Eleições Presidenciais

Partido Democrata

EUA. Mais um democrata deixa corrida presidencial

Depois da desistência de Eric Swalwell e John Hickenlooper, Jay Inslee anunciou na noite de quarta-feira a desistência da candidatura à nomeação democrata às eleições de 2020.
Guatemala

Giammattei vence presidenciais na Guatemala

O candidato conservador Alejandro Giammattei venceu as presidenciais de domingo na Guatemala, ao derrotar a rival e antiga primeira-dama Sandra Torres, com mais de 90% das mesas de votação contadas.
Eleições Presidenciais

EUA. Debate dos democratas arranca terça-feira

O debate conta com os 20 candidatos à liderança da Casa Branca e será dividido em duas sessões. Joe Biden perdeu pontos nas sondagens no último debate. No sentido inverso, Harris ganhou estatuto.
Eleições Presidenciais

Guiné. Líder do parlamento candidato a presidente

Cipriano Cassamá afirmou ainda que convidará o presidente do PAIGC para primeiro-ministro. O presidente da Assembleia Nacional Popular desdramatizou qualquer adversário vindo do próprio PAIGC.
Donald Trump

Trump recandidata-se às eleições de 2020

Trump anunciou a recandidatura e já ensaiou a sua estratégia: críticas aos democratas, ataques à imprensa, vitimização e a ideia de que o trabalho ainda está a meio. Tudo debaixo do slogan de sempre.
Cazaquistão

Tokaïev vence eleições no Cazaquistão com 70,6%

O presidente interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaïev, venceu as eleições presidenciais antecipadas de domingo com 70,6% dos votos, anunciou a comissão eleitoral.
Guiné-Bissau

ONU pede presidenciais na Guiné-Bissau em 2019

O Conselho de Segurança da ONU lembrou "a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica" e dentro do "prazo legalmente estipulado". E pediu ainda um "diálogo inclusivo".
Eleições Presidenciais

Marcelo. Socialistas admitem apoiar recandidatura 

1.162
O apoio a eventual recandidatura do Presidente da República é um dos cenários admitidos no PS, conta o Público. Dizem que é prematuro, mas dirigentes fazem avaliação positiva do mandato de Marcelo.
Washington

Eleições nos EUA. Mais um candidato democrata 

Jay Inslee, de 68 anos, promete combater as alterações climáticas e apresenta um discurso muito crítico em relação ao mandato de Donald Trump.
Eleições Presidenciais

Senegal. Macky Sall reeleito para segundo mandato

O Presidente do Senegal, Macky Sall, foi reeleito no domingo com mais de 58,27% dos votos. Sall precisava de uma maioria para evitar uma segunda volta das eleições, o que veio a verificar-se.
El Salvador

El Salvador. Nayib Bukele venceu as presidenciais

O candidato Nayib Bukele venceu as eleições presidenciais de El Salvador com 53% dos votos, de acordo com os números divulgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral.
Presidente da República

Marcelo deixa em aberto recandidatura para 2020

1.424
O Presidente da República não se compromete com uma recandidatura em 2020. Marcelo diz que está mudado desde a operação à hérnia. "Isto é muito solitário", confessa ao Diário de Notícias.
Hillary Clinton

Hillary Clinton deverá concorrer às eleições

398
Num artigo de opinião, Mark Penn, antigo conselheiro de Hillary Clinton, avisa: "Preparem-se para a Hillary Clinton 4.0". A democrata, no entanto, ainda não falou sobre uma possível candidatura.
Brasil

FHC "disse que Bolsonaro tinha aroma a fascismo"

Em entrevista ao El País, o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirma que a "eleição de Bolsonaro não põe em perigo a democracia" e garante que se manteve neutro na campanha.
Brasil

Brasil. Ciro Gomes diz-se "traído" por Lula

127
O terceiro classificado nas eleições presidenciais brasileiras, Ciro Gomes, afirmou, que foi "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Lula da Silva e que nunca mais fará campanha pelo seu partido.
Moçambique

PR moçambicano reage à eleição de Bolsonaro

O Presidente moçambicano, defendeu que a eleição de Bolsonaro para Presidente do Brasil é um "testemunho da confiança que o povo brasileiro deposita na sua visão e habilidades para liderar" o país.
Marcelo Rebelo de Sousa

WebSummit leva Marcelo a admitir recandidatura

752
O Presidente da República admitiu que a permanência da Web Summit em Portugal por dez anos em Portugal possa ter como "efeito colateral" uma recandidatura sua nas presidenciais de 2021.
Angola

Presidente de Angola já felicitou Bolsonaro

173
O Presidente de Angola, João Lourenço, felicitou Jair Bolsonaro pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil, manifestando o desejo de um "impulso" relações históricas bilaterais.
Brasil

Haddad felicita Bolsonaro... 13 horas depois 

O candidato do Partido do Trabalhadores à presidência do Brasil Fernando Haddad utilizou só esta segunda-feira a rede Twitter para felicitar o Presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, pela vitória.
Irlanda

Presidente da Irlanda em vias de ser reeleito

As eleições na Irlanda realizam-se na sexta-feira, às quais concorrem seis candidatos. A sondagem mais recente dá 68% da intenção de voto ao atual chefe de Estado irlandês, Michael D. Higgins.
Eleições no Brasil

Marina Silva declara voto em Fernando Haddad

A antiga candidata presidencial Marina Silva declarou o seu voto em Fernando Haddad para a segunda volta das eleições do Brasil, em que o candidato do PT enfrenta Jair Bolsonaro, do PSL.
Eleições no Brasil

Bolsonaro: "Marginais vermelhos serão banidos"

1.388
Candidato de extrema-direita às presidenciais brasileiras gravou vídeo para apoiantes em São Paulo com mensagens de ataque aos seus rivais de esquerda. E prometeu acabar com os "marginais vermelhos".
Brasil

Bolsonaro tem 70% de probabilidade de vencer 

A Fitch Solutions atribui uma probabilidade de 70% à vitória do candidato Jair Bolsonaro, mas diz que fazer aprovar reformas necessárias, ignorando alianças partidárias, será "extremamente difícil".
Brasil

Roger Waters critica Bolsonaro e ouve vaias

729
Roger Waters, ex-baixista dos Pink Floyd, acusou Jair Bolsonaro de ser ''neofascista'' e deixou aviso ao povo brasileiro. Acusações durante um concerto em São Paulo valeram-lhe várias vaias.
Estados Unidos da América

Internet dividida em relação a Taylor Swift

207
Taylor Swift usou as redes sociais para quebrar o tabu sobre a sua orientação política. A declaração da cantora está a dividir a Internet e até Donald Trump reagiu.
Eleições no Brasil

Que Brasil é este que vai a eleições?

141
A campanha eleitoral deixou a nu um país cada vez mais polarizado. Como se chegou aqui e que Brasil pode sair das eleições deste domingo?
Brasil

Candidato Ciro Gomes operado à próstata

O candidato às eleições brasileiras Ciro Gomes foi operado esta terça-feira à próstata. O procedimento era "simples" e foi "realizado com sucesso". Esta quarta-feira já vai ao debate entre candidatos.
Brasil

Bolsonaro espera sair do hospital até final do mês

O candidato à Presidência do Brasil Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado num comício há três semanas, disse num vídeo publicado no Facebook que espera deixar o hospital até ao final do mês.
Brasil

Bolsonaro sugere que PT quer cometer fraude

105
O candidato às eleições presidenciais do Brasil Jair Bolsonaro sugeriu a possibilidade de fraude por parte do Partido dos Trabalhadores no resultado eleitoral.
Brasil

Brasil. Subida de Haddad mostra polarização

187
Sondagem mostra divisão de votos entre o candidato que substitui Lula da Silva, pelo Partido dos Trabalhadores, e a extrema-direita de Jair Bolsonaro.
Brasil

Lula da Silva desafia a justiça eleitoral

A justiça eleitoral do Brasil terá o desafio inédito, na história recente da democracia do país, de averiguar a legalidade da candidatura do ex-Presidente Lula da Silva, favorito nas sondagens.
Brasil

