884kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A distopia de “1984” , uma “peça-choque” e um meta-Misantropo: cinco espetáculos para ver em novembro

Os Artistas Unidos atiram-se a um clássico de Orwell com um twist. A brasileira Carolina Bianchi confronta-nos com a violência sobre as mulheres. Na Covilhã, um festival de teatro faz a festa.

"1984", pelos Artistas Unidos, estará no Teatro Aveirese a 9 de novembro, no Teatro-Cine de Pombal a 16 e no Auditório do Fórum Cultural do Seixal a 22 de novembro
i

"1984", pelos Artistas Unidos, estará no Teatro Aveirese a 9 de novembro, no Teatro-Cine de Pombal a 16 e no Auditório do Fórum Cultural do Seixal a 22 de novembro

"1984", pelos Artistas Unidos, estará no Teatro Aveirese a 9 de novembro, no Teatro-Cine de Pombal a 16 e no Auditório do Fórum Cultural do Seixal a 22 de novembro

“Weathering”

De Faye Driscoll | TBA, Lisboa, 2 e 3 de novembro, e Teatro Rivoli, Porto, 8 e 9 de novembro

Faye Driscoll estreou-se em Portugal no ano passado, no festival Dias da Dança (DDD), essa montra de nomes a que vale a pena prestar atenção. Desta vez, a premiada criadora norte-americana traz-nos Weathering, a sua mais recente criação.

Maria Baranova

Sobre um colchão, dez corpos amontoados compõem um quadro vivo que o público é instigado a observar de perto para assim notar cada detalhe da escultura feita de corpos, sons, odores, líquidos e objetos. “Uma obra fascinante e epicamente aventurosa”, classificou-a o The New York Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

TBA — Teatro do Bairro Alto, Lisboa. 2 e 3 de novembro. Sábado, às 19h30, domingo, às 17h30. Bilhetes a 3€.

“1984”

De George Orwell | Teatro Aveirese, Aveiro, 9 de novembro, Teatro-Cine de Pombal, 16 de novembro, Auditório do Fórum Cultural do Seixal, 22 de novembro

Os Artistas Unidos levam à cena o clássico de George Orwell, numa adaptação de 2013 de Robert Icke e Duncan Macmillan (autor do popular Todas as Coisas Maravilhosas ou, mais recentemente, Pulmão). No futuro distópico de 1984, Winston Smith ousa sonhar com um mundo livre do Big Brother.

Escrever um diário pode ser uma forma de resistência num mundo regido por um partido que tudo pretende controlar e proibir. O espetáculo é interpretado por Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Pedro Caeiro, Raquel Montenegro, Tiago Matias e Victor Gonçalves. A encenação é de Pedro Carraca.

Teatro Aveirense, Aveiro. 9 de novembro. Sábado, às 21h30. Bilhetes a 7,5€. 

“A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade”

De Tankred Dorst | Auditório Teatro das Beiras, Covilhã, 7 a 16 de novembro

O Festival de Teatro Covilhã arranca num ano em que se comemoram os 50 anos de atividade do Teatro das Beiras, histórica companhia de teatro. Em destaque está esta peça, do dramaturgo alemão Tankred Dorst, apresentada nos primeiros anos de atividade do Teatro das Beiras, em 1979.

No espetáculo, Fan Chin-Ting, mulher do pescador Hsueh Li, dirige-se à grande muralha de um lugar longínquo e perdido na memória do tempo para reclamar o marido, recrutado contra a sua vontade para engrossar as fileiras dos exércitos do imperador. Uma parábola do antigo Oriente inspirada no desconcerto do mundo.

Auditório Teatro das Beiras, Covilhã. 7 de novembro. Quinta-feira, às 21h30. 

“A Noiva e o Boa Noite Cinderela”

De Carolina Bianchi e Cara de Cavalo | Culturgest, Lisboa, 15 a 16 de novembro, Campo Alegre, Porto, 22 e 23 de novembro

É um dos grandes acontecimentos da rentrée teatral este espetáculo da brasileira Carolina Bianchi, com honras de abertura no festival Alkantara. O jornal francês Le Monde define-o como “um marco na história do Festival de Avignon”, onde a peça se estreou em 2023 colhendo rasgados elogios. O Libération define-a como “peça-choque”.

Junto com o coletivo Cara de Cavalo, Bianchi explora o trauma das agressões sexuais, reunindo histórias de mulheres que foram violadas e de seguida assassinadas. É “um espetáculo de violência e morte, na fronteira entre realidade e pesadelo, sem a possibilidade de catarse ou salvação”, diz a nota de imprensa.

Auditório Emílio Rui Vilar, Culturgest, Lisboa. 15 e 16 de novembro. Sexta, às 21h, e sábado, às 19h. Bilhetes a €16.

“Misantropo”

De Molière | Teatro Tivoli BBVA, Lisboa, 22 a 28 de novembro

Enquanto o edifício do Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio, permanece encerrado, o Teatro Nacional continua a viajar pelo país. Esta adaptação pouco fiel do texto de Molière estreou-se em fevereiro de 2023 em Sintra, mas só agora chega a Lisboa.

Martim Sousa Tavares e Hugo van der Ding lançam-se numa tradução livre da comédia do famoso dramaturgo francês publicada em 1666, com um texto multirreferencial que é crítica de costumes, sátira social e um bálsamo de comédia para estes dias.

Teatro Tivoli BBVA, Lisboa. 22 a 28 de novembro. Terça a domingo, às 21h. Bilhetes de €10 a €22.

Entramos na “Colónia”, recebemos Carolina Bianchi e regressamos ao Parque Mayer: 13 espetáculos de teatro e dança para ver até ao fim do ano

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.