771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Presidenciais

Legislativas 2024

Sampaio da Nóvoa corre campanhas. Belém em mente?

Ex-candidato presidencial vai estar em ação do BE depois de já ter ido a CDU e Livre e deixa farpas a Marcelo Rebelo de Sousa. Setores de esquerda querem candidato transversal.
Eleições

Portugal: muitos problemas, mas um grande problema

Discutem-se todos os “problemas”, os reais e os imaginários. Não se discute o único problema que poderia ser resolvido numas eleições: substituir quem manda há demasiado tempo.
Noticiário

2h. Trump ganha primárias em New Hampshire

Depois da desistência de Ron DeSantis nas primeiras primárias, o duelo republicano ficou apenas entre Nikki Haley, antiga embaixadora norte-americana das Nações Unidas e o ex-presidente, Donald Trump.
Noticiário

3h. Ron DeSantis abandona corrida à Casa Branca

O republicano anunciou a desistência três dias antes das primárias no Estado do New Hampshire, nos Estados Unidos. Justifica a decisão por ser visto como rival de Donald Trump.
Noticiário

1h. IL quer aumentar grupo parlamentar em 50%

A Iniciativa Liberal quer aumentar o grupo parlamentar, pelo menos, de 8 para 12 deputados nas eleições de março. Ainda neste jornal, nos EUA, Ron DeSantis abandona corrida à Casa Branca.
Noticiário

7h. Gouveia e Melo volta a fechar a porta a Belém

Chefe do Estado-Maior da Armada recusa pensar em eleições, apesar de reconhecer favoritismo nas sondagens. E ainda, por causa da gripe, há cerca de 100 doentes internados no Hospital de Santa Maria.
Estados Unidos da América

Pasta confidencial desapareceu no fim da era Trump

A pasta com 2.700 páginas foi vista pela última vez na Casa Branca. A "substância" do material não é vista como muito sensível, mas agências temem divulgação de fontes e métodos da investigação.
Noticiário

9h. Israel. 12 palestinianos mortos em Khan Younis

Israel. Pelo menos 12 palestinianos morreram em Khan Younis. Representante dos Estados Unidos visita hoje Ramallah. Militantes do PS escolhem novo líder.
Presidente Marcelo

Nome: Marcelo. Signo: Gémeas

Presidente da República sempre separou a família do cargo, mas erro de cálculo no caso do alegado favorecimento pode esvaziar o bem mais precioso que acumulou em oito anos: o capital político.
Egito

Presidenciais. Egito inicia segundo dia de votação

Os eleitores egípcios começaram o segundo dia de votação para as eleições presidenciais. Abdel Fattah al-Sissi, o atual chefe de Estado, apresenta-se como o candidato favorito a vencer as eleições.
Estados Unidos da América

Os destaques do 4.º debate republicano, sem Trump

No último debate do ano, e o que juntou menos candidatos, Donald Trump foi um tema a evitar. Nikki Haley, em crescimento nas últimas sondagens, foi o alvo da noite.
Eleições Presidenciais

Esquerda procura candidata a PR e pensa em Leitão

Esquerda criou think tank e coloca hipótese de candidatura presidencial mais alargada. Leitão é nome falado. Ao Observador, diz que é "nova" mas não exclui e mostra "muito interesse" em entendimentos.
Estados Unidos da América

Alexa diz que eleições em 2020 foram uma fraude

Quando perguntada sobre as eleições que deram a vitória a Joe Biden, em 2020, Alexa ficava do lado de Donald Trump, dizendo que estas "foram roubadas por uma enorme quantidade de fraudes".
Sondagens

Belém. Guterres, Mendes e Passos são os preferidos

A dois anos das presidenciais, uma sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF revela os favoritos. À esquerda, destaca-se António Guterres (34%). Marques Mendes e Passos Coelho empatam à direita (20%).
Eleições Presidenciais

Passos e Guterres são favoritos às presidenciais

O ex-primeiro-ministro e o secretário-geral da ONU lideram uma sondagem com 15 nomes possíveis para o próximo Presidente da República. André Ventura ficou em terceiro lugar, à frente de António Costa.
Noticiário

00h PR "Medidas do Governo servem para dar fôlego"

Em Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa considera que "o objetivo do Governo não é ir direto à causa fundamental, essa causa não depende da vontade dos governos , que é a posição dos bancos centrais".
Vichyssoise

"Santana ou Mendes? Os dois na primeira volta"

Em entrevista ao Observador, Luís Filipe Menezes admite que seria útil ver Luís Marques Mendes e Pedro Santana Lopes a medirem forças numa primeira volta das próximas eleições presidenciais.
Eleições Presidenciais

Santana: "Durão Barroso é o candidato natural"

Antigo primeiro-ministro considera "impressionante" que Durão não seja uma "escolha óbvia" à direita e estende elogio a Guterres. Ainda assim, não se retira da corrida e faz marcação cerrada a Mendes.
Eleições Presidenciais

E os candidatos socialistas?

Há um Joker, José Sócrates. No seu exílio na Ericeira, deve pensar todos os dias no seu destino político: transformar-se no Lula português. O político que da prisão chegou à Presidência da República.
PSD

Marques Mendes ignora questão sobre presidenciais

"Portugal, que futuro?" O tema era abrangente, mas no painel pesavam os nomes de Assis e Mendes por toda a mediatização que o tema presidenciais teve nos últimos dias. Sobre isso, nem uma palavra.
Eleições Presidenciais

Outro comentador televisivo a presidente? 

Lá apareceu outra vez, como candidato ideal, o comentador televisivo que há anos sorri para toda a gente, com muito cuidado para não se comprometer. Já experimentámos isso. Já vimos no que deu.
PSD

Passos na reserva e sem alimentar presidenciais

Ex-primeiro-ministro não quer ser envolvido na corrida a Belém e vai fazendo saber que está fora. Mantém-se na reserva e assim ficará — a menos que o PSD precise dele para futuro pós-Montenegro.
as pequenas coisas

Apresentação da minha não-candidatura

Como na Covid, isto é assunto altamente contagioso: dias depois do primeiro caso, começam a disparar outros em volta. Há surtos de candidatos, como quem diz: “se ele pode, porque é que eu não posso?”
PSD

Rui Rio descarta candidatura a Belém

Ex-líder do PSD tem estado ativo e vai participando em encontros promovidos pelo seu núcleo duro. Rumores sobre as suas alegadas aspirações agitam partido há meses. Mas Rio diz não estar interessado.
Eleições Presidenciais

As presidenciais de 2026

Está lançada a corrida a Belém, uma das campanhas mais incertas, divertidas e, ao mesmo tempo, tristes que viveremos. Mostrará bem a decadência a que o Dr. Costa e o Prof. Marcelo conduziram Portugal.
Eleições Presidenciais

Candidaturas presidenciais para todos os gostos

Mais uma vez, a direita decide ir na corrente daquilo que dá jeito ao Governo: que não se fale do estado atual do país ou dos inúmeros casos e casinhos de que é protagonista.
México

Senadora indígena é candidata no México 

Xóchitl Gálvez, senadora indígena, foi nomeada como a candidata da oposição às eleições presidenciais de 2024 no México, de onde sairá o sucessor de Andrés Manuel López Obrador.
Eleições Presidenciais

Não há dois sem três, nem haverá três sem quatro

Com os nomes de Santana Lopes, Marques Mendes e, possivelmente, veremos, de Paulo Portas, como candidatos presidenciais, André Ventura acaba por se ‘auto-ofuscar’.
Eleições Presidenciais

IL. "Extemporâneo" debate sobre presidenciais

Rui Rocha defendeu que as eleições presidenciais de 2026 não deveriam estar ainda no centro da discussão política. "Nem consigo perceber esta ânsia sobre as presidenciais que se instalou agora".
Noticiário

18h. PCP. Direita "sem assunto" debate eleições

Paulo Raimundo repete que as presidenciais não é um tema que preocupa os portugueses, mas sim os salários ou a habitação. Ainda neste jornal, Presidente da Liga pede menos impostos no futebol.
Noticiário

17h. Forte queda de granizo em Valpaços

É o que adianta a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços, Carla Cerdeira, que também antecipa prejuízos ao nível da agricultura. Ainda, Augusto Santos Silva não descarta candidatura a Belém.
E o vencedor é...

O ministro Mário Nogueira e a estratégia kamikaze

Luta começa a virar-se contra docentes enquanto assistimos à degradação da Escola Pública em velocidade vertiginosa. Um país que prepara Presidenciais com esta antecedência não tem problemas, certo?
Eleições Presidenciais

Paulo Portas e a ressurreição de Richard Nixon

No seu caminho para se tornar um candidato presidencial viável, Portas está a seguir passo a passo, curva a curva, o plano de Nixon para uma ressurreição política. Nos Estados Unidos, resultou.
Eleições Presidenciais

A concorrer desde que era pequenino

Os Chefes de Estado que se têm destacado internacionalmente tem sido pessoas como Sanna Marin, Jacinda Ardern ou Volodymyr Zelensky que têm em comum terem vivido mais anos após 2000 do que antes.
Eleições Presidenciais

Marcelo sem nada a dizer sobre a sua sucessão

Marcelo diz que vai seguir "boa linha" de antecessores e não fala sobre sucessão. Quanto à economia, Presidente teme que o Banco Central Europeu possa “ter pressão para um novo aumento de juros”.
Eleições Presidenciais

Presidência deve ser mais do que “prémio carreira”

A Presidência da República parece reservada a políticos na pré-reforma. Deveria abrir-se a outros perfis, eventualmente mais jovens e da sociedade civil, menos dependentes dos apoios dos partidos.
Eleições Presidenciais

Ventura assume que pode ser candidato em 2026

Líder do Chega defendeu ser um dos únicos nomes à direita com capacidade para disputar uma segunda volta. Caso se verifique uma eventual presidência de Santos Silva, Ventura prometeu "guerra aberta".
Luís Montenegro

Presidenciais "daqui a dois anos", diz Montenegro

Minutos antes de receber Marcelo à chegada à Universidade de Verão do PSD, líder social-democrata não falou das Presidenciais assegurando que partido está "concentrado" em ser oposição.
Eleições Presidenciais

Albuquerque: Marques Mendes é um "bom candidato"

Ainda que seja "prematuro" dizer se terá o seu apoio, o presidente do Governo da Madeira declara que o ex-líder do PSD tem "grande experiência política e bom senso para ser Presidente da República".
Noticiário

20h. Marques Mendes. Candidatura não assusta PS

Avanço feito no último domingo. Os socialistas, contactados pelo Observador, consideram que "ainda é muito cedo” para falar em presidenciais. A chave, pode passar por uma divisão à direita.
Eleições Presidenciais

Mendes não acelera PS com fé em divisão da direita

Movimento de Marques Mendes em direção a Belém é desvalorizado por socialistas. Partido está fora de Belém há 20 anos, mas acredita que PSD pode ter pela primeira vez um problema bem conhecido do PS.
Eleições Presidenciais

Hugo Soares escusa-se a comentar Marques Mendes

Ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes admitiu no domingo uma candidatura presidencial "se houver utilidade para o país". Na Universidade de Verão, Hugo Soares não comentou o anúncio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos