ver os resultados da noite eleitoral, sentiu a falta do candidato que preferiu chamar os jornalistas até sua casa.
Tunísia

Participação nas eleições tunisinas foi de 41,3%

Participação nas eleições legislativas da Tunísia foi de 41,3%, abaixo do escrutínio de 2014, com o partido de Nabil Karoui, Qalb Tunes, e o seu principal rival, o Ennahdha, a reclamarem vitória.
Legislativas 2019

Afluência mais baixa. Menos pessoas a votar?

274
Comparado com 2015, taxa de participação até às 16h00 é menor. Está nos 38,59% contra 44,38% nas legislativas de 2015. Há mais 1,1 milhões de inscritos, mas até às 16h00 tinham votado menos 125 mil.
Legislativas 2019

Agora é dia de reflexão. Faz sentido?

122
O dia de reflexão impede que partidos, jornais e cidadãos atuem em plena liberdade no que toca ao discurso político. Quando se flexibiliza e incentiva o voto antecipado, isto ainda faz sentido?
Legislativas 2019

Ex-autarca do CDS. Partido nega envolvimento

14008
O homem que abordou António Costa em Lisboa, dizendo-se eleitor "relutante" do PS, é um ex-autarca pelo CDS-PP chamado Joaquim Elias. CDS-PP recusa "veementemente" as "calúnias"
Legislativas 2019

Cartão do cidadão caducado? Como votar domingo

Se for um dos portugueses que, devido aos atrasos nos serviços, estão sem cartão atualizado, já se terá interrogado se conseguirá votar este domingo. Resposta a esta e outras dúvidas sobre como votar.
Eleições Legislativas

O desinteresse de Portugal por Portugal

131
O Portugal sem interesse do Estado Novo que apenas olhava para o seu “umbigo” tornou-se no Portugal sem interesse do século XXI, que apostou tudo no beco sem saída que é a União Europeia.
Madeira

Madeira. Acordo entre PSD e CDS assinado na terça

140
O acordo político entre PSD e CDS-PP para a formação do XIII Governo Regional da Madeira será assinado na terça-feira e a sua orgânica refletirá as necessidades da próxima legislatura.
Legislativas 2015

Um Pirata chamado PAN

144
Todos os partidos têm uma agenda para o ambiente, a forma como a executam é que muda. Uns focam-se na formação e construção duma real consciência do problema, outros numa agenda coletivista e punitiva
Eleições Legislativas

Os professores e as eleições

219
Este não é o tempo para ideologias políticas de direita ou de esquerda, ou de ficar agarrado à cor do partido político em que sempre votaram. É tempo de repor a justiça e de reconquistar o respeito.
Madeira

Já há acordo para governo PSD-CDS na Madeira

579
O PSD e CDS definiram "linhas orientadoras e estratégicas para um acordo político para 2019-2023", avançou o vice-presidente do Governo Regional. CDS fala em "maioria parlamentar estável para 4 anos".
Assalto em Tancos

A principal lição de Tancos /premium

1040
Sempre que sente a sua ascendência beliscada, logo o PS é tomado de um sentimento de subversão e de guerrilha. Foi o que vimos em todos os “casos” que o incomodaram nestes anos, da Casa Pia a Tancos.
Eleições Legislativas

António Costa: o grande ilusionista

2650
As pessoas ouviram António Costa e acreditaram que tinham mais dinheiro e mais tempo, quando na prática estão mais pobres e demoram mais tempo a fazer o quer que seja.
Eleições Legislativas

Decidir pelos sub-30

459
Nos últimos 24 anos, o PS governou durante 69% do tempo. Os 31% restantes foram períodos de pouca ou praticamente nenhuma margem de manobra. O que significa que os sub-30 nunca conheceram alternativa.
Eleições Legislativas

Geringonça só nos dará crescimento económico baixo

878
Estarmos a crescer pouco não resulta do abrandamento do crescimento económico internacional, mas da política económica errada da coligação de esquerda. Não é uma situação a que estejamos condenados.
Eleições

Pequenos partidos centram debate na saúde - como aconteceu

573
Saúde foi o tema mais abordado e discutiu-se quem era o mais ecologista. André Ventura irritou quase todos os participantes e houve agradecimentos a Santana por estar entre os pequenos partidos.
Corrupção

Corrupção. JPP defende revisão do Código Penal

259
Lina Pereira defendeu a revisão do código penal "com diálogo concertado entre toda a assembleia, para que realmente as impunidades que se verificam deixem de existir" em matéria de corrupção.
Eleições Legislativas

As costas salvaram António Costa?

