Eleições

Moçambique

Moçambique aceita candidaturas de 26 formações

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique aceitou as candidaturas de 26 formações políticas às eleições legislativas. Frelimo, Renamo e MDM estão entre os aprovados.
PSD

Rui Rio desafia governo a assumir derrota na greve

463
Esta manhã no Palácio da Justiça, no Porto, foi altura de entregar as listas do PSD para as legislativas de outubro. Mas o momento político levou Rui Rio a tecer duras críticas ao governo.
Eleições

Eleições na Madeira. Partidos rejeitam coligações

Partidos pedem o fim da maioria absoluta na região, no entanto não olham coligações com bons olhos. Se o CDS "não quer ir para um governo a qualquer custo" para a CDU “não basta que mudem as moscas”.
Partido Democrata

EUA. Mais um democrata deixa corrida presidencial

Depois da desistência de Eric Swalwell e John Hickenlooper, Jay Inslee anunciou na noite de quarta-feira a desistência da candidatura à nomeação democrata às eleições de 2020.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
Madeira

Madeira. O contraste entre "os pobres" e a maioria

Miguel Albuquerque afirma que vai renovar a liderança. PCTP/MRPP diz que quer "lutar pelos pobres". PPT fala em mais deputados e a Iniciativa Liberal quer o mesmo que o Aliança: um grupo parlamentar.
Governos Regionais

Albuquerque: PSD vai ganhar regionais com maioria

110
Miguel Albuquerque referiu que o povo madeirense vai dizer não ao "colonialismo de Lisboa" e que "António Costa será derrotado no dia 22", porque se a esquerda ganhar "significa mudar para pior".
Legislação Laboral

Jerónimo: Lei do Trabalho é um "autêntico golpe"

187
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou Marcelo Rebelo de Sousa por ter promulgado o diploma que altera o Código do Trabalho e disse que jovens estarão "sempre em período experimental".
Guiné-Bissau

EUA quer ajudar Guiné-Bissau a realizar eleições

Embaixador dos EUA para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, disse que o seu país está disponível para apoiar as autoridades guineenses na organização das eleições presidenciais, a 24 de novembro.
Moçambique

Moçambique. Presidente afasta três candidatos 

A "dispensa" dos três governadores, cabeças-de-lista da Frelimo, partido do Presidente da República Filipe Nyusi, visa aparentemente permitir que se concentrem na campanha eleitoral.
Pedro Santana Lopes

Santana: país está “demasiadamente estatizado”

936
O líder do Aliança diz que Portugal está demasiado dependente do Estado e defende que "a sociedade devia ser independente". "As coisas vão-se passando sem que as pessoas avaliem as consequências".
Madeira

Madeira: 4 partidos traçam caminho para eleições

PS quer "programa vencedor" e não se preocupa com maioria, PAN está de volta após "hiato" de dois anos, Aliança visa grupo parlamentar e MPT quer população a acreditar. Eleições são a 22 de setembro.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Neves quer candidatar-se a PR

O ex-primeiro-ministro, durante os anos de 2001 a 2016, e ex-líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está "a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza".
Eleições

Parlamento. Número de eleitores aumenta

Número de mandatos de deputado a atribuir nos círculos eleitorais da Guarda e de Viseu diminuiu de quatro para três e de nove para oito, respetivamente, enquanto Lisboa e Porto ganharam um lugar cada.
Argentina

Alberto Fernández lidera primárias na Argentina

As primárias permitem escolher quais das dez equipas presidenciais ficarão habilitadas a concorrer ao escrutínio previsto para 27 de outubro. Os resultados oficiais serão apresentados na terça-feira.
Guatemala

Giammattei vence presidenciais na Guatemala

O candidato conservador Alejandro Giammattei venceu as presidenciais de domingo na Guatemala, ao derrotar a rival e antiga primeira-dama Sandra Torres, com mais de 90% das mesas de votação contadas.
Eleições

Outro caminho para Setúbal

177
Acreditamos que só com um clima de negócios competitivo será possível gerar riqueza e proporcionar as condições de vida que os habitantes do distrito de Setúbal merecem e ambicionam para si.
Lei Eleitoral

Deputados e Círculos Eleitorais: Louçã contra BE? /premium

120
A reforma do sistema eleitoral pode aumentar a proporcionalidade, a justiça eleitoral e a personalização do voto. Cabe perguntar: está Louçã contra o BE? Quem teme o voto personalizado dos cidadãos?
Rússia

40 mil contra exclusão de candidatos em Moscovo

Cerca de 40 mil pessoas reuniram-se em Moscovo para protestar contra exclusão de candidatos da oposição nas eleições locais de setembro. É a maior manifestação dos últimos anos.
Itália

Salvini em "campanha" na praia: de tronco nu e DJ

563
O ministro do Interior está a passar duas semanas nas praias, numa "Beach Tour" em jeito de campanha depois de exigir eleições antecipadas. Salvini já surgiu em tronco nu e a fazer de DJ em festas.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-Primeiro Ministro candidato a presidente

Sissoco Embaló acabou por ser o único candidato escrutinado já que os outros dois não se encontravam fisicamente na sala da reunião. Presidenciais ocorrem a 24 de novembro.
Política

Quem tentará refundar a direita após o 6 Outubro?

