As emoções da Liga dos Campeões continuam a percorrer a Europa do futebol. Depois de uma inédita fase de liga, a também inédita fase de playoff não ficou atrás e trouxe mais emoção e espectáculo. Agora, a primeira noite dos oitavos de final ficou marcada por mais grandes embates, com o Arsenal a deslocar-se a casa do PSV depois de ter ficado praticamente fora da discussão pela Premier League. Por outro lado, os neerlandeses também não estavam em boa forma, sofrendo a primeira derrota em casa na Eredivisie desde novembro de 2022.

Na partida desta terça-feira, o PSV até começou com mais bola, mas a primeira ocasião de perigo pertenceram aos gunners, que viram Rice ter um golo anulado (12′). Na resposta, Saibari atirou à barra (16′), mas Timber acabou por inaugurar o marcador pouco depois, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Rice (18′). A equipa de Mikel Arteta continuou melhor e, volvidos apenas três minutos, Nwaneri concluiu da melhor forma uma jogada pela esquerda, finalizando de primeira dentro da área (21′). A eficácia dos ingleses continuou a evidenciar-se, com Merino a aproveitar um erro defensivo para fazer o 0-3 (31′). Antes do intervalo, Noa Lang reduziu num penálti cometido por Partey (43′) e atirou ao poste (44′).

Na segunda parte, o Arsenal voltou a entrar com tudo e deu a estocada final na partida… e na eliminatória. Logo no segundo minuto, os neerlandeses voltaram a meter água na defesa e, depois de Nwaneri cruzar, Benítez defendeu para a frente, com Odegaard a aproveitar para encostar para o golo (47′). No lance seguinte, o PSV continuou a complicar a sua tarefa e Trossard concluiu com sucesso uma arrancada de Calafiori (48′). Na parte final da partida, o belga ainda bisou, mas o golo acabou anulado por fora de jogo (71′), antes de o capitão fazer o seu segundo golo, em mais uma oferta do guarda-redes, que defendeu para dentro da baliza (74′). A fechar as contas, Calafiori fez o gosto ao pé, depois de um grande passe de Odegaard (85′).

Na Alemanha, o B. Dortmund recebeu o Lille num confronto que poderá ser vantajoso para o Benfica que, no caso de ultrapassar o Barcelona, vai enfrentar uma destas equipas nos quartos de final. Sem o lesionado Tiago Santos e com André Gomes no banco, os franceses não conseguiram contrariar a superioridade inicial de um conjunto alemão mais destemido e que criou dificuldades na primeira fase de construção. A primeira ocasião de golo saiu dos pés de Guirassy que, depois de receber um passe de Gittens na área, atirou ao lado (10′). Pouco depois, o die borussen beneficiou de um canto na direita, a defesa aliviou para a entrada da área e, vindo de trás, Adeyemi apareceu com tudo a atirar de primeira para o fundo da baliza dos dogues (22′).

O Lille quase respondeu de pronto, com Mukau a desferir um remate forte ligeiramente ao lado (26′). Na resposta, Brandt aproveitou um erro clamoroso de Diakité para recuperar a bola em zona de perigo, mas ninguém conseguiu corresponder ao seu cruzamento (33′). Já Schlotterbeck também tentou o golo da tranquilidade de longe, com mais um remate forte que saiu ao lado (38′). A fechar um primeiro tempo de domínio alemão, Brandt quase foi feliz ao primeiro poste, só que um defesa colocou-se à frente da bola e impediu que esta chegasse à baliza (45+1′).

Na segunda metade, a primeira ocasião de perigo pertenceu aos franceses, com Jonathan David a combinar com Haraldsson, mas não conseguiu finalizar como gostaria (54′). Pouco depois, o jovem avançado islandês voltou a combinar com o canadiano, isolou-se e, perante a saída de Kobel da baliza, encostou com a ponta da chuteira para o empate (68′). Já com André Gomes em campo, o Lille quase ficou reduzido a 10 por expulsão do internacional português, mas o VAR acabou por não optar pelo vermelho (83′). Com este empate, a eliminatória vai resolver-se em França, dentro de oito dias (1-1).