Mais de 50 nadadores da elite mundial, incluindo 14 olímpicos e cinco medalhados em Paris2024, participam na Taça do Mundo de Águas Abertas, que se realiza sábado, em Setúbal, anunciou esta sexta-feira a organização do evento.

O campeão olímpico de Paris, Kristof Rasov (Hungria), bem como Oliver Klemet {Alemanha), Marc Antoine Olivier {França) e Martin Straka {República Checa), entre outros, estão entre os 55 inscritos que vão marcar presença na prova organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) e pela Câmara Municipal de Setúbal.

No setor feminino, destacam-se as presenças confirmadas da campeã olímpica de Tóquio2020, Marcela Cunha (Brasil), além de Moesha Johson {Austrália) e Ginevra Taddeucci {Itália), na competição que terá início pelas 15h00 de sábado no rio Sado, junto ao Parque Urbano de Albarquel, na cidade de Setúbal.

Está igualmente confirmada a presença dos nadadores portugueses Mafalda Rosa, campeã da Europa de juniores em 2021, Mariana Mendes, Bruno Loureiro, Diogo Cardoso, Francisco Amaral, Tiago Campos, Tomás Sarreira e Ricardo Santos em representação da seleção nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na conferência de imprensa de apresentação da Taça do Mundo de Setúbal (World Aquatics Open Water Swimming World Cup Setúbal 2024), o presidente da FPN, António José Silva, sublinhou a importância da parceria entre a federação e o município sadino desde 2006, ano em que a prova se realizou pela primeira vez na cidade do Sado.

O vereador da Cultura e Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, justificou a realização da prova em outubro, e não em junho, como é habitual, com a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, que teria tido como consequência a ausência dos melhores nadadores mundiais.

“Estamos a correr alguns riscos, mas vamos ter o privilégio de ter os melhores do mundo a nadar. Ter os medalhados e o campeão olímpico em Paris, que vem a Setúbal nadar, é um fator que nos enche de orgulho”, disse Pedro Pina.

Confrontado com a possibilidade de a prova não se poder realizar este sábado devido a eventuais condições climatéricas adversas, o vereador da Câmara de Setúbal admitiu que, nesse caso, a prova seria mesmo cancelada, porque muitos dos nadadores inscritos têm outros compromissos assumidos que os impedem de permanecer mais alguns dias em Portugal.

Durante a manhã de sábado, está prevista a realização de duas provas (‘mass event’) abertas à participação de todos, uma de 500 metros, que terá início às 10h15, e outra de 1.600 metros, a partir das 10h45, também com partida e chegada junto ao Parque Urbano de Albarquel.