482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições Presidenciais

A História do Dia

Há pedidos de mudança e medo em Angola

Quarta-feira há eleições em Angola. Nas ruas há pedidos de mudança, apesar de conhecerem a máquina do MPLA, no poder há 47 anos, como nos conta a jornalista do Observador Dulce Neto, em Luanda.
Contra-Corrente

A corrida para as presidenciais já começou?

Gouveia e Melo e Santos Silva não escondem o interesse. Passos Coelho e António Costa dizem não ter vocação. Em Portugal, o PR não tem muito poder, mas a sua eleição gera um interesse imbatível.
Noticiário

13h. "Bolsonaro é possuído pelo demónio", Lula

Enquanto isso, o atual presidente afirma que foi salvo por "intervenção divina" quando foi esfaqueado em Minas Gerais, local escolhido por Bolsonaro para o início da corrida às presidenciais.
Presidente da República

Belém vê polarização entre Ventura e Santos Silva

Depois de receber os dois protagonistas da tensão-maior no Parlamento nos últimos tempos, Marcelo ficou sem grandes dúvidas: já se prepara o embate de 2026 e a polarização política é uma evidência.
Assembleia Da República

Chega celebra luta com Santos Silva. PSD lamenta

Santos Silva e André Ventura protagonizaram um momento de tensão no Parlamento que se vai arrastar pelos próximos meses. PSD entende que socialista está a usar o Chega para alimentar corrida a Belém.
A História do Dia

Brasil numa encruzilhada entre Lula e Bolsonaro

A primeira volta das presidenciais brasileiras é a 2 de Outubro. Lula segue na frente nas sondagens e deverá derrotar Bolsonaro. António Lavareda é brasileiro, politólogo e é o convidado desta edição.
Eleições Presidenciais

Gouveia e Melo. Queremos regressar ao passado?

Estamos sempre à procura de um salvador que ponha ordem na choldra e meta os políticos na ordem. Esse sebastianismo perigoso virou-se agora para Gouveia e Melo. Será que não aprendemos com o passado?
Sondagens

Presidenciais. Gouveia e Melo venceria 1.ª volta

Uma sondagem da Intercampus mostra que Gouveia e Melo e António Costa partem com favoritismo para as próximas presidenciais. Paulo Portas só conseguia vencer contra Marques Mendes.
Filipinas

Filipinas. Ferdinand Marcos Jr próximo de vitória

De acordo com uma primeira contagem não oficial de votos, Ferdinand Marcos Júnior, filho do antigo ditador filipino de mesmo nome, deverá vencer de maneira esmagadora as presidenciais do país.
França

Costa, Sanchez e Scholz apoiam Macron

Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha e o chanceler alemão unem-se no apelo ao voto em Macron na segunda volta das presidenciais e revelam que "precisamos da França do nosso lado".
França

Fátima ainda não decidiu se volta a votar Macron

Mélenchon venceu no bastião comunista e os votos da esquerda são vitais para a reeleição do Presidente francês. Problema? A ideia de subir a idade da reforma, que deixou os eleitores em suspenso.
Timor-Leste

Presidenciais. Ramos-Horta lidera contagem

Com cerca de um terço dos votos contados, José Ramos-Horta lidera as eleições presidenciais em Timor-Leste, com mais de 61% dos votos, contra os 39% de Francisco Guterres Lú-Olo.
Explicador

Eleições francesas. "Tudo é possível de momento"

O jornalista Oliver Bonamici diz que "se Macron ganhar, nunca será com a vantagem de 2017". O especialista em assuntos europeus Paulo Sande considera que Le Pen e Macron vão virar atenções à esquerda.
Brasil

Presidenciais. Brasil rejeita monotirzação da UE

Governo brasileiro, do presidente Jair Bolsonaro, demonstrou pouco interesse na possibilidade das eleições presidenciais do país, que decorrem esse ano, sejam monitoradas pela UE.
E o vencedor é...

Arrogância de Macron colocou em perigo a Europa

Foi crescendo a extrema-direita enquanto Macron "ficou sentado em boas sondagens e preocupado em ser o herói da guerra". Cavaco Silva toca em pontos importantes sobre aquilo que Portugal foi perdendo
Comentário

Votos de Mélenchon podem ir para Le Pen

Resultados das eleições presidenciais francesas dão sinais de "um país que continua dividido". Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, destaca ainda o crescimento da extrema-esquerda.
Emissão Especial

Hélder Amaral fez "declarações pouco saudáveis"

Francisco Camacho, líder da Juventude Popular (JP) apoia Nuno Melo "sem reservas" e olha para presença de Paulo Portas como sinal de "reconciliação". Portas em Belém? "É um cenário interessante"
Brasil

Sergio Moro desiste da candidatura presidencial

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, anunciou a desistência da sua candidatura à presidência brasileira, por querer ser um "soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor".
Timor-Leste

Timor-Leste. Fretilin apoia Lú-Olo para presidente

A Comissão Política Nacional da Fretilin quer unir as forças do partido em torno de Francisco Guterres Lú-Olo na sua candidatura à segunda volta das presidenciais, que se realiza a 19 de abril.
Presidenciais em França

França. Macron começa campanha a 5 de março

Macron já superou o número de assinaturas necessário para se candidatar às presidenciais de França. O primeiro ato de campanha terá lugar no Parc Chanot Exhibition and Congress Centre, em Marselha.
Itália

Pode Draghi continuar a ser o “Super Mário”?

