Eleições Presidenciais
Estados Unidos da América

Todos contra Warren, no debate entre democratas

Durante todo o debate de terça-feira, a senadora Elizabeth Warren esteve sob as críticas dos outros candidatos. É a favorita para vencer as eleições primárias.
Política

Os três desafios da direita /premium

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Partido Democrata

EUA. Mais um democrata deixa corrida presidencial

Depois da desistência de Eric Swalwell e John Hickenlooper, Jay Inslee anunciou na noite de quarta-feira a desistência da candidatura à nomeação democrata às eleições de 2020.
Guatemala

Giammattei vence presidenciais na Guatemala

O candidato conservador Alejandro Giammattei venceu as presidenciais de domingo na Guatemala, ao derrotar a rival e antiga primeira-dama Sandra Torres, com mais de 90% das mesas de votação contadas.
Eleições Presidenciais

EUA. Debate dos democratas arranca terça-feira

O debate conta com os 20 candidatos à liderança da Casa Branca e será dividido em duas sessões. Joe Biden perdeu pontos nas sondagens no último debate. No sentido inverso, Harris ganhou estatuto.
Eleições Presidenciais

Guiné. Líder do parlamento candidato a presidente

Cipriano Cassamá afirmou ainda que convidará o presidente do PAIGC para primeiro-ministro. O presidente da Assembleia Nacional Popular desdramatizou qualquer adversário vindo do próprio PAIGC.
Donald Trump

Trump recandidata-se às eleições de 2020

Trump anunciou a recandidatura e já ensaiou a sua estratégia: críticas aos democratas, ataques à imprensa, vitimização e a ideia de que o trabalho ainda está a meio. Tudo debaixo do slogan de sempre.
Cazaquistão

Tokaïev vence eleições no Cazaquistão com 70,6%

O presidente interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaïev, venceu as eleições presidenciais antecipadas de domingo com 70,6% dos votos, anunciou a comissão eleitoral.
Guiné-Bissau

ONU pede presidenciais na Guiné-Bissau em 2019

O Conselho de Segurança da ONU lembrou "a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica" e dentro do "prazo legalmente estipulado". E pediu ainda um "diálogo inclusivo".
Eleições Presidenciais

Marcelo. Socialistas admitem apoiar recandidatura 

1162
O apoio a eventual recandidatura do Presidente da República é um dos cenários admitidos no PS, conta o Público. Dizem que é prematuro, mas dirigentes fazem avaliação positiva do mandato de Marcelo.
Washington

Eleições nos EUA. Mais um candidato democrata 

Jay Inslee, de 68 anos, promete combater as alterações climáticas e apresenta um discurso muito crítico em relação ao mandato de Donald Trump.
Eleições Presidenciais

Senegal. Macky Sall reeleito para segundo mandato

O Presidente do Senegal, Macky Sall, foi reeleito no domingo com mais de 58,27% dos votos. Sall precisava de uma maioria para evitar uma segunda volta das eleições, o que veio a verificar-se.
El Salvador

El Salvador. Nayib Bukele venceu as presidenciais

O candidato Nayib Bukele venceu as eleições presidenciais de El Salvador com 53% dos votos, de acordo com os números divulgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral.
Presidente da República

Marcelo deixa em aberto recandidatura para 2020

1424
O Presidente da República não se compromete com uma recandidatura em 2020. Marcelo diz que está mudado desde a operação à hérnia. "Isto é muito solitário", confessa ao Diário de Notícias.
Hillary Clinton

Hillary Clinton deverá concorrer às eleições

398
Num artigo de opinião, Mark Penn, antigo conselheiro de Hillary Clinton, avisa: "Preparem-se para a Hillary Clinton 4.0". A democrata, no entanto, ainda não falou sobre uma possível candidatura.
Brasil

FHC "disse que Bolsonaro tinha aroma a fascismo"

Em entrevista ao El País, o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirma que a "eleição de Bolsonaro não põe em perigo a democracia" e garante que se manteve neutro na campanha.
Brasil

Brasil. Ciro Gomes diz-se "traído" por Lula

127
O terceiro classificado nas eleições presidenciais brasileiras, Ciro Gomes, afirmou, que foi "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Lula da Silva e que nunca mais fará campanha pelo seu partido.
Moçambique

PR moçambicano reage à eleição de Bolsonaro

O Presidente moçambicano, defendeu que a eleição de Bolsonaro para Presidente do Brasil é um "testemunho da confiança que o povo brasileiro deposita na sua visão e habilidades para liderar" o país.
Marcelo Rebelo de Sousa

WebSummit leva Marcelo a admitir recandidatura

752
O Presidente da República admitiu que a permanência da Web Summit em Portugal por dez anos em Portugal possa ter como "efeito colateral" uma recandidatura sua nas presidenciais de 2021.
Angola

Presidente de Angola já felicitou Bolsonaro

173
O Presidente de Angola, João Lourenço, felicitou Jair Bolsonaro pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil, manifestando o desejo de um "impulso" relações históricas bilaterais.
Brasil

