270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Pedro Nuno Santos

Política

Em risco de perder o bom senso /premium

Os casos de captura do Estado e desresponsabilização política avolumam-se sem que o regime dê sinais de ter capacidade de se auto-corrigir. Entretanto os problemas da maioria dos cidadãos agravam-se.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

351
Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Câmara Municipal Lisboa

Medina tem "adesão incondicional" à liberdade /premium

837
A primeira reação de peso da parte do PS vem da parte de Pedro Nuno Santos, que diz não duvidar de que "Fernando Medina não pactua com o desrespeito pelos mais elementares direitos humanos".
Pedro Nuno Santos

Ana Paula Vitorino na AMT garante "independência"

568
Pedro Nuno Santos disse que "se há pessoa qualificada" e que "dá garantias de independência face aos regulados, é Ana Paula Vitorino" e "não é por ter sido ministra que diminui a sua capacidade".
Infraestruturas

Seis milhões para variante a Arruda dos Vinhos

A Infraestruturas de Portugal apresentou esta quarta-feira o projeto para a construção da Variante a Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, que visa desviar o trânsito de pesados da área urbana.
Pedro Nuno Santos

Não há Santos Populares, mas há Santos impopular /premium

A popularidade do Ministro das Infraestruturas não estará, ainda, ao nível da de um Santo António ou de um São João, mas dêem-lhe tempo, e mais 2 ou 3 mil milhões para torrar na TAP, e logo falamos.
PS

Fernando Medina desvaloriza polémica no PS

Fernando Medina, confrontado com a troca de argumentos entre a líder parlamentar socialista e o ministro das Infraestruturas, afirmou que "não se deve dar excessiva importância a estas coisas".
Pedro Nuno Santos

Ex-chefe de gabinete. Ajustes na mira do MP /premium

Nuno Araújo é suspeito de tráfico de influências e corrupção. MP acredita que favoreceu uma empresa de que saiu quando foi para o Governo e que terá sido beneficiário de parte dos ajustes conseguidos.
TAP

CDS exige pedido de desculpa por nacionalização

495
"Parece-me da mais elementar justiça exigir a Pedro Nuno Santos e a António Costa que peçam desculpas aos trabalhadores da TAP pela nacionalização desastrosa que fizeram", afirma o líder do CDS.
PS

Pedro Nuno diz-se "incapaz" de criticar "camarada" /premium

945
A líder parlamentar do PS tinha recomendado "sensatez", "recato" e "bom senso" a Pedro Nuno Santos, criticando o tom utilizado pelo ministro na resposta a Michael O’Leary, da Ryanair.
Comboios

Trabalhadores da IP em greve esta quarta-feira

Os trabalhadores da IP estão em greve, reivindicando o aumento dos salários e o cumprimento do acordo de trabalho, o que poderá causar "perturbações significativas" na circulação de comboios.
Pedro Nuno Santos

4 mil milhões de euros: o preço da liderança do PS /premium

504
Pedro Nuno Santos acredita que a expulsão de um capitalista americano e a nacionalização da TAP vão ajudá-lo a chegar à liderança do PS. Os portugueses vão pagar pelas suas ambições políticas.
TAP

Uma bandeirada muito alta

Admitindo que a decisão do Governo não tem a infalibilidade das encíclicas do Papa e que o Governo está limitado às receitas do OE, de onde é que se pensa retirar o dinheiro injectado na TAP?
TAP

Milhões para a TAP é "dinheiro deitado na sanita" /premium

1376
Em entrevista ao Observador, o polémico CEO da Ryanair diz que a companhia "traz mais benefícios" à economia portuguesa do que a TAP. Sobre Pedro Nuno Santos, "só pede que fale verdade".
Groundforce

Governo garante apoio se salários não forem pagos

Pedro Nuno Santos diz que "não deixará mal" os trabalhadores se os salários de maio não forem pagos. Mas rejeita a nacionalização: "permitiria (apenas) a vitimização por parte de Alfredo Casimiro".
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
TAP

TAP. 500 trabalhadores na lista de despedimento

996
"A verdade é que a empresa é que está entre a espada e a parede", disse Pedro Nuno Santos na SIC. A TAP já identificou 500 trabalhadores para despedimento coletivo, mas ainda têm tempo de rescindir.
Socialismo

O que oferecer ao PS nos anos? O PS já tem tudo /premium

300
Hoje já não temos, sequer, de pensar o que oferecer ao PS. Os nossos bolsos são prévia e pontualmente esvaziados pela Autoridade Tributária de molde a que o PS vá tomando posse de tudo o que necessita
TAP

Equipa da TAP conhecida nas próximas semanas

Embora não tenha adiantado para já nomes, o ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos disse que a equipa que vai gerir a TAP vai ser conhecida "nas próximas semanas".
Infraestruturas

Ferrovia. Ligação Lisboa-Porto-Vigo é estratégica

Para Pedro Nuno Santos, a ligação ferroviária Lisboa-Porto-Vigo é para ser começada de imediato, para estar pronta em 2030. O ministro das Infraestruturas defende que a ligação é "estratégica".
Aveiro

Aveiro. Estado contrói 65 casas de renda acessível

O ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que vão ser contruídos 65 apartamentos junto à Estação de Aveiro, até 2025, no âmbito do parque habitacional público de arrendamento acessível.
Fact Check

PSD/CDS pagou a Casimiro para comprar Groundforce?

253
Ministro das Infraestruturas acusou Governo de Passos de ter decidido venda de Grounforce, pagando ao comprador. Alfredo Casimiro começou a receber anos antes de pagar as ações? E recebeu mais?
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

176
Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
Habitação e Urbanismo

Carências habitacionais. Mais de 26 mil famílias

O ministro das Infraestruturas e da Habitação assumiu que as famílias com carências habitacionais já ultrapassam as 26 mil identificadas em 2017, mas que irão ter financiamento a 100% através do PRR.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto em Alcochete obriga a fazer ponte

733
Ministro das Infraestruturas diz que construir de forma faseada um aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, como é hipótese no Montijo, não é viável. Obrigaria sempre a fazer uma ponte e ter um TGV.
TAP

Novo CEO da TAP ganhará menos que Antonoaldo Neves

A nova gestão da TAP só irá entrar em funções depois de fechadas as negociações com a Comissão Europeia que derraparam para maio. Ministro diz que novo CEO vai ganhar menos que Antonoaldo Neves.
Assembleia Da República

Montijo. Deputados aprovam audição do ministro

Deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação aprovaram a audição de Pedro Nuno Santos no parlamento, a propósito do aeroporto do Montijo. O requerimento foi feito pelo CDS.
Groundforce

O casapiano que se fez capitalista e nunca desiste /premium

161
Começou a "vender" livros e aos 30 era milionário. Diz-se capitalista, mas só com garantias de retorno. E, agora, está no olho do furacão por causa da Groundforce. Quem é Alfredo Casimiro.
Groundforce

Ministro, Groundforce e TAP ouvidos no parlamento 

A comissão parlamentar de Economia decidiu que a Groundforce e o presidente do Conselho de Administração da TAP, assim como o ministro das Infraestruturas, vão ser ouvidos no parlamento.
Groundforce

Governo ainda sem soluções na Groundforce

"O ministro informou-nos que não estava ali para discutir soluções", explicou João Alves, da CT, após uma reunião com Pedro Nuno Santos. "A empresa é viável, tem boa estrutura", defendeu ainda.
Groundforce

Acordo entre a TAP e a Groundforce falhou

Alfredo Casimiro, dono da Pasogal, empresa que detém 50,1% da Groundforce, não pode entregar as ações como garantia para o empréstimo, uma vez que já se encontram penhoradas.
Aviação

A TAP e a Olívia patroa /premium

155
A tempestade que se abateu sobre a aviação não se chama, em Portugal, apenas pandemia. Da TAP ao novo aeroporto passando pela Groundforce, o caos está instalado. Se correr bem vai ser uma surpresa.
Groundforce

Groundforce: acionista recusou exigências da TAP

A acionista da Groundforce não só não aceitou as exigências para o empréstimo para pagar salários a 2.400 trabalhadores, como colocou novas condições, que estão a objeto de análise.
Viseu

Governo: requalificação do IP3 concluída em 2024 

O presidente da Câmara de Viseu tem criticado o atraso na empreitada de requalificação do troço do IP3. Para Pedro Nuno Santos, esta obra é uma prioridade do Governo.
Aviação

Adjunto de ex-secretário de Estado na ANAC

137
Ministério das Infraestruturas escolheu Duarte Silva, adjunto do ex-secretário de Estado das Comunicações, para vogal do regulador de aviação civil. Cresap deu parecer favorável mas com condicionantes.
E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos, a TAP e Ana Rita Cavaco

Os patrões são sempre maus e os trabalhadores oprimidos? Os sindicatos "saíram melhor do que entraram" do acordo com a TAP. E ainda a "espécie de bullying" da bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
TAP

TAP: sou accionista à força mas tratada como lixo

1633
Passa pela cabeça de alguém que vou continuar a privilegiar a TAP quando puder sair do país? Ou será que, antes, vou colocar a TAP como última opção? A TAP conhecerá a concorrência que tem no mercado?
PS

PS. Congresso em julho, Costa salta presidenciais /premium

É a proposta da direção do PS para o Congresso adiado. Reunião será dividida por 10 locais, mesmo sendo só em julho. Presidenciais já estarão longe, mas mesmo agora Costa passa adiante esse debate.
Pedro Nuno Santos

"PS contribuiu para afirmação da extrema-direita"

1245
Num artigo de opinião no Público, o ministro das Infraestruturas criticou a opção tomada pelo PS nas presidenciais. "O PS perdeu uma oportunidade para se bater no campo das ideias e dos valores."
Aviação

TAP: quo vadis?