Segunda-feira arrancam as presidenciais italianas, com o primeiro-ministro Mario Draghi a tentar mudar-se para o Palácio do Quirinal. Berlusconi está fora da corrida.
Resposta Pronta

Voto de confinados. "Opção faz sentido"

O Governo vai permitir que os isolados possam sair de casa para ir votar. O médico de saúde pública Vasco Ricoca Peixoto analisa a medida e deixa recomendações para garantir a máxima segurança.
Fact Check

Ventura faltou mais por causa das presidenciais?

No debate com João Cotrim Figueiredo, Ventura justificou elevado número de faltas no parlamento com as presidenciais, quando nesse período só deu seis das 22 faltas que tem em toda a legislatura
Eleições Presidenciais

Gouveia e Melo em Belém? "Futuro a Deus pertence"

"Não se deve dizer que dessa água não beberei." Foi assim que Gouveia e Melo reagiu quando questionado se se pondera candidatar a Presidente da República. Esta é a primeira vez que admite tal cenário.
Partido Chega

Ventura: "Peço desculpa porque me obrigaram"

André Ventura e o partido Chega foram condenados no caso da família da Jamaica pelo uso da palavra "bandidos". Líder do Chega usa a palavra desculpa, mas diz "discordar violentamente" da decisão.
Cabo Verde

José Maria Neves empossado a 9 de novembro

Realiza-se pelas 10h00 (12h00 em Lisboa) a sessão de tomada de posse, na Praia. Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou publicamente que pretende estar presente na tomada de posse.
Cabo Verde

Cabo Verde. Novo PR promete "mudanças" e ação 

"Serei um Presidente aberto a todas as sensibilidades políticas e sociais", afirma José Neves, reiterando que "será um fator de construção de consensos", de modo a enfrentar os desafios de Cabo Verde.
Cabo Verde

EUA realçam "democracia pacífica" em Cabo Verde

"Os Estados Unidos estão ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com Cabo Verde, aprofundar a nossa parceria na segurança, transação e comércio, energia limpa e educação", salientou Ned Price.
Cabo Verde

Presidente guineense felicita José Maria Neves

"Nesta ocasião, gostaria de realçar a importância dos laços de amizade e de cooperação existentes entre os nossos dois povos e países", afirmou Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense.
Cabo Verde

Cabo Verde. ONU sublinha "maturidade democrática"

Antigo primeiro-ministro José Maria Neves, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde, sucede a Jorge Carlos Fonseca e prometeu ser "Presidente que une, que cuida e que protege".
Cabo Verde

Cabo Verde. PS "feliz" com vitória de José Neves

Carlos César sublinhou que a vitória de José Maria Neves é um resultado merecido pelo "empenhamento de sempre na defesa do povo e no desenvolvimento de Cabo Verde", sendo um "político determinado".
Cabo Verde

Carlos Veiga convicto na vitória no domingo

"É hora de vencermos para haver menos pobreza e desigualdade, e lançar o caminho de desenvolvimento, sem deixar ninguém para trás", vincou o candidato, destacando a "felicidade" derivada da campanha.
Cabo Verde

Candidato a PR de Cabo Verde critica oposição

"O papel do Presidente é de moderador e, portanto, o Presidente tem de trabalhar com o Governo que já tem um programa aprovado pelo parlamento", disse o candidato à presidência de Cabo Verde.
Sondagens

Sondagem. Lula da Silva ganharia na primeira volta

As duas sondagens feitas pela mesma empresa dão a vitória a Lula da Silva nas presidenciais do Brasil. A taxa de desaprovação do governo de Bolsonaro atingiu 53% em junho.
Caça ao Voto

Medina, Pedro Nuno e Costa entram num comboio...

Medina está na frente das sondagens, em que Rui Rio não acredita e Carlos Moedas tenta congregar o voto útil. Um dia marcado por união e desunião, numa campanha autárquica a pensar nas legislativas.
Caça ao Voto

O que pensa Fernando Medina dos seguros de saúde?

António Costa não tem medo da CNE, a campanha muito morna do Bloco de Esquerda no Porto e a tomada de posição de Medina "contra" os seguros de saúde. E ainda, um ex-árbitro que quer expulsar o PS.
Caça ao Voto

"Tatatata", a diferença entre campanha e bazuca

Rui Rio explica o que é uma bazuca e a diferença entre aquela arma e a campanha de António Costa. Bloco, PCP e CDS acusam o primeiro-ministro de cinismo sobre a refinaria de Matosinhos.
Caça ao Voto

"Carlos Moedas vai ter de dar ao pedal"

Carlos Moedas a cair e Fernando Medina a subir na corrida a Lisboa. Queixas e queixinhas que já obrigaram a CNE a vir de viva voz explicar que não puxou as orelhas ao primeiro-ministro.
Caça ao Voto

"Desprendimento do poder" está a dar força a Rio

A campanha autárquica não se livra de temas nacionais. Na contabilidade de quem ganha e perde votos, a nossa análise aponta dois vencedores: Rui Rio e António Costa. E ainda, Valentim Loureiro.
Caça ao Voto

Santana Lopes e um oásis chamado Figueira da Foz

Ao segundo dia, queixas e mais queixas e a confiança de um candidato que regressa 20 anos depois a uma terra onde já foi feliz. Vladimiro, o candidato do PSD ao Porto, indignou-se com o Romântico.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.