Haddad felicita Bolsonaro... 13 horas depois 

O candidato do Partido do Trabalhadores à presidência do Brasil Fernando Haddad utilizou só esta segunda-feira a rede Twitter para felicitar o Presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, pela vitória.
Irlanda

Presidente da Irlanda em vias de ser reeleito

As eleições na Irlanda realizam-se na sexta-feira, às quais concorrem seis candidatos. A sondagem mais recente dá 68% da intenção de voto ao atual chefe de Estado irlandês, Michael D. Higgins.
Eleições no Brasil

Marina Silva declara voto em Fernando Haddad

A antiga candidata presidencial Marina Silva declarou o seu voto em Fernando Haddad para a segunda volta das eleições do Brasil, em que o candidato do PT enfrenta Jair Bolsonaro, do PSL.
Eleições no Brasil

Bolsonaro: "Marginais vermelhos serão banidos"

1388
Candidato de extrema-direita às presidenciais brasileiras gravou vídeo para apoiantes em São Paulo com mensagens de ataque aos seus rivais de esquerda. E prometeu acabar com os "marginais vermelhos".
Brasil

Bolsonaro tem 70% de probabilidade de vencer 

A Fitch Solutions atribui uma probabilidade de 70% à vitória do candidato Jair Bolsonaro, mas diz que fazer aprovar reformas necessárias, ignorando alianças partidárias, será "extremamente difícil".
Brasil

Roger Waters critica Bolsonaro e ouve vaias

729
Roger Waters, ex-baixista dos Pink Floyd, acusou Jair Bolsonaro de ser ''neofascista'' e deixou aviso ao povo brasileiro. Acusações durante um concerto em São Paulo valeram-lhe várias vaias.
Estados Unidos da América

Internet dividida em relação a Taylor Swift

207
Taylor Swift usou as redes sociais para quebrar o tabu sobre a sua orientação política. A declaração da cantora está a dividir a Internet e até Donald Trump reagiu.
Eleições no Brasil

Que Brasil é este que vai a eleições?

141
A campanha eleitoral deixou a nu um país cada vez mais polarizado. Como se chegou aqui e que Brasil pode sair das eleições deste domingo?
Brasil

Candidato Ciro Gomes operado à próstata

O candidato às eleições brasileiras Ciro Gomes foi operado esta terça-feira à próstata. O procedimento era "simples" e foi "realizado com sucesso". Esta quarta-feira já vai ao debate entre candidatos.
Brasil

Bolsonaro espera sair do hospital até final do mês

O candidato à Presidência do Brasil Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado num comício há três semanas, disse num vídeo publicado no Facebook que espera deixar o hospital até ao final do mês.
Brasil

Bolsonaro sugere que PT quer cometer fraude

105
O candidato às eleições presidenciais do Brasil Jair Bolsonaro sugeriu a possibilidade de fraude por parte do Partido dos Trabalhadores no resultado eleitoral.
Brasil

Brasil. Subida de Haddad mostra polarização

187
Sondagem mostra divisão de votos entre o candidato que substitui Lula da Silva, pelo Partido dos Trabalhadores, e a extrema-direita de Jair Bolsonaro.
Brasil

Lula da Silva desafia a justiça eleitoral

A justiça eleitoral do Brasil terá o desafio inédito, na história recente da democracia do país, de averiguar a legalidade da candidatura do ex-Presidente Lula da Silva, favorito nas sondagens.
Brasil

Juíza é a primeira mulher a fiscalizar eleições

A juíza Rosa Weber assumiu terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, entidade responsável pelo processo das próximas eleições marcadas para outubro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Tabu de Marcelo: recandidatura "nas mãos de Deus"

1452
Marcelo Rebelo de Sousa admitiu este sábado em Silves, de forma surpreendente, não fazer mais campanhas. E quanto à recandidatura a um 2º mandato como Presidente da República? "Está nas mãos de Deus".
México

México vira à esquerda com Lopez Obrador

117
Candidato Andrés Manuel Lopez Obrador alcançou este domingo uma vitória folgada nas eleições presidenciais no México, segundo sondagens realizadas à boca da urnas e que lhe dão mais de 40% dos votos.
Colômbia

Duque vs Petro na segunda volta das presidenciais

A Colômbia foi às urnas este domingo. A divisão entre o candidato de direita e o ex-guerrilheiro era esperada e confirmou-se. Os colombianos decidem quem será o próximo Presidente no dia 17 de junho.
Eleições Presidenciais

Ilham Aliev reeleito Presidente do Azerbaijão

Ilham Aliev, no poder há 15 anos, foi reeleito Presidente do Azerbaijão com 86,1% dos votos. Para a oposição, os outros candidatos à presidência são "fantoche" para dar ilusão de competição.
Donald Trump

Trump: Holandês é o 1º condenado na investigação

Alex van der Zwaan admitiu ter mentido ao comité especial de investigação liderado por Robert Mueller. Em causa estão conversas com Rick Gates e e-mails omitidos.
Eleições Presidenciais

As histórias da campanha mais marcante de Freitas /premium

351
Freitas esteve quase a ter Amália a cantar-lhe o hino e Soares dormia sestas depois de almoço. As melhores histórias das Presidenciais de 1986 recordadas agora após a morte do fundador do CDS.
Ucrânia

Ucrânia proíbe votação para presidenciais russas

A Ucrânia advertiu que vai proibir aos eleitores russos o acesso aos consulados do seu país para votarem no escrutínio presidencial de domingo.
Venezuela

Nicolás Maduro formaliza candidatura presidencial

Nicolás Maduro formalizou esta terça-feira a sua candidatura às eleições presidenciais. Entretanto quatro outros candidatos, tidos como opositores, apresentaram também as suas candidaturas.
Rússia

Opositor russo Navalny foi libertado

O opositor russo Alexei Navalny, que foi detido esta quinta-feira, já foi libertado, mas pode ser ainda condenado a até 30 dias de prisão.
Venezuela

Eleições presidenciais na Venezuela a 22 de abril

A convocatória foi anunciada pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, que explicou que as eleições foram marcadas sem oposição e Governo terem assinado "o acordo necessário e tão esperado pelo país".
Brasil

Lula nas presidenciais divide brasileiros

Uma sondagem divulgada esta quinta-feira indica que os brasileiros estão divididos quanto à eventual participação de Lula da Silva nas presidenciais do país, sendo 51% contra e 47% a favor.
Brasil

Lula da Silva será candidato nas presidenciais

Lula da Silva diz que vai ser candidato às presidenciais de 2018 "até ao dia em que um tribunal diga" que não pode ser candidato. As eleições vão realizar-se em outubro do próximo ano.
Rússia

Presidenciais. Campanha arranca segunda-feira

A campanha eleitoral arrancou oficialmente na Rússia para as eleições presidenciais de março do próximo ano, para as quais parte como favorito o Presidente russo, Vladimir Putin.
Vladimir Putin

Putin. EUA querem influenciar presidenciais russas

Vladimir Putin denunciou esta quinta-feira as intenções dos EUA em influenciar as eleições presidenciais na Rússia, em 2018, relacionando-as com a "imaginária ingerência" russa que elegeu Trump.
Estados Unidos da América

Posts russos chegaram a 126 milhões de americanos

O conteúdo, que pretendia fomentar divisões políticas, chegou diretamente a 29 milhões de americanos, que amplificaram a audiência através da sua atividade na rede social Facebook.
Estados Unidos da América

Rússia nega ingerência nas Presidenciais

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, disse esta terça-feira que "não existe uma única prova" sobre ingerência da Rússia nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Quénia

Quénia. Apenas um terço votou nas presidenciais

A Comissão Eleitoral queniana indicou que cerca de um terço dos registados votou na repetição das eleições presidenciais de quinta-feira no Quénia, boicotadas pela grande coligação da oposição.
Eleições Presidenciais

Quénia repete eleições presidenciais

O eleitorado queniano repete esta quinta-feira as eleições presidenciais realizadas em agosto que foram anuladas devido às várias irregularidades constatadas. A oposição considera-as de "farsa".
Mundo

Mark Zuckerberg responde às acusações de Trump

155
O fundador do Facebook respondeu esta quinta-feira às declarações do Presidente dos Estados Unidos da América, que acusou a rede social de sempre ter sido "Anti-Trump".
Presidente Marcelo

Marcelo só fala de recandidatura daqui a três anos

269
Apesar de considerar que hoje é "tudo tão intenso", o Presidente da República (durante uma visita à Feira do Livro do Porto) garantiu "não estar cansado" do cargo.
Angola

Afixadas listas candidatas às eleições angolanas

O Tribunal Constitucional de Angola afixou as listas preliminares das candidaturas de cinco partidos e uma coligação às eleições gerais de 23 de agosto.
Irão

Elevada participação em presidenciais no Irão

A primeira metade do dia em que o Irão elege um presidente ficou marcada por uma elevada participação, com longas filas para votar a formarem-se logo na abertura das urnas.
Eleições Presidenciais

Le Pen sofreram piores derrotas em meio século

1966
Marine Le Pen não só não conseguiu vencer Emmanuel Macron como perde com a segunda resultado desde 1965. Pior que Marine, só o seu pai, Jean-Marie. Mas Marine conseguiu duplicar resultado do pai.
Eleições Presidenciais

Veja em direto. O debate de Macron e Le Pen

A dias da segunda volta das eleições presidenciais francesas, os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen estão frente a frente em debate. Veja a transmissão em direto aqui.
Fotogaleria

Fotogaleria. As eleições francesas em cartoons

104
Nas redes sociais, os resultados das eleições presidenciais são traduzidos, não em números ou percentagens, mas em reações. Veja os cartoons que inundaram as redes sociais.
Fotogaleria

Fotogaleria. As eleições francesas nos jornais

França foi a votos para eleger o próximo presidente. Macron e Le Pen ficaram à frente na primeira volta e, por consequência, nas capas de muitos jornais em todo o mundo.
Eleições Presidenciais

