Dark Mode 98,8 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Eleições

Nova Zelândia

Líder da oposição da Nova Zelândia demite-se

O chefe da oposição da Nova Zelândia está demissionário, deixando o Partido Nacional sem liderança antes das eleições legislativas. Em causa da decisão está o estado de saúde de Muller.
Polónia

Polónia. Conservador Andrzej Duda reeleito

118
O conservador Andrzej Duda, atual chefe de Estado conseguiu ligeira mas suficiente vantagem sobre o concorrente às presidenciais, segundo resultados preliminares divulgados esta segunda-feira.
Espanha

Eleições na Galiza e País Basco sem surpresas

As regiões espanholas da Galiza e do País Basco elegeram os parlamentos regionais, mantendo as atuais lideranças. O partido de extrema-direita Vox entra pela primeira vez para o parlamento basco.
Eleições

Polónia profundamente dividida na segunda volta

Uma Polónia dividida vota na segunda volta das presidenciais, em que se defrontam o Presidente cessante, Andrzej Duda, e o presidente da câmara da capital, o liberal europeísta Rafal Trzaskowski.
PS

Se Pedro Nuno tiver coragem, candidata-se a Belém /premium

258
A candidatura de Pedro Nuno Santos seria ainda uma óptima notícia para Marcelo, mesmo que ele não o saiba. Obrigaria o actual Presidente a sair da sua zona de conforto e a combater a sério.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo seria reeleito com 65% dos votos

4022
Ana Gomes, com 13%, e André Ventura, com 7%, ficam a grande distância do Presidente da República na sondagem da Aximage para o Jornal Económico.
Eleições

Singapura em eleições antecipadas

Os cidadãos de Singapura vão esta sexta-feira às urnas para eleger o Parlamento, em eleições antecipadas, com o Partido da Ação Popula que está no poder desde 1959.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos diz que não votará em Marcelo /premium

1871
Pedro Nuno Santos diz que na falta de um candidato do PS votará num do BE ou PCP. Já sobre a reestruturação da TAP diz que não tem como garantir que "não haverá despedimentos".
Porto

CCDR: Rui Moreira receia novo modelo de eleição

O presidente da Câmara do Porto defendeu que o novo modelo de eleição das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional é "perigoso" e receia que se cometam os "mesmos erros de 2009".
Eleições Presidenciais

André Silva admite apoio do PAN a Ana Gomes

1282
PAN ainda não decidiu se terá candidato próprio às presidenciais, mas André Silva não descarta Ana Gomes. Sobre polémica interna, diz que "não há falsos recibos verdes" e fala em "capítulo encerrado".
Polónia

Andrzej Duda vence presidenciais na Polónia 

O Presidente populista conservador Andrzej Duda, que venceu as presidenciais de domingo com 43,50%, vai disputar a segunda volta com o presidente da câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski.
Saúde

Miguel Pavão é o novo bastonário dos Dentistas

229
Miguel Pavão é o novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, tendo obtido 3.462 votos dos 4.748 votantes, num total que ronda os 11 mil dentistas.
Eleições Presidenciais

PCP confirma candidatura própria às presidenciais

190
O nome ainda não é conhecido, mas o Partido Comunista não abdica de apresentar — contra a provável recandidatura de Marcelo — um candidato "que dê voz ao projeto e valores de Abril".
Islândia

Presidente da Islândia reeleito com larga maioria

O presidente da Islândia, Gudni Johannesson, venceu as eleições de sábado com mais de 92% dos votos, de acordo com os resultados finais das eleições presidenciais divulgados este domingo.
França

Abstenção pode bater novo recorde em França

A abstenção, que na primeira volta das eleições municipais em França, antes do confinamento, atingiu 55,3%, pode ultrapassar na segunda volta de hoje, os 60% devido a receios provocados pela covid-19.
França

Duelo nas municipais francesas em português

Clermont-Ferrand, a segunda cidade com mais portugueses em França, é um reduto socialista desde 1995, mas este ano o centro e a direita uniram-se para uma segunda volta que promete ser concorrida.
Eleições Presidenciais

A terceira candidatura é mesmo uma estupidez?  /premium

180
Parece-me uma imprudência forçar o eleitorado da direita tradicional a escolher entre um incumbente apoiado pelo PS (Marcelo) e um populista apoiado pelo Chega (Ventura). Não haverá mais do que isto?
Eleições

Biden com 14 pontos de vantagem sobre Trump

Favorito nas intenções de voto entre as minorias e as mulheres dos Estados Unidos, Biden obteve na sondagem 50% das intenções de voto, contra os 36% de Trump.
Coronavírus

Brasil. Senado adia eleições municipais

Foram ainda aprovadas mudanças no calendário eleitoral, incluindo nos prazos para registo de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas.
Coronavírus

Singapura convoca eleições antecipadas na pandemia

Primeiro-ministro de Singapura convocou eleições antecipadas no país, uma vez que a pandemia poderá durar após fim do mandato, aconselhando ainda o Presidente do país a dissolver o parlamento.
Eleições

Malawi repete eleições presidenciais

Os eleitores do Malawi regressam esta terça-feira às urnas para repetir as eleições presidenciais, após a reeleição de Peter Mutharika, no ano passado, ter sido anulada por fraudes.
Coronavírus

Pandemia: Bolívia fixa eleições para 6 de setembro

Áñez disse que aprovou a lei sob "pressões para ir às urnas" da oposição e responsabiliza Morales, Mesa e Arce do que possa acontecer já se prevê pico de pandemia para esse mês.
Eleições Presidenciais

Sondagem. 62% escolheriam Marcelo para Presidente

2419
Barómetro de junho da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã indica que seis em cada 10 portugueses escolheria Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
Facebook

Vai poder desativar anúncios políticos no Facebook

148
O Facebook, que detém o Instagram, vai permitir que os utilizadores optem por não ver anúncios políticos nas redes sociais. Além disso, quer ajudar a registar quatro milhões de eleitores nos EUA.
Eleições Presidenciais

Marcelo não merece o apoio de ninguém

3315
Marcelo só é popular na medida em que segue as preferências dos que supostamente o seguem a ele. Não julga, não pensa, não avalia, não lidera. Pura e simplesmente orienta~se pelo "sentimento popular".
Estados Unidos da América

LeBron James cria associação para promover o voto 

211
O basquetebolista LeBron James anunciou a criação de uma associação, juntamente com outros desportistas, para promover o voto de norte-americanos negros nas próximas eleições presidenciais.
Emigrantes

Maior recenseamento automático valorizou migrantes

Augusto Santos Silva apontou o alargamento do recenseamento automático a todos os residentes no estrangeiro como "o momento mais alto" dos últimos anos na valorização da participação dos emigrantes.
Eleições

Assembleias Municipais preparam boas práticas

286
O "roteiro de boas práticas" servirá para "chamar a atenção dos partidos para a necessidade de valorizarem as escolhas que fazem para as suas listas", revelou a Associação Nacional de Assembleias.
Eleições Presidenciais

Presidenciais: vencer o pastelão de Belém-Bento

829
E nós abanamos a cabeça de como é que possível, com a nossa história e o valor das nossas gentes, ter à frente do nosso destino tão improdutivos políticos e tão entediantes TVs sem nunca os questionar
Eleições

Viseu. João Azevedo é o candidato do PS

O deputado João Azevedo é o candidato à Câmara Municipal de Viseu pelo Partido Socialista às eleições autárquicas de 2021, afirmou a presidente da comissão política da concelhia de Viseu.
Eleições Presidenciais

Mesquita Nunes fora da corrida às presidenciais

234
Era desejado na direita que não se identifica com Ventura e não quer Marcelo. Mas Adolfo Mesquita Nunes desfez as dúvidas: “Não seria candidato contra alguém ou para ocupar espaço contra alguém".
Eleições Presidenciais

PSD só tomará posição após apresentar candidatos

O líder do PSD reiterou que está a aguardar a apresentação de candidaturas presidenciais para tomar posição sobre quem apoia. Rui Rio almoçou esta sexta-feira com o Presidente da República.
Eleições Presidenciais

Marcelo e Rio almoçam a sós com Belém à sobremesa /premium

283
Rio e Marcelo almoçam pela segunda vez em menos de duas semanas. Encontro estava fora da agenda oficial. Aproximação ajuda a afastar a imagem de que o atual Presidente é o candidato do PS e de Costa.
Eleições Presidenciais

Rio: Apoio do PS a Marcelo é "honroso para o PSD"

1006
Presidente do PSD descarta à partida coligações autárquicas com o Chega e admite candidatos arguidos se estiverem envolvidos numa "coisa pequena". Antecipa que "mais provável" é PSD apoiar Marcelo.
Eleições

Eleição para as CCDR realiza-se em setembro

A eleição indireta dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foi aprovada em Conselho de Ministros para o mês de setembro.
Eleições

Sondagem. Mais de 70% querem PS a apoiar Marcelo

157
Maioria dos portugueses (71%) gosta da ideia de Costa apoiar recandidatura de Marcelo, com a percentagem a subir no caso dos socialistas. Governo do PS continua a somar pontos.
Eleições Presidenciais

Contra o novo normal /premium

348
Alguém tem de representar os que defendem que somos iguais independentemente da nossa ideologia, que o PR tem de ter um programa e não uma táctica e que há vida, difícil, para lá da propaganda.
Eleições Presidenciais

O ás de trunfo

Se ter em Ventura a única alternativa a Marcelo com espaço para se afirmar merece apreensão, ir buscar um candidato à prateleira dos pseudo-notáveis fadado ao triste destino da derrota seria trágico.
CDS-PP

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega

738
Francisco Rodrigues dos Santos diz que "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a 'geringonça'. Relativamente a presidenciais recusa-se a dizer se Mesquita Nunes é bom candidato.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes

Existe um caminho longo a percorrer e é possível que Ana Gomes se desligue das tricas do PS e apresente um projeto que possa mobilizar os milhões de portugueses que aspiram por um Presidente patriota.
Presidente Marcelo

Em defesa do Presidente-árbitro /premium

Em vez de criticar o Presidente, talvez o centro-direita pudesse retomar a iniciativa expressando um vigoroso apelo à recandidatura do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidente Marcelo

Marcelo não merece um passeio triunfal /premium

885
O maior risco das eleições presidenciais é o discurso extremista das esquerdas encontrar uma direita calada sem defender as suas ideias contra um socialismo cada vez mais radical. E Marcelo nada dirá.
Eleições Presidenciais

André Ventura: votaria nele?

18135
O cerco e circo montados contra a candidatura de André Ventura às presidenciais de 2021 obrigam-me a uma resposta fundamentada, pública e em nada ambígua.
Eleições Presidenciais

Livre reconhece "pontos em comum" com Ana Gomes

218
O Livre reconhece "pontos em comum" com a socialista Ana Gomes, como o europeísmo e a defesa dos direitos humanos, apesar de ainda não ter uma decisão tomada sobre as presidenciais.
Eleições Presidenciais

BE. Candidatura presidencial antes do fim do verão

O BE vai debater a corrida presidencial "ainda antes do final do verão". Catarina Martins tinha já afirmado que "o Bloco de Esquerda, no seu tempo", apresentaria "a sua candidatura".
Estados Unidos da América

Sem comícios ou beijos, como será a campanha? /premium

A cinco meses das eleições, Trump está fechado na Casa Branca e Biden mal sai da cave de sua casa. A pandemia obriga os candidatos a reinventarem as suas campanhas — e até agora não tem corrido bem.
CDS-PP

"Não sou hipótese". Monteiro fora de presidenciais

101
Em entrevista à Vichyssoise, da Rádio Observador, Manuel Monteiro põe-se de fora da corrida presidencial. Admite que CDS possa apoiar Marcelo, mas sem medo de o criticar. Adolfo? Também não é hipótese
Eleições

Líder do CDS não apoia discussão de presidenciais

Francisco Rodrigues dos Santos considera que discutir agora as eleições presidenciais é "extemporâneo e até insultuoso", e recusou apontar um calendário para o partido debater o assunto.
Política

Helena Roseta: "Foi feio e é uma nódoa que fica"

Ex-deputada socialista critica "manobra tática feia" de Costa e Marcelo e pede uma mulher candidata à presidência. Moratórias nas rendas poderão ser grave problema para bancos dentro de 5 meses, diz.
Estados Unidos da América

Facebook atrasado na luta contra desinformação

O fundador do Facebook reconheceu que a empresa estava "atrasada" na luta contra as interferências ocorridas durante as presidenciais norte-americanas de 2016, mas garante já estar preparado.
Eleições Presidenciais

Santos Silva admite apoio do PS a Marcelo 

113
Ministro diz que Marcelo e Costa "combinam harmoniosamente" e que Marcelo pode encaixar nos três critérios que definiu para que um candidato tenha o apoio do PS. Ataca ainda os críticos e Ana Gomes.
Eleições Presidenciais

Os prováveis e improváveis candidatos a Belém /premium

128
A oito meses das Presidenciais, Ventura está pronto, Marcelo nasceu pronto, Ana Gomes está a refletir e Albuquerque não descarta. A lista vai longa, mas vai encurtar nos próximos meses. Provavelmente.
Eleições Presidenciais

Os novos desfavorecidos e a direita /premium

Os novos desfavorecidos são os que perderam os negócios e empregos que criaram; não querem esmola mas trabalhar. São o motor do país, um candidato presidencial da direita não socialista podia ouvi-los
Governo

Um Governo, um Presidente, uma Pandemia /premium

192
A vida corre tão plácida para o Governo que já nem uma boa e velha compra de milhões de euros de máscaras duvidosas à empresa de um ex-candidato do PS à Câmara de Cascais já causa qualquer sobressalto
Eleições Presidenciais

A direita deve pôr água nos pulsos /premium

592
Os espaço não socialista tem de perceber duas coisas. Primeiro, o perigo real que representa o Chega. Depois, que tem de ter sangue-frio nas eleições presidenciais e preferir um Marcelo forte em Belém
Coronavírus

Burundi vai a eleições protegido "por Deus"

Depois de cinco anos de crises políticas, o Burundi realiza eleições gerais na quarta-feira, sem a presença de observadores internacionais e protegido pela "graça de Deus" contra a Covid-19.
Coronavírus

Eleições nos Açores, para já, sem mudanças diz MAI

Ministério da Administração Interna diz que o "plano de desconfinamento permite a realização das eleições regionais" que devem ser realizadas entre 28 de setembro e 28 de outubro.
Eleições Presidenciais

Deve a direita votar em Marcelo? /premium

491
Uma candidatura presidencial da direita moderada levará Marcelo a ser (muito) mais exigente com o PS depois de 2021 e representará uma oportunidade para refundar um espaço político que está moribundo.
Eleições Presidenciais

