As lendas não têm fim. As lendas são eternas. Ainda que não seja infinita, a lenda do Mago vai continuar. A poucos dias de fazer 39 anos – a 3 de setembro –, Ricardinho cumpriu o que prometera e anunciou a sua nova equipa, que representará ao longo da temporada 2024/25. O maior futsalista português de todos os tempos vai atuar no Genzano, rumando assim à Liga italiana, uma das mais badaladas do mundo.

“Chegou o dia! O futuro já está decidido naquele que possivelmente será o meu último desafio no futsal”, escreveu o português nas redes sociais, juntamente com um vídeo original que contempla algumas das melhores jogadas do Genzano na temporada passada, bem como lances seus na Seleção portuguesa. Como não podia deixar de ser, Ricardinho anunciou que vai vestir a camisola 10 e a sua nova missão: depois de Portugal, Japão, Espanha, França, Indonésia e Letónia, o Mago conseguirá “conquistar um sexto país?”. 

“Olá Genzano, vamos lutar por fazer história juntos! Obrigado ao presidente e à sua família por me receberem tão bem. Espero poder estar à altura e juntos fazermos história! Conseguiremos conquistar o sexto país?”, acrescentou o atleta natural de Gondomar que, na última temporada, representou o emblema letão do Riga, equipa que perdeu apenas um jogo e empatou outro ao longo de toda a temporada. Apesar de ter terminado a época com três troféus – Liga, Taça e Supertaça –, Ricardinho ambicionava chegar mais longe na Liga dos Campeões, optando assim pela saída.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, é com os objetivos de atingir a Final Four da principal prova do continente europeu, conquistar o Campeonato italiano e dar mais visibilidade a um país que tem decrescido na modalidade nos últimos que Ricardinho embarcou na nova aventura. Depois de ter conquistado o Campeonato e a Taça em 2000, o Genzano passou por um período conturbado, chegando inclusivamente a descer para a Segunda Divisão. A equipa de Roma acabou por restabelecer-se na Serie A e, nos últimos anos, atingiu os playoffs em várias ocasiões. Na última temporada, o Genzano foi eliminado nos quartos de final e chegou ainda às meias-finais da Taça de Itália.

Com 38 anos, Ricardinho conta com passagens por Benfica, Nagoya Oceans (Japão), Movistar Inter (Espanha), ACCS (França), Pendekar United (Indonésia) e Riga (Letónia). Em todos estes países o antigo internacional português sagrou-se campeão e colecionou mais de 40 troféus, tendo ainda sido eleito o melhor jogador do mundo em seis ocasiões. A lenda continua.

Ricardinho eleito pela sexta vez (quinta consecutiva) o melhor jogador do mundo