França. 11 candidatos quatro horas e um debate

Le Pen quer taxar empresas que empregam estrangeiros e distribuir o dinheiro dos bancos pelos trabalhadores. Macron, o centrista, atacou-a com palavras de Mitterrand: "Nacionalismo é guerra!"
França

Jadot fora da corrida às presidenciais francesas

O ambientalista Yannick Jadot retirou-se da corrida às presidenciais francesas e apoia agora Benoît Hamon. O manifesto do candidato socialista ficou "mais verde" e a pressão recai sobre Mélenchon.
França

Fillon recupera segundo lugar nas sondagens

O candidato da direita às presidenciais francesas, François Fillon, recuperou o segundo lugar nas sondagens, ultrapassando o liberal independente Emmanuel Macron.
Eleições Presidenciais

EUA pede dados presidenciais francesas de 2012

Um documento de sete páginas divulgado pelo WikiLeaks parece demonstrar que a agência norte-americana dos serviços secretos externos (CIA) ordenou que recolhessem informações sobre as presidenciais.
Marine Le Pen

Le Pen consolida vantagem em nova sondagem

400
É mais uma sondagem -- a maior de sempre de antevisão às presidenciais -- que confirma a posição sólida da líder eurocética Marine Le Pen na corrida às presidenciais de Abril/Maio.
França

Fillon acusa esquerda de "golpe de Estado"

O candidato às presidenciais francesas, François Fillon, disse que a polémica em que foi envolvido é "um golpe de Estado institucional" da esquerda.
Timor-Leste

Timor. Ministro da Educação concorre a presidente

O ministro da Educação timorense António da Conceição anunciou, esta sexta-feira, que se vai candidatar às eleições presidenciais de 20 de março.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal "não tem nenhuma reserva" quanto a Trump

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que Portugal "não tem nenhuma reserva" quanto à nova administração dos Estados unidos, liderada por Donald Trump.
Eleições Presidenciais

França. Candidatos de esquerda querem Europa forte

Candidatos presidenciais da esquerda francesa defenderam que a Europa necessita de se proteger face à incerteza que representa a chegada ao poder de Donald Trump.
NATO

NATO: influenciar eleições é "inaceitável"

O secretário-geral da NATO considerou "inaceitável" qualquer tentativa de influenciar eleições nacionais desde o exterior, questionado sobre alegada interferência russa nas presidenciais americanas.
Presidente Trump

O tweet de Trump sobre a alegada pirataria russa

Donald Trump voltou a fazer uso do seu twitter para ridicularizar os serviços de segurança dos EUA sobre a alegada pirataria russa nas eleições presidenciais.
Casa Branca 2016

Juiz suspende recontagem dos votos no Michigan

A candidata do partido Os Verdes, Jill Stein, pediu a recontagem dos votos por suspeita de pirataria informática. Quando esta já decorria, foi suspensa, pois Stein não é considerada "parte lesada".
Eleições Presidenciais

Europa atenta à final das presidenciais austríacas

A segunda volta das eleições vai ser no domingo e os resultados poderão ter consequências para o futuro da União Europeia. As sondagens dão um empate entre Norbert Hofer e Alexander Van Der Bellen.
França

Valls: "É possível" Le Pen ganhar as presidenciais

O primeiro-ministro francês admite possibilidades de Le Pen ganhar as presidenciais e alerta para alterações no equilíbrio da vida francesa se isso acontecer.
França

Macron já é candidato oficial às presidenciais

Emmanuel Macron vai juntar-se, na corrida às presidenciais, a Nicolas Sarcozy, Marine Le Pen e Alain Juppé. François Hollande, pode ainda recandidatar-se a um segundo mandato.
Eleições Presidenciais

Candidato pró-russo lidera eleições na Moldávia

O candidato pró-russo Igor Dodon lidera os resultados das presidenciais na Moldávia, ex-república soviética que vive uma profunda crise política.
Casa Branca 2016

Trump diz que Hillary "é o diabo"

106
O candidato presidencial republicano afirmou que Bernie Sanders não se devia ter aliado a Hillary Clinton: "Ele fez um acordo com o diabo. Ela é o diabo", disse Trump esta segunda-feira.
São Tomé e Príncipe

Presidente de São Tomé marca eleições

O presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, marcou as próximas eleições presidenciais para 17 de julho e anunciou que se vai recandidatar.
Estados Unidos da América

Trump e as mulheres: o milionário em privado

Em público, a relação de Donald Trump com as mulheres tem revelado episódios insultuosos. E em privado? Como é que o milionário trata as mulheres?
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa:"Foi o cabo dos trabalhos"

144
O Presidente eleito abre o livro sobre a definição da campanha eleitoral. O livro com fotos de Marcelo Rebelo de Sousa pelas ruas sai no dia 8 e tem prefácio do candidato eleito.
Eleições Presidenciais

Inédito. Cavaco, Alegre e Nobre multados 

Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes e José Manuel Coelho foram condenados ao pagamento de coimas por irregularidades nas contas das campanhas das presidenciais de 2011, segundo um acórdão do Tribunal Constitucional.
Casa Branca 2016

Mais um: Jim Gilmore desiste da candidatura

O republicano Jim Gilmore, que em New Hampshire obteve 0% dos votos, anunciou esta sexta-feira a desistência da sua candidatura à nomeação do partido para as presidenciais norte-americanas.
Casa Branca 2016

Clinton acusa Sanders de criticar Barack Obama

O debate começou morno, mas o caldo entornou-se quando Hillary Clinton acusou Bernie Sanders de ser tão crítico de Barack Obama quanto os Republicanos.
Casa Branca 2016

Rubio sai derrotado do debate em New Hampshire

O republicano, o terceiro mais votado no "caucus" do Iowa, foi esmagado pelos constantes ataques de Chris Christie que o acusou de ser inexperiente e de ter sempre discursos feitos.
Casa Branca 2016

Rick Santorum desiste da campanha presidencial

O ultra-conservador republicano anunciou a suspensão da sua campanha na noite de quarta-feira. Santorum é o terceiro candidato a desistir da corrida à Casa Branca desde segunda-feira.
Casa Branca 2016

Rand Paul suspende campanha para as presidenciais

O senador Rand Paul, que alcançou apenas 4,5% dos votos do "caucus" republicano, anunciou esta quarta-feira a suspensão da campanha. Rick Santorum deverá também anunciar brevemente a sua desistência.
Casa Branca 2016

E depois do Iowa?

Ainda está a girar a cabeça de quem segue a política americana. Depois do Iowa, e até às próximas primárias (New Hampshire), discute-se quem foi o maior vencedor, o maior derrotado e a maior surpresa.
Presidenciais 2016

Marcelo vence em Washington e em Newark

249
O candidato Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais em Newark e Washington, nos Estados Unidos, que aconteceram este fim de semana.
Casa Branca 2016

Ted Cruz derrota Trump. Clinton com vitória magra

107
Senador pelo Texas impôs-se, na noite de segunda-feira, a Donald Trump na disputa republicana no 'caucus' do estado do Iowa. Hillary Clinton aparece com uma ligeira vantagem sobre Bernie Sanders.
Casa Branca 2016

Isto é complicado: guia para as eleições nos EUA

122
A eleição é longa (muito longa) e complexa (muito complexa). Das primárias, às convenções e ao colégio eleitoral, saiba como funcionam as presidenciais que arrancam esta madrugada.
Casa Branca 2016

Adele proíbe Donald Trump de usar as suas músicas 

810
A cantora britânica Adele não quer que o multimilionário norte-americano Donald Trump, aspirante à candidatura presidencial republicana, utilize as suas músicas em ações eleitorais.
Presidenciais 2016

4.500 portugueses votam nos Estados Unidos

Cerca de 4.500 portugueses registados em Newark e Washington começaram a votar no sábado nas eleições presidenciais de Portugal, depois do cancelamento devido a uma tempestade de neve.
Eleições Presidenciais

Donald Trump, o pistoleiro do Twitter

O New York Times compilou, durante os últimos sete meses, os tweets mais quentinhos do candidato republicano à Casa Branca. Jornais, países inteiros, rivais e até atores estiveram debaixo da mira.
Brasil

Brasil. PMDB quer candidatura própria em 2018

Michel Temer voltou a afirmar esta quinta-feira que o partido vai romper a coligação com o PT a partir das próximas eleições e lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto.
Presidenciais 2016

Belém. A foto de boas-vindas de Cavaco a Marcelo

640
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deu as boas-vindas ao Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, no início de uma audiência no Palácio de Belém.
Casa Branca 2016

Jornalistas estrangeiros? Nem pensar, diz Trump

O candidato presidencial norte-americano Donald Trump proibiu a agência fotográfica EPA, de que a Lusa é associada, e outros 'media' internacionais, de cobrir ações de campanha alegando razões de falta de espaço e segurança.
Presidenciais 2016

Marcelo aos portugueses: "Abraço amigo e obrigado"

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma nota de agradecimento aos portugueses na qual promete uma presidência de proximidade, e defendeu que o povo ordenou a "abertura de um ciclo de renovação da esperança".
Presidenciais 2016

Marcelo é "grande apoiante" da CPLP

O secretário-executivo da CPLP congratulou-se hoje com a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como o novo Presidente da República portuguesa, considerando-o um "grande apoiante" do "crescimento" da organização lusófona.
Presidenciais 2016

Juncker felicita Marcelo e espera reencontro breve

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, e transmitiu-lhe o desejo de o rever em breve, indicou um porta-voz do executivo comunitário.
Presidenciais 2016

Marcelo e Costa. Vem aí a coabitação tranquila?

Os dois já tiveram uma relação de consensos no passado. Querem repeti-la agora. Belém poderá não ser grande problema para Costa. Pelo menos no campo das intenções, será amor para sempre.
Presidenciais 2016

Marcelo pede "convergências" e "eficácia"

271
O Presidente eleito garante que será um Presidente cooperante, mas "atuante", mas pede que não se ponha em causa a estabilidade financeira pela qual "tantos portugueses se sacrificaram".
Presidenciais 2016

Vitória anunciada de Marcelo

Miguel Pinheiro analisa as primeiras projeções e os resultados provisórios, que apontam para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta.
Lifestyle

Tudo o que o novo presidente pode fazer em Belém

222
Caso pretenda, ao contrário dos seus antecessores, mudar-se para o Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa pode começar já a planear a vida no seu novo bairro com a ajuda deste roteiro.
Luxemburgo

Portugueses impedidos de votar no Luxemburgo

Os emigrantes portugueses começaram hoje a votar nos Consulados, que vão estar abertos durante dois dias para as eleições presidenciais, mas no Luxemburgo houve muitos que não o fizeram, por não constarem dos cadernos eleitorais.
Presidenciais 2016

PCP reúne terça-feira Comité Central

175
No encontro, que começa às 11h00 de terça-feira, serão discutidos os resultados das eleições presidenciais do próximo domingo.
Presidenciais 2016

Marcelo ao Observador: "Sou muito escrupuloso"

O candidato levou a campanha a falar da campanha, preferiu não se comprometer com muito e defender 2 ou 3 ideias-chave: quer consensos de regime e estabilidade governativa, mas sem intervir muito.
Presidenciais 2016

Quando eles mudaram a Presidência

Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram Presidentes muito diferentes com os mesmos poderes. Afinal até onde cada um foi mais longe no exercício do cargo?
Governo

Jerónimo avisa: ceder à troika compromete acordo

1327
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que o acordo que possibilitou o Governo liderado por António Costa poderá estar em causa se o Governo ceder às exigências da 'troika' na liquidação dos direitos dos trabalhadores.
Eleições Presidenciais

Marcelo Rebelo de Sousa, obviamente

868
Marcelo Rebelo de Sousa é mesmo um candidato livre e independente, e é disso que os oligarcas não gostam. Já era o problema que tinham com Cavaco Silva. Ele não precisa deles, e eles não lhe perdoam.
Luís Marques Mendes

Governo não quer mais custos nos hospitais em 2016

167
O ministro da Saúde enviou uma orientação para os hospitais, na sexta-feira, a recomendar que os orçamentos para 2016 tenham um crescimento zero, afirmou Marques Mendes no comentário político da SIC.
Presidenciais 2016

Marisa promete combate à Constituição "ilegal"

Marisa Matias prometeu lutar contra a "Constituição ilegal e secreta que manda em Portugal", referindo que é "a Constituição dos donos de isto tudo".
Governo

João Oliveira despreocupado com reunião PS/PSD

O líder parlamentar comunista disse que o partido não tem de se preocupar com o recente encontro entre o primeiro-ministro e o líder da oposição, após o debate na Assembleia da República.
Presidenciais 2016

PS reforça apelo para apoio a Belém ou Nóvoa

A secretária-geral Adjunta do PS reforçou o apelo à mobilização em torno das candidaturas presidenciais de Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa e recusou-se a responder às críticas.
Ásia

Taiwan elege primeira mulher presidente

123
Tsai Ing-wen garantiu 56% dos votos, contra os 31% de Eric Chu, o líder dos nacionalistas. O Partido Progressista Democrático deseja marcar um afastamento com a China.
Presidenciais 2016

"Marcelo é fixe", o resto para ele já não existe

Vai à frente e já só espera que a campanha acabe depressa. Marcelo cola-se a Soares e descansa Costa. Até no que diz respeito ao sistema financeiro, será amigo do Governo.
Presidenciais 2016

Marcelo aumenta vantagem na vitória com 54,8%

2917
Sondagem SIC/Expresso avança que Marcelo Rebelo de Sousa continua a ser o preferido dos eleitores com 54,8% dos votos. Vantagem aumenta 2,3%. Em 2º e 3º lugar estão Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.
Eleições Presidenciais

"Tenho que pensar 2, 3, 4, 5 vezes no que dizer"

639
Fala para a direita, explicando porque não é "a Madre Teresa de Calcutá". Anota o cenário difícil do país e a missão de Costa. E lamenta "a tonalidade pessoal dos adversários". Marcelo em entrevista.
Casa Branca 2016

Quem está "in" e "out" na corrida à Casa Branca

Há 13 pré-candidatos, 10 do lado republicano e três democratas. Mas a eleição de 8 de novembro ainda vai longe, há muito para debater, muitos fundos para angariar e Primárias para disputar.
Eleições Presidenciais

"Demito um Governo que minta"

1171
Só há mais um candidato que o ex-vice da Câmara do Porto considera confiável. Insistindo na palavra corrupção, Morais defende-se das críticas e diz qual seria a sua primeira medida, se for eleito PR.
Presidenciais 2016

Edgar Silva. Povo decide e não os canais de TV

O candidato presidencial Edgar Silva mostrou-se crente de que "será o povo a decidir o futuro de Portugal" nas eleições de 24 de janeiro e não "alguns canais de televisão".
Presidenciais 2016

Marisa quer Presidente livre dos interesses

A candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, disse que acredita que pode haver uma Presidente da República "livre dos interesses que põem em causa a independência" de Portugal.
Eleições Presidenciais

"Se Rio tivesse coragem, a campanha era diferente"

105
Ex-reitor da Universidade de Lisboa é cauteloso sobre dissolução do Parlamento, mas promete não ficar "impávido" perante leis de que discorde. Admite ainda referendo à união bancária na Europa.
Presidenciais 2016

Partidos escondidos com candidatos de fora

Como estão os partidos a apoiar os candidatos? Há aparelho nestas eleições? Os candidatos apresentam-se como independentes, mas até onde dependem do suporte partidário?
Estados Unidos da América

Obama faz o último discurso do Estado da União

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz hoje o seu último discurso do Estado da União, a pouco menos de um ano do povo norte-americano eleger um novo chefe de Estado.
Eleições Presidenciais

"Legalização do lóbi pode ser uma ideia piedosa"

177
Candidata presidencial reage às críticas e admite que se tivesse avançado mais cedo para a corrida poderia ter tido o apoio de Soares, Sampaio e Eanes.
Presidenciais 2016

De onde vem o dinheiro para as campanhas

224
Empresários e banqueiros são os principais doadores de campanhas eleitorais. Alguns já não o vão fazer e os candidatos também prometem receber menos contributos. O que muda nestas eleições?
Governo

PCP destaca "mudança" encetada pelo Governo PS

O secretário-geral do PCP sublinhou hoje que o partido é uma "força política séria" e enumerou diversas conquistas para os portugueses desde a tomada de posse do Governo PS, com o qual foi conseguido "um sinal de mudança".
Presidenciais 2016

Família paga campanha de Marcelo

592
Marcelo adiantou vinte mil euros à campanha. Os irmãos outros vinte mil, que podem ou não reaver. Campanha de Sampaio da Nóvoa terá ajuda de pequenos doadores.
Presidenciais 2016

Durão: "Espero e desejo a vitória de Marcelo"

281
Durão Barroso disse que espera e deseja a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais de 24 de janeiro.
Presidenciais 2016

Marcelo vs. Belém: o caráter e o passado em debate - como aconteceu

116
Maria de Belém começou ao ataque a Marcelo, mas este respondeu à letra: "Disse que eu dormia pouco. Ao que chegou". Veja como foi o debate e a análise de David Dinis.
Eleições

Ângelo Correia quer Rui Rio a líderar PSD

147
Ângelo Correia defendeu hoje que Rui Rio deverá candidatar-se a líder do PSD nas próximas diretas do partido, e previu que Portas será candidato presidencial daqui a 10 anos.
Eleições Presidenciais

Um dia destes, um presidente mudará o regime

373
A superstição do presidente da república como árbitro e moderador convém aos partidos. Mas o presidente não tem de ser isso, e um dia não o será. É assim que o regime há-de mudar.
Eleições Presidenciais

“O PR não pode impor condições a um Governo"

206
Marisa Matias está confiante na estabilidade do Executivo de Costa, defende que "em democracia não há espaço para jogos" e espera "um esforço do Governo" para a reestruturação da dívida.
Eleições Presidenciais

"Marcelo é um conspirador-mor"

170
O candidato presidencial Edgar Silva promete recorrer mais vezes ao TC e, em entrevista ao Observador, considera que o Muro de Berlim caiu no Largo do Rato e não no PCP.
Parlamento

Reino Unido decide se Trump pode entrar no país

Os deputados britânicos vão debater, a 18 de janeiro, a petição que exige a proibição de entrada no Reino Unido do candidato à Presidência dos EUA Donald Trump, anunciou o parlamento britânico.
Eleições Presidenciais

"Demitiria um Governo por falta de transparência"

501
Henrique Neto duvida da receita deste Governo para pôr o país a crescer, critica "alguma fuga à realidade" e explica as exigências que fará a um primeiro-ministro se for eleito Presidente.
Casa Branca 2016

Trump polémico no seu primeiro anúncio televisivo

Polémico, como já é hábito, Donald Trump avança com primeiro anúncio televisivo onde pede proibição da entrada de muçulmanos em solo americano e garante muro na fronteira... pago pelo México.
Presidenciais 2016

Debates: noite difícil para os três favoritos - como aconteceu

134
A eurodeputada confrontou Marcelo Rebelo de Sousa com as suas posições face ao aborto e ao BES, fazendo-o hesitar. Neto provocou Maria de Belém com gestão da Saúde e "ética" questionável.
Presidenciais 2016

Nóvoa. Há sinais muito positivos de recuperação

144
O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa considerou que já existem sinais muito positivos de recuperação do "retrocesso grave dos últimos anos".
Presidenciais 2016

Marisa. Orçamento é "virar de página"

