Qual o potencial das açoteias e telhados das cidades europeias? É essa a discussão que o Congresso European Rooftop Network (ECRN) traz para cima da mesa na Fábrica da Cerveja, em Faro. O evento de entrada gratuita realiza-se nos dias 3 e 4 de outubro e tem como principal tema a sustentabilidade urbana na Europa.

Com arquitetos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas convidados, o ECRN tem como objetivo explorar o potencial das açoteias ou telhados, espaços amplos e inexplorados na maioria das cidades, debatendo gestos e soluções criativas para melhor aproveitamento dos espaços, assim como para os desafios climáticos e sociais das próximas décadas. Entre as propostas estão a criação de hortas e jardins, a divulgação cultural ou a aposta em espaços de trabalho e multifuncionais.

Ao longo dos dois dias vão decorrer mesas redondas, palestras, visitas guiadas para dar a conhecer o património histórico e a arquitetura de Faro, momentos culturais e três exposições sobre os projetos da ECRN. “As apresentações mostrarão abordagens inovadoras, como transformar os icónicos telhados de zinco de Paris em espaços verdes, apreciar a importância da agricultura comunitária em telhados na cidade de Antuérpia e como as comunidades queer aproveitaram a oportunidade para reivindicar um espaço próprio no telhado de uma galeria nacional em Nicósia.”, descreve a organização.

Siza Vieira: “O papel da Europa na arquitetura tem sido um desastre completo. O estatuto profissional do arquiteto acabou”

O Congresso European Rooftop Network é o resultado do projeto Europa Criativa, desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, financiado pela União Europeia, e que reúne nove parceiros europeus: Portugal, Alemanha, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Holanda, Irlanda e Suécia.

Aberto ao público, o congresso tem entrada gratuita sujeita a inscrição prévia e é totalmente em inglês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR