A Smart, marca detida em partes iguais pelos chineses da Geely e pelos alemães da Mercedes, continua a fazer render a tecnologia dos primeiros e o design dos segundos, preparando-se para reforçar a sua gama com mais uma proposta exclusivamente eléctrica assente na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA). Trata-se do #5, revelado como protótipo na última edição do Salão de Pequim e que, antes do final deste mês, será revelado na sua versão definitiva. Até porque as fotos desta já foram alvo de uma fuga e “caíram” na Internet.
Ao que já se sabia, juntam-se agora mais detalhes avançados pela publicação online CarNewsChina.com, segundo a qual o futuro #5 será oficialmente apresentado dentro de um mês, a 28 de Agosto, e não se destacará dos seus “irmãos” mais pequenos apenas pela bitola, mas também pela filosofia, impondo-se como uma proposta apta a enfrentar com à-vontade desafios fora de estrada.
Smart revelou o novo #5 com 646 cv e o comprimento do Mercedes GLC
Com dimensões que o colocam taco a taco com modelos como o Tesla Model Y, o BMW iX3 ou o Ford Mustang Mach-E — para mencionar exclusivamente rivais a bateria —, o futuro SUV eléctrico da Smart será a maior criação de sempre da marca, permitindo-lhe entrar num segmento onde nunca antes esteve. Em concreto, o dos D-SUV premium, reclamando 4,705 m de comprimento, 1,920 m de largura e 1,705 m de altura, medidas reforçadas por um bom espaço a bordo, cortesia dos cerca de 3 m de distância entre eixos. Às medidas mais generosas, que lhe conferem um ar encorpado, alia-se uma estética de linhas simples e anguladas que resultam numa imagem mais “musculada” – algo compatível com um veículo que pretende se afirmar (também) pelas aptidões no todo-o-terreno. Aliás, segundo a referida fonte, o Smart #5 vai ser o primeiro modelo da marca a oferecer diferentes modos de condução, que o ajustam a enfrentar o piso que tem pela frente, seja ele areia, rochas, lama ou neve.
A nível mecânico, espera-se que o maior Smart da história seja proposto em versões com apenas um motor de 250 kW (340 cv) ou de 267 kW (363 cv), montado no eixo traseiro (RWD). Porém, é expectável que surjam igualmente versões com quatro rodas motrizes (AWD) e mais de 400 cv, inclusivamente uma versão mais “assanhada” com o cunho da Brabus, capaz de atirar a potência combinada dos dois motores para além dos 600 cv.
Outra das novidades do #5 reside no acumulador e na arquitectura eléctrica, com o #5 a ser o primeiro a usufruir, respectivamente, de uma bateria com 100 kWh de capacidade, no mínimo, e um sistema a 800V. Tal permitir-lhe-á oferecer uma autonomia na casa dos 550 km entre carregamentos, podendo esta operação ser muito mais rápida em corrente contínua (DC), o que diminuirá o tempo de carga necessário para poder prosseguir viagem. Resta aguardar pela revelação para dados mais concretos, inclusivamente o preço e a chegada aos mercados europeus, esperando-se que tal aconteça ainda este ano.