Marcelo: de “catavento” a candidato do PS

321
Da Autoeuropa Marcelo saiu com a certeza de que continuará em Belém. Uma realidade que nunca colocou em dúvida. Só que também percebeu que a reeleição será à custa de uma alteração da base de apoio.
Eleições Presidenciais

Votar Marcelo, para quê? /premium

1242
O vírus deu lugar às presidenciais. De repente votar Marcelo deixou de ser opção para se tornar destino. Todos os dias há um Marcelo a justificar o nosso voto. Mas será que vale a pena?
Eleições Presidenciais

As Presidenciais. Um passeio no parque? /premium

O segundo mandato, sendo não renovável, introduz incentivos diferentes. Sabemo-lo dos livros e da nossa experiência histórica onde todos os Presidentes, no regime constitucional, tiveram dois mandatos
Partido Chega

Sem comícios, Ventura quer presidenciais adiadas

580
Plano de desconfinamento devido à pandemia continuar a prever "significativas restrições" a "eventos de massas", deixando "o atual Presidente numa enorme vantagem perante os adversários", aponta.
Eleições Presidenciais

Adolfo encorajado a enfrentar Marcelo e Ventura

1506
Liberais querem promover uma candidatura presidencial que ocupe o espaço político entre Marcelo e Ventura. Ex-secretário de Estado é uma das hipóteses e já tem apoios no PSD e na Iniciativa Liberal.
Eleições Presidenciais

Uma segunda volta entre Marcelo e Ventura?

2965
Com Marcelo como candidato transversal e ampla base de apoio, as candidaturas que terão maior potencial de mobilização contra ele serão as que se posicionem como anti-sistema - o caso de André Ventura
Eleições Presidenciais

Assis: "Costa não está acima da legalidade no PS" /premium

917
O antigo eurodeputado avisa que António Costa não pode queimar etapas na escolha do candidato presidencial e critica o "excesso de encenação e mentira" em situações como a mini-crise Costa-Centeno.
António Costa

A canção de Costa /premium

398
A canção de Costa, a canção que ele não hesita em tocar, é uma canção de hipocrisia e falta de vergonha. Merece ser cantada no festival do Avante! Se fosse a seguir a um elogio a Lénine era perfeito.
Estados Unidos da América

Biden e Trump vencem primárias no Nebraska

Joe Biden e Donald Trump venceram as primárias dos partidos democrata e republicano esta terça-feira no Nebraska. Abstenção atingiu recordes, tendo havido 400 mil votos por correspondência.
Eleições Presidenciais

Nem Marcelo nem Ventura /premium

306
É importante uma candidatura de direita contra Marcelo e Ventura. Não para marcar terreno político, mas porque esse candidato pode ser o futuro da direita em Portugal.
Estados Unidos da América

EUA. Biden vence em teste a voto por correio

As primárias do Ohio foram o primeiro grande teste nos Estados Unidos ao modelo de eleições por correspondência, tendo havido relatos de alguma confusão por parte dos eleitores.
Estados Unidos da América

EUA. Hillary Clinton anuncia apoio a Joe Biden

Hillary Clinton anunciou o apoio à candidatura do democrata Joe Biden, descrevendo-o como amigo e líder "de verdade, não apenas alguém que atuasse na televisão", de que o país precisa neste momento.
Estados Unidos da América

Wisconsin pode ter custado a reeleição de Trump

Os republicanos, ao obrigarem os eleitores de Wisconsin a escolherem entre a sua segurança e as eleições locais para benefício do partido, criaram um sentimento de indignação entre muitos eleitores.
Coronavírus

Açores. Eleições adiadas? Só se houver restrições

A manutenção de restrições no âmbito da pandemia é o único motivo admitido pelos partidos nos Açores para um eventual adiamento das legislativas regionais deste ano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaló analisa eleições antecipadas

O presidente da Comissão Nacional de Eleições afirmou que a possibilidade de realização de eleições legislativas antecipadas "é um assunto que está em cima da mesa" e foi discutido com Embaló.
Estados Unidos da América

EUA. Nancy Pelosi anuncia apoio a Joe Biden

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA anunciou o seu apoio à candidatura de Joe Biden à nomeação do Partido Democrata às eleições presidenciais de 3 de novembro.
Estados Unidos da América

EUA. Biden devolve contribuição de Louis C.K

O candidato democrata às eleições nos Estados Unidos, Joe Biden, devolveu uma contribuição de 2.800 dólares (cerca de 2.500 euros) do comediante Louis C.K., acusado de várias ofensas sexuais.
Coronavírus

Eleições nos Açores devem ser adiadas

Em caso de prolongamento da pandemia, alguns especialistas concordam que a melhor solução é adiar o ato eleitoral, garantindo a "autenticidade democrática e de igualdade".
Casa Branca

Sanders apoia Biden para "derrotar o perigoso"

Numa mensagem de vídeo, Sanders falou das diferenças com Biden mas deixou claro que tudo fará para evitar a reeleição do atual líder. "Temos de fazer de Trump um presidente de mandato único", disse.
Vichyssoise