449
O problema de termos tantos políticos a escreverem em jornais é precisamente este: quase nunca dizem o que verdadeiramente pensam e normalmente não acrescentam absolutamente nada ao debate político
Eleições

Sonâmbulos. Não passamos de sonâmbulos /premium

2.756
Todos os anos o acampamento do Bloco é uma boa oportunidade para recordarmos que aquele partido é formado por radicais e comunistas. Mas que têm mel e levam ao engano. Tudo porque escolhemos ser cegos
Madeira

Madeira sem campanha a 21 e 22 de setembro

Não pode haver na Madeira campanha para as legislativas nacionais em 21 e 22 de setembro, já que são véspera e dia das eleições regionais e Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa não permite.
Política

Democracia: A maior ameaça após o 25 de novembro

709
À imposição ideológica da Frente de Esquerda, exigia-se uma resposta patriótica e democrática do Centro-Direita. Não é preciso fazer desenhos.
Corrupção

O PS está em pânico… e com razão! /premium

317
Ao contrário do que clama a «esquerda indignada», o país não precisa do sector privado para haver «corrupção». Pelo contrário: ela medra no actual sistema de clientelismo de Estado incarnado pelo PS.
Eleições

Guarda e Viseu cedem deputados a Lisboa e Porto

299
É a primeira vez na democracia portuguesa que o Porto chega às quatro dezenas de mandatos. Guarda e Viseu nunca tiveram tão poucos e isso podem ser más notícias para o PSD.
Reforma do Estado

XIV legislatura: Reformar a Administração Pública

288
É verdade que a reforma administrativa custa dinheiro e algum tempo, mas o problema entre nós é que os custos em tempo e dinheiro da não-reforma da Administração estão a ser muito mais elevados.
Eleições

A queda no precipício

499
Pode desdenhar-se da sondagem da TVI, mas o mais avisado é tomar as suas indicações como sinais que reforçam as de outras sondagens. Em Outubro ninguém ficará surpreendido com um cataclismo à direita.
Eleições

Marcelo marca legislativas para 6 de outubro

O Presidente da República marcou as eleições legislativas para o dia 6 de outubro. A data já estava fechada mas Marcelo Rebelo de Sousa oficializou-a esta quinta-feira.
Moçambique

Nyusi e líder da Renamo candidato a presidenciais

Além de Filipe Nyusi e Ossufo Momade, da Renamo, foram aprovados também Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, e Mário Albino, do Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral.
Eleições

O país que temos e o país que queremos

601
Um dos maiores falhanços do Governo foi ter olhado para um país que começava um caminho de sustentabilidade e ter revertido as medidas que procuravam transformá-lo num país de oportunidades para todos
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1.492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Eleições

A pesca ao voto /premium

132
Igual ou pior do que este leilão de votos comprados a baixo preço mas muito bem escolhidos a dedo só o familismo e o amiguismo de que o actual governo é, lamentavelmente, o maior abusador desde sempre
Eleições Presidenciais

EUA. Debate dos democratas arranca terça-feira

O debate conta com os 20 candidatos à liderança da Casa Branca e será dividido em duas sessões. Joe Biden perdeu pontos nas sondagens no último debate. No sentido inverso, Harris ganhou estatuto.
Autárquicas 2017

Supremo confirma pena a juiz que afastou Isaltino

253
O juiz teve resposta ao recurso que apresentou à sanção aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura. Para o Supremo Tribunal, dada a proximidade com Paulo Vistas, o juiz devia ter pedido escusa.
Eleições

O PS merece ganhar, mas não ter maioria absoluta /premium

513
Maioria absoluta, sem estratégias políticas claras e assumidas, só poderia levar aos erros e problemas do passado das várias maiorias absolutas e a tiques autoritários na governação e na legislação.
Ciência

PS promete mais investimento para ciência

A proposta é uma resposta a exigências da comunidade científica. Cientistas pedem fim do IVA nesta área e a previsibilidade do financiamento público. Investimento será feito pelo menos 12 anos.
Israel

Israelita. Esquerda unida para fazer cair PM 

O conservador Benjamin Netanyahu falhou na formação de governo e apenas conseguiu eleger 35 deputados. Partidos de esquerda formam coligação com vista à formação do Campo Democrático.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes com pressa em reunir centro-direita

1.777
O líder do Aliança afirma que "sentiu obrigação", depois de quatro semanas na estrada, de apelar aos partidos de centro-direita para se sentarem à mesa. "Nenhuma hipótese excluída à partida", diz.
PAN

Eleições. PAN aberto a diálogo com quem vencer 

O PAN disponibiliza-se para falar com quem ganhar as eleições legislativas. No entanto, André Silva reforça que o partido não é um "mero apontamento".
Partidos e Movimentos