102
O conselho médico que o vai obrigar a uma gestão muito criteriosa dos contactos de rua pode constituir solução para travar o plano inclinado descendente em que a sua imagem tinha mergulhado.
Serviço Nacional de Saúde

Até quando a Saúde vai estar presa à ideologia?

410
Em 1979 os melhores modelos de serviço público já eram o holandês e o dinamarquês, mas o modelo escolhido ideologicamente foi o modelo inglês em que o financiamento é centralizado e governamentalizado
Eleições

A última linha de defesa da vida

545
Porquê a omissão expressa, ou talvez mesmo propositada, dos temas aborto e eutanásia nos últimos debates televisivos a que temos assistido em plena campanha eleitoral?
Áustria

Áustria. Conservador Sebastian Kurz vence eleições

305
O Partido Popular austríaco ganhou as legislativas antecipadas com margem suficiente para reeditar a coligação com os ultranacionalistas do FPÖ.
Legislativas 2015

PURP acusa Costa de mentir e de ser "manhoso"

457
O líder do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas acusou, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, de mentir às pessoas, apodando-o de "manhoso" com as pensões dos reformados.
Eleições Legislativas

Os dados estão lançados /premium

881
Tancos. O papagaio. Acusações de conspiração. O cerco ao PR. A regionalização encapotada. Há no ar uma opacidade que cobre tudo... Mas o que está para lá do que vemos? O que nos espera?
Eleições Legislativas

33 milhões de euros dos contribuintes depois...

O Estado paga às televisões generalistas (RTP, SIC e TVI) os famosos tempos de antena. Será que este modelo ainda faz sentido quando não parece contribuir para garantir a participação dos eleitores?
Assalto em Tancos

Malhas que a justiça tece /premium

É muito improvável que o antigo ministro da Defesa e o ajudante-de-campo do PR se tivessem atrevido a sonegar informação deste calibre aos seus superiores, pelo que estes jamais irão escapar à dúvida.
Eleições Legislativas

Não somos todos iguais

383
O comportamento do Governo demonstra desde o início é que este caso não é apenas um caso, antes representa uma estrutura de atuação. Não é um evento isolado, é uma cultura de impunidade.
Legislativas 2019

BE quer ação sobre o clima sem sacrificar o povo

No sexto dia de campanha do BE, num jantar-comício, Catarina Martins insistiu no apelo à eleição de um deputado em Viana do Castelo. E centrou o foco do discurso na manifestação pelo clima.
Eleições Legislativas

Mais do mesmo?

Será que os partidos políticos do início da democracia e que não conseguem resolver os problemas crónicos que se arrastam há décadas vão finalmente encontrar as soluções? Infelizmente acho que não.
Eleições Legislativas

Um guia inútil para o voto útil /premium

495
Perante o alheamento dos cidadãos, resolvi juntar o desagradável ao escusado e contribuir com o meu próprio alheamento. Eis, portanto, partido a partido, um guia inútil para o voto útil no dia 6.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Educação

Educação. O que prometem os partidos em 8 pontos /premium

Há mais pontos a unir do que a separar os programas eleitorais dos partidos. Sobre recuperação das carreiras congeladas, há um enorme silêncio do PS e CDS e promessas de reposição dos restantes.
Legislativas 2019

Votos em branco quase duplicaram em 20 anos

A percentagem de votos em branco passou de 1,1 para 2,1 de acordo uma tabela divulgada pela Pordata. Já os votos nulos aumentaram 0,7% e o número de mulheres eleitas passou para o dobro.
Eleições Legislativas

Keep calm and enjoy socialism

368
As bandeiras eleitorais socialistas de 2019, são as mesmas de 2009. E voltarão a ser iguais em 2029 porque nenhum socialista prescinde de uma fórmula gastadora.
Áustria

Áustria vota domingo em legislativas antecipadas

A Áustria vota no domingo em eleições legislativas, depois do colapso da coligação entre conservadores e extrema-direita, com o ex-chanceler Sebastian Kurz como claro favorito.
Legislativas 2019

30 mil eleitores no estrangeiro já votaram

Até esta quarta-feira, foram enviados 29.716 votos por via postal. Esta é a primeira vez que foi dada aos emigrantes portugueses a opção entre o voto por correspondência e o voto presencial.
Legislativas 2019

A CDU entre Che Guevara e um jantar à luz de velas

Em duas horas Jerónimo de Sousa passou de um jantar atípico — depois de um dia pouco comum também — para um comício onde pediu aos militantes e apoiantes que se transformassem em embaixadores da CDU
Eleições

Vota Mega Pacotão!

