Dinossauros

O que aconteceu no dia que mudou a Terra

3.857
Há 66 milhões de anos, caiu no México o asteróide que extinguiu os dinossauros. Um estudo permite agora saber o que aconteceu nas 24 horas após o impacto. Mas o problema foram os 30 anos seguintes.

Descoberto novo dinossauro no Japão

O conjunto de ossos com 72 milhões de anos levou a equipa de investigadores da universidade de Hokkaido a concluir que o esqueleto pertence a uma nova espécie na família dos hadrossáurios.

África do Sul. Descoberta espécie de dinossauro

A espécie foi batizada com o nome de "Ngwevu intloko" (caveira cinzenta) e pertence ao grupo dos sauropodomorfos, dinossauros herbívoros que tinham um pescoço longo e uma cabeça pequena.
Dinossauros

Antártida revela fóssil de "monstro marinho"

O fóssil foi descoberto em 1989 e as escavações duraram vários anos. O animal tinha 12 metros e terá pesado quase 15 toneladas. Viveu ao largo de uma ilha remota da Antárctida.
Dinossauros

Espécie anã de Tyrannosaurus rex descoberta

Cientista americano conclui que ossadas guardadas no Museu de História Natural de Mesa são de um dinossauro anão, de uma espécie próxima do Tyrannosaurus rex.
Dinossauros

Vítimas do meteorito que extinguiu os dinossauros

Cientistas e paleontólogos descobriram os fósseis das primeiras vítimas do meteorito que levou à extinção dos dinossauros e defendem que morreram todos no mesmo dia.
Dinossauros

Mongólia. Descoberta nova espécie de dinossauro

Os vestígios da nova espécie foram descobertos no deserto Gobi. A morfologia deste dinossauro suporta a tese de que os ovirraptossauros comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Dino Parque da Lourinhã excede 350 mil visitantes

1.417
Para o seu segundo ano de portas abertas, o Dino Parque anunciou novos investimentos. Aos 120 modelos de dinossauros à escala real o parque vai juntar mais 30, que vão integrar um novo percurso.
Dinossauros

Nova espécie de dinossauros com espinhos ósseos

Paleontólogos descobriram na Patagónia fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauros que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço,
Dinossauros

Descoberto o fóssil "Rei da Antártida"

O esqueleto foi encontrado incompleto, mas os paleontólogos têm uma ideia aproximada do animal, classificado como “Antarctanax Shackletoni”, que provavelmente era um carnívoro.
Paleontologia

Portugueses financiam pesquisas sobre dinossauros

Projetos científicos de paleontologia são financiados em quase 30 mil euros e vão decorrer durante um ano na Lourinhã. O mote dos três projetos é o estudo de diferentes espécies de dinossauros.
Dinossauros

Réptil primo de mamíferos conviveu com dinossauros

Os dicinodontes pertencem a um grupo de répteis que viria a originar os mamíferos. O exemplar maior e mais recente foi encontrado na Polónia e viveu no tempo dos dinossauros.
Dinossauros

Novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras?

1.585
Paleontólogos portugueses dizem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. Será o primeiro desta espécie em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Dinossauros

Cretáceo: extinção causada por erupções marinhas

Há muito que se tenta perceber o que terá levado à extinção dos dinossauros. A causa não parece ser única. Além da queda de um meteorito, as erupções vulcânicas podem ter tido um papel importante.

O dinossauro que resolve mistério com 250 anos

Uma nova espécie de dinossauro encontrado no deserto do Saara pode revelar um pouco mais sobre a vida dos dinossauros em África. É que há poucos fósseis nesse continente. E um mistério por resolver.
Dinossauros

Conheça o Caihong: o dinossauro arco-íris chinês

Há 161 milhões de anos, um dinossauro com o tamanho de um corvo e as cores de um colibri andava pela China. O Caihong - arco-íris em mandarim - é o dinossauro mais colorido alguma vez encontrado.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Museus

Modelos de dinossauros em tamanho real à "solta"

Vinte modelos de dinossauros em tamanho real vão estar à "solta" nas ruas da Lourinhã como "cartão-de-visita" do futuro Parque dos Dinossauros, com abertura prevista para 2018.
Dinossauros

Descobertos ossos de dinossauros em Pombal

Fósseis de vértebras que podem pertencer a dinossauros que viveram há cerca de 150 milhões de anos foram descobertos na jazida de Monte Agudo, na região de Pombal, Leiria.
Dinossauros

Dinossauros na Austrália ajudam a perceber nossos

Foi descoberta uma nova jazida com vestígios de dinossauro numa região pouco explorada da Austrália. O estudo faz referência às pegadas na Lourinhã: podemos encontrar respostas do outro lado do mundo.
Austrália

Austrália. Descobertas 150 pegadas de dinossauro

Numa descoberta sem precedentes, foram encontradas 150 pegadas de 21 espécies de dinossauro, numa zona no noroeste da Austrália. Alguns serão mesmo os maiores já registados.