214
É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira!
Economia

TAP, um mal escusado 

946
Em que parte do mundo encontrará PNS o gestor competente que prometeu arranjar, para passar a gerir a TAP em lugar daqueles de que se livrou?
TAP

A economia somos todos nós

180
No dia em que a TAP fosse liquidada (ou privatizada), imagina Pedro Nuno Santos, as pessoas tornar-se-iam imediatamente inaptas e os recursos seguiriam o mesmo rumo de D. Sebastião.
CTT

CTT. Governo prolonga concessão do serviço postal

O Governo prorrogou a concessão do serviço postal universal dos CTT, que consiste na oferta permanente de determinados serviços postais, até setembro de 2021. Serviço terminava no final deste mês.
TAP

Uma questão de estratégia

Querendo acreditar que os mais de três mil milhões para a TAP são do interesse estratégico nacional, apenas peço que se lembrem dos 40 milhões para o novo edifício de ambulatório para o IPO de Lisboa
Governo

Quantos mil milhões nos custará a luta Costa/PNS?  /premium

136
Pedro Nuno Santos pretende suceder a Costa, apesar da TAP. Mas esta disputa pode levar ao fim da companhia aérea e custará muitos e muitos milhões aos portugueses.
TAP

Pedro Nuno e um "striptease" neoliberal na TAP /premium

O ministro disse que não mostra o plano completo aos deputados porque é um documento que põe a empresa a nu. Deputados acusaram-no de "tiques neoliberais" e de fazer "dumping social" na TAP.
Política

As Aventuras de TinTIMSS no país que conta pouco /premium

473
Esta semana tivemos uma óptima notícia, no âmbito da Educação de Adultos. Pedro Nuno Santos conseguiu aprender aritmética! E nem foi preciso ir à escola, bastou-lhe visitar uma companhia aérea.
Governo

O pântano e os amigos de Costa /premium

393
Perdido entre a assinatura de contratos ruinosos, a tortura até à morte de um ucraniano em instalações do SEF e o desafio de um ministro a António Costa, o Governo parece estar a caminho do pântano.
TAP

A segunda oportunidade da TAP /premium

O Governo tem de conseguir, desta vez, negociar melhor em Bruxelas. É incompreensível que a TAP seja a única companhia aérea europeia que está fora das regras temporárias dos apoios Covid.
Comentário Político

"Cabrita não tem condições para continuar"

618
O comentador e antigo líder do PSD diz que Eduardo Cabrita tem de se demitir e responsabiliza António Costa de ser cúmplice de "toda a aberração". Dossiê TAP em análise: Pedro Nuno Santos devia sair.
TAP

Governo admite mudanças no plano para pilotos

149
O sindicato de pilotos da TAP propôs ao Governo cortes salariais maiores para evitar mais despedimentos entre pilotos. O ministro admite a hipótese: "Estamos disponíveis para fazer essa avaliação".
TAP

O seu a seu dono

495
Depois do tratamento que Costa e Pedro Nuno deram aos únicos investidores que em décadas arriscaram os seus capitais na TAP, só um louco ou um aventureiro se atreverá no futuro a repetir a experiência
TAP

Falência foi estudada, teria custos descontrolados /premium

519
Pedro Nuno Santos justifica opção de resgatar TAP com custos "incontroláveis e imprevisíveis" da falência, que foi estudada. Estado e os trabalhadores vão assumir as maiores faturas da reestruturação.
TAP

TAP. Ministro assume que queria plano na AR

128
Em declarações ao jornal Expresso, Pedro Nuno Santos assume que pretendia que o plano de restruturação fosse votado no Parlamento, para que o compromisso abrangesse governos futuros.
TAP

TAP. Pedro Nuno Santos queria AR a aprovar plano

693
O ministro das Infraestruturas defendia que o plano sobre a companhia aérea deveria ter maioria na Assembleia da República, mas a posição não vingou no executivo de António Costa.
Governo

TAPalhadas

197
O resgate da TAP implica um duríssimo plano de reestruturação que o Governo não tem coragem política de assumir e pretenderá agora atirar a responsabilidade para o Parlamento, estilo Pôncio Pilatos.
Economia

A TAP e a reestruturação: quem, como e porquê?

428
A resposta às questões formuladas, é do senso comum, são as básicas para dar a conhecer um facto ou contar uma história. Na TAP, sabemos nada sobre todas elas. Temos, assim, uma história mal contada.
Fact Check

Governo não cumpriu palavra sobre a TAP?