Ana Gomes não exclui suspensão das presidenciais

Antiga eurodeputada socialista defende que Europa tem de agir já: é make it ou break it. E diz q este é tempo de pôr tudo em suspenso. Quem sabe até as presidenciais onde poderia concorrer.
Coronavírus

França manteve eleições e teve abstenção recorde

A primeira volta das eleições municipais em França aconteceu e ficou marcada por uma abstenção recorde, devido à pandemia do novo coronavírus, que já causou 120 mortos no país.
Guiné-Bissau

Ministro da Defesa da Guiné: não há caça às bruxas

Com o fim do destacamento da força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a 30 de março, o governo decidiu-se pelo acantonamento e desmontagem do dispositivo.
Espanha

Vox reelege Santiago Abascal sem ir a votos

104
Santiago Abascal foi reeleito líder do partido espanhol de extrema direita Vox sem votações e sem oposição. Críticos denunciam processo eleitoral como uma "fraude".
Partido Chega

Na loja do mestre André /premium

603
Por mais que os seus apoiantes julguem o sr. Ventura um perigo para a esquerda, o sr. Ventura é o estereótipo da “direita” com que a esquerda sempre sonhou. E é uma garantia para o “sistema”.
Marcelo Rebelo de Sousa

As farpas de Marcelo ao Governo e aos políticos

Um início de legislatura “não pode ter o sabor de fim”, não se pode "travar na secretaria" os "radicalismos mais radicais" e, sobre o afastamento do líder da SPMS, Marcelo pede "coesão".
Conversas à Quinta

Joe Biden pode ser um forte adversário para Trump

Depois da "super terça-feira", a disputa no campo democrata ficou reduzida a Sanders e Biden, mas a vantagem parece ser do antigo vice-presidente, o qual parece ser um candidato capaz de bater Trump.
Estados Unidos da América

EUA/Eleições. Joe Biden admite pedir proteção

As declarações surgiram após dois ativistas de defesa dos animais terem subido ao palco de um comício em Los Angeles, tendo sido travados pela mulher do candidato, Jill, e por uma assessora.
Saúde

Guiné-Bissau. Presidente nomeia ministro da Saúde

O autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou António Deuna, médico urologista formado na antiga União Soviética, como ministro da Saúde da Guiné-Bissau.
Entrevista

Ventura. "Marcelo está a mentir no caso Tancos" /premium

4865
O candidato presidencial do Chega atira contra Marcelo: fala de Tancos, Salgado e de "um exercício patético de Presidência". E defende as suas medidas polémicas — as conhecidas e as menos conhecidas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partido aponta "assalto ao poder"

José Maria Gomes da Veiga manifestou "solidariedade ao povo irmão da Guiné-Bissau", que "tem as suas instituições da República assaltadas e ocupadas por militares" e a sua "Constituição violada".
Guiné-Bissau

Embaló pede ao governo que não use bens públicos

Na cerimónia de tomada de posse do governo liderado por Nuno Nabian, o autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau recomendou que governo não use bens públicos e combata corrupção e tráfico de droga.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ocupação por militares continua

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, denunciou que os militares ocuparam o Instituto Nacional de Segurança Social. Situação em Bissau está calma. Setor privado funciona com normalidade.
Guiné-Bissau

Presidente do parlamento acusa Vice de "usurpação"

Em causa está a convocação de sessão especial pelo vice-presidente do parlamento para a tomada de posse do candidato dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes tira votos a Marcelo. Ventura mais perto

764
Marcelo continua a ser o preferido, mas Ana Gomes consegue quase 10% das intenções de voto e André Ventura mais seis décimas depois de anunciar candidatura. Cristina Ferreira sem expressão.
Evo Morales

Ex-Presidente da Bolívia denuncia golpe

O Tribunal Supremo Eleitoral pronunciou-se sobre uma série de candidaturas, incluindo a de Morales, depois de ter analisado se foram respeitados os requisitos exigidos para as eleições de 3 de maio.
País

Portugueses informaram-se pela TV para votar

28,6% dos inquiridos num estudo promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa admitiram ter assistido “diariamente ou quase todos os dias” a conteúdos políticos televisivos.
Partido Democrata

Bloomberg, o grande derrotado do debate no Nevada

Durante duas horas, os seis principais candidatos à nomeação democrata deram tudo — e atacaram em todas as frentes. Ninguém foi tão castigado (nem vaiado) como o ex-mayor de Nova Iorque.
Eleições

Eleições. Desinformação preocupa Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República pediu o empenhamento da Comissão Nacional de Eleições para os dois problemas, desinformação e abstenção, admitindo que “a missão que os espera não é fácil”.
Estados Unidos da América

Andrew Yang desiste da corrida à Casa Branca

"Eu sou um matemático e é óbvio depois desta noite, com estes números, não vencerei esta corrida", explicou o candidato democrata Andrew Yang ao anunciar que vai abandonar a corrida à Casa Branca.
Partido Democrata

Bernie Sanders vence no New Hampshire 

466
Depois de no Iowa ter ficado em segundo, o senador do Vermont voltou, como em 2016, a vencer a primária democrata no New Hampshire. Pete Buttigieg ficou logo atrás. Joe Biden foi o grande derrotado.
Irlanda

