Um incêndio num estacionamento de superfície de um estabelecimento de aluguer de automóveis no Pior Velho, em Loures, destruiu, esta quinta-feira, “mais de duas centenas de viaturas”, disse à agência Lusa o comandante sub regional da Grande Lisboa da Proteção Civil. Não se registaram danos pessoais ou a propagação das chamas a armazéns próximos. O alerta para o fogo foi dado por chamada telefónica às 17h58 e, cerca de cinco horas depois, o site da Proteção Civil indica que o mesmo está já em fase de conclusão. No local, perto do Aeroporto de Lisboa, encontram-se 159 bombeiros e 53 veículos de combate às chamas.
Num balanço pelas 20h30, a Proteção Civil não confirmou a informação de que o fogo tenha começado num carro elétrico, mais precisamente um Tesla, dizendo que cabia às autoridades competentes apurar a origem das chamas. Desde o início do fogo, foram-se ouvindo explosões dos carros ali estacionados e foi possível ver materiais a serem projetados.
Acionamento pelas 18:23 para incêndio em parque automóvel no Prior Velho. Estamos neste momento no local com um Veiculo Urbano Combate a Incêndio Urbano e um Veículo Tanque Tatico Urbano ???????? pic.twitter.com/PUvJHwb6Jy
— Bombeiros Voluntários de Camarate (@BVCamarate) August 16, 2024
Nas mesmas declarações, Hugo Santos, comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, explicou tratar-se de um “fogo complexo” porque no parque estavam centenas de veículos com combustão a gasolina, diesel e elétricos. A “preocupação dos bombeiros é extinguir o incêndio”, explicou. A mesma fonte adiantou que no local estavam várias equipas para que fosse possível fazer uma rotação das mesmas. Foram também a ser mobilizados veículos de combate com espuma e veículos com autoescadas.
Segundo a SIC Notícias, o aeroporto Humberto Delgado tomou medidas de prevenção, nomeadamente o espaçamento das partidas e chegadas, já que o fumo podia vir a condicionar a aproximação dos aviões à pista. Até ao momento, o tráfego aéreo mantém-se normal.