A candidata presidencial Marisa Matias disse que o Orçamento do Estado para 2016 "começa a estar em linha" com a Constituição Portuguesa.
Estados Unidos da América

Mensagens anti-Trump nos céus da Califórnia

Os céus de Pasadena, na Califórnia, encheram-se de mensagens anti-Trump, durante o desfile de Ano Novo. A CBS já revelou que foi um milionário promotor imobiliário de Alabama que financiou a operação.
Governo

PS: portugueses rejeitaram o caminho da incerteza

O PS defendeu hoje que os portugueses rejeitaram nas urnas "os caminhos que agravaram profundamente as incertezas e os problemas sociais", numa reação à afirmação do Presidente da República de que se vive "um tempo de incerteza".
Casa Branca 2016

Pataki abandona corrida à Casa Branca

O antigo governador de Nova Iorque George Pataki anunciou que vai abandonar a candidatura pela nomeação republicana. Mas mostrou-se confiante de que os americanos vão escolher a "pessoa adequada".
Presidenciais 2016

Banif e Novo Banco. Marcelo elogia Governo

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa elogiou hoje a "vontade" e a "determinação" do Governo em resolver "o caso Banif" e "o caso Novo Banco", que são "heranças complicadas de anos passados".
Casa Branca 2016

Norte-americanos descontentes com governo

140
A menos de um ano das eleições presidenciais, os norte-americanos estão descontentes com a maneira como o país tem sido governado. A maioria sente-se até mesmo irritada com o governo de Obama.
Casa Branca 2016

Trump acusa Bill Clinton. De "abuso de mulheres"

"Se Hillary pensa que pode dar rédea solta ao marido, com o seu terrível historial de abuso de mulheres, enquanto joga a cartada das mulheres comigo, está equivocada", escreveu Trump no Twitter.
Presidenciais 2016

O que os candidatos querem para a Saúde

A morte de um homem no São José por falta de apoio médico a um fim de semana obrigou os candidatos presidenciais a falar sobre saúde. Não aos cortes, garantem.
Presidenciais 2016

"Cortes na saúde não podem ser acríticos"

Maria de Belém Roseira defendeu hoje que "os cortes na saúde não podem ser acríticos" e que dar prioridade aos equilíbrios financeiros nesta área pode pôr em causa o tratamento urgente de doentes.
Hospital de São José

Os saudáveis populistas

3296
Porque não havia equipa de neurocirurgia em São José? Porque são interrompidos tratamentos rigorosos nos feriados? Porque o SNS se organizou em função não dos doentes mas sim das corporações do sector
Presidenciais 2016

"Eleições vão ser disputadíssimas"

413
Sampaio da Nóvoa critica quem, "comentário após comentário, aqui [na TVI], nunca levantou a voz em defesa do Estado Social". É por isso, diz o candidato presidencial, que surgem casos como o S. José.
Presidenciais 2016

Marisa Matias. Marcelo apoiou cortes na saúde

Candidata presidencial considera "incompreensível" que Marcelo Rebelo de Sousa se mostre preocupado com os efeitos dos cortes orçamentais na saúde, tendo ele apoiado o Governo anterior.
Presidenciais 2016

Costa está a fazer "política do antigamente"

491
Edgar Silva acusa o primeiro-ministro António Costa de continuar a "política do antigamente" e a pôr de novo o povo a pagar, por "atos tresloucados" dos grandes capitalistas.
País

S.José. Marcelo diz-se contra "poupanças na saúde"

161
Marcelo Rebelo de Sousa exigiu hoje o apuramento do que "correu mal em termos políticos e organizativos". Candidato presidencial recusa poupanças "na saúde dos portugueses".
Presidenciais 2016

Maria de Belém contra Lei dos Compromisso da Saúde

Candidata à Presidência da República está contra a aplicação da Lei dos Compromissos na área da Saúde, dizendo que "coloca as prioridades da tesouraria à frente da defesa do valor da vida humana".
Presidenciais 2016

Presidenciais: Dez candidatos assumidos

O prazo para a entrega de candidaturas às presidenciais terminou hoje, um mês antes das eleições, mantendo-se os 10 candidatos que tinham formalizado o processo junto do Tribunal Constitucional.
Presidenciais 2016

Viabilização do Orçamento: Marcelo congratula-se

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa congratulou-se hoje com a viabilização do Orçamento Retificativo, frisando que era necessário resolver o problema do Banif, e defendeu que é preciso encontrar um sistema de supervisão financeira que funcione.
Presidenciais 2016

Tino de Rans quer "devolver alegria ao povo"

515
Tino de Rans entregou as assinaturas necessárias à formalização da sua candidatura a Presidente da República, que assume o objetivo de "devolver a alegria ao povo" e pôr "o povo a sorrir".
Presidenciais 2016

Manuela Gonzaga desiste de candidatura a Belém

A historiadora e escritora Manuela Gonzaga, que se tinha anunciado como pré-candidata à Presidência, desistiu do processo dado não ter concretizado a validação das 7.500 assinaturas necessárias.
A página está a demorar muito tempo.