À 15.ª jornada, chegou. Com a vitória desta segunda-feira na Luz, contra o Estoril, o Benfica chegou à liderança isolada da Primeira Liga e garantiu que vai passar o Natal no primeiro lugar e com mais um ponto do que Sporting e FC Porto — tudo a poucos dias de visitar os leões em Alvalade no primeiro dérbi da temporada.

Amdouni e a certeza de que o Pai Natal veste sempre de vermelho (a crónica do Benfica-Estoril)

O Benfica mantém-se totalmente invicto na Luz no Campeonato, com oito vitórias em oito jogos, e tem agora 19 triunfos consecutivos em casa na competição, num total de 28 jogos sem qualquer derrota e apenas um desaire nos últimos 42 encontros. Esta é a apenas a terceira temporada no século XXI em que os encarnados ganharam nas oito primeiras jornadas disputadas na Luz, sendo que as outras duas aconteceram em 2011/12 e 2022/23.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa de Bruno Lage tem a melhor defesa da Primeira Liga, com apenas oito golos sofridos — e só um concedido nas última seis jornadas –, e depois do apito final o treinador encarnado mostrou-se satisfeito com a exibição. “Foram três pontos muito importantes. Foi uma boa exibição. A equipa soube ter controlo com bola, isto perante um Estoril bem organizado, num 5x3x2 com as linhas juntas, sem dar espaços. Mas nós soubemos procurar os espaços, fazer correr o adversário. Fomos crescendo, obrigámos o Estoril a correr muito e fomos criando as nossas oportunidades. O Estoril esteve muito forte nas transições, mas soubemos sempre controlar. Fizemos o 1-0, tentámos depois na segunda parte aumentar a qualidade do nosso jogo e tentar marcar o 2-0. Fomos criando e depois os golos surgem com alguma naturalidade. Estou satisfeito pelos três pontos e também por perceber que os adeptos estão com a equipa, o que é importante”, começou por dizer.

“Tentámos sempre perceber como o adversário joga e tentar ter largura. Daí o Beste na esquerda, o Bah na direita e ter gente por dentro, gente com qualidade para construir. O Aursnes conhece bem o jogo, joga em várias posições. Sabíamos que o jogo ia ser apertado de início, pela forma de defender do Estoril. Nós tentámos ter jogadores bem abertos e bom controlo com bola, saber rodar o jogo e ocupar espaços. A equipa conseguiu isso”, acrescentou.

Mais à frente, Bruno Lage explicou que o facto de o Benfica sofrer poucos golos é o “trabalho da equipa”. “Os avançados são muito importantes na forma como pressionamos, por isso é trabalho de equipa. E depois a forma como a equipa, durante estes meses, tem trabalhado para colocar em prática as nossas ideias”, explicou, antes de comentar a relevância do dérbi do fim de semana contra o Sporting.

“É um jogo importante, mas não é nada decisivo. Da maneira que o Campeonato está, vai ser competitivo até ao final. Estamos em primeiro no Natal, queremos estar em primeiro no Ano Novo, no Carnaval, na Páscoa e no final. Com trabalho a cada momento, para corresponder. Para conquistar os três pontos e chegar ao fim em primeiro lugar”, terminou o treinador.