A Ford começou a construir a primeira versão do Escort em 1967, que manteve a produção durante oito anos. Denominado MK1 (de Mark 1), o primeiro dos Escort foi um modelo exclusivo da divisão europeia do fabricante norte-americano, mas além do volume de vendas, impôs-se também pelo sucesso na competição, com destaque para o Campeonato do Mundo de Ralis, através de versões como o Mexico e o RS1600. Quarenta e nove anos depois de ter cessado a produção, o Escort MK1 promete regressar em breve. Mas, ao contrário da moda actual, não o fará em versão eléctrica alimentada por baterias.

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A produção deste modelo dos anos 70 está a cargo da Boreham Motorworks, em Essex, onde estava instalado o departamento de competição da Ford nos anos 70 e 80. Este preparador e transformador especializado em modelos clássicos vai lançar primeiro este Escort MK1, a 12 de Dezembro, para depois se dedicar ao também muito popular RS200, provavelmente um dos mais rápidos Grupo B dos ralis, mas igualmente o que mais acidentes provocou, sem que os pilotos conseguissem explicar a razão. Ambos os modelos terão o selo de aprovação da Ford e há já a promessa de que a esta dupla seguir-se-ão mais cinco carros célebres da Ford, todos eles de outros tempos, mas ainda não anunciados.

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Em Junho, a Boreham revelou um teaser do Escort MK1 e do RS200, em que ambos surgiam cobertos por panos que deixavam apenas vislumbrar as formas da carroçaria e dos faróis. Agora surgiu um novo teaser, apenas do MK1 ( já sem pano e em contraluz total), onde é possível confirmar tratar-se de um modelo idêntico ao Escort RS 1600, com os imponentes alargamentos, mas com uma assinatura luminosa distinta e faróis rectangulares, pois os do RS1600  (fabricado de 1970 a 1974) eram redondos.

De acordo com a Boreham Motorworks, o Escort MK1 vai permanecer fiel ao modelo de 1970, ou seja, nada de motor eléctrico e pesada bateria para o alimentar. O motor continuará a ser a gasolina, não recorrendo a “modernices” como sejam os sistemas híbridos ou híbridos plug-in. A caixa não será automática nem de dupla embraiagem, mas sim manual, mais uma vez como acontecia no modelo original, indiciando que o Escort MK1 da Boreham estará tão próximo do modelo original quanto possível, de forma a que qualquer fã de ralis se possa deliciar ao volante de um veículo similar ao que fez maravilhas nas mãos de pilotos como Hannu Mikkola, Timo Mäkinen, Roger Clark e Markku Alen.

Recorde, abaixo, o RAC Rally de 1974 que Timo Mäkinen venceu ao volante de um Escort RS1600.