Em atualização

A Polícia Judiciária confirma que está a desenvolver buscas no âmbito da operação “Concerto” que envolve Luís Bernardo e João Tocha, perante fortes suspeitas de favorecimento de empresas do setor da comunicação, publicidade, marketing digital e marketing político, por parte de diversas entidades públicas. Segundo comunicado, a operação policial que visa a execução de 34 mandados de busca e apreensão, 10 buscas domiciliárias e 13 não domiciliária em organismos públicos, e 11 buscas não domiciliárias em empresas, em Lisboa, Oeiras, Mafra, Amadora, Alcácer do Sal, Seixal, Ourique, Portalegre, Sintra e Sesimbra.

Estão igualmente a ser realizadas buscas na Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), apurou o Observador. No local estão presentes seis elementos da Polícia Judiciária, a realizar diligências no departamento informático e financeiro da empresa municipal.

Em causa estão factos suscetíveis de enquadrar a prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação, participação económica em negócio, abuso de poderes (titulares de cargos políticos) e abuso de poder (regime geral).

Luís Bernardo é empresário e consultor e foi assessor de José Sócrates e mais tarde diretor de comunicação do Benfica. A notícia foi avançada pela CNN Portugal e pelo News Now. Em 2022, a revista Sábado noticiou a forma como as duas empresas ganhavam contratos para liderar a comunicação de entidades públicas por ajuste direto ou consulta prévia.

Segundo a PJ, as diligências realizadas visam consolidar a indiciação de que, às empresas referenciadas pela investigação, terão sido adjudicados contratos, por ajuste direto ou por consulta prévia, em clara violação das regras aplicáveis à contratação pública, designadamente, dos princípios da concorrência e da prossecução do interesse público, causando elevado prejuízo ao Erário Público.

A CNN Portugal avançou que um dos casos de suspeita de viciação das regras da contratação pública dirá respeito ao Tribunal Constitucional, o Observador ainda não conseguiu confirmar a informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR