A derrota da primeira mão foi um balde de água fria. O Sporting bateu-se bem contra o Real Madrid em Alcochete, empatou depois de sofrer um golo e chegou a ter oportunidades para carimbar a reviravolta, mas cedeu nos descontos e acabou por partir para a segunda mão em desvantagem. Esta quinta-feira, em Espanha, jogava a última chance de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Na mente das jogadoras leoninas, porém, tinha de estar o jogo desta quarta-feira. O Benfica foi eliminado no Seixal pelo Hammarby, depois de ganhar a primeira mão na Suécia, e falhou a quarta participação consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, o Sporting não jogava apenas o próprio apuramento — jogava a única possibilidade de Portugal marcar presença na maior competição europeia de futebol feminino.

O balde de água fria apareceu nos descontos: Sporting perde com o Real Madrid no playoff de acesso à Champions

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Trabalhámos muito esta semana e vamos tentar melhorar para a segunda mão, porque o nosso objetivo é ir a Madrid para passar a eliminatória, claramente. Sabendo que é difícil, mas esse é o nosso objetivo. Vamos a Madrid com vontade de voltar a competir. O Real Madrid é uma excelente equipa, tem excelentes jogadoras, condições extraordinárias, mas sabemos que temos muita vontade, muito querer, e vamos para tentar disputar esta eliminatória. A eficácia é extremamente importante”, disse Mariana Cabral na antevisão da partida.

Assim, no Estádio Alfredo Di Stéfano de Valdebebas, a treinadora do Sporting promovia quatro alterações face ao onze inicial da primeira mão: saíram Andrea Norheim (que está lesionada), Brenda Pérez, Diana Silva e Telma Encarnação, entraram Fátima Pinto, Jacynta Gala, Maiara e Ana Capeta. Do outro lado, Alberto Toril trocava duas peças, com Filippa Angeldahl e Alba Redondo a darem o lugar a Naomie Feller e Signe Bruun, e já contava com Linda Caicedo no banco de suplentes.

O Sporting teve uma entrada de sonho no jogo e abriu o marcador logo nos instantes iniciais, com Ana Capeta a aparecer ao segundo poste a desviar um livre cobrado por Andreia Bravo na direita (5′). A reação do Real Madrid, porém, foi implacável. Num lance onde a defesa leonina podia e devia ter feito muito melhor, Sandie Toletti apareceu sozinha a rematar e não deu hipótese a Hannah Seabert (7′), recuperando a vantagem espanhola na eliminatória.

A intensidade alta manteve-se nos minutos seguintes, com Athenea del Castillo a rematar ao lado (10′) e Ana Capeta a obrigar Misa a uma defesa apertada (15′), mas depressa o Real Madrid assumiu o controlo do jogo. As espanholas dominaram a primeira parte, de uma forma genérica, e o empate na partida acabava por ser lisonjeiro para um Sporting que não conseguia ser tão competitivo como tinha sido em Alcochete. Ao intervalo, porém, as leoas continuavam a um golo de empatar novamente a eliminatória.

Alberto Toril mexeu logo ao intervalo, trocando Oihane (que já tinha cartão amarelo) por Sheila García, e o Real Madrid acabou por aumentar a vantagem logo nos instantes iniciais da segunda parte: Caroline Weir tirou um passe perfeito para Sandie Toletti e a jogadora francesa rematou em força, já na área, para bisar e voltar a bater HannahSeabert (51′). A eliminatória ficava mais difícil para o Sporting, que já acusava algum desgaste físico e emocional, e o treinador merengue fez mais uma substituição e lançou Eva Navarro.

Mariana Cabral mexeu pela primeira vez à passagem da hora de jogo, trocando Brittany Raphino por Telma Encarnação, mas as leoas não tinham capacidade para sequer chegar perto da área de Misa. O Real Madrid foi gerindo a vantagem, com bola mas já sem tanta velocidade, e assustava Hannah Seabert sempre que entrava no último terço contrário.

Brenda Pérez, Maísa Correia e Diana Silva ainda entraram, Maiara obrigou Misa a uma defesa apertada com um livre direto (75′), e Alba Redondo fechou a vitória merengue nos descontos (90+4′). O Sporting voltou a perder com o Real Madrid e está fora da Liga dos Campeões, falhando o regresso à fase de grupos da competição europeia e deixando Portugal sem qualquer representante na fase final da liga milionária. Já na próxima segunda-feira, em Alvalade, Sporting e Benfica defrontam-se num dérbi a contar para a Liga BPI (19h45).