887kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

#5. O maior Smart de sempre está quase aí

A Smart está apostada em crescer, literalmente. Depois dos #1 e #3, a marca vai revelar no final deste mês um SUV eléctrico destinado a competir com modelos como o Tesla Model Y ou o BMW iX3.

8 fotos

A Smart, marca detida em partes iguais pelos chineses da Geely e pelos alemães da Mercedes, continua a fazer render a tecnologia dos primeiros e o design dos segundos, preparando-se para reforçar a sua gama com mais uma proposta exclusivamente eléctrica assente na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA). Trata-se do #5, revelado como protótipo na última edição do Salão de Pequim e que, antes do final deste mês, será revelado na sua versão definitiva. Até porque as fotos desta já foram alvo de uma fuga e “caíram” na Internet.

Ao que já se sabia, juntam-se agora mais detalhes avançados pela publicação online CarNewsChina.com, segundo a qual o futuro #5 será oficialmente apresentado dentro de um mês, a 28 de Agosto, e não se destacará dos seus “irmãos” mais pequenos apenas pela bitola, mas também pela filosofia, impondo-se como uma proposta apta a enfrentar com à-vontade desafios fora de estrada.

Smart revelou o novo #5 com 646 cv e o comprimento do Mercedes GLC

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com dimensões que o colocam taco a taco com modelos como o Tesla Model Y, o BMW iX3 ou o Ford Mustang Mach-E — para mencionar exclusivamente rivais a bateria —, o futuro SUV eléctrico da Smart será a maior criação de sempre da marca, permitindo-lhe entrar num segmento onde nunca antes esteve. Em concreto, o dos D-SUV premium, reclamando 4,705 m de comprimento, 1,920 m de largura e 1,705 m de altura, medidas reforçadas por um bom espaço a bordo, cortesia dos cerca de 3 m de distância entre eixos. Às medidas mais generosas, que lhe conferem um ar encorpado, alia-se uma estética de linhas simples e anguladas que resultam numa imagem mais “musculada” – algo compatível com um veículo que pretende se afirmar (também) pelas aptidões no todo-o-terreno. Aliás, segundo a referida fonte, o Smart #5 vai ser o primeiro modelo da marca a oferecer diferentes modos de condução, que o ajustam a enfrentar o piso que tem pela frente, seja ele areia, rochas, lama ou neve.

Um interior com espaço a rodos e uma atmosfera muito "tech"

A nível mecânico, espera-se que o maior Smart da história seja proposto em versões com apenas um motor de 250 kW (340 cv) ou de 267 kW (363 cv), montado no eixo traseiro (RWD). Porém, é expectável que surjam igualmente versões com quatro rodas motrizes (AWD) e mais de 400 cv, inclusivamente uma versão mais “assanhada” com o cunho da Brabus, capaz de atirar a potência combinada dos dois motores para além dos 600 cv.

Outra das novidades do #5 reside no acumulador e na arquitectura eléctrica, com o #5 a ser o primeiro a usufruir, respectivamente, de uma bateria com 100 kWh de capacidade, no mínimo, e um sistema a 800V. Tal permitir-lhe-á oferecer uma autonomia na casa dos 550 km entre carregamentos, podendo esta operação ser muito mais rápida em corrente contínua (DC), o que diminuirá o tempo de carga necessário para poder prosseguir viagem. Resta aguardar pela revelação para dados mais concretos, inclusivamente o preço e a chegada aos mercados europeus, esperando-se que tal aconteça ainda este ano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.