PAN. André Silva é cabeça de lista por Lisboa

Deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, vai voltar a ser o cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas de 6 de outubro. Objetivo é "reforçar a representação parlamentar".
Aliança

Aliançar queixa-se de falta de cobertura noticiosa

O partido de Santana alega falta de cobertura noticiosa do roteiro que está a fazer pelo país e pede mesmo ao PR que intervenha. "A Aliança interroga-se: é isto uma democracia?", refere comunicado.
Ucrânia

Ucrânia. Partido de PR lidera legislativas 

Estão contabilizados 98% dos boletins de voto. Partido de Volodymyr Zelensky garantiu 43% dos votos para os 225 lugares no parlamento unicameral. A segunda posição foi para o partido pró-russo.
Moçambique

Orçamento retificativo devido a eleições 

O executivo moçambicano dispõe de 94 milhões de euros dos 211 milhões de euros necessários para suprir o défice do custo das eleições gerais de 15 de outubro.
Eleições

PS aprova listas de candidatos a deputados

O processo para a escolha dos candidatos a deputados do PS começou no início deste mês. As comissões indicaram dois terços dos deputados, enquanto António Costa ficará responsável pelo outro terço.
Eleições

Ferro e Centeno na lista para deputados em Lisboa

Ferro Rodrigues e Mário Centeno integram respetivamente em terceiro e em quinto lugar a lista de candidatos a deputados do PS por Lisboa, liderada por António Costa.
Política

Escócia. Jo Swinson líder dos Liberais Democratas

A deputada escocesa venceu esta segunda-feira a eleição para a liderança do partido dos Liberais Democratas, derrotando Ed Davey. A deputada diz que se sente "honrada".
Ucrânia

Ucrânia. Observadores legitimam eleições

A missão de observação internacional da OSCE diz que eleições respeitaram as liberdades fundamentais e foram competitivas. Peritos dizem que houve transparência e organização.
Partidos e Movimentos

Rui Rio acusa PS de copiar propostas do PSD

190
O líder do PSD acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?"
Eleições

Macau. Único candidato a chefe do executivo 

Ho Iat Seng, empresário macaense, apresentou a sua candidatura com 378 assinaturas entre 400 membros. É o único candidato a chefe do executivo de Macau para as eleições de 25 de agosto.
Eleições

PSD. Ruas corre por Viseu, Sonia Ramos por Évora

Fernando Ruas é candidato por Viseu. Sónia Ramos por Évora. Filipa Roseta em Lisboa e Hugo Carvalho pelo Porto. PSD apresenta 16 cabeças de lista que nunca estiveram nesta posição e cinco repetentes.
Espanha

Espanha. PSOE e Podemos ainda não têm coligação

Os dois partidos deixaram o tempo passar e tentaram chegar a acordo em contrarrelógio antes do debate de tomada de posse. O Podemos ainda não garantiu apoio, mas ainda há tempo até quinta-feira.
Partidos e Movimentos

Gonçalo Lopes substitui Castro na Câmara de Leiria

Presidente da Câmara, Raul Castro, foi anunciado como candidato às legislativas pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria e teria de abandonar o cargo até 41 dias antes do dia das eleições.
Eleições Legislativas

Centro de cibersegurança fará ações com partidos

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) planeia estabelecer, como já fez no passado, uma sala de situação e acompanhamento para o dia das legislativas.
Programa Eleitoral do PS

O programa das promessas. E as caras do PS 19/23 /premium

901
O PS avança para eleições a prometer um salto de 56% no investimento na próxima legislatura, mais na função pública e menos nos impostos. Contas certas são para manter. E PPP e sem regionalização.
Frelimo

Frelimo vai aprovar manifesto para as eleições

O ato vai decorrer em sessão extraordinária do Comité Central do partido no poder. O documento a ser adotado vai nortear os discursos de campanha rumo às eleições gerais de 15 de outubro.
António Costa

O melhor da entrevista a António Costa

Para o primeiro-ministro, Centeno no FMI é "uma hipótese que não pode deixar de considerar". Em entrevista ao Observador, promete alivio no IRS e averiguar as relações familiares no governo.
Espanha

Militantes do Podemos apoiam governo de coligação

Segundo o resultado da consulta às bases fornecido pelo Podemos, 70% dos 138.488 votos expressos querem uma "coligação integral" de "programa e equipas" com o PSOE.
Eleições

Líder da Federação do PS/Guarda demite-se

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, disse que vai demitir-se do cargo depois de chumbo da lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho.
Geopolítica

Deputado veterano eleito na Assembleia de Macau

Membro do hemiciclo desde 1991, o mais antigo deputado em exercício obteve o voto de 29 deputados, entre 32, sucedendo a Ho Iat Seng, que renunciou ao cargo para se candidatar a chefe do Executivo.
Reino Unido

Boris Johnson e Jeremy Hunt no último debate

Jeremy Hunt e Boris Johnson disputam a eleição interna no partido Conservador para suceder a Theresa May à frente do partido, e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro.
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)