Irlanda. Sinn Fein é a segunda força política

Partido Sinn Fein tornou-se na segunda força no Parlamento irlandês, com 24,5% dos votos, tendo agora 37 do 160 assentos na câmara baixa. Resultado pode significar a queda do primeiro-ministro.
País Basco

Eleições no País Basco antecipadas para 5 de abril

O presidente do executivo regional admitiu que a situação na Catalunha "poderia afetar o governo espanhol" e afirma que mais 5 meses de campanha iriam dificultar a aprovação de projetos no parlamento.
Irlanda

Contagem de votos na Irlanda em eleição renhida

As autoridades irlandesas começaram a contagem de votos das eleições legislativas de sábado, após uma sondagem à boca das urnas antecipar um empate técnico entre os três maiores partidos.
Xanana Gusmão

Xanana. Eleições antecipadas são solução justa

Insistindo tratar-se apenas de uma "análise informal" e afirmando que não quer "influenciar ninguém", Xanana Gusmão recorreu-se de um provérbio em português: "Para grandes males, grandes remédios".
Partido Chega

André Ventura anuncia candidatura a Presidente

7855
Líder do Chega anuncia que se vai candidatar à Presidência da República. A decisão é justificada com "silêncio" do Presidente a quem chama a "face do sistema" e assume que é o oposto.
Presidência da República

Marcelo outra vez, não /premium

É difícil imaginar os actuais PSD e CDS apoiarem um candidato liberal, conservador e não socialista contra Marcelo. Mas também nada impede que essa candidatura venha de fora dos partidos.
Estados Unidos da América

Resultados iniciais no Iowa. Buttigieg com 26,9%

Pete Buttigieg lidera com o apoio de 26,9%, seguido de Bernie Sanders com 25,1%. Elizabeth Warren surge em terceiro lugar, com 18,3% e só depois surge o ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden.
Eleições

Legislativas. Marcelo sugere alteração da lei

O presidente da República assinalou que, atualmente, "de cada vez que há eleições em outubro, fica-se durante seis meses, pelo menos, sem um Orçamento e a funcionar com duodécimos do ano anterior.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo perto do recorde de Soares

3353
Mais de 68% dos portugueses votariam em Marcelo Rebelo de Sousa. Resultado bastante superior ao de 2016 e próximo do histórico resultado de Soares em 1991.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO avalia situação política 

A missão realiza-se depois de o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ordenar à Comissão Nacional de Eleições a repetição do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CNE cancela conferência de imprensa

A Liga dos Direitos Humanos afirma que a "troca de palavras entre instituições" na comunicação social tem de acabar e que se deve privilegiar os "mecanismos institucionais" para resolver conflitos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo quer repetição de apuramento

Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ordenou à Comissão Nacional de Eleições a repetição do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais.
Congresso do CDS

Presidentes de câmara do CDS apoiam João Almeida

788
Todos os seis presidentes de câmara do CDS apoiam o candidato João Almeida no próximo Congresso. Autárquicas tinham sido o ponto forte da liderança cessante.
Guiné-Bissau

Guiné/Eleições: CNE condena recontagem de votos

A declaração surge a propósito do recurso de contencioso eleitoral que o candidato Domingos Simões Pereira apresentou no Supremo Tribunal, alegando irregularidades no processo de apuramento nacional.
Eleições Presidenciais

Assis lança nome de Ana Gomes como presidenciável

1325
Socialista considera que antiga eurodeputada é "escolha natural" que "congrega várias esquerdas". Ana Gomes já excluiu esse caminho mas Assis garante: "Se ela se candidatar seguramente vou apoiá-la".
Brasil

Sérgio Moro não pretende ser candidato às eleições

O atual ministro da Justiça do Brasil afirma não querer candidatar-se às eleições presidenciais em 2022. Segundo uma pesquisa, a confiança em Moro é de 11% acima da depositada em Bolsonaro.
Política

Portugal não é um país de esquerda /premium

225
Há uma grande diferença entre Marcelo e Soares. Soares foi capaz de mobilizar a sua família política e ser, ao mesmo tempo, popular. Marcelo só foi capaz de ser popular. Não foi capaz de mobilizar a direita
CDS-PP

Filipe Lobo d'Ávila: CDS-PP tem de "mudar de vida"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d'Ávila disse que o partido tem de "mudar de vida", apontando ser necessário reconhecer erros cometidos nos últimos anos e ter um posicionamento claro.
PSD

Montenegro suspeita que Rio "oferece lugares"

142
A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou andar "oferecer lugares em troca de apoios", acrescentando não ter as mesmas certezas em relação a Rio.
PSD

Presidente da Concelhia do Porto apoia Montenegro

O presidente da concelhia do PSD do Porto anunciou que votará "sem hesitação" em Luís Montenegro, que "preconiza a esperança de mudança", na segunda volta da corrida à liderança do PSD.
Moçambique