Dinossauros saurópodes 'reinaram' em Portugal

A Península Ibérica teria há 150 milhões de anos uma diversidade de dinossauros saurópodes maior do que outros continentes pelas diferenças encontradas nos dentes desses animais, conclui um estudo liderado por portugueses, a que a Lusa teve acesso.
Animais

A barata já foi o inseto mais venenoso do mundo

O inseto venenoso mais antigo do mundo foi descoberto, conservado em âmbar. Acredita-se que esta barata para além de ter sido venenosa, viveu na época dos dinossauros.

Ovos de dinossauros demoravam 3 a 6 meses a chocar

Extintos há 65 milhões de anos, os dinossauros continuam a despertar interesse e curiosidade existindo muitas questões por responder. Um estudo descobriu o tempo que os seus ovos demoravam a chocar.
Dinossauros

Lourinhã tem grande trilho mundial de pterossauros

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros (répteis voadores) foi descoberto nas arribas de uma das praias da Lourinhã, a de Peralta.
Dinossauros

Descoberto tecido cerebral de um dinossauro

É um fóssil com 130 milhões de anos e pode ter tecido cerebral de um dinossauro. Trata-se de um parente do Iguanodon e foi descoberto numa piscina de pedras.

Parque Jurássico da Lourinhã avança em 2017

A famosa capital dos dinossauros começa, passados vários anos de especulação, a construir o seu Parque Jurássico que terá como atração principal a exposição de réplicas de dinossauros em tamanho real.
Dinossauros

Atração dos dinossauros media-se pelos chifres

Um estudo norte-americano defende que os ornamentos - também conhecidos por chifres - dos dinossauros carnívoros tinham um papel muito importante na seleção dos parceiros sexuais.
Animais

Descoberto fóssil de primeiro vertebrado voador

O Allkaruen koi foi de um pterossauro, a primeira espécie de vertebrados a desenvolver a capacidade de voar com asas, e ajuda a entender como evoluíram os animais voadores que hoje conhecemos.
Dinossauros

Maior pegada de dinossauro descoberta na Bolívia

Com 1,20 metros, a pegada deixada por um abelisaurus é a maior alguma vez encontrada por um dinossauro carnívoro. O animal que a deixou poderia ter mais de 12 metros de altura.
Dinossauros

O clima também ajudou ao fim dos dinossauros

A queda de um asteroide é apontado como o grande responsável pela extinção dos dinossauros, mas um vulcão na Índia também terá tido influência. Ambos terão provocado o aumento global da temperatura.
Dinossauros

Asteroide não extinguiu apenas os dinossauros

Segundo novos estudos, de cientistas da Universidade de Bath, o impacto do asteroide que extinguiu os dinossauros foi muito mais forte do que se pensava: extinguiu também cerca de 93% dos mamíferos.
Dinossauros

Antes do fim, dinossauros já estavam em declínio

Se a ideia da equipa de Manabu Sakamoto estiver correta, os dinossauros já estavam em declínio mesmo antes da extinção em massa: não surgiam novas espécies ao mesmo ritmo que outras desapareciam.
Dinossauros

Descoberta de fósseis revela mistérios sobre T-Rex

Fósseis com 90 milhões de anos descobertos no Uzbequistão mostram uma espécia nova de tiranossauro que revela dados novos sobre a evolução do T-Rex.
Paleontologia

Fim dos dinossauros? Nova prova que foram vulcões

Um estudo liderado por um geólogo do Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa, encontrou depósitos de mercúrio que podem sustentar a tese de que extinção dos dinossauros foi, afinal, obra de vulcões
Dinossauros

Local onde caiu asteróide vai ser explorado

Cientistas vão perfurar ponto onde caiu um asteróide há 66 milhões de anos, cujo impacto extinguiu dinossauros e grande parte da vida na terra para como é que a vida voltou depois da catástrofe.