370
A estratégia é simples: um sapo colocado numa panela com água a ferver salta e foge, mas se deixado em água fria a aquecer lentamente até ferver, o sapo morre cozido, pois não consegue fugir a tempo.
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Legislativas 2019

Mix de CR7 e Messi faz fatos só para "homenzinhos"

O ministro é, neste momento, uma estrela no PS. Uma "mistura de CR7 e Messi" para Ferro, um craque com mercado fechado para Costa. Foi ao comício de Lisboa atirar aos adversários.
Legislativas 2019

Sabe o que defende cada partido? O teste nas ruas

177
Há colagens do PAN ao CDS, incredulidade com o Bloco e muitos tiros ao lado na identificação de propostas dos partidos. Levámos o desafio a Lisboa e Bragança -- polos opostos nos números da abstenção.
Legislativas 2019

Jerónimo "não se quer meter" entre PS e BE

Já com algumas de centenas de quilómetros percorridos, Jerónimo prefere manter-se à distância dos problemas entre BE e PS, talvez por isso tenha chegado à Marinha Grande depois do BE já ter saído.
Eleições Europeias

UE. Insatisfação com a política motiva a abstenção

A principal razão apontada para justificar a abstenção foi a “falta de confiança ou insatisfação com a política em geral” (38%), seguida do desconhecimento relativamente à UE e suas instituições.
Eleições na Madeira

Na Madeira /premium

Que dizer do receio semi-escondido do PS de não ter maioria absoluta versus o sonoro alívio manifestado ontem pelo mesmo PS por a Madeira se ter livrado dessa praga horrível?
Legislativas 2019

BE diz que PAN dará menos trabalho ao PS

204
A coordenadora do Bloco de Esquerda admite que o partido dedicado às causas ambientais e dos animais causará menos desconforto a António Costa em caso de coligação.
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Eleições

CDU reclama investimento na ciência e investigação

Jerónimo de Sousa acusa governo do PS de optar por "políticas de direita" que resultam na "perpetuação da precariedade nas áreas do ensino superior" e diz que investimento "tem de ser uma prioridade".
Eleições

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR

"Não tínhamos um Procurador Geral da República, tínhamos um arquivador geral da República, cujo nome é conhecido e que punha os processos de corrupção na gaveta", afirmou Mendo Castro Henriques.
Legislativas 2019

BE quer regularização de moradores com dívidas

Catarina Martins defende que o IHRU chame os moradores dos bairros sociais com dívidas para regularizar uma "situação impossível" resultante do aumento de rendas na anterior legislatura.
CDS-PP

Cristas e as classes "mais esquecidas"

615
Líder do CDS considera que classe média e classe média-alta pagam impostos e ainda cuidados de saúde e educação do seu bolso, por falta de qualidade no Estado. Solução, afirma, é baixar carga fiscal.
Eleições Legislativas

O ataque dos partidos de esquerda à poupança

136
Para o PCP e o BE as pessoas que mais possibilidades têm de poupar são fortemente penalizadas no seu património e no rendimento das suas poupanças. Inevitavelmente a poupança irá diminuir ainda mais.
Governo Regional da Madeira

Quem são os 47 deputados eleitos na Madeira

149
Houve cinco partidos a eleger deputados na Madeira: PSD, PS, CDS, JPP e CDU. Saiba quem são os 47 deputados eleitos este domingo para a Assembleia Legislativa Regional.
Madeira

Madeira. Como evoluíram os votos no PSD e no PS

Entre 1976 e 2015, o PSD teve sempre a maioria absoluta na Madeira. Este domingo, venceu as eleições mas o resultado apontou para uma bipolarização. Veja o gráfico:
Eleições na Madeira

Resultados Regionais Madeira 2019: ao segundo

297
Acompanhe aqui, em direto, os resultados oficiais por concelho e freguesia na votação para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Eleições

Catarina Martins promete um BE fazedor de pontes

362
No primeiro discurso do período oficial de campanha, Catarina Martins começou por afirmar "o compromisso de fazer destes 13 dias de campanha um exercício de respeito pelas pessoas".
Eleições

