O Sporting e o FC Porto lutam esta sexta-feira pela liderança da I Liga portuguesa de futebol, com deslocações aos terrenos de Vitória de Guimarães e Nacional, respetivamente, no arranque da 17.ª jornada.

Antes de se defrontarem nas meias-finais da Taça da Liga, no dia 7 de janeiro, os dois primeiros classificados do campeonato são os primeiros a entrar em campo na última ronda da primeira volta, com os leões a visitarem o Vitória de Guimarães (sexto), cinco dias depois de vencerem o Benfica (1-0), na ronda anterior.

Sporting vence Benfica em Alvalade com golo de Geny Catamo e termina o ano na liderança da Liga (1-0)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num encontro marcado para as 20h15, o treinador do Sporting, Rui Borges, vai regressar ao Estádio D. Afonso Henriques, onde começou a temporada, antes de sair para substituir João Pereira nos verdes e brancos, após a 15.ª jornada.

O Sporting não vence fora de casa para o campeonato desde o triunfo no terreno do Sporting de Braga (4-2), na despedida do treinador Ruben Amorim, enquanto o Vitória vem de quatro empates seguidos em todas as provas e ainda só perdeu um jogo em casa, frente ao FC Porto.

Sporting vence com grande reviravolta em Braga na segunda parte e reforça liderança no adeus de Amorim

Antes, a partir das 18h00, o FC Porto pode isolar-se provisoriamente na liderança, numa deslocação ao Estádio da Madeira, embora a realização do encontro com o Nacional possa estar em causa pela ameaça de nevoeiro na Choupana.

Perante o 15.º classificado, que não vence há três encontros — incluindo o final do encontro com o Benfica, interrompido precisamente pelo nevoeiro –, os dragões procuram a quarta vitória consecutiva na prova e o quarto encontro sem sofrer golos.

O Benfica, terceiro classificado, a dois pontos do duo da frente joga no sábado, em casa frente ao Sporting de Braga (quinto), num encontro marcado para as 18h00 e que acontece quatro dias antes de as duas equipas se voltarem a encontrar, nas meias-finais da Taça da Liga.