Era um sorteio que, para Portugal, não passava de um mero agrupar de possibilidades de grupo a nível de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Razão? Só depois da realização da eliminatória relativa aos quartos da Liga das Nações haveria alguma luz ao fundo do túnel para conhecer os eventuais adversários nessa fase de apuramento – e até mesmo aí nada ficava fechado ou era definitivo. Coisas de calendário…
Explicação? O sorteio que se realizava esta sexta-feira na sede da FIFA, em Zurique, tinha condicionantes já definidas por antecipação. Por exemplo, as seleções que garantissem o apuramento para as meias-finais da Liga das Nações, que serão jogadas em junho, teriam de ficar num grupo de quatro equipas, ao passo que os quatro derrotados nos quartos e as quatro equipas com melhor ranking UEFA que não estejam no top 8 da Liga das Nações também entravam no pote 1 do sorteio podendo ficar numa das duas vagas em grupos com apenas quatro conjuntos que iria sobrar. Já em relação aos grupos com cinco formações, poderia ter no máximo uma equipa derrotada nos quatros da Liga das Nações e uma das eliminatórias de repescagem.
Existiam depois outras condicionantes no sorteio, neste caso “habituais” e por variadas razões. Por motivos políticos não podiam ficar no mesmo grupo Gibraltar e Espanha, Kosovo e Bósnia, Kosovo e Sérvia e Ucrânia e Bielorrússia. Depois, por questões relacionadas com o inverno mais rigoroso, cada grupo só poderia ter uma destas equipas: Estónia, Ilhas Faroé, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia e Noruega (sendo que Ilhas Faroé e Islândia não teriam possibilidade de ficarem no mesmo grupo). Por fim, e devido ao limite para viagens mais longas, Portugal sabia que não poderia jogar em simultâneo com Cazaquistão e Azerbaijão.
Assim, e dentro do que é possível, a única certeza da Seleção é que ficará num grupo com quatro equipas, ao contrário do que acontecerá com o derrotado do Alemanha-Itália e do França-Croácia. Tudo o resto está dependente do desfecho da eliminatória dos quartos da Liga das Nações entre Portugal e Dinamarca, que se vai realizar nos dias 20 e 23 de março de 2025 com a segunda eliminatória em Alvalade. De resto, e em grupos que têm perfis muito idênticos mesmo não sendo iguais, a Seleção ficou a saber que se chegar à Final Four da Liga das Nações (que se disputa depois em junho) entrará no grupo F com Hungria, Rep. Irlanda e Arménia, ao passo que se perder calhará no grupo C com Grécia, Escócia e Bielorrússia.
Como ficou o sorteio da qualificação europeia para o Mundial-2026
- Grupo A: Vencedor do Alemanha-Itália, Eslováquia, Irlanda do Norte e Luxemburgo
- Grupo B: Suíça, Suécia, Eslovénia e Kosovo
- Grupo C: Derrotado do Portugal-Dinamarca, Grécia, Escócia e Bielorrússia
- Grupo D: Vencedor do França-Croácia, Ucrânia, Islândia e Azerbaijão
- Grupo E: Vencedor do Espanha-Países Baixos, Turquia, Geórgia e Bulgária
- Grupo F: Vencedor do Portugal-Dinamarca, Hungria, Rep. Irlanda e Arménia
- Grupo G: Derrotado do Espanha-Países Baixos, Polónia, Finlândia, Lituânia e Malta
- Grupo H: Áustria, Roménia, Bósnia, Chipre e São Marino
- Grupo I: Derrotado do Alemanha-Itália, Noruega, Israel, Estónia e Moldávia
- Grupo J: Bélgica, País de Gales, Macedónia do Norte, Cazaquistão e Liechtenstein
- Grupo K: Inglaterra, Sérvia, Albânia, Letónia e Andorra
- Grupo L: Derrotado do França-Croácia, Rep. Checa, Montenegro, Ilhas Faroé e Gibraltar
Os cinco potes do sorteio para a qualificação europeia para o Mundial-2026
- Pote 1: França, Espanha, Portugal, Países Baixos, Itália, Alemanha, Croácia, Dinamarca (equipas que se apuraram para os quartos da Liga das Nações), Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria (equipas com melhor ranking UEFA que não se apuraram para os quartos da Liga das Nações)
- Pote 2: Ucrânia, Turquia, Hungria, Sérvia, Grécia, Eslováquia (equipas que vão participar em eliminatórias de repescagem da Liga das Nações), Suécia, País de Gales, Polónia, Roménia, Rep. Checa e Noruega
- Pote 3: Escócia, Eslovénia, Geórgia, Islândia (equipas que vão participar em eliminatórias de repescagem da Liga das Nações), Rep. Irlanda, Albânia, Macedónia do Norte, Finlândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Israel
- Pote 4: Bulgária, Kosovo, Arménia (equipas que vão participar em eliminatórias de repescagem da Liga das Nações), Luxemburgo, Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estónia, Chipre, Ilhas Faroé, Letónia e Lituânia
- Pote 5: Moldávia, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein e São Marino
As datas em que serão realizados os jogos da qualificação europeia para o Mundial-2026
- 1.ª jornada (só para grupos de cinco equipas): 21 e 22 de março de 2025
- 2.ª jornada (só para grupos de cinco equipas): 24 e 25 de março de 2025
- 3.ª jornada (só para grupos de cinco equipas): 6 e 7 de junho de 2025
- 4.ª jornada (só para grupos de cinco equipas): 9 e 10 de junho de 2025
- 5.ª jornada: 4 a 6 de setembro de 2025
- 6.ª jornada: 7 a 9 de setembro de 2025
- 7.ª jornada: 9 a 11 de outubro de 2025
- 8.ª jornada: 12 a 14 de outubro de 2025
- 9.ª jornada: 13 a 15 de novembro de 2025
- 10.ª jornada: 16 a 18 de novembro de 2025
- Meias-finais do playoff: 26 de março de 2026
- Finais do playoff: 31 de março de 2026
Em atualização