Interior. Cristas defende descontos nas portagens 

Líder do CDS-PP referiu que "uma das propostas muito fortes" do seu partido é "a criação de um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior" do país.
Madeira

Madeira. PSD e CDS vão negociar governo - como aconteceu

2600
PSD e CDS vão agora negociar a formação de um governo regional na Madeira. Rio está "moralizado" com resultado, Costa nega contágio para as legislativas, Cristas eufórica e PCP e BE admitem derrota.
Legislativas 2019

Eleições. inscrições para voto antecipado abertas 

A partir deste domingo e até à próxima quinta-feira, os portugueses que não puderem votar a 6 de outubro podem solicitar o voto antecipado em mobilidade. Não é necessário dar qualquer explicação.
Eleições

Rio. Distanciamento entre PS e BE “dá jeito"

306
"Enquanto foi útil para o PS, o PS andou quatro anos com o BE ao colo, e o BE com o PS ao colo. Agora, como dá jeito nas eleições fazer uma demarcação do BE, faz a demarcação", disse Rui Rio.
Eleições Legislativas

O que podemos esperar da próxima legislatura? /premium

Os programas partidários deveriam quantificar mais as suas propostas para se tornarem credíveis. Não o fazendo está-se no domínio das boas intenções e da fé. Mas o inferno está cheio de boas intenções
Eleições

Sondagem: PS ultrapassa os 40%, PSD dá um salto

367
PS sobe nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Regresso da polémica das golas antifumo prejudicou António Costa, que tem avaliação negativa. Já Rui Rio tem nota positiva.
Eleições

Legislativas. Listas de candidatos está online

O site com a informação sobre os candidatos às legislativas e imagens dos boletins de voto já pode ser consultado. Será aqui que, no dia 6 de outubro, serão apresentados os resultados das eleições.
Mundo

Votos postais portugueses estão a ser devolvidos

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no estrangeiro estão a ser devolvidos aos remetentes.
Madeira

Madeira. Olhar luso-venezuelano sobre as regionais /premium

Estima-se que haja oito mil luso-venezuelanos na Madeira. Talvez mais. O número não tem parado de crescer e esta comunidade pode ser decisiva nas eleições. O Observador foi conhecer as suas histórias.
Legislativas 2019

200 milhões para aumentos "não chega para nada"

O presidente do PSD considerou que se o Governo só tem 200 milhões de euros para aumentar os funcionários públicos, estes estão "desgraçados" porque este dinheiro "não chega para nada".
Legislativas 2019

CNE recebeu 55 participações, maioria publicidade

A Comissão Nacional de Eleições recebeu 55 participações ou pedidos de pareceres no âmbito das eleições legislativas, sendo a maior parte relacionada com publicidade comercial e institucional.
Legislativas 2019

Catarina Martins voltou ao bairro da sua juventude /premium

A líder do BE, que "na televisão é mais forte", levou o Observador a visitar o bairro de Vitória, onde cresceu. Ensaiou passos de campanha e lembrou os tempos de atriz.
Madeira

"Uma geringonça seria trágica para a Madeira" /premium

202
Em entrevista ao Observador, o Presidente do governo Regional fala da possibilidade de perder a maioria absoluta e diz que entendimentos só com o CDS. Se não conseguir? "Obviamente, demito-me".
Legislativas 2019

Cristas: "É preciso insistir e persistir"

216
Cristas cita "avanços e recuos", e diz que a natalidade continua a ser um problema para o país, com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Portugal não consegue "acertar na receita".
PSD

Jardim: “Vamos a isto, porrada de cima a baixo"

193
O histórico líder do PSD-Madeira pediu o voto aos indecisos, aos que querem correr riscos e aos "ressentidos do PSD". "Não é hora de ressentimentos: é hora de um por todos e todos por um".
Eleições

Madeira. PSD perde maioria em nova sondagem

Albuquerque aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Cafôfo acumula os 33,1%. Ao mesmo tempo, o PSD perde a maioria absoluta na Assembleia, passando de 24 deputados para 21.
Eleições

Boletins devolvidos ameaçam votos de portugueses

Devolução dos envelopes ameaça voto por correspondência de portugueses residentes no Reino Unido para legislativas de outubro. Problemas no processo estão a "desmotivar" o exercício do direito cívico.
Bloco de Esquerda

Técnico. Presidente acusa Bloco de "vandalização"

2291
Ativistas do Bloco — entre os quais a deputada Mariana Mortágua — pintaram um mural na fachada do Técnico. Arlindo Oliveira criticou "vandalização", mas parecer da CNE diz que prática não é ilegal.
Eleições

Lista de candidatos disponível a 21 de setembro

Competência para publicar listas foi retirada à CNE. Administração Interna só publica “listas conclusivas” e a partir de 21 de setembro. Antes disso, só disponibiliza candidaturas.
Madeira

"PSD usa luso-venezuelanos como arma política" /premium

131
Em entrevista ao Observador, Paulo Cafôfo acredita que pode liderar uma "geringonça" madeirense e não exclui nenhum partido. Nem o CDS. O alvo a abater é só um: o PSD de Miguel Albuquerque.
Eleições

Eis o social - ismo

149
O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.
Eleições Legislativas

Como enviesar um debate de campanha eleitoral /premium

134
Após o debate entre Rio e Costa, as fotografias que fizeram as manchetes mostram Rio numa posição corporal de subserviência perante Costa – imagens que baralham a percepção do que foi o debate.
Eleições Legislativas

Afluir de Rio em Costa instável

296
O líder do PSD fez ver que Portugal não soube aproveitar uma conjuntura externa extraordinária: apesar dos juros do BCE e do crescimento económico da zona-euro, nada melhorou substancialmente.
Eleições Legislativas

A linguagem silenciosa do debate político

O debate foi equilibrado, pautou-se por uma atmosfera positiva, sem comportamentos de crispação excessiva, que por vezes afasta os candidatos do eleitorado, e sem ataques de caráter, o que é salutar.
Eleições

A campanha alegre de Albuquerque e Cafôfo /premium

PS e PSD apostam tudo nas ruas. Entre o entusiasmo e o conforto, a mudança e a estabilidade, a campanha na Madeira vai-se fazendo com o ritmo de sempre, mas com a incerteza de nunca.
Eleições

WhatsApp ganha relevância na política em Portugal

O Facebook é o canal privilegiado para os partidos fazerem passar a sua mensagem, mas o Whatsapp, que foi meio para difusão de notícias falsas nas eleições do Brasil, já tem alguma relevância cá.
PSD

Carreiras lamenta ausência de Pinto Luz no PSD

Autarca de Cascais diz não gostar de "cinismos e de hipocrisia" e diz que o PSD prescindiu do "melhor". Pinto Luz foi a primeira indicação da distrital de Lisboa para a lista de candidatos.
Eleições

PS, PSD, BE, CDS, CDU e PAN debatem nas rádios

António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Assunção Cristas, Jerónimo Martins e André Silva irão debater em simultâneo na Antena 1, na TSF e na Rádio Renascença, durante cerca de uma hora e 45 minutos.
Política

PPM em missão para travar "revolução bolchevique"

1894
Gonçalo da Câmara Pereira, presidente do Partido Popular Monárquico, disse não ter dúvidas de que o país se encontra numa "encruzilhada" e que corre o risco de se transformar numa Venezuela.
Eleições Legislativas

Os equívocos da direita /premium

Cristas e Rio estiveram francamente bem nos debates e entrevistas da pré-campanha. Foi uma pena que tenham desperdiçado tanta boa vontade, com erros crassos e acumulados, antes disso.
Eleições Legislativas

Programas eleitorais e economia: um menu variado /premium

257
Há muitas e variadas propostas, sendo o mais provável que continuemos a ser governados como habitualmente. Mas isso não nos protegerá duma crise futura, nem nos permitirá descolar da cauda da Europa.
Política

8 discursos universais

212
Os discursos universais são o instrumento que permite inocular grandes doses de narrativa inativada gerando um espaço público pimba ao imunizar as pessoas contra o que realmente conta: a substância.
PSD

De megafone, Albuquerque pede "votação expressiva"

A crescer nas sondagens, mas ainda longe da maioria absoluta, Miguel Albuquerque discursou na Calheta para associar Paulo Cafôfo e a esquerda à Venezuela.
Eleições Legislativas

Voto a voto, enche o PS o papo! /premium

É assim desde que há eleições: quanto mais promessas fazem os partidos de governo, menos os eleitores acreditam, pelo que não admira que grande parte do eleitorado venha a abster-se, como em 2015.
Legislativas 2019