Deputado do CDS acusou o Executivo de se comprometer com uma "discussão" do plano de reestruturação da empresa antes da entrega do documento junto da Comissão Europeia. Governo não cumpriu.
TAP

Anda comigo esbanjar em aviões /premium

1076
Pedro Nuno Santos estava convencido de que o Estado tem os bolsos fundos, mas entretanto percebeu que, na realidade, o Estado tem é os bolsos sem fundos.
União Europeia

Presidência da UE. Brasil integra "momento alto"

167
Pedro Nuno Santos defende que duas prioridades da Presidência da UE são a transição digital e o impulso do mercado único digital. A inauguração da ligação por cabo ao Brasil é o "momento alto".
Economia

A esquerda TAPou os olhos? /premium

661
A TAP estatizada está a despedir às centenas e com prejuízos sem fim. Mas, desta vez, ninguém pede contas ao Governo, não há cidadãos indignados, não há abaixo-assinados. É o mundo ao contrário.
TAP

Trabalhadores da TAP em protesto na quarta-feira

597
Pprotesto de trabalhadores da TAP contra o plano de reestruturação da empresa está marcado para quarta-feira, às 12h00. Já saíram da empresa 1.200 colaboradores, 729 dos quais com contratos a termo.
Habitação e Urbanismo

Pedro Nuno Santos. Habitação é para "todos"

583
Pedro Nuno Santos defendeu que o acesso à habitação deve ser "para todos" e não apenas para os mais carenciados. "A elevação de uma sociedade mede-se pela resposta a estes problemas", diz o ministro.
TAP

TAP. Começam as reuniões com os sindicatos

A administração da TAP tem um conjunto de reuniões técnicas com a Comissão de Trabalhadores e os sindicatos, sobre o plano de reestruturação da companhia aérea a levar a Bruxelas até 10 de dezembro.
Transporte Ferroviário

Linha do Oeste com mais comboios e mais rápidos

105
Pedro Nuno Santos assinou esta sexta-feira o contrato de consignação da empreitada de requalificação na Linha do Oeste. "É uma obra que populações aguardam há muitos anos", diz o ministro.
Fact Check

Jornal recuperou notícia com 20 anos sobre TGV?

Duas décadas separam duas manchetes sobre o projeto de alta velocidade. Governo anunciou o Plano Nacional de Investimentos 2030 -- e as coincidências entre as capas do Público foram notadas.
TAP

TAP perde 1.600 trabalhadores até ao fim do ano

173
Os 1.600 trabalhadores que irão sair são de todo o grupo TAP e não apenas da companhia aérea. "Não podemos manter emprego que depois não tem trabalho", afirmou o ministro das Infraestruturas.
Rio Tejo

Tejo. Viabilidade de nova ponte vai ser estudada

1290
O ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que o Governo vai estudar a viabilidade técnica e financeira de uma terceira ponte sobre o rio Tejo, que considerou ser "muito importante".
TAP

"TAP é do povo português para o bem e para o mal"

3070
A "TAP é do povo português para o bem e para o mal e porque se entende que é demasiado importante para a nossa economia para a deixarmos cair", afirmou o ministro das Infraestruturas.
Eleições Presidenciais

Pedro Nuno Santos sai em defesa de Ana Gomes

1348
Pedro Nuno ignora pedido de "reserva" de Costa e responde a MNE que quem decide o apoio do PS para Belém são os órgãos do PS. Se Ana Gomes serviu para eurodeputada, não pode ser "vilipendiada"
Pedro Nuno Santos

5G. Pedro Nuno Santos rejeita críticas

609
Os operadores de telecomunicações criticaram o apoio de Pedro Nuno Santos à entrada da Dense Air no mercado português. O ministro defende que trabalha "para o povo português, não para operadores".
CP

CP. Renovação de comboios "não tem precedentes"

O ministro das Infraestruturas e da Habitação referiu, também, o trabalho que está a ser realizado para recuperar os comboios usados, indicando tratar-se de "um grande esforço que se está a fazer".
Tecnologia

5G. Governo apoia entrada da Dense Air no mercado

A primeira chamada 5G da Dense Air Portugal contou com a presença do ministro das Infraestruturas. Segundo o diretor-geral, Pedro Nuno Santos "confirmou o seu apoio" à empresa.
TAP

TAP "é crítica para o desenvolvimento do país"

Questionado sobre a TAP, Pedro Nuno Santos disse que "o plano de reestruturação tem de ser apresentado a Bruxelas até ao final do ano, e assim será".
Pedro Nuno Santos

Renfe. Governo sabia do amianto em carruagens

525
Pedro Nuno Santos afirma que a compra das carruagens foi "excelente negócio" e que a venda daquele material não se deveu a ter amianto, mas por a Renfe ter carruagens a mais.
TAP

TAP "não pode ser maior que as necessidades"

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que o Governo quer salvar a TAP, mas lembrou que a companhia "não pode ser maior do que as necessidades", para "ser economicamente viável".
Aeroporto de Lisboa

