A passagem da cantora Taylor Swift por Lisboa parece ter tido um impacto positivo na economia da capital portuguesa, em particular na atividade de negócios como lojas e hotéis. Os pagamentos com cartões estrangeiros em Lisboa aumentaram 34% em valor (e 49% em número de compras) no fim de semana em que a cantora passou por Portugal, segundo um estudo da REDUNIQ, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros, gerida pela UNICRE.
Swift deu dois concertos no Estádio da Luz, nos passados dias 24 e 25 de maio, e logo no primeiro dia os pagamentos com cartão estrangeiro feitos no distrito de Lisboa aumentaram em mais de um terço, na comparação com a sexta-feira anterior.
Mais concretamente nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures, a REDUNIQ registou igualmente um crescimento no número de transações estrangeiras de 52%, 44%, 42% e 39%, respetivamente. Em termos de faturação estrangeira, os mesmos concelhos obtiveram subidas de 38%, 28%, 12% e 10%, respetivamente. Ao contrário destes, Sintra registou um crescimento superior na faturação estrangeira (31%) face ao número de transações estrangeiras (25%)”, indica o comunicado de imprensa.
De acordo com o mesmo estudo, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, França e Espanha foram os países que mais peso tiveram na faturação estrangeira no fim de semana em que se realizaram os concertos.
O estudo revela, porém, que também a atividade com cartões nacionais aumentou naqueles dias. No primeiro dia de concerto (24 de maio) foi aquele em que se registaram crescimentos mais significativos, com o número de transações a aumentar, face à sexta-feira anterior, 8% no geral do distrito. “No caso da faturação nacional, esta cresceu igualmente no total dos 3 dias do fim de semana face ao anterior, nomeadamente 5%. Os concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras, Loures e Sintra cresceram 7%, 5%, 4%, 4% e 3%, respetivamente”, indica a REDUNIQ.