Esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro sob aviso laranja entre as 18h de sexta-feira até às 6h de sábado e os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre sob aviso amarelo também por causa da trovoada, entre as 15h de sexta-feira e as 21h de sábado.

Proteção Civil alerta para possibilidade de trovoadas secas, queda de granizo e subida de temperaturas. 13 distritos sob alerta

Ainda assim, a natureza antecipou-se. Foi a partir das 18h desta quinta-feira que o céu em vários distritos se encheu de trovões e iluminou o norte e centro de Portugal. Os primeiros vídeos e imagens surgem pouco a pouco nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na rede social X (antigo Twitter) um vídeo de Soure, Coimbra foi partilhado, bem como uma fotografia da cidade cujo céu noturno é estilhaçado por um trovão.

Na rede social X, podem ver-se vídeos de Almeirim (distrito de Santarém), na Serra da Estrela, bem como um vídeo de trovoada em Viseu, por exemplo.

Porém, o céu de Lisboa (sob alerta verde pelo menos até dia 9 de junho segundo o IPMA) não foi exceção, tendo sido iluminado durante o fim de tarde e toda a noite por trovões, como se pode ver na página de Instagram @Lisboalive que publicou um conjunto de vídeos gravados desde a freguesia da Lapa ou na rede social X (antigo Twitter) onde foi partilhado um vídeo de muitos trovões, gravado desde a freguesia da Estrela.

Na rede social Redit também foi partilhada uma fotografia de um trovão em Alcochete.