BE. Debate sobre trabalho "será sempre à esquerda"

Catarina Martins diz ter ficado surpreendida com o facto de "num debate que teve o dobro do tempo de todos os outros debates não foi apresentada uma solução para as questões do trabalho".
Transportes Públicos

Costa garante investimento em transportes públicos

António Costa advertiu que aumento da oferta nos transportes públicos não podem ser súbitas e que a abertura de concurso para a compra de um comboio "não é como ir a um stand comprar um automóvel".
Partido Da Terra

MPT contra algumas parcerias público-privado

116
No seu manifesto eleitoral, o MPT defende a extinção dos "contratos de parcerias público privadas rodoviárias e na saúde" e propõe um sistema de teleconsultas médicas.
PS

Madeira. Cafôfo dramatiza e pede voto útil no PS

Paulo Cafôfo foi recebido em festa em Câmara de Lobos, um município dominado desde sempre pelo PSD. Polarizou o discurso -- "só há duas opções" -- para pedir um voto útil encapotado no PS.
Eleições

Caçadores querem criar partido rival do PAN

1089
Se a aliança acontecer, "só nos resta prepararmo-nos para criar uma plataforma ou um partido que junte todos os agentes ligados ao mundo rural e às tradições", diz a Fencaça.
Pensões

BE quer pensões mínimas no valor do salário mínimo

Catarina Martins afirmou que é necessário fazer um "trabalho determinado" para que as pensões mínimas contributivas cheguem ao salário mínimo nacional.
Legislativas 2019

Costa sem carne assada, acaba em casa de Rio

738
A campanha rosa vai ser verde, com PS a prometer plantar número de árvores que cubra a despesa ambiental feita em carbono com as voltas da caravana pelo país. Também se vai poupar na carne assada.
Eleições Legislativas

Partidos prometem campanha mais sustentável 

Partidos comprometem-se a fazer deslocações em híbridos, transportes públicos e até em bicicletas. PSD promete reduzir "drasticamente" jantares-comício, enquanto CDU mantém elementos tradicionais.
Partido Da Terra

MPT acusa outros partidos de eco-oportunismo

"Não somos eco-friendly nem eco-oportunistas, como alguns serão", disse José Inácio Faria. O MPT afirma-se como o único interlocutor para as questões ambientais em Portugal.
Eleições

Liberal e de Direita

392
Rejeito o mantra de esquerda “temos de perder vergonha de ir buscar a quem está a acumular dinheiro", antes acredito que o Estado não pode limitar as empresas naquele que é o seu papel: gerar riqueza.
Eleições

Tenham juízo

156
Não é a pulverização grotesca e populista da direita política em minigrupos de “salvação nacional” coincidentais (Chega, Iniciativa liberal, Aliança, etc) que vai salvar o que quer que seja em Outubro
Eleições

Culpado por votar? Era o que mais faltava!

Quem não vai às urnas como forma de protesto pela discordância com as opções de voto disponíveis na prática acaba por legitimar os que serão eleitos. Já o voto em branco é uma expressão de desacordo.
Eleições

Cinco maiorias absolutas em 45 anos de democracia

Em ano de eleições, relembramos as 5 maiorias absolutas, em 45 anos de democracia: duas pela AD, em 1979 e 1980, duas do PSD, em 1987 e 1991, e uma do PS, em 2005.
Partido Democrata

Biden mais agressivo no debate entre democratas

O ex-braço direito de Barack Obama, antigo vice-presidente dos EUA, reforçou a sua posição mais centrista face a um Bernie Sanders e Elizabeth Warren mais à esquerda.
Política

Partido JPP assume-se contra maiorias absolutas

O Juntos Pelo Povo, que concorre pela segunda vez às eleições legislativas, considera "muito negativo existir uma maioria absoluta" e espera que o diálogo se mantenha na Assembleia da República.
Eleições

O voto dos católicos: um breve enquadramento

676
Este texto é escrito na esperança de ajudar não só os cristãos, mas todas as pessoas de boa vontade, a ler criticamente os programas dos partidos e a tomar uma decisão de forma informada e consciente.
Eleições Legislativas

Governo reforça meios para voto antecipado

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna apela aos membros das mesas de voto para que estejam disponíveis para trabalhar no domingo anterior, no voto antecipado em mobilidade.
Eleições Legislativas

Facebook faz "tábua rasa" da lei nacional, diz CNE

CNE diz que Facebook "faz tábua rasa da lei portuguesa” e que tem encontrado “problemas” com a rede social quando pretende atuar contra a publicação de publicações de propaganda patrocinada.
Câmaras Municipais

Rui Moreira para oposição: "É uma vergonha"

A assembleia extraordinária foi convocada pelo BE para discutir as políticas públicas de habitação, mas o debate aqueceu e Rui Moreira acabou por se irritar, alegando que propostas são eleitoralistas.
Política

Vamos tentar outra vez o socialismo?

1879
Não há um único caso na história em que governos socialistas tenham tido sucesso senão por um período curto de tempo. Um sucesso aparente, pois passadas as ilusões a realidade bateu sempre com força.
Canadá

Canadá. Trudeau anuncia início das campanhas

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a dissolução da Câmara dos Comuns, dando início à campanha para as eleições legislativas no país a 21 de outubro, e tenta a reeleição.
Guiné-Bissau

Eleições Guiné-Bissau. Segunda volta em dezembro

A decisão de mudar a data para 29 de dezembro foi tomada depois de uma revisão do cronograma. Um cronograma inicial divulgado à imprensa dava conta que a segunda volta se realizaria em 5 de janeiro.
Bloco de Esquerda

Um bispo, um dissidente e uma geringonça no Piolho

O ciclo de conversas no Porto inaugurado por Miguel Portas em 1999 regressou esta terça-feira e juntou, entre outros, D. Januário Torgal Ferreira e o ex-bloquista Daniel Oliveira
Eleições

O fórum e o mercado /premium

As eleições serão marcadas pela crise da representação materializada pela abstenção maciça, enquanto os votantes efectivos se pautarão pelos benefícios que terão ou não recebido da "geringonça".
Eleições

Cinco passos para escapar a Dunquerque /premium

O povo só se une num objectivo comum, quando acredita em alguém, e alguém com coragem de dizer as palavras certas, nos momentos certos. Que afirme sem medo o que defende. Que diga que nunca se renderá
Legislativas 2019

Eleições. CNE admite campanha fora da Madeira

A CNE admitiu ações de propaganda para as legislativas, onde se inclui a publicação de textos ou imagens dessas ações, fora do território da região autónoma na véspera e no dia da eleição regional.
Eleições Legislativas

Jerónimo dará entrevista durante debate Costa-Rio

120
A entrevista "online" tem o propósito de “furar a discriminação” das TV’s. O PCP acusa as televisões de tratarem PS e PSD como "partidos de primeira" e os restantes como "partidos de segunda".
Eleições

IRS. PS promete redução a partir do segundo filho

640
Socialistas querem aumentar majoração no imposto por cada criança até aos três anos. Estão em causa 50 milhões de euros por ano.
Rússia

Oposição a Putin ganha lugares nas eleições

A oposição do partido do poder, Rússia Unida, conquistou em Moscovo 20 dos 45 lugares em disputa. Para aqueles lugares, foram a votos 225 candidatos de nove partidos.
Eleições

Fui ler o programa do PAN e apanhei um susto /premium

10030
O PAN cresce com a nossa ignorância. Não sabemos bem o que é, ignoramos quase tudo o que propõe. Quando escavamos um bocadinho percebemos que o ambientalismo esconde uma agenda perigosa e autoritária.
Eleições

Para onde vai o sistema partidário? /premium

105
Os velhos partidos só mudarão, e bem precisam, se se sentirem ameaçados. Os novos partidos são assim bem-vindos à competição política desde que inovem e respondam aos anseios dos portugueses.
Eleições

A grande vitória de Passos Coelho /premium

841
Costa e o PS não mudaram porque descobriram de repente as virtudes do controlo da despesa pública. Mudaram porque os portugueses os forçaram a mudar e perceberam-no quando perderam as eleições de 2015
Eleições

A evaporação da democracia /premium

1472
Cantando e rindo, os portugueses marcham para o abismo e só darão por ele quando se esbardalharem lá em baixo. Ou, palpita-me, nem aí. Não seria a primeira vez.
Eleições

Prometido é devido

734
Estamos a entrar em tempo eleitoral quando tudo e o seu oposto é prometido com impunidade. Não estará na hora de tornar os políticos pessoalmente responsáveis pelas promessas que atiram aos eleitores?
A página está a demorar muito tempo.