Obras no Montijo não devem arrancar em 2020

154
O ministro das Infraestruturas considerou ser "difícil" o início das obras do aeroporto do Montijo, mas ressalvou que Portugal não pode prescindir de aumentar a capacidade aeroportuária em Lisboa.
TAP

O apoio público à TAP: uma decisão necessária

2183
Este caso da TAP é certamente um daqueles em que não havia opções boas, e em que a escolha responsável teria de recair sobre a opção que pareceu a menos negativa para todos.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Guerra de sucessão a Costa começou

O antigo líder do PSD e comentador da SIC critica ainda "abuso" de PS e PSD por quererem acabar com debate quinzenal e estranha desenvolvimentos do caso EDP.
PS

Se Pedro Nuno tiver coragem, candidata-se a Belém /premium

264
A candidatura de Pedro Nuno Santos seria ainda uma óptima notícia para Marcelo, mesmo que ele não o saiba. Obrigaria o actual Presidente a sair da sua zona de conforto e a combater a sério.
PCP

Jerónimo agradece apoio de Pedro Nuno Santos

O secretário-geral do PCP reagiu com um sorriso e a frase "todos aqueles que vierem por bem são bem-vindos" à possibilidade de o ministro socialista votar num candidato presidencial dos commuistas.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos diz que não votará em Marcelo /premium

1871
Pedro Nuno Santos diz que na falta de um candidato do PS votará num do BE ou PCP. Já sobre a reestruturação da TAP diz que não tem como garantir que "não haverá despedimentos".
TAP

Pedronunismo, pedronuníces e pedronunadas /premium

119
Ao colocá-lo no Ministério com a tutela da TAP, ou muito me engano, ou António Costa exterminará logo à nascença um eventual futuro Primeiro-Ministro, Pedro Nuno Santos.
Pedro Nuno Santos

Estado pode ensinar "outros a fazer bons negócios"

18657
Recusando falar mais sobre a TAP, o ministro Pedro Nuno Santos sublinhou o "bom negócio" que foi a compra de 51 carruagens para a CP por 1,65 milhões de euros.
TAP

TAP "não é bom negócio para ninguém"

1355
Pedro Nuno Santos diz, em entrevista ao "Negócios", que processo que levou ao aumento da posição do Estado na TAP não foi "bom negócio para ninguém". Nem para Neeleman.
TAP

Ninguém quer saber da TAP /premium

1098
A nacionalização salvou o principal accionista privado da TAP e criou mais problemas à empresa e ao país. Mais uma vez nacionalizaram-se perdas e privatizaram-se ganhos. Ninguém no poder quer saber.
PS

Costa deu corda e o Pedro Nuno pegou nela   /premium

206
Tenho a impressão de que António Costa deu corda ao Pedro Nuno Santos e deixou-o ir a fundo até ao fim. Agora o ministro tem o que quis, a TAP. O primeiro-ministro não terá qualquer complacência.
TAP

A caixa negra de um epílogo anunciado

É fácil de perceber que a TAP tem inúmeros problemas que a tornam menos atractiva do ponto de vista económico, mas daí não decorre que só reste o Estado para a controlar.
TAP

Eu, fanático me confesso

1315
Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
Comentário

TAP. "Viam-se ali três homens assustados"

"A TAP está num grande, grande, grande problema. Pedro Nuno Santos não sabe o que vai fazer. A obsessão do ministro era correr com Neelman". O comentário de José Manuel Fernandes sobre a TAP.
TAP

Os socialistas adoram o grande capital /premium

410
Não é a TAP que é importante para país mas nós que somos importantes para a TAP ao ponto de precisar do nosso dinheiro para sobreviver. Ainda vamos ver o turismo a ajudar a TAP e não o contrário.  
Governo

A feira popular de Pedro Nuno Santos

339
O Ministro das Infraestruturas resolveu de uma assentada dois problemas: a propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e a construção sempre adiada da Feira Popular. E isso é extraordinário
TAP

Bruxelas. Governo escolheu modelo de ajuda à TAP

347
Pedro Nuno Santos diz que Comissão Europeia "forçou" o modelo de ajuda à TAP. Bruxelas responde que ajuda foi aprovada no quadro proposto por Portugal, mas em função de contactos prévios com serviços.
Explicador

TAP. Pedro Nuno deixou relação "muito difícil"

"Todas as companhias estão a receber ajudas, mas a TAP já não estava bem". De acordo com a jornalista do Observador, Bruxelas entende que a situação da companhia é diferente das congéneres europeias.
Coronavírus

Aviões vão deixar de ter limite máximo de lotação

1781
Aviões vão deixar de ter lotação reduzida, ao contrário do que definia uma portaria de dia 2. Ministério de Pedro Nuno Santos diz que não há orientação internacional para limitar capacidade dos voos.
Porto de Lisboa

Pedro Nuno Santos defende "estivadores de aviário"

