Uma mulher de 43 anos suspeita de liderar uma rede de prostituição no Luxemburgo, entre 2020 e 2025, foi detida esta quinta-feira no Porto pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), revelou aquela força.

Em comunicado, a PJ explica que a detida é suspeita dos crimes de associação criminosa, tráfico de seres humanos e branqueamento de capitais, tendo sido detida no cumprimento de um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias do Luxemburgo.

Segundo a PJ, a mulher, entre 2020 e 2025, terá “recrutado mais de 40 mulheres, na sua maioria de nacionalidade ucraniana, através de sítios na internet”.

A mulher, de nacionalidade russa, é suspeita de obrigar aquelas mulheres “a prestar serviços sexuais, em apartamentos e quartos de hotel, cobrando entre 400 e 600 euros por serviço”, ficando com 50% daquele valor.

As autoridades referem que a suspeita terá tido ganhos superiores a meio milhão de euros.

A detida vai ser presente ao Tribunal da Relação do Porto, para aplicação da medida de coação, enquanto aguarda o processo de extradição.