1236,9kWh poupados 1236,9 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portugal "em nenhum momento" não tentou ganhar e provou "saber sofrer" num jogo de "muito, muito" calor: as reações da Seleção ao empate

Diogo Costa "preferia ter ganho o jogo" em vez do prémio de melhor em campo. Dalot admitiu que Portugal "caiu no erro de deixar partir o jogo". "Só faltou a bola entrar", lamentou Rafael Leão.

GettyImages-2283135310
i

▲Portugal empatou a zero com a Colômbia e apurou-se em segundo lugar do grupo K para a próxima fase do Campeonato do Mundo

Anadolu via Getty Images

▲Portugal empatou a zero com a Colômbia e apurou-se em segundo lugar do grupo K para a próxima fase do Campeonato do Mundo

Anadolu via Getty Images

O jogo teve muitos sobressaltos e deu muitas oportunidades de golo a todos os presentes em Miami, mas terminou com o 0-0 com que começou. Os 90 minutos não trouxeram quaisquer alterações nas contas do grupo K, com a Colômbia a manter-se no primeiro lugar, com sete pontos, e Portugal a seguir em frente através do segundo, com cinco. Agora segue-se a Croácia, em Toronto, e este jogo, garante Roberto Martínez, serve para “ajustar e alinhar” para a partida da próxima fase da prova. Ronaldo não prestou declarações, mas deixou uma reação nas redes sociais.

Roberto Martínez, na flash interview da FIFA, assumiu que o jogo serviu de aprendizagem. “Foi um teste muito valioso porque, quando o jogo é assim, mostramos muito caráter”, disse, destacando a atuação de Diogo Costa e sublinhando a necessidade de mais controlo de bola. O selecionador apontou Vitinha como peça-chave nesse processo: “Precisamos de utilizar mais o seu talento na fase de construção e nos padrões ofensivos”. Sobre Cristiano Ronaldo, foi tranquilizador: “O Cristiano está bem fisicamente. Controlámos ao vivo a informação física e ele esteve muito bem”.

Diogo Dalot apontou o dedo ao momento em que Portugal perdeu o fio ao jogo. “Caímos no erro de deixar partir o jogo e demos alguns contra-ataques que podíamos ter evitado”, disse à CazéTV, acrescentando que o objetivo principal – a passagem à próxima fase – estava cumprido.

Diogo Costa venceu o prémio de melhor em campo, mas preferiu trocá-lo pela vitória. “Preferia ter ganho o jogo. Ter trocado o prémio pela vitória“, disse o guarda-redes, reconhecendo que Portugal se deixou arrastar pela emotividade da partida: “Em muitos momentos, entrámos num jogo mais emocional e penso que isso nos levou a desorganizar muito”. Ainda assim, não perdeu a confiança: “Hoje ajudei eu, na próxima vez vai ser o Cris, vai ser o Bruno, vai ser qualquer um. Estamos no jogo, estamos no Mundial. Que venha o próximo jogo com a mentalidade de ganhar”.

Cristiano Ronaldo não falou para as câmaras, mas deixou uma mensagem nas redes sociais, pouco depois das reações aos microfones da comunicação social. “Seguimos juntos”, escreveu o capitão da Seleção Nacional, que aproveitou a seguir ao jogo para estar algum tempo com a família, incluindo a mãe e as irmãs.

Já depois da publicação, enquanto se dirigia para fora do Hard Rock Stadium, Ronaldo falou sobre o peso do calor na partida entre a Colômbia e Portugal. “Muito, muito”, comentou o capitão da Seleção Nacional à SportTV, quando questionado se o calor afetou a performance das Quinas.

Rafael Leão resumiu o jogo numa frase: “Só faltou a bola entrar“. O avançado destacou as oportunidades criadas na primeira parte, elogiou o coletivo pela forma como travou Luis Díaz e reconheceu a dificuldade do ambiente no Hard Rock Stadium: “Foi um jogo difícil, com uma atmosfera complicada, porque o estádio estava cheio de colombianos”. Antes de concluir com uma declaração de intenções: “Nós somos Portugal: entramos em todos os jogos para ganhar contra qualquer equipa e a saber sofrer. Uma seleção com muita qualidade tem de saber sofrer nos momentos difíceis e acho que é isso que nos vai levar longe neste Mundial”.

Samú Costa foi questionado sobre os momentos em que Portugal tentou desacelerar o jogo. “Em nenhum momento não tentámos ganhar. O nosso objetivo é ganhar e representar este país sempre para ganhar”, garantiu, explicando que as indicações do selecionador visavam precisamente retirar Portugal das transições – o terreno onde a Colômbia é mais perigosa: “Queríamos manter a bola, que é quando a Colômbia sofre mais”. “Caminho mais complicado? Nós gostamos disso, complicado”.

“Portugal está nos 16 avos de final do Campeonato do Mundo, e o primeiro passo da nossa caminhada conjunta está dado. Parabéns a todos e um agradecimento especial aos adeptos que nos acompanharam nesta fase e a todos os que torcem pelo sucesso da nossa Seleção em Portugal e um pouco por todo o Mundo”, escreveu também Pedro Proença, presidente da Federação, depois de estar com o Presidente da República, António José Seguro, que assistiu ao encontro de Portugal em Miami.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.