912kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Ney Latorraca, ator brasileiro "de carisma marcante". Tinha 80 anos

O Presidente Lula da Silva descreve-o como "grande" em palco, e os atores com quem contracenou mencionam um "imenso talento" a sua generosidade. O ator morreu vítima de uma septicemia pulmonar.

Ney Latorraca foi o protagonista na peça "Mistério de Irma Vap", que passou 11 anos em cena no Brasil
i

Ney Latorraca foi o protagonista na peça "Mistério de Irma Vap", que passou 11 anos em cena no Brasil

Instagram / @anamariabragaoficial

Ney Latorraca foi o protagonista na peça "Mistério de Irma Vap", que passou 11 anos em cena no Brasil

Instagram / @anamariabragaoficial

O ator brasileiro Ney Latorraca morreu esta quinta-feira, vítima de uma septicemia pulmonar, fruto do agravamento de um cancro na próstata. Tinha 80 anos. De acordo com o Globo, o ator estava internado desde a passada sexta-feira, dia 20.

Foi diagnosticado em 2019 e, pouco tempo depois, seguiu-se a operação para remover a próstata. Apesar de ter vivido sem o tumor durante quase cinco anos, a doença acabou por regressar em agosto deste ano, tendo-se alastrado a outros órgãos.

“Foi o vampiro Vlad, em Vamp, o Barbosa, da TV Pirata, na TV, e do Arandir em O Beijo no Asfalto, com Tarcísio Meira, no cinema. No teatro, entre as muitas peças, levou milhões de brasileiros às plateias com o espetáculo O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que entrou no livro dos recordes de 2003 por passar 11 anos em cartaz”, recorda o Presidente do Brasil, Lula da Silva. Na sua mensagem de condolências partilhada na rede social X, o Chefe de Estado brasileiro descreve Ney Latorraca como um “ator e diretor de carisma marcante“.

Filho de pai cantor e mãe corista, a primeira passagem de Latorraca no mundo das artes foi pela música, tendo formado a banda Eldorado, com alguns colegas de escola onde se formou. Era o vocalista e líder do grupo, mas rapidamente o seu sucesso em palco como ator eclipsou o seu talento musical.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de alguns anos a representar em peças de teatro locais e papéis enquanto figurante na TV Tupi, teve a sua estreia na televisão brasileira em 1969, na telenovela “Super plá“. A partir daqui, o caminho de Ney Latorraca foi sempre a subir. No espaço de seis anos, o ator contracenava com alguns dos artistas mais notáveis da época, como Tarcísio Meira e Susana Vieira. Participou em várias telenovelas da rede Globo transmitidas em Portugal como O Cravo e a Rosa (2000), O Beijo do Vampiro (2002) A Casa das Sete Mulheres (2003) ou Da Cor do Pecado (2004)

Tal como mencionado pelo Presidente brasileiro, o ator protagonizou O Mistério de Irma Vap, a peça de teatro com maior sucesso no Brasil, tendo batido o recorde de tempo passado em cartaz no país. Ney Latorraca e Marco Nanini estiveram juntos em palco durante 11 anos. Nanini, numa publicação no Instagram, relembra o seu co-protagonista como um “ator de imenso talento, companheiro de cena generoso e divertido”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.