“Weathering”
De Faye Driscoll | TBA, Lisboa, 2 e 3 de novembro, e Teatro Rivoli, Porto, 8 e 9 de novembro
Faye Driscoll estreou-se em Portugal no ano passado, no festival Dias da Dança (DDD), essa montra de nomes a que vale a pena prestar atenção. Desta vez, a premiada criadora norte-americana traz-nos Weathering, a sua mais recente criação.
Sobre um colchão, dez corpos amontoados compõem um quadro vivo que o público é instigado a observar de perto para assim notar cada detalhe da escultura feita de corpos, sons, odores, líquidos e objetos. “Uma obra fascinante e epicamente aventurosa”, classificou-a o The New York Times.
TBA — Teatro do Bairro Alto, Lisboa. 2 e 3 de novembro. Sábado, às 19h30, domingo, às 17h30. Bilhetes a 3€.
“1984”
De George Orwell | Teatro Aveirese, Aveiro, 9 de novembro, Teatro-Cine de Pombal, 16 de novembro, Auditório do Fórum Cultural do Seixal, 22 de novembro
Os Artistas Unidos levam à cena o clássico de George Orwell, numa adaptação de 2013 de Robert Icke e Duncan Macmillan (autor do popular Todas as Coisas Maravilhosas ou, mais recentemente, Pulmão). No futuro distópico de 1984, Winston Smith ousa sonhar com um mundo livre do Big Brother.
Escrever um diário pode ser uma forma de resistência num mundo regido por um partido que tudo pretende controlar e proibir. O espetáculo é interpretado por Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Pedro Caeiro, Raquel Montenegro, Tiago Matias e Victor Gonçalves. A encenação é de Pedro Carraca.
Teatro Aveirense, Aveiro. 9 de novembro. Sábado, às 21h30. Bilhetes a 7,5€.
“A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade”
De Tankred Dorst | Auditório Teatro das Beiras, Covilhã, 7 a 16 de novembro
O Festival de Teatro Covilhã arranca num ano em que se comemoram os 50 anos de atividade do Teatro das Beiras, histórica companhia de teatro. Em destaque está esta peça, do dramaturgo alemão Tankred Dorst, apresentada nos primeiros anos de atividade do Teatro das Beiras, em 1979.
No espetáculo, Fan Chin-Ting, mulher do pescador Hsueh Li, dirige-se à grande muralha de um lugar longínquo e perdido na memória do tempo para reclamar o marido, recrutado contra a sua vontade para engrossar as fileiras dos exércitos do imperador. Uma parábola do antigo Oriente inspirada no desconcerto do mundo.
Auditório Teatro das Beiras, Covilhã. 7 de novembro. Quinta-feira, às 21h30.
“A Noiva e o Boa Noite Cinderela”
De Carolina Bianchi e Cara de Cavalo | Culturgest, Lisboa, 15 a 16 de novembro, Campo Alegre, Porto, 22 e 23 de novembro
É um dos grandes acontecimentos da rentrée teatral este espetáculo da brasileira Carolina Bianchi, com honras de abertura no festival Alkantara. O jornal francês Le Monde define-o como “um marco na história do Festival de Avignon”, onde a peça se estreou em 2023 colhendo rasgados elogios. O Libération define-a como “peça-choque”.
Junto com o coletivo Cara de Cavalo, Bianchi explora o trauma das agressões sexuais, reunindo histórias de mulheres que foram violadas e de seguida assassinadas. É “um espetáculo de violência e morte, na fronteira entre realidade e pesadelo, sem a possibilidade de catarse ou salvação”, diz a nota de imprensa.
Auditório Emílio Rui Vilar, Culturgest, Lisboa. 15 e 16 de novembro. Sexta, às 21h, e sábado, às 19h. Bilhetes a €16.
“Misantropo”
De Molière | Teatro Tivoli BBVA, Lisboa, 22 a 28 de novembro
Enquanto o edifício do Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio, permanece encerrado, o Teatro Nacional continua a viajar pelo país. Esta adaptação pouco fiel do texto de Molière estreou-se em fevereiro de 2023 em Sintra, mas só agora chega a Lisboa.
Martim Sousa Tavares e Hugo van der Ding lançam-se numa tradução livre da comédia do famoso dramaturgo francês publicada em 1666, com um texto multirreferencial que é crítica de costumes, sátira social e um bálsamo de comédia para estes dias.
Teatro Tivoli BBVA, Lisboa. 22 a 28 de novembro. Terça a domingo, às 21h. Bilhetes de €10 a €22.