Bloco de Esquerda acusou empresas de contratar "estivadores de aviário" para contornar greve no Porto de Lisboa. Ministro das Infraestruturas diz que a expressão era "desrespeitosa".
Governo

Sócrates saiu do PS; o socratismo ficou no governo /premium

149
A TAP será, provavelmente, a próxima crise política. E se alguém falar em comissão de inquérito e a esquerda quiser meter a privatização ao barulho, Rio dirá três palavrinhas mágicas: claro que sim.
Coronavírus

"É difícil meter mais comboios, não os temos"

5289
Pedro Nuno Santos diz que não será fácil reforçar a oferta com mais comboios, desde logo “porque não os temos“ e porque a infraestrutura não suporta.
PS

O jovem Pedro Nuno: o aspirante a PM /premium

955
Pedro Nuno dos Santos está-se nas tintas para o futuro da TAP e para os seus trabalhadores. Só tem duas preocupações: falar para o seu eleitorado da esquerda radical, e aumentar o seu poder.
TAP

O povo é quem mais paga ordena!

327
Pedro Nuno Santos não investe o seu dinheiro na TAP, nem se importa com quanto mais o povo irá pagar pela TAP. O que o preocupa é instrumentalizar o maior número possível de meios para ser líder do PS
Porto de Lisboa

Porto de Lisboa dá "guerra" de palavras com o PCP /premium

Pedro Nuno Santos puxou dos galões de socialista para justificar uma posição de força na TAP. No Porto de Lisboa, acusou PCP de não defender todos os trabalhadores e foi comparado a Sérgio Monteiro.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto. Sem maioria, lei vai manter-se

929
Ministro Pedro Nuno Santos defende que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”. Mas admite que sem maioria, nada feito.
Aeroportos

Câmaras podem chumbar Montijo. Lei de tem de mudar

1720
O ministro diz que "não deve ser o presidente da Câmara Municipal da Moita a decidir pelo país". Câmaras do PCP estão contra o Montijo e quadro legal exige o parecer favorável de todos os municípios.
Pedro Nuno Santos

TAP. Prémios com prejuízos é "inaceitável"

1204
É “inaceitável” que a TAP, empresa que “tem 100 milhões de euros de prejuízos” em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores, defende Pedro Nuno Santos,
Orçamento do Estado

OE "não é fraude política, podemos é falhar"

1958
Ministro das Infraestruturas vai tentar executar dotação que tem, mas há uma lei (e não só) a colocar "algemas" aos contratos públicos. Numa longa audição admitiu erros do Estado e assumiu promessas.
TAP

Neeleman quer vender a sua parte da TAP

1825
O mal-estar com o parceiro de consórcio, Humberto Pedrosa, e com o Estado, devido aos resultados negativos da TAP, podem estar a forçar a saída de David Neeleman.
Aeroportos

"O ministro Pedro Marques andou a empatar"

186
O chairman da ANA considera que o atual ministro Pedro Nuno Santos recuperou "três anos perdidos" e acredita que o novo aeroporto do Montijo "vai mesmo acontecer."
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão /premium

262
O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Combustível

A greve na terra do ministro e de Pardal Henriques /premium

130
A escola de condução onde Pedro Nuno Santos tirou a carta, em São João da Madeira, ainda não atestou os carros. Em Alpiarça, terra do líder dos grevistas, não há postos da rede de emergência.
Habitação e Urbanismo

Programa Arrendamento Acessível com 10 contratos  

Programa assinala um mês de funcionamento. Foram registados 89 alojamentos e submetidas 2.264 candidaturas de inquilinos, indicam os dados do governo.
Governo

Pai de ministro também fez negócios com Estado /premium

6441
Há mais familiares de atuais governantes com negócios com o Estado. Costa quer esclarecer com PGR se devem ser sancionados com demissão. Norma suscita dúvidas e foi alterada recentemente.
Governo

Pedro Nuno Santos: geringonça "veio para ficar"

Pedro Nuno Santos sustentou que, com o chamado Governo da “geringonça”, "o país e a esquerda tiveram uma vitória sem precedentes" e deixou a convicção de que "este trabalho conjunto veio para ficar".
CP

Plano para a CP não terá "resultados imediatos"

1054
Pedro Nuno Santos diz em entrevista à Rádio Observador que o Governo vai começar a trabalhar "desde já com a administração" e salientou o esforço para "voltar ter uma CP grande, com força".
Governo

12 (novas) razões para o Governo pedir desculpa /premium

857
O ministro Pedro Nuno Santos pediu desculpa pela má qualidade dos transportes públicos. Há mais razões para que o Governo peça desculpa aos portugueses pela sua incompetência, omissões e fantasias.
CTT

Correios, batalha com Centeno e pressão no Montijo

251
Ministro das Infraestruturas estreou-se em audição parlamentar com anúncio de reabertura de estações de correio e de "batalha" no Governo para reforço na CP. E pressão alta sobre solução Montijo.
Combustível