Moçambique. Tolerância de ponto na tomada de posse

Governo moçambicano decretou tolerância de ponto para o dia da tomada de posse de Filipe Nyusi. Na cerimónia está prevista a presença de três mil convidados, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa.
Casa Branca

EUA. Cory Booker abandona corrida presidencial

O senador democrata disse que entrou na corrida "para vencer" e admitiu o fracasso de atingir o objetivo de estar presente nos debates, devido à falta de donativos e intenções de voto nas sondagens.
PSD

Líder do PSD-Setúbal apoia Montenegro

1453
Bruno Vitorino tinha apoiado Pinto Luz na primeira volta. O candidato foi derrotado, apesar de vencer em Setúbal, e prometeu não apoiar ninguém na segunda volta. Montenegro ganha apoio relevante.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo impedido de julgar eleições

O Supremo Tribunal de Justiça guineense decidiu que sem a ata de apuramento nacional dos resultados não pode conhecer o "mérito da causa" e pede a sua entrega.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente rejeita fraude eleitoral

O Presidente eleito da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embaló, afirmou, na cidade da Praia, que o país "não será mais uma república bananeira", rejeitando as denúncias de fraude eleitora.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
Guiné-Bissau

Guiné. Simões Pereira pede recontagem de votos

O advogado esclareceu que não se está a pedir a anulação das eleições "como dizem os outros", mas " a descoberta da verdade eleitoral", afirmando que cerca de 110 mil votos foram manipulados.
Frelimo

Moçambique. ONG contra tomada de posse de deputado

Trinta organizações da sociedade civil moçambicana exigiram a suspensão da tomada de posse do deputado eleito pela Frelimo, acusado de violar uma menor. "Deve, primeiro, responder na justiça".
Guiné-Bissau

Guiné. Ministra: presidente da CNE forjou números

A antiga ministra da Administração Territorial afirmou que o presidente da Comissão Nacional de Eleições foi "obrigado pelas Forças Armadas (...) a forjar números e ignorar a soberania popular".
Madeira

PSD/Madeira contraria Conselho de Jurisdição

PSD/Madeira afirmou que todos os 2.500 militantes "estão em condições de votar" nas eleições internas. Rui Rio já reagiu, apelando ao bom senso e cumprimento de regras. Pinto Luz pediu "algum recato".
Áustria

Sebastian Kurz à frente de coligação na Austria

Sebastian Kurz, de 33 anos, foi esta segunda-feira investido para aquele que será o segundo mandato de coligação à frente do Governo austríaco. O OVP vai partilhar o poder com Os Verdes.
Espanha

Governo de Sánchez pode depender de deputado único

Tomás Guitarte, deputado único do Teruel Existe, tem sido pressionado dos dois lados e as atenções estão focadas nele. Com um parlamento espanhol dividido, o seu voto é fundamental para Sánchez.
Venezuela

Guaidó reeleito presidente em sessão paralela

Foi barrado à entrada do parlamento, mas Maduro diz que não quis dar a cara. Num círculo paralelo, realizado na sede de um jornal, Guaidó foi reeleito presidente do parlamento Venezuelano.
Argélia

Presidente argelino nomeia governo

Aconteceu exatamente duas semanas depois da tomada de posse de Abdelmadjid Tebboune, o novo presidente argelino. O novo executivo é composto por 39 elementos.
PSD

PSD. Três candidaturas formalmente aceites

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz viram as suas candidaturas formalmente aceites pelo Conselho de Jurisdição Nacional do Partido. Rui Rio formalizou a candidatura na sexta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló vence eleições

Segundo os resultados provisórios da CNE, Umaro Sissoco Embaló venceu as eleições presidenciais da Guiné-Bissau com 53,55 % dos votos. O candidato derrotado admitiu impugnar os resultados.
Luís Montenegro

Montenegro promete não dar descanso ao Governo 

1026
O candidato a líder do PSD acredita ser uma "oposição exigente" ao Governo e critica Rio, Costa e Santos Silva. Luís Montenegro sugere ainda que Portugal adira ao índice de felicidade interna bruta.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaló reivindica vitória

A candidatura de Umaro Sissoco Embaló reivindicou vitória com base nos resultados do seu próprio gabinete político e estratégico. Resultados oficiais serão divulgados quarta-feira.
Guiné-Bissau

Eleições. Urnas já fecharam na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau escolhe este domingo o novo presidente. As urnas fecharam às 17h e a Comissão Eleitoral registou apenas “pequenos incidentes que a polícia resolveu”.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Sana Canté denuncia apelos de Embaló

O presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados da Guiné-Bissau afirmou que Umaro Sissoco Embaló tem feito "de forma reiterada e sistemática" apelos à divisão étnica no país.
PSD

PSD: José Cesário apoia candidatura de Montenegro

Numa publicação, o deputado e ex-secretário de Estado das Comunidades afirmou “que Luís Montenegro saberá olhar todos os militantes por igual, sem qualquer tipo de discriminação".
Benjamin Netanyahu