Pterossauros e crocodilos novos no Cabo Espichel

A jazida paleontológica Areias do Mastro, na formação de Papo-Seco mostrou-se rica em vertebrados do início do Cretáceo, incluindo algumas espécies novas ou raras em Portugal.

Há um novo dinossauro. Foi descoberto em Espanha

Foi descoberto um novo dinossauro nunca antes conhecido. Chama-se Morelladon beltrani, era herbívoro tinha seis metros de comprimento, dois metros e meio de altura e pesava cerca de uma tonelada.

Lembra-se dos Raptores? Conheça um primo bem maior

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos no Dakota do Sul fósseis uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.
Dinossauros

O grande asteroide que fez explodir a Terra

A queda de um asteroide é das hipóteses mais vezes referida para a extinção dos dinossauros. Agora os cientistas revelaram que o impacto no planeta foi mesmo global: terramotos, vulcões e tsunamis.

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro

O Wendiceratops é o novo membro da família de dinossauros Ceratopsidae. É um antepassado do conhecido Triceratops, e regista a mais antiga ocorrência de um corno largo sobre o nariz.

Descoberto novo dinossauro com cornos

Dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo e viveu há 70 milhões de anos.

Descoberto novo T.Rex herbívoro

Novo dinossauro foi apresentado esta semana na revista Nature. Os ossos foram encontrados no Chile por um menino que estava a brincar e os desenterrou. Este T.Rex era herbívoro e chegava a medir 3 m.

Uma história de amor com 75 milhões de anos

Um fóssil encontrado durante uma escavação no deserto de Gobi serviu de base a uma investigação que pretende provar que as penas dos dinossauros serviam para cortejar potenciais parceiros.
Geologia

Estudar uma cratera do tempo dos dinossauros

Uma equipa multinacional vai estudar a cratera do meteorito que pode ter causado a extinção dos dinossauros. Para isso vão usar técnicas de engenharia petrolífera.
Mundo

O maior predador pré-dinossauros viveu em Loulé

Tinham qualquer coisa como dois metros e faziam frente a dinossauros nos lagos e rios. Este grupo de salamandras gigantes desapareceu há 201 milhões de anos, quando começou a cisão de Pangeia.
Decoração

Bem-vindo ao parque jurássico

No que depender da decoração infantil, os dinossauros nunca estarão em perigo de extinção. De papel de parede a cabides, é possível transformar qualquer quarto numa gruta da pré-história.
Paleontologia

Os fungos alucinogénicos do tempo dos dinossauros

Aparentemente as gramíneas e os fungos que as parasitam evoluíram em conjunto desde o tempo dos dinossauros. O fungo agora descoberto com a erva mais antiga conhecida é da família dos que produzem LSD

Eram assim os "crocodilos" da Gronelândia

Octávio Mateus apresenta na Alemanha as descobertas de uma expedição à Gronelândia na qual foram recolhidos fósseis de tartarugas e de um réptil parecido com os crocodilos com 200 milhões de anos.
Paleontologia

Dinossauro de mãos horrendas e barriga de cerveja

50 anos depois, os dois novos exemplares de Deinocheirus mirificus revelam mais características desta espécie: o aspeto invulgar e a alimentação atípica.

O pequeno dinossauro do tempo dos gigantes

Viveu em Portugal há 152 milhões de anos e só há 15 foi extraído das rochas para se dar a conhecer. Hoje sabe-se finalmente qual é o seu b.i: conheça Eousdryosaurus, ou 'Manuelino' para os amigos.

Afinal, o maior dinossauro carnívoro era aquático

Fósseis descobertos em Marrocos revelam que o espinossauro, o maior dinossauro carnívoro do mundo, vivia afinal muito mais dentro de água do que em terra.

Sete vezes maior que o T. rex. Eis o Dreadnoughtus

Media 26 metros, pesava 60 toneladas e ainda estava em fase de crescimento quando morreu. Com este tamanho, o dinossauro, cujo fóssil foi encontrado na Argentina, "não teria medo de nada".

Um dinossauro para salvar, antes que o mar o leve

O trabalho de remoção dos fósseis de dinossauro da rocha é minucioso e delicado. Mas por estes dias em Santa Cruz tudo se faz em contra-relógio, sob pena de as ondas destruírem o objeto de estudo.

Dinossauros a escopro e martelo

Tinha 20 anos quando construiu a primeira réplica de um dinossauro, para o Japão. Em 12 anos espalhou trabalhos pelo mundo. Pedro Viegas é um dos cinco portugueses que são "preparadores de fósseis".