Bastidores: as 24 horas que puseram fim à greve /premium

184
Em 24 horas houve um "Conselho de Ministros" a funcionar por WhatsApp, reuniões de emergência, tentativas frustradas, chamadas a meio da noite e um plano B que não chegou a ser preciso
Política

Ministro esclarece cargo da mulher no Governo

3175
Ana Catarina Gamboa foi nomeada chefe do gabinete de Duarte Cordeiro. No Facebook, o ministro diz que "não merece ser menorizada no seu percurso profissional" por ser sua mulher.
PS

Pedro Nuno Santos pode subir a ministro

950
Saída de Pedro Marques para as europeias obriga António Costa a mexidas no Governo. Nada está fechado, mas Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares pode vir a ser promovido a ministro.
Política

O novo livro de Cavaco e o Porsche de Pedro Nuno /premium

509
O gosto pelo secretismo é algo que uma parte dos políticos adora. Têm sempre medo da palavra-chave da democracia: transparência. Daí as críticas a Cavaco -- que deu o seu contributo para a História.
Entrevista

Um proclamador forjado na "rota da carne assada"

Diz que tem as características que moldam os líderes. Considera que “quatro anos é suficiente" nas "desgastantes" funções de ponte com as esquerdas. O 'best of' da entrevista a Pedro Nuno Santos.
Entrevista

"Quatro anos são suficientes para estas funções" /premium

2781
Na primeira entrevista depois da entrega do último Orçamento da Legislatura, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz um balanço do que passou e assume protagonismo para o que aí vem.
Congresso do PS

De Marx a Costa. As 9 frases-chave de Pedro Nuno

159
Pedro Nuno Santos, o líder informal da ala esquerda do PS, subiu ao placo do congresso para, em nove frases, explicar o que é "ser socialista". Citou Marx, elogiou Costa e acabou debaixo de aplausos.
Congresso do PS

Entre Mário Centeno e Pedro Nuno Santos /premium

198
Se há muitos no PS que andaram a assinar manifestos, também há quem não tenha empatado o prestígio nessas actividades. Qual dos lados vai ganhar o partido será decisivo para o voto de pessoas como eu.
Pedro Nuno Santos

"Social-democracia está em retrocesso político"

149
Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares acredita que a desistência da social-democracia abre espaço aos populistas e que o PS é uma exceção nas famílias de partidos europeus.
Governo

"Não precisamos da direita, mas pode acontecer"

347
O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares admite que o PS pode vir a precisar da direita para governar. Mas este é apenas um cenário, até porque, garante, a "geringonça" funciona melhor agora.
Pedro Nuno Santos

Governo: PSD e CDS têm propostas exorbitantes

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares diz não acreditar em "coligações negativas". Pedro Nuno Santos acusa PSD e CDS de "irresponsabilidade" ao apresentar propostas de "valor exorbitante".
Orçamento do Estado

OE terá "avanços", mas têm de ser "sustentáveis"

Pedro Nuno Santos promete avanços no Orçamento do Estado para 2018, mas avisou que têm de ser sustentáveis, considerando que o Governo e os partidos parceiros ganharam confiança uns nos outros.
Governo

Pedro Nuno Santos: "O PSD foi imoral"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse, em entrevista à SIC, que o PSD fez um "aproveitamento oportunista, imoral e inaceitável" da lista de mortos de Pedrógão.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos admite ter aceitado presentes

625
O secretário de Estado assumiu ter aceitado convites para ir a festivais e ao futebol. Descarta ainda que a austeridade tenha motivado o incêndio em Pedrógão e o assalto em Tancos.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno "não mentiu" diz Pedro Nuno Santos

O secretário de Estado diz que não há resposta do ministro "a garantir, ou aceitar, essa condição”. Numa entrevista ao ECO, afirma que o responsável das Finanças não se deve demitir.
Governo

Governo reduz Assis a sede de "mediatismo"

Pedro Nuno Santos avisa que a solução de Governo vai durar até 2019 e que Assis critica o Governo porque é a forma de "esse camarada" conseguir mais palco mediático.
Salário Mínimo Nacional

Governo conta com PSD para salvar redução da TSU

573
Com uma jogada, António Costa fechou um acordo na concertação social, deixou a esquerda a protestar e colocou o PSD com a batata nas mãos. Redução da TSU agita a "geringonça" e o Parlamento.
Governo

Licenciaturas fazem mais duas baixas no Governo

3385
O Governo escrutinou currículos em vários ministérios e detetou mais uma falsa licenciatura, que deu em exoneração nos Assuntos Parlamentares. Ainda houve outra saída por causa de uma nota curricular.
Orçamento do Estado

Uma certa visão de sociedade

436
Pedro Nuno Santos preferiu criar um equívoco acerca da boa-fé do PS como partido democrático e europeísta, a reconhecer o tremendo fracasso político que explica esta maioria.
Entrevista

“Não estamos a fazer o pino na sobretaxa"

1696
Pedro Nuno Santos diz que o PS tem uma visão de sociedade mais próxima do BE e do PCP do que do PSD e do CDS. E afirma que o PM honrou a palavra mesmo na sobretaxa. Leia a entrevista.
Governo

Pedro Nuno Santos: "A dívida tem de ser negociada"

1033
O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse, em entrevista à RTP, que "a dívida tem que ser negociada, reestruturada para reduzir os encargos anuais. Mas sempre no quadro europeu".
Maioria de Esquerda

Só agora perceberam?

884
O poder tem feito muito bem à “geringonça”, que começa finalmente a identificar os seus erros recentes. Mas falta o fundamental: descobrir se, a nós, todos esses erros não sairão demasiado caro.
Orçamento do Estado

“Este não é o Orçamento do ‘toma lá, dá cá’”

Tem sido uma crítica recorrente de PSD e CDS: este Orçamento dá com uma mão e tira com a outra. Pedro Nuno Santos afina de novo o discurso do Governo e retoma lema do "virar a página da austeridade".
Governo

Pedro Nuno no Governo. Pesos-pesados ficam na AR

105
Carlos César, João Galamba e Ana Catarina Mendes não vão para o Executivo. Pedro Nuno Santos vai, mas fica na Assembleia da República, como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Governo

"Ninguém defende uma rutura com a UE. Ninguém"

1136
Pedro Nuno Santos acredita que o Presidente não tem outra opção senão dar posse a António Costa. Em entrevista ao Observador, admite o problema da dívida externa e do Novo Banco.
Governo

Uma mentira muito repetida não passa a ser verdade

5142
A retórica dos jovens turcos da direcção do PS não abre espaço a ilusões: os seus ataques ao "radicalismo neoliberal" da coligação são uma máscara para a sua própria deriva esquerdista. O PS syrizou.
Legislativas 2015

Ministra é como os "banqueiros trapaceiros"

331
Pedro Nuno Santos comparou esta noite a ministra das Finanças aos "banqueiros trapaceiros" ao pedir para alterarem as contas da empresa pública gestora dos ativos do BPN.
Carlos Costa

PS: "É a nomeação mais partidarizada de sempre"

593
O PS diz que não foi informado pelo primeiro-ministro da escolha de Carlos Costa e espera que a avaliação no Parlamento possa ter efeitos na recondução do governador.
Comissão de Inquérito BES

BES. Nem só Ricardo Salgado é culpado

Os culpados para a oposição: administradores, reguladores, supervisores, Governo, troika e até sistema capitalista. Para o PSD, começou a "chicana política".
Economia

"Não vamos usar o dinheiro do contribuinte Manuel"

499
O ministro da Economia recusou a ideia do PS de criar um fundo de capitalização para empresas endividadas, com dinheiro dos vistos Gold e de empréstimos públicos.
Parlamento

PS quer Segurança Social a comprar casas devolutas

765
Socialistas defendem que 10% do Fundo da Segurança Social sirva para comprar casas devolutas e querem capitalizar empresas com dinheiro dos vistos Gold. Pires de Lima ironiza: "Viva o socialismo!"
Comissão de Inquérito BES

Amigos, amigos até que Salgado os separe

Cada um com um objetivo, uma estratégia e uma grelha ideológica. Mas o inquérito ao BES tem revelado um bom ambiente entre deputados. São todos oposição ao BES? A unidade vai resistir até ao fim?
Comissão de Inquérito BES

PS não força ouvir Cavaco, mas insiste em Passos

O PSD vai chumbar o requerimento para declarações por escrito do Presidente da República e os socialistas não vão insistir. Mas não desistem do depoimento de Passos Coelho e de Ricardo Salgado.
Comissão de Inquérito BES

PS quer ouvir Passos Coelho sobre o BES

Além do Presidente, os socialistas querem agora obter respostas do primeiro-ministro sobre o conteúdo das reuniões com Ricardo Salgado. Pedro Nuno Santos apela a que Cavaco dê esclarecimentos.
Crise no PS

Renegociar ou reestruturar "são a mesma coisa"

António José Seguro prefere falar em "renegociar" distanciando-se do BE que fala em "reestruturar". Pedro Nuno Santos, apoiante de Costa, responde indiretamente: "Não há diferenças ideológicas".
Francisco Louçã

"Mau tempo" no GES pressiona discussão da dívida

Os sinais preocupantes do Grupo Espírito Santo levam os defensores da reestruturação da dívida pública a dizer que agora, mais do que nunca, é preciso apresentar propostas alternativas.
Crise no PS

Bancada do PS a partir-se

418
Nos corredores da Assembleia da República, há deputados do PS a declarar apoio público a António Costa. Alguns com cargos na bancada parlamentar.
A página está a demorar muito tempo.