Apesar de ser um dos fabricantes chineses mais conhecidos no Velho Continente, sem dúvida por figurar entre os 10 maiores da China e ser responsável pela produção dos Mini neste país asiático (que posteriormente são exportados para a Europa), em parceria com a BMW, a Great Wall Motors (GWM) tornou-se ainda mais conhecida quando revelou o Ora Punk Cat em 2021 (a denominação foi posteriormente alterada para Ora 03), que os alemães acusaram de ser uma cópia descarada do VW Carocha. Mas nem a polémica e o recurso aos tribunais impediram a GWM de avançar com a produção do Ora, modelo que não só patenteou na Europa como comercializa entre nós.

Chineses conseguem patentear cópia do Carocha na Europa

Após uns anos com presença no mercado europeu, com a sede instalada em Munique, na Alemanha, o construtor chinês anunciou que irá fazer marcha-atrás, sem pompa ou circunstância, desistindo da invasão europeia. A decisão seguiu-se ao desaire nas vendas, com o construtor chinês a comercializar apenas 6300 unidades em solo europeu durante os 12 meses de 2023. De acordo com o fabricante, dos 316.000 veículos comercializados nos mercados de exportação em 2023, com os europeus a consumir apenas 1,98% deste volume, a GWM resolveu recuar nas previsões de vendas fora da China, com o milhão de unidades agendado para 2025 a derrapar cinco anos, para 2030.

A imprensa germânica indica que o encerramento das instalações da marca em Munique está previsto para o final de Agosto e tem como consequência o despedimento dos cerca de 100 trabalhadores. A GWM garante que pretende manter presença em alguns dos restantes mercados europeus, para além do alemão. Contudo, a expansão prevista para mais 11 países, entre os quais Portugal, foi cancelada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR