A Câmara de Arcos de Valdevez está a elaborar um estudo para reforçar a rede de transporte público através da modalidade de transporte flexível, a pedido, em algumas zonas do concelho, foi nesta quarta-feira divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo, adiantou “que pretende estudar modelos de configuração e otimização de percursos, incluindo definição dos percursos diários, da localização das paragens e do número e capacidade dos veículos”.
Com aquele estudo, o município quer avaliar “o desenvolvimento e implementação de aplicações e/ou plataformas informáticas para gestão dos pedidos e, a organização dos serviços e definição/otimização dos percursos”.
A “avaliação económico-financeira dos projetos, incluindo a definição das necessidades de financiamento para operacionalização do serviço”, é outro dos objetivos do estudo que, visa “melhorar a mobilidade entre as freguesias e a sede do concelho”.
O estudo, adjudicado pelo valor de 24.790,00 euros, mais IVA, foi aprovado e financiado pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), ao abrigo de intervenções em áreas de baixa densidade, incluindo soluções de transporte flexível.
Está prevista a análise de “modelos de configuração e otimização de percursos, incluindo definição dos percursos diários, da localização de paragens e do número e capacidade dos veículos”.