Juíza é a primeira mulher a fiscalizar eleições

A juíza Rosa Weber assumiu terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, entidade responsável pelo processo das próximas eleições marcadas para outubro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Tabu de Marcelo: recandidatura "nas mãos de Deus"

1.452
Marcelo Rebelo de Sousa admitiu este sábado em Silves, de forma surpreendente, não fazer mais campanhas. E quanto à recandidatura a um 2º mandato como Presidente da República? "Está nas mãos de Deus".
México

México vira à esquerda com Lopez Obrador

117
Candidato Andrés Manuel Lopez Obrador alcançou este domingo uma vitória folgada nas eleições presidenciais no México, segundo sondagens realizadas à boca da urnas e que lhe dão mais de 40% dos votos.
Colômbia

Duque vs Petro na segunda volta das presidenciais

A Colômbia foi às urnas este domingo. A divisão entre o candidato de direita e o ex-guerrilheiro era esperada e confirmou-se. Os colombianos decidem quem será o próximo Presidente no dia 17 de junho.
Eleições Presidenciais

Ilham Aliev reeleito Presidente do Azerbaijão

Ilham Aliev, no poder há 15 anos, foi reeleito Presidente do Azerbaijão com 86,1% dos votos. Para a oposição, os outros candidatos à presidência são "fantoche" para dar ilusão de competição.
Donald Trump

Trump: Holandês é o 1º condenado na investigação

Alex van der Zwaan admitiu ter mentido ao comité especial de investigação liderado por Robert Mueller. Em causa estão conversas com Rick Gates e e-mails omitidos.
Eleições Presidenciais

Amália, bifes com ovo a cavalo e um Pink Cadillac

351
Soares dormia sestas depois de almoço e Freitas esteve quase a ter Amália a cantar-lhe o hino. A propósito da série de Nuno Markl, quem esteve nas presidenciais de 1986 recorda como tudo aconteceu
Ucrânia

Ucrânia proíbe votação para presidenciais russas

A Ucrânia advertiu que vai proibir aos eleitores russos o acesso aos consulados do seu país para votarem no escrutínio presidencial de domingo.
Venezuela

Nicolás Maduro formaliza candidatura presidencial

Nicolás Maduro formalizou esta terça-feira a sua candidatura às eleições presidenciais. Entretanto quatro outros candidatos, tidos como opositores, apresentaram também as suas candidaturas.
Rússia

Opositor russo Navalny foi libertado

O opositor russo Alexei Navalny, que foi detido esta quinta-feira, já foi libertado, mas pode ser ainda condenado a até 30 dias de prisão.
Venezuela

Eleições presidenciais na Venezuela a 22 de abril

A convocatória foi anunciada pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, que explicou que as eleições foram marcadas sem oposição e Governo terem assinado "o acordo necessário e tão esperado pelo país".
Brasil

Lula nas presidenciais divide brasileiros

Uma sondagem divulgada esta quinta-feira indica que os brasileiros estão divididos quanto à eventual participação de Lula da Silva nas presidenciais do país, sendo 51% contra e 47% a favor.
Brasil

Lula da Silva será candidato nas presidenciais

Lula da Silva diz que vai ser candidato às presidenciais de 2018 "até ao dia em que um tribunal diga" que não pode ser candidato. As eleições vão realizar-se em outubro do próximo ano.
Rússia

Presidenciais. Campanha arranca segunda-feira

A campanha eleitoral arrancou oficialmente na Rússia para as eleições presidenciais de março do próximo ano, para as quais parte como favorito o Presidente russo, Vladimir Putin.
Vladimir Putin

Putin. EUA querem influenciar presidenciais russas

Vladimir Putin denunciou esta quinta-feira as intenções dos EUA em influenciar as eleições presidenciais na Rússia, em 2018, relacionando-as com a "imaginária ingerência" russa que elegeu Trump.
Estados Unidos da América

Posts russos chegaram a 126 milhões de americanos

O conteúdo, que pretendia fomentar divisões políticas, chegou diretamente a 29 milhões de americanos, que amplificaram a audiência através da sua atividade na rede social Facebook.
Estados Unidos da América

Rússia nega ingerência nas Presidenciais

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, disse esta terça-feira que "não existe uma única prova" sobre ingerência da Rússia nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Quénia

Quénia. Apenas um terço votou nas presidenciais

A Comissão Eleitoral queniana indicou que cerca de um terço dos registados votou na repetição das eleições presidenciais de quinta-feira no Quénia, boicotadas pela grande coligação da oposição.
Eleições Presidenciais

Quénia repete eleições presidenciais

O eleitorado queniano repete esta quinta-feira as eleições presidenciais realizadas em agosto que foram anuladas devido às várias irregularidades constatadas. A oposição considera-as de "farsa".
Mundo

Mark Zuckerberg responde às acusações de Trump

155
O fundador do Facebook respondeu esta quinta-feira às declarações do Presidente dos Estados Unidos da América, que acusou a rede social de sempre ter sido "Anti-Trump".
Presidente Marcelo

Marcelo só fala de recandidatura daqui a três anos

269
Apesar de considerar que hoje é "tudo tão intenso", o Presidente da República (durante uma visita à Feira do Livro do Porto) garantiu "não estar cansado" do cargo.
Angola

Afixadas listas candidatas às eleições angolanas

O Tribunal Constitucional de Angola afixou as listas preliminares das candidaturas de cinco partidos e uma coligação às eleições gerais de 23 de agosto.
Irão

Elevada participação em presidenciais no Irão

A primeira metade do dia em que o Irão elege um presidente ficou marcada por uma elevada participação, com longas filas para votar a formarem-se logo na abertura das urnas.
Eleições Presidenciais

Le Pen sofreram piores derrotas em meio século

1.966
Marine Le Pen não só não conseguiu vencer Emmanuel Macron como perde com a segunda resultado desde 1965. Pior que Marine, só o seu pai, Jean-Marie. Mas Marine conseguiu duplicar resultado do pai.
Eleições Presidenciais

Veja em direto. O debate de Macron e Le Pen

A dias da segunda volta das eleições presidenciais francesas, os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen estão frente a frente em debate. Veja a transmissão em direto aqui.
Fotogaleria

Fotogaleria. As eleições francesas em cartoons

104
Nas redes sociais, os resultados das eleições presidenciais são traduzidos, não em números ou percentagens, mas em reações. Veja os cartoons que inundaram as redes sociais.
Fotogaleria

Fotogaleria. As eleições francesas nos jornais

França foi a votos para eleger o próximo presidente. Macron e Le Pen ficaram à frente na primeira volta e, por consequência, nas capas de muitos jornais em todo o mundo.
Eleições Presidenciais

França. 11 candidatos quatro horas e um debate

Le Pen quer taxar empresas que empregam estrangeiros e distribuir o dinheiro dos bancos pelos trabalhadores. Macron, o centrista, atacou-a com palavras de Mitterrand: "Nacionalismo é guerra!"
França

Jadot fora da corrida às presidenciais francesas

O ambientalista Yannick Jadot retirou-se da corrida às presidenciais francesas e apoia agora Benoît Hamon. O manifesto do candidato socialista ficou "mais verde" e a pressão recai sobre Mélenchon.
França

Fillon recupera segundo lugar nas sondagens

O candidato da direita às presidenciais francesas, François Fillon, recuperou o segundo lugar nas sondagens, ultrapassando o liberal independente Emmanuel Macron.
Eleições Presidenciais

EUA pede dados presidenciais francesas de 2012

Um documento de sete páginas divulgado pelo WikiLeaks parece demonstrar que a agência norte-americana dos serviços secretos externos (CIA) ordenou que recolhessem informações sobre as presidenciais.
Marine Le Pen

Le Pen consolida vantagem em nova sondagem

400
É mais uma sondagem -- a maior de sempre de antevisão às presidenciais -- que confirma a posição sólida da líder eurocética Marine Le Pen na corrida às presidenciais de Abril/Maio.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)