Netanyahu declara vitória nas eleições primárias

O primeiro-ministro israelita venceu as eleições primárias para a liderança do Likud. Vai, assim, encabeçar a lista do partido nas futuras eleições. O anúncio foi feito numa publicação no Twitter.
CPLP

Guiné-Bissau. CPLP afasta representação permanente

Pelo menos para já, a CPLP não se quer fazer representar de forma permanente no país. Mas a organização mantém-se em observação às presidenciais a partir desta quinta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Delgado apoia Embaló

Depois de ter surgido ao lado de Simões Pereira, Justino Delgado mostra-se apoiado por Umaro Sissoco Embalo. Contudo, Delgado apela à união do povo, como quereria Amílcar Cabral.
Moçambique

Moçambique. Renamo ameaça com manifestações

Em causa está a proclamação de Filipe Nyusi como presidente moçambicano, bem como a maioria absoluta do seu partido (Frelimo) nos 11 círculos eleitorais do país. Observadores estão de acordo.
Guiné-Bissau

CPLP vai observar segunda volta na Guiné-Bissau

A comunidade lusófona vai enviar uma comitiva de 18 observadores chefiada por Oldemiro Baloi para observar a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau.
Cabo Verde

Privatizações, segurança e seca testam Cabo Verde

Uma seca prolongada que dura há três anos, o problema da segurança e o cenário de contenção orçamental, sem aumentos salariais na função pública e com a dívida pública elevada, são os desafios.
Vitória de Setúbal

Vitória de Setúbal vai ter eleições em 30 dias

A notícia foi avançada pelo presidente da Assembleia Geral do clube. A ação advém do despedimento de cinco elementos da direção de Vítor Hugo Valente, eleito há dois anos.
Argélia

Eleições. Oposição argelina denuncia golpe

A oposição argelina denunciou a "vontade" de "restaurar o sistema autoritário" no país que registou uma afluência de pouco mais de 39% às urnas. Chamam-lhe um "golpe de força" e falam em fraude.
Cabo Verde

Líder do PAICV quer participação de simpatizantes

Janira Hopffer Almada, candidata única à liderança do PAICV, propôs que a eleição do presidente do partido seja alargada a simpatizantes e que as regras para exercício do cargo sejam melhor reguladas.
Eleições

Antigo PM argelino eleito presidente

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de governo, foi eleito para suceder o presidente Abdelaziz Bouteflika, à primeira volta. O político argelino de 74 anos foi eleito com 58,15% dos votos.
Eleições

Presidenciais Argélia. Menor afluência de sempre

A taxa de votantes foi de 41,14%, a mais baixa das eleição pluralistas do país. A eleição era rejeitada pelos contestatários de Abdelaziz Bouteflika que viram no sufrágio uma manobra do regime.
Eleições

Guiné-Bissau. Disputa final para a presidência

Dois antigos primeiros-ministros guineenses iniciam campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais. Os candidatos têm até ao dia 27 para convencerem os eleitores de que são a melhor opção.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo com cinco vezes mais votos

1024
Presidente da República poderia hoje ser reeleito com 69,9% dos votos diz uma sondagem para o Jornal Económico. Cinco vezes mais do que outros candidatos. Em segundo está Jerónimo com apenas 4%.
Reino Unido

Boris, o cão e um Pai Natal nas capas dos jornais

Há um Pai Natal na capa do The Guardian, mas os restantes jornais optaram por uma fotografia de Boris Johnson. Uma boa parte, com o seu cão — que lhe fez companhia no momento em que foi votar.
Reino Unido

Reino Unido. Libra valoriza-se com projeções

Desde que foi anunciada a projeção dos resultados das eleições, que deram vitória por maioria absoluta aos conservadores, a libra subiu 1,94% face ao dólar e 1,58% relativamente ao euro.
Moçambique

Moçambique. Presidente toma posse 15 de janeiro

O presidente eleito de Moçambique, Filipe Nyusi, tem a tomada de posse marcada para o dia 15 de janeiro. Nyusi foi o mais votado nas eleições de 15 de outubro.
Estados Unidos da América

EUA: Kamala Harris fora da corrida à presidência

Depois de um início de campanha promissor, Kamala Harris não terá conseguido o financiamento necessário para assegurar a continuidade da campanha e vai desistir da corrida.
RTP

"Era possível" emitir Sexta às 9 sobre lítio

8163
Jornalista diz que foi a primeira vez que o programa foi suspenso durante um ato eleitoral, garantindo que era possível emitir em setembro. RTP diz que "não sabia que havia notícia" sobre Lítio pronta
Sondagens

Nova sondagem coloca Chega à frente do CDS

7129
Foi divulgada esta terça-feira novas informações do Barómetro da Intercampus que mostram uma subida de André Ventura e ligeira descida do PS e PSD. Iniciativa Liberal alcança CDS.
Política

D. Duarte Pio aconselha pensar no voto obrigatório

2084
Não a considera "a solução ideal", mas justifica-a com a abstenção e distanciamento dos jovens face à política. Duarte Pio falou no "jantar dos conjurados", em que se comemorou uma data histórica.
A página está a demorar muito tempo.