918kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

The Legendary Tigerman celebra 15 anos de "Femina" ao vivo no Porto, Lisboa e Coimbra

Os espetáculos estão marcados para os dias 1 de abril na Casa da Música, no Porto, 2 de abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e 3 de abril no Convento São Francisco, em Coimbra.

Paulo Furtado, The Legendary Tigerman atua durante o primeiro dia do festival de música Vilar de Mouros, em Vilar de Mouros, 21 de agosto de 2025. JOSÉ COELHO/LUSA
i

Em "Femina", The Legendary Tigerman "explora temas como o amor e o desejo e a sua inquestionável complexidade"

JOSÉ COELHO/LUSA

Em "Femina", The Legendary Tigerman "explora temas como o amor e o desejo e a sua inquestionável complexidade"

JOSÉ COELHO/LUSA

O músico Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman, vai celebrar 15 anos do álbum Femina, feito de colaborações com várias cantoras, com três concertos, no Porto, em Lisboa e em Coimbra, em abril, foi anunciado esta terça-feira.

Os espetáculos estão marcados para os dias 1 de abril na Casa da Música, no Porto, 2 de abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e 3 de abril no Convento São Francisco, em Coimbra, de acordo com a agência O Colectivo, num comunicado divulgado esta terça-feira.

Nestas três noites únicas celebra-se o disco, celebram-se as canções e celebra-se a carreira fulgurante de um artista referência do rock mais criativo feito na Europa, revisitando o álbum com as armas e as novas linguagens que se impõem“, lê-se no comunicado.

Em Femina, editado em 2009 e que conta com a participação de Asia Argento, Peaches, Lisa Kekaula, Maria de Medeiros, Becky Lee, Phoebe Killdeer, Cibelle, Rita Redshoes, Cláudia Efe, Mafalda Nascimento, Dorit Chrysler, Rita Braga e Cais Sodré Cabaret, The Legendary Tigerman “explora temas como o amor e o desejo e a sua inquestionável complexidade, sempre num balanço frágil entre a crueza e delicadeza, entre o visceral e a fantasia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Furtado demorou mais de dois anos a fazer Femina, porque foi gravando os temas em diferentes cidades, à medida que se encontrava com as cantoras.

“Eu queria que as gravações de estúdio pudessem ser uma coisa mais espontânea, imediata e real do que andar a trocar ficheiros. Isso nunca me pareceu o modo correto de fazer”, disse o músico à agência Lusa, aquando da edição do álbum.

Habituado até então a trabalhar sozinho, Paulo Furtado entrou desarmado em Femina, disposto a deixar que as suas convidadas alterassem as canções que tinha alinhavado.

De todas as mulheres que entram no álbum, Paulo Furtado só conhecia pessoalmente Cibelle e por isso pensou que seria “irreal” conseguir que as pessoas que desejava entrassem no disco.

Paulo Furtado está na génese dos Tédio Boys, uma das mais influentes bandas rock independentes e da qual surgiram projetos como Bunnyranch, d3ö, Parkinsons e Wraygunn.

Em 2001, lançou-se a solo no projeto The Legendary Tigerman, explorando raízes do blues/rock norte-americano, com a edição do álbum Naked Blues.

Em setembro de 2023 editou o seu álbum mais recente, Zeitgeist, no qual compôs com sintetizadores modulares em vez das tradicionais guitarras, ampliando o caráter dançante do seu rock, e passou o ano passado a apresentá-lo ao vivo em auditórios em Portugal e em alguns palcos estrangeiros.

Os bilhetes para os espetáculos de celebração dos 15 anos de Femina em Lisboa e Coimbra já estão à venda.

Os bilhetes para Lisboa custam entre 12,5 e 35 euros e para Coimbra entre 12 e 25 euros.

Os bilhetes para o espetáculo no Porto estarão à venda “em breve” e custam 25 euros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.