No verão de 2025, o Worten Mock Fest, organizado pela produtora Kilt, trouxe o brasileiro Rafi Bastos, o escocês Daniel Sloss e o australiano Jim Jefferies às salas do Cinema São Jorge em Lisboa, onde atuaram ao lado de comediantes portugueses de referência. Este ano, o festival de comédia, agendado para as mesmas datas, de 28 a 30 de agosto — e que além de stand-up, também oferece debates, sessões de cinema, música, podcasts ao vivo e, pela primeira vez, concursos — reafirma a ambição internacional com os americanos Chris D’Elia, Michelle Wolf e Sam Morril, prometendo anunciar mais convidados em breve. Os bilhetes estão à venda para o público em geral a partir desta sexta-feira, 30 de janeiro.
A primeira edição do festival contou com a participação da elite da comédia nacional. Luana do Bem, Diogo Batáguas e Luís Franco-Bastos estrearam-se na Sala Manoel de Oliveira, assim como os ex-Gato Fedorento Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela e Miguel Góis, para uma gravação ao vivo do podcast Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira. A estes e outros nomes portugueses juntaram-se os comediantes internacionais Rafi Bastos, Daniel Sloss e Jim Jefferies. “Nesta segunda edição”, admite Ricardo Soares, diretor da Kilt e fundador do Mock Fest, “assumimos o desafio de crescer com intenção, consolidar o festival, reforçar a sua identidade, afirmá-lo como referência nacional e ampliar a sua presença internacional.”
Após uma estreia de sucesso, com salas esgotadas e uma estimativa de 10 mil espectadores, o Worten Mock Fest faz uma aposta ainda mais ambiciosa para a sua próxima edição, e anuncia como cabeças de cartaz internacionais Chris D’Elia, Michelle Wolf e Sam Morril, que devem atuar nos dias 28, 29 e 30 de agosto, respetivamente. É a primeira vez que D’Elia e Morril pisam os palcos portugueses. Wolf esteve em Lisboa em março de 2025, onde esgotou duas sessões no Time Out Market.
Com 2,3 milhões de seguidores no Instagram, Chris D’Elia é um dos gigantes da comédia mundial. Estreou-se no canal de televisão Comedy Central com o especial de stand-up White Male, Black Comic (2013), tendo participado no Roast of Justin Bieber em 2015. A sua carreira global consolidou-se com os especiais da Netflix Incorrigible (2015), Man on Fire (2017) e No Pain (2020) e com o podcast Congratulations with Chris D’Elia, lançado em 2017, e que já vai no episódio 486. Em 2019, foi um dos quatro humoristas escolhidos para representar os EUA na série Comedians of the World, da Netflix, que reúne 47 comediantes de 13 regiões, em oito idiomas diferentes.
Segue-se, dia 28 de agosto, “a voz de que a comédia precisa neste momento”, segundo o jornal nova-iorquino Village Voice, isto é, Michelle Wolf. A comediante celebrizou-se no programa de entretenimento da NBC Late Night with Seth Meyers em 2014, e conquistou as audiências do histórico Fringe Festival de Edimburgo, dedicado às artes performativas e que define as tendências da comédia, em 2016. No ano seguinte lançou o especial pelo qual foi nomeada a Emmy, Nice Lady, na HBO e, em 2018, foi anfitriã do Correspondents’ Dinner, um evento anual organizado pela Casa Branca em homenagem à liberdade de expressão estabelecida na Primeira Emenda à Constituição americana.
Sam Morril é a aposta para encerrar o festival, que promete fazer com muita piada com a The Errors Tour, a nova digressão que satiriza a Eras Tour de Taylor Swift. Morril já lançou seis especiais a solo de stand-up, disponíveis em diferentes plataformas, como I Got This e Up on the Roof (2020), no YouTube, ou mais recentemente You’ve Changed (2024), na Amazon Prime e é uma presença habitual nos late-night shows americanos de Stephen Colbert, Conan O’Brien e James Corden. O podcast que co-apresenta com Mark Normand, We Might Be Drunk, soma mais de 100 milhões de visualizações e downloads e é um dos dez mais ouvidos nos EUA.
Os bilhetes para o Worten Mock Fest custam 45€ e estão em pré-venda a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, em exclusivo para os subscritores da waiting list. A venda geral terá início na sexta-feira, dia 30 de janeiro.
Artigo editado por Tiago Pereira